O Cânion Fortaleza é o maior de todos os cânions do Brasil. Seus paredões têm 7,5 quilômetros de extensão e, em alguns pontos, até 900 metros de altura. O nome se deve ao formato geológico, que lembra uma fortaleza.

Para chegar até ele, são 23 km, seguindo pela rua principal da cidade. A estrada está sendo pavimentada, restando 10 km de estrada bem pedregosa.

Cânion Fortaleza - Cambará do SulO cânion fica dentro do Parque Nacional da Serra Geral, com acesso livre, há apenas um controle de visitação. O parque abre diariamente, das 8h às 17h. No horário de verão o parque fecha às 18h.

Cânion Fortaleza - Rio Grande do Sul

Trilhas do Parque Nacional da Serra Geral

São 2 trilhas efetivas para visitação. Para fazer a trilha principal, siga até a última área de estacionamento e para trilha da cachoeira e Pedra do Segredo, é só parar após o rio, uns 3 km antes.

Trilha do Mirante

Trilha Cânion Fortaleza
Trilha do Mirante do Cânion Fortaleza

Apresenta um percurso de 3 km (ida e volta), seguindo o percurso da estrada desativada. Nesta caminhada observa-se 95% do cânion Fortaleza. Em dias claros é possível ver parte da planície catarinense e parte do litoral gaúcho.

Cânion Fortaleza - Cambará do Sul - RS
A subida até o topo é feita em 1h30min. A vista é fantástica! Aproveite para sentar nas pedras e curtir a vista panorâmica dos paredões e encantar-se com o caminho traçado pelo Rio da Pedra, que corre na parte de baixo.
Na volta, dá para descer e seguir costeando a borda do cânion e voltar mais a frente por outra trilha, aproveitando outros ângulos da paisagem.

Trilha da Cachoeira do Tigre Preto

Cachoeira do Tigre Preto - Canbará do Sul - RSEsta caminhada apresenta um percurso de 3 km (ida e volta). O trecho de subida apresenta inclinação leve. Nela é possível observar 10% do cânion Fortaleza e as três quedas d’água da Cachoeira do Tigre Preto. Antes de visualizar a cachoeira de frente é preciso passar por cima dela. Um lajeado possibilita a caminhada. Seguindo a trilha pode-se contemplar toda a beleza da cachoeira de frente. A queda d’água têm 400 metros de altura.

Trilha da Pedra do Segredo

Pedra do Segredo - Cânion FortalezaÉ só continuar seguindo a trilha após a Cachoeira do Tigre Preto, por mais uns 500 metros. A pedra é formada por um bloco monolítico de 5 metros de altura e de aproximadamente 30 toneladas, mas, o que encanta mesmo os turistas é o fato dessa grandiosa pedra estar equilibrada em uma base de cinquenta centímetros.

Cânion Fortaleza

Na região dos cânions, por haver muita variação climática, por causa das bruscas mudanças de altitude, é muito comum a presença de neblina, mas costuma mudar rapidamente, em poucos minutos pode abrir ou fechar a paisagem.

Mapa do Cânion Fortaleza


Mais Viagens e Caminhos na região dos cânions do Rio Grande do Sul

Cânion Monte Negro – São José dos Ausentes
Passo da Ilha e Passo do S
Trilhas do Cânion Itaimbezinho
Cambará do Sul – pontos turísticos

Para informações mais detalhadas, acesse o site oficial do Parque Nacional da Serra Geral.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here