Praias de Guaratuba – Pontos turísticos e dicas

Guaratuba é uma bela cidade do litoral paranaense, possui 22 km de belas praias que lotam no verão.

Guaratuba PR
Vista aérea da Praia central de Guaratuba
  Por Jair Prandi
 

Guaratuba é uma das mais belas cidades do litoral paranaense. Possui 22 km de belas praias que lotam de veranistas no verão.

Suas praias, especialmente a central, oferecem boa infraestrutura de serviços e de lazer. Ao mesmo tempo preserva um clima de vila de pescadores. Isso pode ser visto na praia de Caieiras, onde há uma colônia de pescadores, com seus barcos coloridos.

Guaratuba é uma cidade pacata com 35 mil habitantes, mas que lota no verão devido a suas belezas naturais, especialmente as praias.

O mar calmo e a boa estrutura da Praia Central atraem banhistas de todas as idades. Já a praia Brava e Brejatuba atraem a turma do surf. Enquanto a Baía de Guaratuba convida a passeios de barco por rios, ilhas, mangues e vegetação típica preservada.

Morro do Cristo - Guaratuba
Morro do Cristo no canto da Praia Central

Quando ir a Guaratuba

Sem dúvida, a melhor época para visitar Guaratuba é na temporada de verão, assim dá para aproveitar as praias. Porém, o destino pode ser visitado em qualquer época do ano, para conhecer e fazer passeios por suas áreas naturais, praias, mangues e cachoeiras.

Praia das Pedras - Guaratuba
Praia das Pedras situado á esquerda da Praia Central

Como chegar a Guaratuba PR

De carro
Pra quem vem do Sul, por Santa Catarina, ou ainda de Curitiba, através da BR-101, deve pegar o acesso pela SC-415, em Garuva. Depois a rodovia vira PR-412, na divisa e segue até Guaratuba.

Para quem vem do norte, pelas rodovias PR-508 e PR-412, Matinhos e Caiobá, deve atravessar o Ferry boat até Guaratuba.

De avião
Para quem vai de avião a melhor opção é pelo aeroporto de Curitiba, que fica em São José dos Pinhais, a 118 km. O trajeto de carro é via Garuva. Outra opção é pelo aeroporto de Joinville – SC, mas que conta com menos opções de voos. De Joinville até Guaratuba são 75 km.

Do aeroporto escolhido até Guaratuba, o ideal é alugar um carro. Assim poderá conhecer também outras praias e atrações da região.

Alugue um carro para sua viagem a Guaratuba e região.
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar em Guaratuba – Hotéis e pousadas

O melhor local para se hospedar em Guaratuba é a praia do centro, próximo à orla. Esta praia tem o mar calmo e mais opções de comércio, bares e restaurantes. Outras boas praias para se hospedar, são a praia Brava e Brejatuba.

hotel em Guaratuba
Hotel Villareal – Foto: Divulgação

Confira algumas ótimas opções na praia central:

Para escolher por localização, utilize o mapa abaixo. Selecione a área desejada, escolha sua hospedagem e clique para ver mais detalhes e fazer a reserva.



Booking.com

Praias de Guaratuba

As maiores atrações de Guaratuba, sem duvida, são suas praias, algumas com águas calmas, outras com águas mais agitadas. Conheça as praias de Guaratuba:

Praia Central

Praia Central de Guaratuba
Vista aérea da Praia Central

Com uma enseada de mar calmo, é ideal para banhistas. Tem 2,5 km de extensão, sendo que sua metade direita é curvada e a parte esquerda retilínea.

Conta com uma larga faixa de areia dourada e águas claras e calmas. Possui uma orla bem urbanizada, oferecendo uma excelente estrutura com bares e também restaurantes.

Na extremidade direita da praia está o Morro do Cristo, principal atração turística de Guaratuba.

Praia das Pedras

Praia das Pedras - Guaratuba
Praia das Pedras situada no canto esquerdo da Praia Central

A Praia das Pedras, na verdade, é uma pequena porção da parte norte da praia Central. Tem uma característica própria, de formação rochosa. Quando a maré está baixa é possível observar os restos do vapor São Paulo, que naufragou no local, em 1868.

Praia Caieiras

Praia Caieiras - Guaratuba
Praia Caieiras e a entrada da baía

A Praia Caieiras se localiza numa ponta, na entrada da baía de Guaratuba, próxima ao local de passagem do ferry-boat. É uma praia pitoresca devido à sua colônia de pescadores.
A praia tem um formato de “L”, com 1,2 km de extensão. A parte voltada para baía é de águas calmas, enquanto a parte voltada ao mar aberto é mais agitada, com ondas.

Prainha

Praia Mansa e Praianha - Caiobá - PR
Vista aérea do canto da Praia Mansa em Caiobá e a Prainha ao fundo

A Prainha fica no outro lado da baía, porém pertence a Guaratuba. Fica na divisa com o município de Matinhos, entre Caiobá e o Porto de Passagem do ferry. É uma praia tranquila própria para banho, boa para descanso e a prática de pesca de arremesso.

Praia Brava de Guaratuba e Brejatuba

Praia Brava de Guaratuba
Praia Brava e Brejatuba na sequência

Localizada logo ao sul do Morro do cristo, segue uma sequência de praias retilíneas de mar aberto e ondas fortes e vegetação natural preservada.
É mais frequentada por surfistas, mas também utilizada para banho de mar e caminhadas. Durante o ano são realizados campeonatos de surf nesta praia.

Esta praia tem 14 km de extensão onde cada balneário recebe nome diferente, como: Estoril, Bonança, Eliana, Nereidas, Cidade Balneária, Santa Helena, Coroados e Barra do Saí, já na divisa com Santa Catarina.

Pontos turísticos de Graratuba

Morro do Cristo

Morro do Cristo - Guaratuba
Morro do Cristo, entre a praia Central e praia Brava

O morro é um mirante natural, com 38 metros de altura, que oferece uma paisagem espetacular da praia central, parte da cidade e do oceano. Lá no alto do morro, a imagem do Cristo Redentor, com 8,30 m de altura, abençoa a cidade.

O acesso ao morro é feito por uma escadaria de 199 degraus, com acesso pelo canto direito da praia central.

Igreja Matriz de Guaratuba

Igreja Bom Sucesso - Guaratuba
Vista aérea da praça e igreja matriz da cidade

A igreja matriz do Bom Sucesso  foi construída em 1771, em arquitetura religiosa colonial. Apresenta uma fachada bastante simples de alvenaria, como eram as demais igrejas litorâneas da época. Em sua frente fica a praça da matriz.

Baia de Guaratuba

Ferry Boat de Guaratuba
Ferry Boat que faz a travessia da baía

A Baía de Guaratuba é a segunda maior do Paraná. Concentra ilhas, mangues, áreas de preservação e cultivo de ostras. Por ela é feito o acesso para Matinhos e Guaratuba, na travessia com o Ferry-Boat, com intenso movimento no verão.

Há passeios de barco que adentram a baía e levam a belos lugares. Um roteiro dos mais concorridos é o que leva ao Salto do Parati, uma bela cascata que forma uma imensa piscina natural. Para chegar à queda é preciso caminhar por uma trilha repleta de antigas construções, uma ponte pênsil e mata nativa.

Ilhas de Guaratuba

Baía de Guaratuba
A Baía de Guaratuba está pontilhada de ilhas que conservam os seus aspectos naturais intactos. Na ilha oceânica do Itacolomi a pesca é farta e abundante e o local é propício para caça submarina. Na Ilha do Saí foi erguido o marco divisor entre o Paraná e Santa Catarina.

Cabaraquara

Vista do Morro Cabaraquara
Vista do Morro Cabaraquara – Foto: Gvogetta

É uma reserva de mata Atlântica, com rios, mangues, montanhas, e uma comunidade receptiva que oferece várias opções para o visitante. Há trilhas, artesanato e principalmente a degustação de ostras, cultivadas e servidas em ambientes rústicos.

No local se encontra o Morro do Cabaraquara, com 455 metros de altura. Uma trilha leva ao topo do morro, em 2 horas de caminhada. Lá do alto se tem uma visão fantástica do Oceano, Serra do Mar e de toda cidade.

Conheça outros destinos da região:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

3 COMENTÁRIOS

  1. Não conhecia as outras praias de Guaratuba, apenas visitei a praia central e gostei muito, espero em proximas visitas poder prestigiar estes outros lugares.

  2. bom dia pessoas, estive em Guaratuba no final de semana e já conhecia a praia, mas as lembranças desta praia e sensacional. Se Algum dia for morar na Praia, essa praia seria Guaratuba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here