O que fazer em Peruíbe SP: Praias e pontos turísticos

Peruíbe é um destino de praia do litoral de São Paulo com praias em belos cenários naturais

5888
Peruibe - SP
Vista aérea de Peruíbe

Peruíbe é um destino de praia do litoral centro-sul de São Paulo que reúne praias para todos os gostos, em meio a um belo cenário natural. Tem praias de águas calmas, outras com boas ondas para o surf, áreas de camping, além de agitada vida noturna na cidade.

Para quem curte a natureza, são várias opções. Passeios de barco, jipe, jardineira e canoa, levam à Estação Ecológica da Juréia-Itatins, repleta de cachoeiras, praias desertas e mata Atlântica.

A orla do centro da cidade possui jardins bem-cuidados com coqueiros, calçadão e ciclovia, com iluminação. Na culinária, a especialidade é a caldeirada, um prato típico à base de postas de peixe e frutos do mar servidos nos restaurantes.

Praia do centro de Peruíbe
Crédito: Daniel Victor – Maps

Peruíbe tem duas faces distintas para agradar a turistas convencionais e os mais aventureiros: Praias urbanas e movimentadas; e praias semi desertas, com mata atlântica preservada, rios, cachoeiras e trilhas.

 

Peruíbe SP

Peruíbe é um dos 15 municípios do litoral de São Paulo, considerados estâncias balneárias. Este destino tem como principais atrações as suas praias, a maioria delas praias totalmente preservadas.

A praia da orla dos Coqueiros é a praia da cidade, e a que oferece a melhor infraestrutura. Muitas das outras praias ficam em reservas ecológicas, algumas acessíveis somente por trilhas ou de barco.

Praia Barra do Una - Peruíbe
A bela praia Barra do Una, na área preservada

Guia de Peruíbe: Navegue pelo post

Quando ir a Peruíbe: Melhor época

Sem dúvida a melhor época é no verão (entre dezembro e março), tanto para aproveitar as praias como percorrer trilhas e fazer passeios. Porém nessa época os preços de hospedagem sobem por ser período de férias.

Os meses de março e abril são boas alternativas para ainda pegar praia com preços mais baixos. O restante do ano é bom para conhecer, mas não para praia.

Como chegar a Peruíbe

  • Os aeroportos mais próximos são os da capital, São Paulo: Aeroporto de Congonhas (130 km) e de Guarulhos (165 km).
  • Para quem vem de carro de São Paulo são 137 km a partir do centro. O caminho é pela rodovia Anchieta ou Imigrantes, depois pela BR-101 até Peruíbe.
  • Para quem vem de Curitiba (316 km) ou do Sul do estado de São Paulo o acesso é pela BR-116 e depois BR-101.
  • De ônibus: As empresas Breda (13-3455-1638) e Intersul (13-3455-2375) têm ônibus partindo de São Paulo para Peruíbe.

Onde se hospedar em Peruíbe

pousadas em Peruíbe
Hotel Xapuri na praia central

Em Peruíbe há duas praias para ficar hospedado.
A primeira é na praia da cidade, local que oferece a melhor infraestrutura. Nesta praia é bastante comum também casas e apartamentos de aluguel por diária.

A outra é na praia do Guaraú, belíssima praia, também com boa estrutura e várias pousadas integradas à natureza.

Veja algumas dicas de hospedagem em Peruíbe:

O Hotel Xapuri é uma opção com ótimo custo benefício no centro da cidade, próximo ao mar.

A Pousada Toka da Lua é uma ótima opção na praia de Guaraú.

Veja mais opções de hospedagem

Praias de Peruíbe

Peruíbe possui diversas praias, porém muitas delas estão dentro de uma grande área preservada. Algumas possuem acesso super difícil entre montanhas e mata fechada.

Praia do Centro (Orla dos Coqueiros)

Orla dos Coqueiros - Peruíbe

A Praia do Centro de Peruíbe é conhecida também como Orla dos Coqueiros. É uma longa praia retilínea com 14 km que inicia no Rio Preto e segue até a divisa com Itanhaém.
A praia de Peruíbe centro conta com jardins bem-cuidados, ciclovia e iluminação, que garante os passeios noturnos pelo calçadão e a prática de esportes na areia.

Cada bairro dá um nome diferente à praia: Canto, Três Marias, Stella Maris, Oásis, Belmira Novaes, do Convento e Tapirema. Em alto-mar estão as ilhas de Peruíbe, Guaraú, Boquete e Queimada Pequena.

Praia do Costão

Praia do Costão - Peruíbe
Crédito: soulperuibe.com.br

A Praia do Costão é muito bonita, situada entre um costão rochoso e uma bica de água doce. Conta também com uma trilha com 400 m de extensão em meio à Mata Atlântica com grau moderado de dificuldade.

A praia do Costão fica ao sul da praia do Centro, separada pelo Rio Preto, mas unida por uma ponte. O acesso é fácil acesso, apenas a 2 Km do Centro de Peruíbe.

Praia do Índio

Praia do Índio - PeruíbeA Praia do Índio é uma pequena praia deserta, localizada entre a Praia do Costão e a Prainha. O acesso a ela é feito através de trilha que se inicia em um trecho da estrada que leva ao Guaraú.

É muito frequentada por amantes da pesca esportiva de arremesso por causa de seus costões. Essa praia tem esse nome devido a existência de uma fenda nas rochas que serviu de morada a um índio solitário durante anos.

Prainha de Peruíbe

Prainha de Peruíbe
Crédito: kathia Cilene

A Prainha de Peruíbe é um pequena praia que forma uma planície ao pé da Serra do Guaraú, onde se encontram algumas residências. Possui 345 metros de extensão e sua areia é fina e tipo monazítica.

Oferece uma das mais belas vistas panorâmicas do município, avistando-se costas rochosas e ilhas, podendo-se, ainda praticar diversos esportes náuticos.
O acesso é feito em parte de carro, sendo que o trecho final é realizado descendo por uma escada.

Praia de Guaraú

Praia do Guarau - PeruíbeSituada a 8 km do centro, a Praia de Guaraú faz parte da Estação Ecológica da Juréia. É uma das praias mais bonitas de Peruíbe, com costão rochoso e rio que desemboca no mar.

Esta praia que fica entre a foz do rio Guaraú e a Península, ideal para passeios de canoa, barco ou escuna. A partir da Praia do Guaraú avistam-se as duas ilhas mais próximas da costa: a ilha de Peruíbe e a do Guaraú.

Possui boa infraestrutura com diversas pousadas. Possui também deck de pesca, passeios de barco pelo rio e para a ilha do Guaraú, a 1,2 km da orla da praia.

Praia Guarauzinho

Praia Guarauzinho - PeruíbeA Praia Guarauzinho fica do outro lado do Rio Guaraú e tem aproximadamente 700 metros de extensão. Fica dentro de uma região denominada Garça Vermelha, já fazendo parte do Parque Estadual do Itinguçú.

É o início de uma área utilizada para pesquisas científicas e de educação ambiental. Sua visitação só é permitida com supervisão de monitores ambientais credenciados pela AMAP.

Praia da Baleia

Praia da Baleia - PeruíbeA Praia da Baleia é minúscula, situada entre as encostas de pedras da praia Guarauzinho e do Arpoador. Seu nome deve-se ao fato do mar ter arremessado em suas pedras uma enorme baleia, a aproximadamente 90 anos, ainda hoje há vestígios de alguns ossos do mamífero.

O acesso à praia é através de trilha, pela mata. Entre o Guarauzinho e a praia da Baleia encontra-se a Pedra do Capacete e a Pedra Santa.

Praia do Arpoador

Praia do Arpoador - Peruíbe
Foto: André Pimentel

A Praia do Arpoador – Peruíbe é uma das mais belas praias da região, conta com duas cachoeiras que desaguam na praia. Apresenta também boa formação de ondas, sendo muito procurada por surfistas.
O acesso é através de trilhas supervisionadas por monitores ambientais ou de barco, através do mar.

Praia Parnapuã

Vista aérea das praias Parnapuã, Brava e Juquiazinho - Peruíbe
Vista aérea das praias Parnapuã, Brava e Juquiazinho – Peruíbe – Crédito: Edilson Almeida / Fonte: maisperuibe.com.br

A Praia Parnapuã tem 750 metros de extensão, e é muito procurada por surfistas. O acesso é por meio de barcos e lanchas que saem do Guaraú ou do Portinho de Peruíbe.

Em sua extremidade sul fica a Ilha do Boquete e a Laje de Parnapuã. Faz parte do roteiro de trilhas sendo necessário bom preparo físico e acompanhamento de monitores do AMAP. Três famílias de caiçaras que moram e ajudam na preservação desta área.

Praia Brava

A Praia Brava de Peruíbe tem ondas fortes e constantes que atraem os praticantes do surf. É ligada a praia de Parnapuã por meio de uma pequena trilha e faz parte do Parque Estadual do Itinguaçú.
A visitação é permitida com o acompanhamento de monitores ambientais credenciados na AMAP.

Praia Juquiazinho

Praia Juquiazinho - PeruíbeA Praia Juquiazinho é deserta com 1.300 metros de extensão. Fica no meio do percurso entre a praia do Guaraú e a Barra do Una, numa área totalmente preservada e de difícil acesso.

Cercada por costões, montanhas e mata atlântica, possui águas calmas e limpas, com ondas médias e areia firme e fina. Tem um costão bastante rochoso e a montanha mantém sua mata intacta.

Praia Desertinha

Praia Desertinha - PeruíbeA Praia Desertinha de Peruíbe, como diz o nome é deserta, com acesso por uma trilha que se inicia na estrada que une Peruíbe a Barra do Una.

Esta praia tem pouco mais de 300 metros de extensão, a areia é fina e firme, apresentando ondas médias e constantes. Utilizada apenas para pesquisa científica e educação ambiental.

Praia Caramborê

Praia Carambore - Peruíbe
Crédito: Paulo Vizotto / Fonte: Maps

A Praia Caramborê é de extrema beleza, situada um pouco antes de chegar ao Una. É uma praia preservada, com 550 metros de extensão com águas limpas e esverdeadas e areia batida. Há 2 riachos que deságuam nesta praia e um costão no lado direito.

O acesso é feito pela estrada Peruíbe – Una ou pela trilha do Imperador. Também localizada no interior da Estação Ecológica Juréia-Itatins, possui apenas um camping.

Praia Barra do Una

Praia Barra do Una - PeruíbeA Praia Barra do Una é totalmente natural, inserida dentro da Estação Ecológica da Juréia-Itatins. Possui 2 km de extensão de águas claras e limpas. O rio Uma desemboca no canto da praia e faz a divisa com o município de Iguape.

Geralmente os visitantes costumam passar mais de um dia no local, acampados ou em pousadas. É a praia mais distante da cidade, situada a 23 Km do Centro de Peruíbe, acessada pela Estrada do Graraúna

O local apresenta bastante diversidade, pois nela estão presentes o mar, o rio, a vegetação de várzea, de restinga, de mangue, de mata, além da vegetação de dunas. Esta praia é de extrema importância ecológica pois é uma das raras que se encontra preservada.

O que fazer em Peruíbe: Pontos turísticos

Conheça os melhores pontos turísticos de Peruíbe, saiba o que fazer na cidade e arredores, além das belas praias do município.

Mirante da Torre

Mirante de Peruíbe
Crédito: Edelvio-Santos / Fonte: Maps

Situado junto a torre de transmissão de TV, o local oferece uma bela vista panorâmica da cidade. Ótimo local para fotografar a cidade e observar uma das maiores estâncias contínuas de Mata de Restinga.

Boulevard

O Boulevard é um amplo calçadão no centro comercial e de lazer em Peruíbe. No local se realizam shows musicais, dança, corais e o desfile e concerto da Banda Musical Municipal de Peruíbe.

Aquário de Peruíbe

Aquário de Peruíbe
Crédito: Jornal Bemtevi

Localizado na área central da cidade, o aquário municipal de Peruíbe tem 19 recintos que representam diferentes ecossistemas aquáticos. Possui 80 espécies de animais, sendo que a maior atração é o tanque dos tubarões, com 16 mil litros de água salgada. Outro atrativo diferenciado é o tanque de toque, onde é possível observar de perto e inclusive tocar os animais.

Funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 19h. O ingresso custa R$9 para adultos e R$7 para crianças de 2 a 12 anos e idosos.

Portinho dos Pescadores de Peruíbe

Portinho dos PescadoresInaugurado na década de 80, o portinho possui mercado de peixes frescos e um monumento da colônia japonesa erguido em 1964. É um bom local para fotos dos coloridos barcos dos pescadores. Pássaros como garças, gaivotas e biguás também costumam pousar no trapiche e são atrações do local.

Ruínas do Abarebebê

Ruínas do Abarebebê - Peruíbe
Crédito: Miguel Schincariol – Fonte: www.al.sp.gov.br/

Abarebebê foi identificada como uma das primeiras das igrejas construídas no Brasil, na segunda metade do século XVI. Suas ruínas foram tombadas como patrimônio histórico nacional e paulista, tombado pelo IPHAN e CONDEPHAAT (1984).

Abarebebê fica a 8 km do centro da cidade, com acesso pela Avenida Padre Anchieta. Abre de terça a domingo das 09h às 16h.

Cachoeira do Paraíso

Cachoeira do Paraíso - Peruíbe
Crédito: Prefeitura de Peruíbe

Famosa pela exuberante beleza, a cachoeira forma um tobogã natural com piscina natural. Fica a 25 km do centro de Peruíbe, no caminho entre Guaraú e Una, no interior do Parque Estadual do Itinguçú. O trecho final é por uma trilha de 250 metros.

A entrada é gratuita, mas com limite de 270 pessoas por dia. A senha deve ser retirada no portal de entrada do Mosaico de Juréia Itatins, no km 7 da estrada para Barra do Una.

Estação Ecológica da Juréia-Itatins

A Estação Ecológica da Juréia-Itatins tem 80 hectares de mata Atlântica. Abriga cachoeiras, poços, rios e praias desertas. Os destaques são os passeios de canoa canadense, com embarcações, para até três pessoas, com roteiros com durações que variam de uma hora a 24 horas.
O acesso, se dá através de passeios por terra, rio ou mar.

Leia também:

O que fazer em Santos

Caverna do Diabo – Eldorado


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Avatar
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here