O que fazer em Peruíbe SP: Praias e pontos turísticos

Peruíbe é um destino de praia do litoral de São Paulo com praias em belos cenários naturais

Peruibe - SP
Vista aérea de Peruíbe
  Por Jair Prandi
 

Peruíbe é um destino de praia do litoral centro-sul de São Paulo que reúne praias para todos os gostos, em meio a um belo cenário natural. Tem praias de águas calmas, outras com boas ondas para o surf, áreas de camping, além de agitada vida noturna na cidade.

Para quem curte a natureza, são várias opções. Passeios de barco, jipe, jardineira e canoa, levam à Estação Ecológica da Juréia-Itatins, repleta de cachoeiras, praias desertas e mata Atlântica.

A orla do centro da cidade possui jardins bem-cuidados com coqueiros, calçadão e ciclovia, com iluminação. Na culinária, a especialidade é a caldeirada, um prato típico à base de postas de peixe e frutos do mar servidos nos restaurantes.

Praia do centro de Peruíbe
Crédito: Daniel Victor – Maps

Peruíbe tem duas faces distintas para agradar a turistas convencionais e os mais aventureiros: Praias urbanas e movimentadas; e praias semi desertas, com mata atlântica preservada, rios, cachoeiras e trilhas.

Peruíbe SP

Peruíbe é um dos 15 municípios do litoral de São Paulo, considerados estâncias balneárias. Este destino tem como principais atrações as suas praias, a maioria delas praias totalmente preservadas.

A praia da orla dos Coqueiros é a praia da cidade, e a que oferece a melhor infraestrutura. Muitas das outras praias ficam em reservas ecológicas, algumas acessíveis somente por trilhas ou de barco.

Praia Barra do Una - Peruíbe
A bela praia Barra do Una, na área preservada

Guia de Peruíbe: Navegue pelo post

Quando ir a Peruíbe: Melhor época

Sem dúvida a melhor época é no verão (entre dezembro e março), tanto para aproveitar as praias como percorrer trilhas e fazer passeios. Porém nessa época os preços de hospedagem sobem por ser período de férias.

Os meses de março e abril são boas alternativas para ainda pegar praia com preços mais baixos. O restante do ano é bom para conhecer, mas não para praia.

Como chegar a Peruíbe

  • Os aeroportos mais próximos são os da capital, São Paulo: Aeroporto de Congonhas (130 km) e de Guarulhos (165 km).
  • Para quem vem de carro de São Paulo são 137 km a partir do centro. O caminho é pela rodovia Anchieta ou Imigrantes, depois pela BR-101 até Peruíbe.
  • Para quem vem de Curitiba (316 km) ou do Sul do estado de São Paulo o acesso é pela BR-116 e depois BR-101.
  • De ônibus: As empresas Breda (13-3455-1638) e Intersul (13-3455-2375) têm ônibus partindo de São Paulo para Peruíbe.

Onde se hospedar em Peruíbe

pousadas em Peruíbe
Hotel Xapuri na praia central

Em Peruíbe há duas praias para ficar hospedado.
A primeira é na praia da cidade, local que oferece a melhor infraestrutura. Nesta praia é bastante comum também casas e apartamentos de aluguel por diária.

A outra é na praia do Guaraú, belíssima praia, também com boa estrutura e várias pousadas integradas à natureza.

Veja algumas dicas de hospedagem em Peruíbe:

Praias de Peruíbe

Peruíbe possui diversas praias, porém muitas delas estão dentro de uma grande área preservada. Algumas possuem acesso super difícil entre montanhas e mata fechada.

Praia do Centro (Orla dos Coqueiros)

Orla dos Coqueiros - Peruíbe
Praia do centro no verão

A Praia do Centro de Peruíbe é conhecida também como Orla dos Coqueiros. É uma longa praia retilínea com 14 km que inicia no Rio Preto e segue até a divisa com Itanhaém.
A praia de Peruíbe centro conta com jardins bem-cuidados, ciclovia e iluminação, que garante os passeios noturnos pelo calçadão e a prática de esportes na areia.

Cada bairro dá um nome diferente à praia: Canto, Três Marias, Stella Maris, Oásis, Belmira Novaes, do Convento e Tapirema. Em alto-mar estão as ilhas de Peruíbe, Guaraú, Boquete e Queimada Pequena.

Praia do Costão

Praia do Costão - Peruíbe
Crédito: soulperuibe.com.br

A Praia do Costão é muito bonita, situada entre um costão rochoso e uma bica de água doce. Conta também com uma trilha com 400 m de extensão em meio à Mata Atlântica com grau moderado de dificuldade.

A praia do Costão fica ao sul da praia do Centro, separada pelo Rio Preto, mas unida por uma ponte. O acesso é fácil acesso, apenas a 2 Km do Centro de Peruíbe.

Praia do Índio

Praia do Índio - PeruíbeA Praia do Índio é uma pequena praia deserta, localizada entre a Praia do Costão e a Prainha. O acesso a ela é feito através de trilha que se inicia em um trecho da estrada que leva ao Guaraú.

É muito frequentada por amantes da pesca esportiva de arremesso por causa de seus costões. Essa praia tem esse nome devido a existência de uma fenda nas rochas que serviu de morada a um índio solitário durante anos.

Prainha de Peruíbe

Prainha de Peruíbe
Crédito: kathia Cilene

A Prainha de Peruíbe é um pequena praia que forma uma planície ao pé da Serra do Guaraú, onde se encontram algumas residências. Possui 345 metros de extensão e sua areia é fina e tipo monazítica.

Oferece uma das mais belas vistas panorâmicas do município, avistando-se costas rochosas e ilhas, podendo-se, ainda praticar diversos esportes náuticos.
O acesso é feito em parte de carro, sendo que o trecho final é realizado descendo por uma escada.

Praia de Guaraú

Praia do Guarau - PeruíbeSituada a 8 km do centro, a Praia de Guaraú faz parte da Estação Ecológica da Juréia. É uma das praias mais bonitas de Peruíbe, com costão rochoso e rio que desemboca no mar.

Esta praia que fica entre a foz do rio Guaraú e a Península, ideal para passeios de canoa, barco ou escuna. A partir da Praia do Guaraú avistam-se as duas ilhas mais próximas da costa: a ilha de Peruíbe e a do Guaraú.

Possui boa infraestrutura com diversas pousadas. Possui também deck de pesca, passeios de barco pelo rio e para a ilha do Guaraú, a 1,2 km da orla da praia.

Praia Guarauzinho

Praia Guarauzinho - PeruíbeA Praia Guarauzinho fica do outro lado do Rio Guaraú e tem aproximadamente 700 metros de extensão. Fica dentro de uma região denominada Garça Vermelha, já fazendo parte do Parque Estadual do Itinguçú.

É o início de uma área utilizada para pesquisas científicas e de educação ambiental. Sua visitação só é permitida com supervisão de monitores ambientais credenciados pela AMAP.

Praia da Baleia

Praia da Baleia - PeruíbeA Praia da Baleia é minúscula, situada entre as encostas de pedras da praia Guarauzinho e do Arpoador. Seu nome deve-se ao fato do mar ter arremessado em suas pedras uma enorme baleia, a aproximadamente 90 anos, ainda hoje há vestígios de alguns ossos do mamífero.

O acesso à praia é através de trilha, pela mata. Entre o Guarauzinho e a praia da Baleia encontra-se a Pedra do Capacete e a Pedra Santa.

Praia do Arpoador

Praia do Arpoador - Peruíbe
Foto: André Pimentel

A Praia do Arpoador – Peruíbe é uma das mais belas praias da região, conta com duas cachoeiras que desaguam na praia. Apresenta também boa formação de ondas, sendo muito procurada por surfistas.
O acesso é através de trilhas supervisionadas por monitores ambientais ou de barco, através do mar.

Praia Parnapuã

Vista aérea das praias Parnapuã, Brava e Juquiazinho - Peruíbe
Vista aérea das praias Parnapuã, Brava e Juquiazinho – Peruíbe – Crédito: Edilson Almeida / Fonte: maisperuibe.com.br

A Praia Parnapuã tem 750 metros de extensão, e é muito procurada por surfistas. O acesso é por meio de barcos e lanchas que saem do Guaraú ou do Portinho de Peruíbe.

Em sua extremidade sul fica a Ilha do Boquete e a Laje de Parnapuã. Faz parte do roteiro de trilhas sendo necessário bom preparo físico e acompanhamento de monitores do AMAP. Três famílias de caiçaras que moram e ajudam na preservação desta área.

Praia Brava

A Praia Brava de Peruíbe tem ondas fortes e constantes que atraem os praticantes do surf. É ligada a praia de Parnapuã por meio de uma pequena trilha e faz parte do Parque Estadual do Itinguaçú.
A visitação é permitida com o acompanhamento de monitores ambientais credenciados na AMAP.

Praia Juquiazinho

Praia Juquiazinho - PeruíbeA Praia Juquiazinho é deserta com 1.300 metros de extensão. Fica no meio do percurso entre a praia do Guaraú e a Barra do Una, numa área totalmente preservada e de difícil acesso.

Cercada por costões, montanhas e mata atlântica, possui águas calmas e limpas, com ondas médias e areia firme e fina. Tem um costão bastante rochoso e a montanha mantém sua mata intacta.

Praia Desertinha

Praia Desertinha - PeruíbeA Praia Desertinha de Peruíbe, como diz o nome é deserta, com acesso por uma trilha que se inicia na estrada que une Peruíbe a Barra do Una.

Esta praia tem pouco mais de 300 metros de extensão, a areia é fina e firme, apresentando ondas médias e constantes. Utilizada apenas para pesquisa científica e educação ambiental.

Praia Caramborê

Praia Carambore - Peruíbe
Crédito: Paulo Vizotto / Fonte: Maps

A Praia Caramborê é de extrema beleza, situada um pouco antes de chegar ao Una. É uma praia preservada, com 550 metros de extensão com águas limpas e esverdeadas e areia batida. Há 2 riachos que deságuam nesta praia e um costão no lado direito.

O acesso é feito pela estrada Peruíbe – Una ou pela trilha do Imperador. Também localizada no interior da Estação Ecológica Juréia-Itatins, possui apenas um camping.

Praia Barra do Una

Praia Barra do Una - PeruíbeA Praia Barra do Una é totalmente natural, inserida dentro da Estação Ecológica da Juréia-Itatins. Possui 2 km de extensão de águas claras e limpas. O rio Uma desemboca no canto da praia e faz a divisa com o município de Iguape.

Geralmente os visitantes costumam passar mais de um dia no local, acampados ou em pousadas. É a praia mais distante da cidade, situada a 23 Km do Centro de Peruíbe, acessada pela Estrada do Graraúna

O local apresenta bastante diversidade, pois nela estão presentes o mar, o rio, a vegetação de várzea, de restinga, de mangue, de mata, além da vegetação de dunas. Esta praia é de extrema importância ecológica pois é uma das raras que se encontra preservada.

O que fazer em Peruíbe: Pontos turísticos

Conheça os melhores pontos turísticos de Peruíbe, saiba o que fazer na cidade e arredores, além das belas praias do município.

Mirante da Torre

Mirante de Peruíbe
Crédito: Edelvio-Santos / Fonte: Maps

Situado junto a torre de transmissão de TV, o local oferece uma bela vista panorâmica da cidade. Ótimo local para fotografar a cidade e observar uma das maiores estâncias contínuas de Mata de Restinga.

Boulevard

O Boulevard é um amplo calçadão no centro comercial e de lazer em Peruíbe. No local se realizam shows musicais, dança, corais e o desfile e concerto da Banda Musical Municipal de Peruíbe.

Aquário de Peruíbe

Aquário de Peruíbe
Crédito: Jornal Bemtevi

Localizado na área central da cidade, o aquário municipal de Peruíbe tem 19 recintos que representam diferentes ecossistemas aquáticos. Possui 80 espécies de animais, sendo que a maior atração é o tanque dos tubarões, com 16 mil litros de água salgada. Outro atrativo diferenciado é o tanque de toque, onde é possível observar de perto e inclusive tocar os animais.

Funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 19h. O ingresso custa R$9 para adultos e R$7 para crianças de 2 a 12 anos e idosos.

Portinho dos Pescadores de Peruíbe

Portinho dos PescadoresInaugurado na década de 80, o portinho possui mercado de peixes frescos e um monumento da colônia japonesa erguido em 1964. É um bom local para fotos dos coloridos barcos dos pescadores. Pássaros como garças, gaivotas e biguás também costumam pousar no trapiche e são atrações do local.

Ruínas do Abarebebê

Ruínas do Abarebebê - Peruíbe
Crédito: Miguel Schincariol – Fonte: www.al.sp.gov.br/

Abarebebê foi identificada como uma das primeiras das igrejas construídas no Brasil, na segunda metade do século XVI. Suas ruínas foram tombadas como patrimônio histórico nacional e paulista, tombado pelo IPHAN e CONDEPHAAT (1984).

Abarebebê fica a 8 km do centro da cidade, com acesso pela Avenida Padre Anchieta. Abre de terça a domingo das 09h às 16h.

Cachoeira do Paraíso

Cachoeira do Paraíso - Peruíbe
Crédito: Prefeitura de Peruíbe

Famosa pela exuberante beleza, a cachoeira forma um tobogã natural com piscina natural. Fica a 25 km do centro de Peruíbe, no caminho entre Guaraú e Una, no interior do Parque Estadual do Itinguçú. O trecho final é por uma trilha de 250 metros.

A entrada é gratuita, mas com limite de 270 pessoas por dia. A senha deve ser retirada no portal de entrada do Mosaico de Juréia Itatins, no km 7 da estrada para Barra do Una.

Estação Ecológica da Juréia-Itatins

A Estação Ecológica da Juréia-Itatins tem 80 hectares de mata Atlântica. Abriga cachoeiras, poços, rios e praias desertas. Os destaques são os passeios de canoa canadense, com embarcações, para até três pessoas, com roteiros com durações que variam de uma hora a 24 horas.
O acesso, se dá através de passeios por terra, rio ou mar.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde Jair
    Sou de Florianópolis e gostamos de pesca esportiva.
    Qual tipo de pesca esportiva temos em Peruíbe e qual as espécies que pode se pescar?
    Se o amigo, tiver algum conhecido que pratica a pesca esportiva e puder passar o contato para se trocar informações, ficaria super agradecido.
    Meu WhatsApp 48 984032206.
    Gostaria muito de ir a Peruíbe para conhecer pessoalmente os componentes da Banda Municipal de Peruíbe e aproveitar para dar uma pescada .
    Muito grato pela a atenção.

    • Olá, José!
      Infelizmente não tenho estas informações sobre pesca.
      Também faz tempo que estive por lá e pretendo retornar em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here