Com 472 anos, São Vicente, foi a primeira vila do país, fundada em 22 de janeiro de 1532 por Martim Afonso de Souza, se tornando a primeira cidade e a mais antiga do Brasil. Do local também saíram as primeiras expedições para o interior, inclusive a que fundou a cidade de São Paulo.

Hoje, o município tem uma população com mais de 330 mil habitantes e ocupa o centro geográfico da Baixada Santista ,situado na parte oeste da Ilha de São Vicente, entre Santos e Praia Grande.

São Vicente - São Paulo

Entre suas atrações se destacam as praias; Itararé, Milionários e Gonzaguinha; a Ilha Porchat, que recebeu inúmeras melhorias, devido as comemorações dos 500 anos do descobrimento; a Ponte Pênsil, inaugurada em 1914, a mais antiga do Brasil e o teleférico que a liga a Praia de Itararé até o Morro de Vuturuá, onde se tem uma vista deslumbrante da região.
Oferta de hotéis e pousadas na cidade

Pontos turísticos de São Vicente

Além de suas praias, a cidade de São Vicente oferece belos pontos turísticos que merecem sua visita, confira:

Ponte Pênsil de São Vicente

Ponte Pênsil de São VicentePrincipal cartão-postal de São Vicente, foi a primeira do gênero construída no Brasil. Tombada como patrimônio histórico, a ponte foi inaugurada em 21 de maio de 1914, revelando-se fundamental no desenvolvimento da região. A ponte ainda mantém parte do material original utilizado na obra, vindo da Alemanha, como os cabos de aço.

Teleférico de São Vicente

Teleférico de São VicenteO Teleférico de São Vicente, liga a Praia do Itararé ao Morro do Voturuá e é um dos passeios mais tradicionais de São Vicente. É uma oportunidade de avistar a paisagem da orla vicentina e santista. As 60 cadeiras duplas possuem travas e três circuitos de segurança foram instalados: um mecânico, um elétrico e outro eletrônico. Seis torres de ferro sustentam o equipamento (cinco no Morro do Voturuá e uma na orla), atravessando 750 metros de extensão entre as duas bases de embarque e desembarque, chegando a uma altura de 180 metros.
Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 12 às 18 horas, e aos domingos das 9 às 18 horas. Avenida Ayrton Senna – Itararé.

Plataforma de pesca e lazer

Plataforma de pesca de São VicenteAo lado da Ponte Pênsil fica localizada a Plataforma de Pesca e Lazer, um deck onde moradores e pescadores podem apreciar a vista da Baía de São Vicente. A plataforma tem 700 metros e liga o Marco Padrão à Ponte Pênsil.

Marco Padrão

Marco Padrão - São VicenteOferecido pela Colônia Portuguesa de Santos e inaugurado em 1933 é o Marco de Comemoração dos 400 anos da fundação de São Vicente. Está localizado dentro de uma ilhota na ponta da Praia do Gonzaguinha, próximo à Biquinha de Anchieta.

Memorial 500 anos

Memorial 500 anos - São VicenteUma das mais belas vistas da praia de São Vicente está no Memorial dos 500 anos, que fica localizado no alto da Ilha Porchat. Além da vista, a plataforma, projetada pelo mundialmente famoso arquiteto Oscar Niemeyer, tem uma design que chama atenção por sua beleza e linhas arrojadas. Foi planejada também para abrigar um recinto permanente de exposições, sendo constituída em comemoração aos 500 anos do Brasil.

Morros e Ilhas de São Vicente

Morro da Asa Delta

Frequentado por adeptos de esportes radicais, o Morro do Voturuá é o ponto de partida de vôos de asa delta e de paraglider. Para quem gosta de emoção e belas vistas, os passeios aéreos que saem do Voturuá têm como sua principal atração a vista privilegiada de todas as praias da cidade. Durante o voo, o visitante poderá avistar alguns dos municípios vizinhos de São Vicente.

São Vicente - Morro da Asa DeltaO morro começa na divisa entre as cidades de Santos e São Vicente. No local está a linha de teleférico que parte da Praia de Itararé. O morro conta com sanitários, lanchonete e mirante, de onde se avista toda a Praia do Itararé, a Ilha Porchat e parte da Praia do José Menino, em Santos.

Ilha Porchat

Ilha Porchat - São VicenteLocalizada entre as praias do Itararé e Gonzaguinha, a Ilha Porchat oferece uma vista privilegiada das duas principais praias da cidade. É lá que está localizado o mirante em comemoração aos 500 anos do Brasil, que oferece uma visão panorâmica de algumas das belas praias da Baixada Santista. Na Ilha localizam-se também alguns dos bares e discotecas mais badalados de toda a região.

Morro dos Barbosas

Morro dos Barbosas - São VicenteNo alto do morro, está a maior Bandeira Brasileira hasteada em mastro de 60 metros, com 630 m² e 110 quilos. É possível avistar a bandeira em quase todos os pontos da cidade, inclusive municípios vizinhos.

Ilha de Urubuqueçaba

Ilha de Urubuqueçaba - São VicenteA cerca de 260 metros da costa, Urubuqueçaba costuma ser frequentada por pescadores e marisqueiros. Eles atuam, principalmente, na parte da ilha que fica voltada para alto-mar. Durante as seis horas diárias em que o nível da maré fica abaixo do normal, é possível acessar a ilha a pé. Uma trilha leva ao ponto predileto dos pescadores. O caminho é bastante acidentado e, em alguns trechos, extremamente íngreme. A visitação pública não é permitida.

Praias de São Vicente

Praia de Itaquitanduva

Praia de Itaquitanduva - São VicentePraia deserta, localizada dentro do Parque Estadual Xixová-Japuí, atrás do Morro do Xixová, abaixo do Pico do Itaipu.

O acesso é por trilha de aproximadamente 40 minutos que passa por áreas de Mata Atlântica do Parque. Possui 300 metros de extensão, sem qualquer infraestrutura, é muito procurada por surfistas, apenas uma bica natural de água potável que vem da nascente do morro.

Praia de Parnapuã

Também conhecida como Praia das Vacas, tem 400 m de areias escuras e localiza-se na saída da Baía de São Vicente, nas encostas do Parque Prainha. Fica no final da Avenida Saturnino de Brito, próxima a Ponte Pênsil, na parte continental da cidade e frequentemente está imprópria para banhos.

Praia do Gonzaguinha

Também conhecida, como Praia de São Vicente é considerada a praia mais badalada da cidade, com vários quiosques, bares, restaurantes e lojas, próxima ao Centro e de atrações históricas. Possui 800 m de extensão, em uma baía de águas calmas, entre o Marco Padrão e a Praia dos Milionários. É muito procurada para prática de esportes,como; iatismo, jet-ski, wakeboard e Wind surf, frequentada também por moradores do local.

Praia de São VicentePossui bancos e decks de madeira para acesso à areia, espaço verde, quiosques com cobertura de piaçava ao longo do calçadão, há um pier particular que efetua passeios diários pela Baia. Ao seu lado localiza-se a praça Biquinha de Anchieta e a Praça Ipupiara onde ocorrem exposições, shows, vendas de artesanato, entre outras atrações.

Praia dos Milionários

Praia dos Milionários - São VicenteCom 200 metros de extensão, a Praia dos Milionários está situada junto às pedras da Ilha Porcha, com mar calmo. Nos rochedos à sua esquerda é propícia para a pesca e oferece uma bela vista da baía de São Vicente e da Ponte Pênsil. Seu nome se deve aos prédios do local, por serem considerados de alta classe.
Bordeada por arranha-céus, essa praia é a primeira voltada à Baía de São Vicente, tem faixa de areia branca, bem estreita e pedras. Apresenta problemas ambientais com a diminuição progressiva da sua faixa de areia devido à elevação do nível do mar.

Praia de Itararé

Com 2.400 metros de extensão, a Praia do Itararé está situada entre a Ilha Porchat e a Ilha Urubuqueçaba. É a maior e uma das mais agitadas praias de São Vicente, principal local de concentração de jovens durante o verão, por suas formações de ondas propícias à prática do surfe.

Praia Itararé - São VicenteConta com 46 quiosques com petiscos e bebidas. No local, foi implementado um complexo de lazer, com calçadão, iluminação, playground e o primeiro jardim de praia com árvores de Mata Atlântica do Brasil. Lá funciona o Teleférico, que leva turistas para o alto do Morro do Itararé, de onde saltam os praticantes de voo livre. O pouso ocorre em uma área destinada também na orla do Itararé.

Mais destinos do Litoral Sul de São Paulo:
O que fazer em Santos
O que fazer em Guarujá
O que fazer em Praia Grande

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here