Bertioga está localizada no início do badalado Litoral Norte de São Paulo, dispõe de boa infraestrutura de restaurantes, hospedagens e oferece atrativos que vão muito além de suas praias.

Na praia de São Lourenço, se destaca a Riviera de São Lourenço – um condomínio aberto que chama atenção pela organização e seus serviços. Possui agências bancárias, supermercados, farmácias, restaurantes, bares, lojas e boates e até shopping.
Oferta de hotéis e pousadas na cidade

Bertioga
Vista aérea de Bertioga

Pontos turísticos de Bertioga

Canal de Bertioga

O Canal de Bertioga é conhecido por sua beleza e tranquilidade. Possui 30 km de extensão entre a praia da Enseada, em Bertioga e Santos, ao lado da Base Aérea.

Canal de Bertioga - SP

O local é um excelente ponto de pesca e dele pode-se avistar importantes pontos turísticos da cidade, como o Forte São João, os píeres, as marinas, os manguezais, a foz do rio Itapanhaú e a balsa que faz a travessia entre Bertioga e Guarujá. Paralela ao Canal, encontra-se a avenida Vicente de Carvalho, onde é possível encontrar várias opções de lazer e serviços, como o Mercado Municipal de Pescados.

Canal de Bertioga

Além disso, parte da beleza do cenário local é garantida pelas garagens náuticas que oferecem aluguel de barcos para pescarias ou passeios pelas redondezas. O comércio local é bastante diversificado com restaurantes, sorveterias, cafeterias, lojas de artigos esportivos e barracas de artesanato dispostas numa das áreas mais movimentadas da cidade.

Forte São João

Forte São João - BertiogaInaugurada em 1547, a fortaleza é considerada a mais antiga do Brasil. Bem conservada, abriga exposição permanente de armas e de ocas indígenas. No entorno fica o Parque dos Tupiniquins, com grande área verde, artefatos históricos e estátuas.

Pastel do Trevo

Pastel gigante do Trevo - BertiogaHá 20 anos sem mudar de endereço, o local já virou ponto turístico da cidade com seus famosos pastéis de 30 cm. O proprietário explica que no início a ideia era transformar o pastel que sempre foi visto como um petisco, num lanche completo, quase uma refeição. Assim, o Pastel do Trevo já começou a ser vendido num tamanho maior do que o normal, e foi aumentando com a aceitação da clientela. Hoje os pastéis têm de 25 a 30 cm de comprimento e podem chegar a 800 gramas de recheio.
Está localizado no Trevo de Bertioga, início da Avenida 19 de Maio

Praias de Bertioga

Bertioga possui 33 km de praias. Algumas, como Itaguaré, reúnem os surfistas; enquanto São Lourenço e Guaratuba, próximas a condomínios e com infraestrutura, atraem famílias com crianças.

Praia de Boracéia

Praia Boracéia - BertiogaA Praia de Boracéia tem 4,7 km de faixa larga de areia e mar aberto até a divisa com São Sebastião. É urbanizada, com total infra-estrutura com quiosques e campings, onde é possível fazer refeições e se hospedar com simplicidade. Fica a 30 quilômetros do Centro.

Praia de Guaratuba

Praia Guaratuba BertiogaA Praia de Guaratuba tem 8 km de extensão. com águas tranquilas e limpas, mar aberto e área de condomínios com casas de veraneio. Na ponta norte, fica a barra do Rio Guaratuba, ideal para reunir a família e amantes da pesca amadora. As areias claras se misturam à barra do rio e ao mar que garantem muita diversão. Fica a 24 quilômetros do Centro.

Praia de Itaguaré

Praia Itaguaré - BertiogaCom acesso pelo Jardim São Lourenço, a Praia de Itaguaré é um dos locais mais procurados por surfistas. São 3,5 km com faixa de areia dura, larga e mar aberto, sendo que em uma de suas extremidades deságua o Rio Itaguaré. É ótima para banho, pesca de arremesso e considerada a única praia virgem da região. Com acesso também pela Rio-Santos, sentido Bertioga-São Sebastião, onde há entrada para a Barra do Itaguaré. No local, são alugados caiaques e canoas para passeios no rio. Fica a 20 quilômetros do Centro.

Praia de São Lourenço

Bertioga - Praia de São LourençoA Praia de São Lourenço tem 4,5 km de mar limpo, desde o empreendimento Riviera de São Lourenço até o Jardim São Lourenço. É bastante urbanizada, cercada por casas, muitos prédios e seguranças. Possui agências bancárias, supermercados, farmácias, restaurantes, bares, lojas e boates.

Quase toda a orla, de areia batida, é acompanhada por um bonito gramado decorado com coqueiros. Apesar do mar calmo, que atrai famílias com crianças, a praia é cenário de campeonatos de surf nos arredores do píer, onde há algumas formações de ondas. Fica a 16 quilômetros do Centro.

Praia da Enseada

Praia da Enseada - BertiogaCom 12 km de extensão, a Praia da Enseada é a mais movimentada de Bertioga, por se localizar no centro da cidade, no encontro com o Canal de Bertioga, seguindo até o bairro do Indaiá. Possui larga faixa de areia clara e dura, mar aberto bom para banho e pesca de arremesso.
É poluída nos arredores do Canal de Bertioga, porém, indicada para banhos e prática de esportes no Indaiá. Ideal para o surfe nos trechos em frente ao Hotel Marazul e na Colônia do Sesc-Bertioga. Já no trecho do Indaiá, o mar tem águas claras, com poucas ondas, próprias para crianças e prática de esportes náuticos, além de mergulhos.

Passeios em Bertioga

Passeio de escuna

Bertioga - Passeio de barcoA Escuna Pasárgada tem capacidade para 80 pessoas e realiza passeios que partem do Píer de Bertioga, passando pelo Canal em direção às Praias Branca, Preta e Camburizinho; as Ilhas Guará e Rasa e uma parada para banho na Praia de Iporanga, em Guarujá. O passeio tem duração de 1:40 min.

Usina de Itatinga

Usina de Itatinga - BertiogaUm bonde leva à Vila de Itatinga, onde está a usina construída pelos ingleses no início do século 20, cercada por casinhas em estilo britânico. O tour, de 6 horas, conduz a caminhadas por trilhas e banhos de cachoeira. É preciso agendar com antecedência.

Passeio de canoa

Bertioga - Passeio de canoaPercurso de 4 horas pelos rios Itaguaré e Jaguareguava em trechos de mangue, quedas d’água e piscinas naturais. Na Barra do Rio Itaguaré são alugados caiaques e canoas para o passeio.

Aldeia dos índios Guaranis

Aldeia dos índios GuaranisA Aldeia do Rio Silveira está localizada numa área de mais de 948 hectares, entre as cabeceiras do Rio Silveira e do Ribeirão Vermelho, a 1500 metros da praia, no bairro de Boracéia, divisa entre Bertioga e São Sebastião. O local abriga cerca de 300 índios tupi-guaranis. Essas famílias sobrevivem do cultivo do palmito pupunha e da venda de artesanatos e plantas ornamentais na Rodovia Rio-Santos. O acesso à Aldeia só pode ser feito com acompanhamento de agência de turismo local e depende de autorização da FUNAI.

Outros destinos próximos a Bertioga:
O que fazer em Guarujá – 42 pontos turísticos
O que fazer em Santos – 30 pontos turísticos
28 praias de São Sebastião

COMPARTILHAR
Jair Prandi

Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here