Garopaba é um destino do litoral Sul Catarinense, com 10 belíssimas praias, algumas delas entre as mais bonitas do estado.

Neste artigo iremos mostrar o que fazer em Garopaba, ilustrando suas praias, pontos turísticos e trilhas. Também iremos dar dicas de quando ir, como chegar e onde se hospedar na cidade.

Localizada 75 km ao sul de Florianópolis, Garopaba fica numa região onde a Serra do Mar encontra o Oceano Atlântico. Com isso as praias são marcadas por belas paisagens com morros e vegetação, algumas delas muito preservadas.

A praia urbana da cidade conta com uma vila de pescadores e um centro histórico. Já, outras praias como Silveira e Ferrugem, possuem ótimas ondas e são procuradas por surfistas. Ouvidor e praia vermelha são as que oferecem trilhas com as mais belas paisagens.

Praias de Garopaba - Ferrugem e Barra
Praias de Garopaba – Ferrugem e Barra

Os cenários são variados, lagoas, montanhas, rios, cachoeiras, trilhas e costões para todos os lados. Além disso, em alguns meses do ano, Garopaba recebe a ilustre visita das baleias francas.

Quando ir a Garopaba – Santa Catarina

Como o destino possui atrações diversificadas há épocas diferentes, conforme as atividades. Na alta temporada (época de férias) que vai do final de dezembro ao final de fevereiro os preços das hospedagens sobem bastante.

  • Para pegar praia: Vá entre o final de dezembro e final de março.
  • Para ver as baleias: Vá entre junho e novembro (o pico é em setembro).
  • Para fazer trilhas: Em qualquer época do ano.
O que fazer em Garopaba
Canto da Praia urbana de Garopaba

Como chegar em Garopaba SC

Vindo no Norte ou do Sul o acesso é pela BR-101, que corta o litoral de Santa Catarina. A partir dela basta pegar o acesso principal pela SC-434 por mais 15 km até a cidade.

Há outro acesso que se torna mais próximo para quem vem do Norte (Florianópolis), pela cidade de Paulo Lopes. Porém tem 3 km de estrada de terra que está em obras (data de abril de 2020).

O aeroporto mais próximo é o de Florianópolis, que fica a 85 km. A partir do aeroporto recomendamos alugar um carro ideal, tanto para se deslocar até Garopaba, como para conhecer todas as suas praias e atrações.

Alugue um carro em Florianópolis!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve agora!

Onde ficar em Garopaba

Antes de mais nada você deve definir se quer ficar na cidade ou prefere um lugar mais sossegado, em uma das outras praias.

A praia de Garopaba no centro, é a que oferece a melhor infraestrutura, repleta de bares, restaurantes e opções de comércio. Esta praia é também a única que possui um calçadão à beira mar.

Quarto da pousada Bronzatto, onde ficamos hospedados

Outras praias que possui um bom número de opções de hospedagem e de restaurantes é a praia Ferrugem. As outras praias também oferecem opções, mas em menor número.

Confira algumas boas dicas de hospedagem em Garopaba:

Pousada Bronzatto – Nota: 8,8 – No centro da praia de Garopaba (foi onde ficamos na última visita) e adoramos.

As Quatro Estações – Nota: 9,1 – No centro da praia de Garopaba

Pousada Dom Antônio – Nota: 8,1 – Na praia Ferrugem

Mais opções em todas as praias

Praias de Garopaba

Algumas praias de Garopaba são ótimas para a prática do surf, trazendo surfistas do Brasil inteiro. Destaque para Ferrugem e Silveira, que já foram palco de campeonatos internacionais. Portanto há também áreas para banhistas em todas a praias.

Partindo do norte ao sul, a sequência das praias, é: Gamboa, Siriú, Garopaba, Preguiça, Vigia, Silveira, Ferrugem, Barra, Ouvidor e Vermelha.

Nota: Muitos associam a Praia do Rosa a Garopaba, porém, esta famosa praia, fica na divisa, mas pertence a Imbituba.

Praia Gamboa

Praia Gamboa - GaropabaA praia de Gamboa é o lugar ideal para quem quer tranquilidade e curtir só o barulho do mar. Em um percurso de 15 Km de Garopaba, a estrada revela cenários que incluem vales, dunas, rios, num trajeto de serra.

A vila fica em seu lado direito, já a parte esquerda é mais deserta. Possui 1,5 km e é uma extensão da longa praia da Guarda do Embaú, única praia do município vizinho de Paulo Lopes.
Fica a 15 km do centro. Há um trecho de 3 km de estrada de terra, mas em processo de pavimentação (abril de 2020).

Praia do Siriú

Praia Siriú - Garopaba
Vista aérea da Praia Siriú, vista do lado norte

A praia do Siriú possui suas duas pontas bem distintas, além de enormes dunas e um rio. No canto norte fica a vila da praia com opções de pousadas e restaurantes. Logo ao lado, desemboca rio Siriú, que inicia na bela lagoa do Macacu.

Dunas de SiriúLogo após o rio inicia o trecho de dunas que tem quase 3 km e vai até o canto sul da praia. Esta área possui áreas de vegetação e praticamente deserta. Nas Dunas do Siriú é possível praticar o surfe de areia (Sandboard).

O lado norte fica a 10 km do centro, o lado sul a 3 km e as dunas a 4 km.

Praia de Garopaba – Centro

Vista aérea da Praia de Garopaba
Vista aérea da Praia central de Garopaba

A praia de Garopaba é onde fica a sede do município e é a praia onde se concentra a melhor estrutura turística. Possui calçadão, grande oferta de hospedagens, bares, restaurantes, além de comércio.

Praia de Garopaba
Paisagem do lado norte da praia

A praia possui mar calmo, indicado para banhistas e não para surfistas. No centro da praia há um enorme camping. No lado direito fica a vila de pescadores e o centro histórico de Garopaba, onde fica a igreja da Paróquia São Joaquim.

Praia da Preguiça

Praia da Preguiça - GaropabaTambém conhecida como Prainha e uma pequenina praia situada entre as pedras, logo à direita da praia urbana da cidade. O acesso é pela rua São Joaquim, que passa ao lado da igreja, a 300 m depois dela.

Não há onde estacionar o carro nesta praia, portanto para chegar a ela siga a pé a partir do canto direito da Praia de Garopaba.

Praia da Vigia

Praia da Vigia - GaropabaCom menos de 100 m de extensão, a Praia do Vigia é a outra pequena praia de Garopaba. Fica no final da rua São Joaquim, no bairro da Vigia, onde há uma pequena área de estacionamento.

A partir da Vigia há uma trilha curta que leva ao costão, onde se pode desfrutar de diversas trilhas com belas paisagens.

Praia do Silveira – Garopaba

Praia do Silveira - GaropabaSituada entre dois altos morros, a praia do Silveira é considerada a melhor praia para a prática do surfe no Brasil. É uma linda praia com 1,5 km, com a faixa costeira preservada. As construções ficam afastadas do mar.

Seu costão, no lado esquerdo é propício para caminhadas, de onde se tem belas vistas. Fica a 2,5 km do centro e os últimos 600 m são por estrada de terra.

Praia da Ferrugem – Garopaba

Praia Ferrugem - GaropabaCom águas de cor esverdeada, a Ferrugem é uma das mais belas praias de Garopaba. Com 1 km de extensão, é separada da Praia da Barra, por uma península e um córrego, que nem chega ao mar em épocas mais secas.

Possui águas esverdeadas, que ao seu misturar com a areia lembra a cor da ferrugem, originando o nome da praia. É também um paraíso dos surfistas e recanto de belas mulheres, com várias opções de lazer, tanto para o dia como para as noites em seus bares.

Fica a 7 km do centro e oferece boas opções de pousadas.

Praia da Barra

Praia da Barra - GaropabaCom 800 m, é uma das mais belas praias de Garopaba. Sua enseada possui um visual belíssimo com áreas rochosas nos dois lados. Do alto morro que divide a Praia da Barra com a Ferrugem se tem a melhor vista panorâmica da praia com suas belas casas a beira mar.

Em seu lado direito há uma trilha com 1,6 km, que leva até a praia do Ouvidor e desvenda belíssimas paisagens.
Fica a 11,6 km do centro, porém pode ser acessada também pelo canto direito da praia Ferrugem a 8 km.

Praia do Ouvidor

Praia do Ouvidor - GaropabaAreias claras, dunas, costões e pinheiros formam a bela paisagem do Ouvidor. É uma praia semi deserta com 650 m, uma boa faixa de areia e ondas de média estatura. Atrás da praia, meio escondida pela mata há uma grande área de dunas.

Os morros nos dois lados da praia são locais ideais para caminhadas. No direito fica a trilha da praia vermelha e ao esquerdo a que leva a praia da Barra.
Fica a 15,8 km do centro, com o quilômetro final em estrada de terra.

Praia Vermelha

Praia Vermelha - GaropabaA praia Vermelha fica numa belíssima enseada com paisagens naturais bastante preservadas. Toda o entorno da praia é cercado do verde dos campos, matas e montanhas, que contrastam com suas águas azuis.

Esta é a única praia de Garopaba que não possui acesso por estrada. O acesso é por uma trilha de 1,3 km que contorna o morro, bem definida na propriedade particular de uma fazenda (que permite a passagem).

Também é possível chegar pelo canto direito da praia do Rosa, pela trilha que contorna a montanha.

Mapa de Garopaba: Praias e pontos turísticos

Pontos turísticos de Garopaba

Conheça as principais pontos turísticos de Garopaba, além de suas praias.

Morro das Antenas – Mirante de Garopaba

Mirante de GaropabaO Morro da Embratel, também conhecido como Morro das Antenas ou Mirante de Garopaba, oferece a melhor vista panorâmica da cidade. Também é possível avistar as dunas de Siriú e parte das praias e lagoas.

Muitos aventureiros aproveitam também, o local para fazer voo livre. Fica a 2,8 km do centro e o acesso é pela rua Nereu ramos, pavimentada até o topo.

Igreja de São Joaquim (centro histórico)

Igreja São Joaquim - GaropabaLocalizada no alto de uma pedra, a igreja de São Joaquim fica em uma posição de destaque no centro histórico de Garopaba. Foi construída em 1846 e ainda hoje traz recordações aos visitantes dos tempos da província.
Em sua frente fica a Praça 21 de Abril, que é unida à igreja através

Igreja paróquia São Joaquim e Praça Central

Praça central de GaropabaLocalizada a 3 quadras do mar, é a igreja matriz da cidade. Ao lado fica a prefeitura de Garopaba e em frente a ela, a praça Governador Ivo Silveira. A praça oferece árvores com sombra, playground, bancos e jardins.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Gruta Nossa Senhora de Lourdes - Garopaba
Foto: Alessandro Moraes / Local Guides

A gruta localiza-se nas proximidades da pequena praia da Preguiça, no lado direito da Rua São Joaquim. A partir da igreja São Joaquim do centro histórico basta caminhar 300m na rua à esquerda.

O acesso é por uma escadaria a partir da rua que levava até a pequena gruta, que possui um pequeno oratório entre jardins.

Dunas de Síriu

Dunas de SiriúAs enormes Dunas de Siriú, que chegam a medir até 30 metros de altura, são ideais para a prática do Sandboard (surfe de areia). A área de dunas tem 3 km de extensão, começa com 650 m de largura e termina em zero.

Os pontos mais altos e acessíveis das dunas ficam junto a rodovia GRP-010, a 4 km do centro da cidade de Garopaba.

Vista aérea das Dunas de Siriú

Passeios de Barco em Garopaba

Os passeios de barco mostram as praias, morros e costões do litoral, e na temporada, também as baleias francas, que são os grandes atrativos.
Os passeios variam quanto ao porte das embarcações, que podem ser encontradas na praia de Garopaba. As agências que fazem os passeios são a Base Cangulo e a Escuna Lendário.

Trilhas de Garopaba

Trilha da Pedra Branca

Vista aérea da Pedra Branca - Garopaba
Vista aérea da Pedra Branca

A pedra Branca é um formação rochosa de coloração branca que se destaca entre o verde da floresta, na ponta de uma montanha. O local é acessível através de uma trilha que inicia na localidade de Encantada.

A vista do alto da pedra é fantástica, onde pode-se avistar boa parte do litoral de Garopaba. A trilha de 1,1 km de extensão (somente ida) tem trechos de subida íngreme e a visita leva em torno de 2 horas para ir, apreciar a vista, e voltar.

Veja como chegar na trilha da pedra Branca

Trilha da Vigia

Partindo da Praia da Vigia (próximo à cidade) é possível fazer uma curta trilha pelo costão. Também é possível seguir uma longa trilha até a praia do Silveira, por 2,5 km. As paisagens de cima do morro são belíssimas.

Trilha da Caranha

Trilha da Caranha - GaropabaA trilha da Caranha é a mais bela trilha que pode ser feita pelo litoral de Garopaba. Inicia no canto esquerdo da praia da Barra e vai até a praia do Ouvidor, com extensão de 1,7 km (somente ida) e 3,4 km (ida e volta).

A primeira parte da trilha é marcada por costões e áreas rochosas. Depois, segue por belas colinas de campos verdes, sempre com belas vistas do mar.

Cachoeiras em Garopaba

Por estar localizada entre montanhas, Garopaba tem também algumas cachoeiras como atrações. Há duas cachoeiras a serem consideradas como pontos turísticos de Garopaba: Macacu, e Siriú. Tem também a Cascata Encantada, no município de Paulo Lopes, a 30 km.

Cachoeira Macacu

Cachoeira do Macacu
Foto: Leonardo Peres / Local Guides

Apesar de ser uma cachoeira bem baixa, vale a pena visitar o local em um dia de verão. Possui infraestrutura com um centro de divertimento, integrado à sua paisagem natural. Oferece piscina natural da cachoeira, há outra piscina, tirolesa, parede de escalada e restaurante.
Fica a penas 5 km do centro, com acesso fácil. O ingresso custa R$15 a por pessoa para passar o dia.

Cachoeira do Siriú

Cachoeira do Síriu
Foto: Divulgação

A Cachoeira do Siriú também é pequena, mas uma boa opção para banho de água doce no verão. Fica próxima da vila de Siriú, no canto norte da praia. Há um bar e restaurante no local. Fica a 8 km do centro e 1,6 km da praia de Siriú, canto norte.

Baleias Francas

Baleias em Imbituba
Foto: Israel Costa / ASCOM / PMI – Prefeitura de Imbituba

A geografia da costa e a transparência da água transformam Garopaba (junto com Imbituba) num dos melhores lugares no mundo para a observação desses gigantes.
Entre os meses de junho a outubro e até novembro, elas podem ser vistas com facilidade a partir dos morros à beira mar.

Todos os centenas de baleias francas vêm deixam as águas geladas da Patagônia para parir e amamentar seus filhotes nas águas mais amenas do litoral catarinense.

Para mais informações acesse o site oficial do instituto

Mais Viagens e Caminhos na região:
O que fazer em Florianópolis – Praias e pontos turísticos
O que fazer em Imbituba
O que fazer em Palhoça


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
     

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

       

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here