Araranguá se localiza no litoral sul de Santa Catarina. Tem como principal cartão-postal, o Morro dos Conventos, um cenário que reúne praia, dunas, furnas e a foz do Rio Araranguá.

O município é cortado pelo Rio Araranguá e se divide em duas áreas distintas: O Centro e suas proximidades, próximo a BR-101, com largas avenidas e comércio intenso; e o litoral, conhecido por suas belezas naturais. A cidade também é privilegiada pela presença de lagoas bem estruturadas para banho e locais para camping.

Quando ir a Araranguá

Araranguá é um destino principalmente para o verão. Assim, além de conhecer os pontos turísticos, dá para aproveitar as praias da região.
Mas o destino pode ser visitado em outras épocas. Tem o Morro dos Conventos e suas dunas. Vários esportes podem ser praticados, como sandboard, voo livre e também trekking para explorar as grutas e trilhas que tem por lá.

Como chegar em Araranguá

O acesso à cidade é pela BR-101. Tanto para que vem do Sul (Porto Alegre, Torres), como também para quem vem do Norte (Florianópolis).
Se deseja ir de ônibus, o terminal rodoviário da cidade possui linhas regulares para as capitais do Sul e também para São Paulo, além de diversos outros municípios do estado.

Onde ficar em Araranguá – Hotéis e pousadas

Boa parte das hospedagens da cidade ficam próximas ao Morro dos conventos. Mas se preferir ficar no centro, também há algumas boas opções.

Hotel Morro dos Conventos
Hotel Morro dos Conventos – Foto: Divulgação Booking

Dica de hospedagem na praia do Morro dos Conventos

Hotel Morro dos Conventos – Hotel em Morro dos Conventos (foto acima)

Casa Marrom do Chefe – Hospedagem domiciliar

Pousada Emanuel – Apartamentos

Dica de 2 hotéis no centro de Araranguá

Hotel Simar

Hotel Tourist

Onde comer em Araranguá

A gastronomia da região é bem diversificada, lá você encontra restaurastes, lanchonetes, pizzarias, comida italiana e japonesa. Quase todos os estabelecimentos se encontram bem próximos ao centro.

Pontos turísticos de Araranguá

Morro dos Conventos

Dunas do Morro dos Conventos
Dunas do Morro dos Conventos

É um penhasco localizado próximo a praia onde se encontra um farol da Marinha e um mirante que oferece belas vistas das enormes dunas onde logo depois o rio se encontra com o mar.

Foz do rio Araranguá, vista do Morro dos Conventos
Foz do rio Araranguá, vista do Morro dos Conventos

O local conta com acesso asfaltado e atrai grande quantidade de turistas para visitação e prática de vários esportes, entre eles, rapel, sandboard e caminhadas pelas trilhas na parte de baixo e pelas dunas.

Praia de Morro dos Conventos

Praia de Morro dos ConventosÉ o principal balneário do município de que atrai turistas da região sul de Santa Catarina e de estados vizinhos para descanso e veraneio. Distante 10 km do centro da cidade, o local é bastante tranquilo.

Rio Araranguá

Famoso pela beleza da cor de suas águas, que alternam entre o verde e o azul, o rio Araranguá, pouco antes da foz, percorre paralelamente à praia, cercado pelas dunas em sua margem direita. Na barra do rio é possível também acompanhar a pesca artesanal, as vezes, acompanhada por botos.

Rio AraranguáA cidade também possui lagoas muito bem estruturadas para banho e a prática de camping. As duas principais estão a menos de 10 km do centro, entre a BR 101 e as praias. As lagoas araranguaenses são uma boa opção para quem busca descanso e tranquilidade. São elas: Lagoa da Serra, dos Bichos, do Cortado, Dourada, Mãe Luzia e do Caverá.

Lagoa da Serra

Lagoa da Serra - AraranguáO acesso pode ser feito por campings, que cobram por diária, ou em áreas livres, onde é possível passar o dia na beira da lagoa.

Lagoa Dourada

Lagoa Dourada - AraranguáFica ao lado da rodovia que da acesso ao balneário de Morro dos Conventos, é procurado especialmente para a prática de esportes náuticos. Nas suas margens fica localizado um camping com completa infra-estrutura para o turista.

Caverá Country Park

Caverá Coutry Park - Araranguá

Localizado entre as praias de Morro dos Conventos e Arroio do Sila, é o maior parque aquático do sul do estado. Possui hotel, pousada, tirolesa, piscinas ao ar livre, piscina térmica coberta, piscina com ondas, toboáguas, cascatas, rio de água corrente, chafarizes, bares e lancherias.

Leia também:

O que fazer no Balneário Arroio do Silva

O que fazer em Laguna

O que fazer em Imbituba

VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE. Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

1 COMENTÁRIO

  1. Linda Cidade. Minha futura morada.
    Tem um you tube que faz filmagens da cidade e agora vai fazer os bairros…o melhor de Drone de qualidade…é Adriano Mota….Vale a pena conferir. Não o conheço apenas fui pesquisar a cidade é vi os vídeos…agora estou empenhada em compartilhar…por que dou valor ao que é bom…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here