As Praias de Barra Velha são muito procuradas durante o verão pela beleza e pela ótima infraestrutura. Localizada no litoral norte de Santa Catarina, é uma cidade originalmente de pescadores, onde os barcos ainda fazem parte de sua paisagem.
A cidade possui em torno de 30 mil habitantes, mas na temporada, costuma receber mais de 100 mil pessoas. As atividades econômicas que mais se destacam em Barra Velha, são o turismo e a pesca.
O município de Barra Velha oferece uma orla com 16 km de belas praias, que vai da divisa com Piçarras até a Barra do Rio Itapocú. Além das praias, oferece outras atrações como o Mirante do Cristo e a Lagoa de Barra Velha.
Neste artigo iremos mostrar o que fazer em Barra Velha, destacando suas praias e pontos turísticos. Veja também como chegar e onde ficar na cidade.
Quando ir a Barra Velha – Santa Catarina
Para aproveitar as praias de Barra Velha vá no verão, porém se você for apenas para conhecer, pode visitar em qualquer época do ano.
Sempre no feriado de 7 de setembro e dias próximos acontece a Festa Nacional do Pirão, maior festa de Barra Velha. A festa tem 5 dias de duração, recebe shows nacionais, e muita gastronomia com base no pirão e frutos do mar.
Como chegar a Barra Velha SC
Barra Velha possui acesso bastante facilitado por ser cortada pela rodovia duplicada BR-101, que passa bem próximo ao mar. Fica a 45 km de Balneário Camboriú, 50 km de Joinville, e 139 km de Florianópolis.
Os aeroportos mais próximos são: Navegantes (32 km), Joinville (64 km), Florianópolis (136 km), Curitiba (164 km). Chegando por um destes aeroportos alugue um carro para conhecer Barra Velha e outros destinos do Litoral Norte de Santa Catarina.
Alugue um carro para sua viagem em Santa Catarina!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!
Onde ficar em Barra Velha
Barra Velha é uma cidade pequena e tem quase toda sua orla ocupada por casas ou apartamentos. A melhor localização para se hospedar é no centro, entre a Praia central e a Praia do Tabuleiro, onde está a melhor infraestrutura.
Em nossa última visita à cidade ficamos no Hotel Oceano, que oferece um ótimo custo benefício.
Veja outras boas opções de hotéis no centro de Barra Velha:
- Fish Inn Hotel
- Hotel Mirante
- Gengibre Hospedaria
- Outras opções de hotéis, casas e apartamentos
Praias de Barra Velha
As praias de Barra Velha iniciam ao norte junto à Barra do Rio Itapocú e seguem até a Praia de Itajuba na divisa com Balneário Piçarras.
Conheça as praias de Barra Velha:
Barra da Lagoa e Praia da Península
São 6 km de uma praia estreita com uma média de 100 m de largura espremida entre o mar e a lagoa de Barra Velha. A estreita faixa de areia vai desde o centro da cidade até a Barra do Rio Itapocú, acompanhando toda a extensão da lagoa.
É uma das preferidas de Barra Velha para a prática do Surfe e também da Pesca de Arremesso.
Praia Central (Praia de Barra Velha)
Situada em frente ao centro da cidade de Barra velha, é a mais urbanizada e com melhor infraestrutura. Possui águas calmas e é o lugar do agito em Barra Velha, tanto de dia quanto à noite.
A praia central oferece diversos serviços turísticos dispostos na orla e ruas próximas. Com 800 metros de extensão, vai do molhe até a área rochosa do Costão dos Náufragos.
No canto direito fica a Estátua de Iemanjá e o portinho dos pescadores, com diversas embarcações.
Praia do Tabuleiro
Praia extensa em que no seu trecho sul é conhecida como Praia do Sol. O mar é agitado é propício para o surfe em toda sua extensão e suas possui areias são monazíticas.
Fica a apenas 500 m da Praia central de Barra Velha, logo após o costão. Por sua beleza e longa extensão, a praia recebe grande número de turistas durante a alta temporada.
Praia do Sol
A Praia do Sol é uma extensão da Praia do Tabuleiro, somando mais de 4 km as duas juntas. Situada antes do Costão das Pedras Brancas e Negras, é frequentada por surfistas e também por banhistas.
Praia das Pedras Brancas e Negras
Praia de mar calmo, também conhecida como Barrinha pelos pescadores mais antigos. Ela se estende desde o Costão das Pedras Brancas e Negras até o Rio Itajuba, onde inicia o acesso à Praia do Grant.
Praia do Grant
Praia de 600 m de extensão, com mar calmo e pequenos costões nas extremidades. Tem como principal característica os barcos de pescas artesanais atracados próximos à praia, além de areias monazíticas.
Em sua frente fica a Ilha do Grant situada a 400 m da costa. A pequena ilha possui duas pequenas enseadas de águas calmas e transparentes, algumas árvores e formações rochosas.
Praia de Itajuba / Praia do Cerro)
É a primeira praia de Barra Velha para quem vem do sul na divisa com Piçarras. Conta com uma larga faixa de areia dourada e mar de águas transparentes, levemente agitado, com boas ondas quando venta.
Costuma ficar bastante movimentada durante a alta temporada, indicada para o banho e para a prática de esportes náuticos como o surf. Oferece infraestrutura, com bares, restaurantes e hotéis. O canto esquerdo junto ao morro é conhecido como Praia do Cerro.
Pontos turísticos de Barra Velha
Cristo de Barra Velha
Localizado bem no centro, o mirante do Cristo de Barra Velha propicia uma visão ampla de algumas praias da cidade. A estátua fica em um morro com 40 m de altura atrás da Praia Central e tem em torno de 15 m.
Lagoa de Barra Velha
A lagoa possui um formato estreito, que inicia no centro da cidade, e vai até a Barra do Itapocú, paralela ao mar, com 6 km de extensão. É o local ideal para prática de esportes náuticos.
Ao final da Lagoa, pode-se avistar a Barra da Lagoa, encontro das águas do rio Itapocú, da lagoa e do mar, possui dunas de areias e é um local de exuberante natureza e ideal para pesca
Ponte Pênsil da Lagoa
Localizada a 4 km do centro, a ponte atravessa a lagoa unindo o continente à praia da Península e é destinada a pedestres, bicicletas e motos. A ponte oferece um belo visual da lagoa e, ao longe, do centro da cidade.
Estátua de Iemanjá e Costão dos Naufragados
No canto direito da Praia central há um deck com a estátua de Iemanjá. A partir de lá se inicia o Costão dos Naufragados, local onde ocorreu um naufrágio envolvendo alguns combatentes que regressavam da Guerra do Paraguai em 1865.
O local é frequentado pelos amantes da pesca, como também pelos turistas que ficam vendo o quebrar das ondas nos rochedos.
Estátua da Liberdade Havan (maior estátua do Brasil)
A maior estátua do Brasil está em Barra Velha SC, mas não é a do Cristo. A Estátua da Liberdade da loja Havan de Barra Velha tem 57 m de altura, incluindo seu pedestal. Pra se ter uma ideia o Cristo redentor no Rio tem apenas 33 m.
A Parada Havan, localizada às margens da BR-101 é a maior loja da rede e também a maior estátua.
Costão das Pedras Brancas e Negras
É uma área natural da costa que possui dois costões de pedras, lado a lado, formados por uma divisa de pedras brancas e negras. Do alto do costão podem ser avistadas várias praias da cidade.
Veja também:
PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.
PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Realmente, Barra Velha é um verdadeiro paraíso, com uma população flutuante de gente linda e educadíssima!
Conheci a cidade recentemente e realmente há boas opções de praias para passar as férias de verão.
Poxa! É realmente uma pena que esteja desta forma! Lamentável que o governo municipal não invista na estrutura turística!