Margeada pelo Lago Guaíba (ou Rio Guaíba, como é chamado), a cidade de Porto Alegre possui uma geografia diversificada, se destaca por seus inúmeros atrativos culturais e por seus vários parques urbanos, está entre as cidades mais arborizadas do Brasil, e uma das capitais com melhor qualidade de vida.

A capital do Rio grande do Sul possui 1,5 milhão de habitantes (4 milhões na região metropolitana) orgulhosos de sua origem.

Porto Alegre - Praça Marechal Deodoro
Praça Marechal Deodoro (Praça central de Porto Alegre)

O Lago Guaíba, que conta com uma orla de 72 km de extensão, é o principal ponto de referência da cidade. Em sua margem se encontram vários parques e áreas verdes, espaço para caminhadas e esportes, e no domingo pela manhã, preparar um bom churrasco e tomar o chimarrão com os amigos.

Porto Alegre, vista do Guaíba
Centro de Porto Alegre, vista do Guaíba

Na área central Porto Alegre se encontra boa parte dos marcos arquitetônicos e culturais da cidade, como o Mercado Público, que expõem em suas bancas uma boa amostra da cultura e culinária gaúcha, como a erva mate e os utensílios para o chimarrão.

Mercado Público - Porto Alegre
Mercado Público de Porto Alegre

Perto dali se chega caminhando à Praça da Alfândega, o Santander Cultural, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul, a Casa de Cultura Mario Quintana, a catedral o teatro São Pedro e o Palácio Piratini. Um pouco mais afastado, o Parque da Redenção e o Parcão são ideais para fazer uma caminhada e curtir o final de semana.

Parque Farroupilha (Redenção) - Porto Alegre
Parque Farroupilha (Redenção) – Porto Alegre

Quando ir a Porto Alegre

A capital gaúcha possui umidade intensa, tanto no inverno quanto no verão. No inverno, as temperaturas extremas chegam a zero grau, já no verão, a cidade fica abafada, próxima aos 30 graus.
Durante o outono é a melhor época, pois é quando chove menos, e na primavera, os inúmeros parque e jardins ficam mais belos e floridos.

Eventos da cidade

Feira do Livro

É o mais importante evento de Porto alegre, acontece na primeira quinzena de novembro, na Praça da Alfândega. A festa reúne expositores nacionais e internacionais, e uma programação cultural bastante intensa, com sessões de cinema, programações artísticas e teatrais e encontros com autores.

Acampamento Farroupilha

Durante o mês de setembro, os gaúchos acampam no Parque Maurício Sirotski Sobrinho (Parque da Harmonia), durante duas semanas, onde acontece uma intensa programação para vivenciar e cultivar a cultura gaúcha.

Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus - Porto Alegre
Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus

Como chegar a Porto Alegre

O aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho, localiza-se na entrada da cidade, a apenas 8 km do centro. Recebe voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba, Campinas, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu e Brasília. Tem voos internacionais diretos para Montevidéu, Buenos Aires, Lima, Cidade do Panamá, Miami e Lisboa.

As principais ligações rodoviárias que chegam a Porto Alegre são a BR-290 (chamada de Freeway), que liga ao Litoral Gaúcho e de Santa Catarina e a BR-116 que liga ao Sul do estado e o resto do Brasil.
As outras cidades turísticas da Serra gaúcha estão a duas horas de viagem. Gramado fica a 130 km; e o Vale dos Vinhedos, a 125 km.

Onde ficar em Porto Alegre

Terraço do Hotel Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre
Terraço do Hotel Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre

Podemos definir 6 zonas diferentes para se hospedar em porto Alegre:

Centro Histórico

O Centro é uma boa opção para quem quer visitar os inúmeros prédios históricos e atrações culturais durante o dia. Durante a noite o centro fica vazio.

Bairro dos Moinhos de Vento

Localizado em uma área central da cidade, este bairro nobre é uma ótima opção, pois oferece um pouco de tudo: hotéis, restaurantes, um parque, cafés, shopping e lojas de rua.

Cidade Baixa

É um bairro nobre que se caracteriza pela grande quantidade de bares e restaurantes, conhecido por ser o local preferido dos boêmios da cidade, principalmente nas ruas General Lima e Silva, República e João Alfredo.

Zona Sul da cidade

Área de parques e shoppings, onde se encontra o Estádio Beira Rio, o Parque Marinha do Brasil e o shopping Praia de Belas.

Polo do aeroporto

Os hotéis desta área servem principalmente para quem vai chegar ou sair do aeroporto em horários noturnos e precisa pernoitar para seguir viagem.

Polo empresarial

Região da avenida Carlos Gomes, entre os bairros de Auxiliadora e Três Figueiras.

Em nossa última visita a Porto Alegre ficamos no Blue Tree Towers Millenium, na Zona Sul.
Já escolheu o perfil da região da cidade que quer ficar? Então agora escolha seu hotel na cidade.

O que fazer em Porto Alegre

Praça Itália, ao lado do Shopping Praia de Belas
Praça Itália, ao lado do Shopping Praia de Belas

Tire uma manhã para fazer o circuito clássico do Centro, com visitas ao Mercado Público, à Casa de Cultura Mario Quintana, à Praça da Alfândega, ao Museu de Arte estadual, e a Praça Marechal Deodoro, onde está o Teatro São Pedro, catedral e o Palácio Piratini.

Na hora do almoço, prove o mais autêntico churrasco gaúcho em uma das várias churrascarias especializadas da cidade ou vá a um dos restaurantes do Mercado Público.
Em nossa última visita a Porto Alegre, almoçamos no restaurante Gambrinus no Mercado Público.

Tainha recheada com camarão - restaurante Gambrinus
Tainha recheada com camarão do restaurante Gambrinus

À tarde faça um passeio de barco pelo Lago Guaíba de onde se tem uma ótima vista do horizonte da cidade. Depois curta a Usina do Gasômetro, ponto de encontro às margens do lago e tome um chimarrão com os gaúchos.

À noite, escolha um dos muitos bares e restaurantes do Bairro Moinhos de Vento ou da Cidade Baixa.

O que fazer em Porto Alegre
Prédio do Centro Administrativo de Porto Alegre

Em outro dia de passeio, conheça alguns dos muitos parques urbanos da cidade, como o Parcão, parque da Redenção ou da Harmonia. Os gaúchos passam horas nos parques tomando chimarrão, curtindo o sol e a natureza com a família.

Depois faça o tour nos dois modernos estádios do Grêmio e Internacional.
Tudo sobre o tour na Arena do Grêmio
Tudo sobre a Visita Colorada – tour no Gigante do Beira Rio

A bordo da Linha Turismo passando pela Praça da Matriz
A bordo da Linha Turismo passando pela Praça da Matriz

Se tiver pouco tempo para desbravar a cidade, uma ótima dica é fazer os circuitos com os ônibus da linha Turismo, que passa pelos principais pontos turísticos da capital:
Linha Turismo Centro Histórico
Linha Turismo Zona Sul

Viagens e Caminhos – Mais dicas de Porto Alegre
32 pontos turísticos da capital gaúcha
Zoológico de Sapucaia do Sul: Maior zoo gaúcho
Brique da Redenção – a feira de antiguidades da capital

Lista dos pontos turísticos de Porto Alegre

Parques e atrações naturais:
Lago Guaíba, Parque Farroupilha (Redenção), Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia), Parque Marinha do Brasil, Parque Moinhos de Vento (Parcão), Parque Germânia e Jardim Botânico.

Prédios históricos e atrações do centro:
Prefeitura de Porto Alegre, Mercado Público Central, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, Monumento aos Açorianos, Usina do Gasômetro, Praça da Matriz, Praça da Alfândega, Catedral de Porto Alegre, Palácio Piratini, Teatro São Pedro.

Outros pontos turísticos de porto Alegre:
Arena do Grêmio, Estádio Beira-Rio, Ponte do Guaíba, Morro Santa Teresa, Calçadão de Ipanema na Zona Sul, Museu Iberê Camargo

Passeios e eventos:
Passeio de barco, City Tour, Tradição Gaúcha, Brique da Redenção, feira do Livro, Semana Farroupilha.

COMPARTILHAR
Jair Prandi

Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here