Itajaí se localiza no litoral norte de Santa Catarina, na foz do Rio Itajaí. Além de seu porto de carga, a cidade possui um litoral com belas praias, cercadas por morros cobertos por Mata Atlântica.

A cidade de Itajaí é basicamente plana, ao nível do mar. Seu local mais alto fica no Morro da Cruz, à 170 metros de altitude. Também é uma cidade universitária com mais de 70 cursos superiores.

Quando ir a Itajaí – SC

A melhor época para se visitar Itajaí é no verão. Onde se pode conhecer os pontos turísticos e ainda aproveitar as belas praias.

A cidade recebe muitos visitantes nesse período, principalmente para o Réveillon. Mas se você gosta de tranquilidade e deseja conhecer os pontos turísticos com mais calma, pode ir em qualquer outro período do ano.

Em Itajaí, acontece um dos maiores festivais da música popular brasileira. O festival acontece sempre em setembro e reúne músicos e artistas do país todo.

Outro acontecimento importante é a Marejada, festa portuguesa e do pescado, mostrando atrações relativas ao mar e ao Açores. Acontece todos os anos durante o mês de Outubro, com uma duração geralmente entre 7 e 14 dias.

Itajaí
Itajaí vista da barra

Como chegar a Itajaí – Santa Catarina

Itajaí de avião

Para quem deseja ir de avião o aeroporto mais próximo é o aeroporto internacional da cidade de Navegantes. Se localiza na cidade vizinha, no outro lado do rio Itajaí, a 24 km de distância.
Outras opções são o Aeroporto de Joinville, que fica a cerca de 94 km de distância, e o Aeroporto Internacional de Florianópolis, a 105 km.

Itajaí de carro

Para quem vem de carro, tanto do Norte (Curitiba, São Paulo) quanto do Sul (Florianópolis, Porto Alegre), o acesso é pela BR-101.

De carro alugado

Se chegar de avião, é muito indicado alugar um carro. Assim poderá traçar um roteiro pela região e conhecer vários destinos, como: Balneário Camboriú, Beto Carrero, Itapema, Bombinhas, Blumenau, entre outros…

Alugue um carro para sua viagem para Itajaí e região!
Reserve um carro com antecedência com a RentalCars, o maior comparador de aluguéis de carro do mundo, com os melhores preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Ônibus para Itajaí

De ônibus, para quem vem de Florianópolis ou Curitiba, a empresa Viação Catarinense faz o trajeto, em vários horários por dia. Para quem vem de Porto Alegre ou Rio de Janeiro a empresa responsável é a Viação Itapemirim. Quem vem da Capital Paulista tem 3 opções, a Viação Catarinense a Itapemirim e a 1001.

Morro da Cruz - Itajaí
Centro da cidade visto do Morro da Cruz

Onde ficar em Itajaí – Hotéis e pousadas

A passeio ou a negócio, ficar no centro ou próximo a ele é a melhor opção. Já se sua intenção é curtir as praias as duas melhores opções são a praia de Cabeçudas (mais indicada para famílias) e a praia Brava (mais indicada para jovens e surfistas).
Confira algumas das melhores opções de hospedagem em Itajaí.

Melhores opções no centro

Novotel Itajai – Nota 9,2

Hotel Valerin – Nota 8,4

Com melhor custo benefício

lugar – Nota 8,2

Hotel Guaju Turismo – Nota 8,4

Na praia de Cabeçudas

Hotel Marambaia Cabeçudas – Nota 8,8

Opa Haus – Pousada e Hostel – Nota 9,9

Na Praia Brava

Pousada Canto da Brava – Nota 9,4

Home in Box Hostel – Nota 9,3

Lista de opções de hospedagem em Itajai

Onde comer em Itajaí

Calçadão no Centro de Itajaí
Calçadão no Centro de Itajaí

Por ter a pesca com forte atividade econômica, Itajaí tem sua culinária baseada principalmente em frutos do mar. Mas ao longo da principal via gastronômica da cidade (chamado de Caminhos de Sodegaura), no bairro Fazenda, você encontra os mais variados tipos de comida.

Tem cantinas italianas, churrascarias e pizzarias. No Terminal Internacional de Itajaí os turistas encontram um lugar bem amplo e com boa infraestrutura, também cheio de restaurantes e lanchonetes.

Pontos turísticos de Itajaí

Porto de Itajaí

Porto de ItajaíO Porto de Itajaí é o maior porto pesqueiro do país e o segundo porto brasileiro em movimentação de cargas em contêineres. Pelos molhes da Barra, é possível observar os gigantes cargueiros entrando e saindo pelo Rio Itajaí.

Píer para Navio de Passageiros de Itajaí

Ponto de apoio no litoral de Santa Catarina, alfandegado, dotado de infraestrutura adequada e exclusiva para recepção de embarcação de grande porte, voltado aos cruzeiros marítimos de lazer.

Morro da Cruz

Mirante do Morro da CruzLocalizado bem no centro da cidade, com 180 m de altura, o Morro da Cruz, oferece a mais bela vista panorâmica de Itajaí e das cidades vizinhas. De lá pode-se avistar o encontro do rio Itajaí-Açu com o mar, o movimento de grandes navios rumo ao porto, o estádio de futebol Hercílio Luz e toda a encosta litorânea. No topo, fica o restaurante Castelo Montemar, construído com pedras no estilo medieval.

Palácio Marcos Konder (Museu Histórico de Itajaí)

Itajaí - Palácio Marcos KonderFundado em 1982, o Museu Histórico de Itajaí é um importante local de memória, com um acervo de 2 mil peças, desde rádios antigos a uniformes militares. Localizado num antigo prédio na região central de Itajaí, patrimônio de 1925, cuja principal atração é sua arquitetura.

Entrada franca. Horários de Funcionamento: das 9 h às 19 h, de segunda à sexta-feira. Das 09 h às 13 h aos sábados e aos domingos das 14 h às 18 h.

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

Catedral de ItajaíInaugurada em 1955, foi construída em estilo neo-gótico e românico. Decorada com motivos bíblicos, obra dos artistas italianos, é considerada um dos maiores monumentos artísticos e culturais da cidade. Patrimônio Histórico tombado em 2001.

Mercado Público Municipal (Centro de Cultura Popular)

Mercado Público de ItajaíEspaço de tradições populares, encontros culturais e shows musicais. Onde se encontra o artesanato da região, além de petiscos e pratos típicos para serem saboreados ao ar livre, no pátio interno do mercado.

Molhes da Barra

Molhes da Barra de Itajaí
Navio passando nos Molhes da Barra de Itajaí

Construídos a partir do início do século XX e concluídos nos anos 30 com pedras retiradas dos Morros. Foram os molhes que fixaram o canal de acesso ao porto, tornando-o seguro à navegação. No local é possível ver de perto a passagem dos navios de cruzeiro e cargueiros, além de ser um local propício para a prática da pesca de arremesso.

Bico do Papagaio

Itajaí - Bico do PapagaioFormação de pedra, que parece com a cabeça de um gigantesco pássaro com cerca de 4,5 m de altura, esculpido acidentalmente em uma rocha durante as explosões da abertura da estrada que liga o centro de Itajaí e a praia de Cabeçudas.

Praias de Itajaí

Praia do Atalaia

Praia do Atalaia - ItajaíExcelente para a prática do surf, com quiosque à beira mar, chuveiros, estacionamento e uma bela visão do encontro do rio Itajaí-Açú com o Oceano Atlântico.

Praia de Jeremias

Praia Jeremias - ItajaíÁguas rasas, sempre límpidas e mansas. Junto a ela está o conhecido “Bico de Papagaio”.

Praia de Cabeçudas

Praia CabeçudasFica logo após o Bico do Papagaio, praia com águas tranquilas, frequentada por muitas famílias. No local existem restaurantes que servem principalmente pratos a base de peixes e frutos do mar. Na extremidade direita da Praia encontra-se o Morro do Farol, local que oferece uma excelente visão para o mar e ideal para realizar caminhadas em suas trilhas.

Canto do Morcego

Praia do Canto do MorcegoLocalizado no pontal norte da Praia Brava é um local paradisíaco. A preocupação com a preservação da natureza, principalmente pelos moradores e surfistas, demonstra o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente e a busca da prática de um turismo sustentável.

Praia Brava

Praia Brava- ItajaíConhecida nacionalmente, a Praia Brava fica bem próxima a Balneário Camboriú e reúne uma grande quantidade de pessoas na alta temporada, oferecendo uma completa infraestrutura de casas noturnas e restaurantes.

O canto sul, também conhecido como Praia dos Amores, tem mar é menos agitado. Um local tranquilo para as famílias e onde os praticantes de Voo Livre realizam o pouso após decolagem do Morro do Careca. Na parte mais central, o mar é agitado, com ondas regulares permitindo a prática de surf. Na ponta do norte, fica o Canto do Morcego, com acesso por Cabeçudas.

O que fazer em Itajaí em 1 dia

Mirante do Morro da Cruz - Itajaí
Mirante do Morro da Cruz e a cidade ao fundo

Em um dia é possível conhecer todos os pontos turísticos de Itajaí, e ainda pegar uma praia. É bem fácil traçar um roteiro pela cidade, já que as atrações são praticamente alinhadas em uma sequência.

Comece conhecendo as praias na seguinte sequência: Praia Brava, Canto do Morcego, Cabeçudas, Jeremias. Nesta última praia fica a Pedra do Bico do Papagaio. Nesta sequência visita também os Molhes da Barra e espere a entrada ou saída de um navio.

Deixando litoral suba até o Morro da Cruz e contemple a vista panorâmica da cidade de Itajaí. Depois desça até o centro e visite a grandiosa igreja matriz e o Mercado Público. Chegando a hora do almoço siga para o Bairro Fazenda (próximo ao centro), escolha um dos vários restaurantes do local para almoçar.

Á tarde, escolha a praia que mais gostou, e passe o restante do dia curtindo e descansando.

Mais Viagens e Caminhos nesta região de Santa Catarina:

O que fazer em Balneário Camboriú

O que fazer em Itapema

Atrações do Beto Carrero World

VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE. Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here