Governador Celso Ramos está localizado em uma península de terreno montanhoso formando várias enseadas, pontas, ilhas, costões e muitas praias de muita beleza.

Situado em uma área de proteção ambiental da baleia franca, tornou-se um ponto de referência também, para as mais de 37 espécies de golfinhos que vivem na Baía dos golfinhos.

Mirante Calheiro - Governador Celso Ramos
Mirante Calheiro – Governador Celso Ramos

O litoral do município apresenta recortes que formam belas enseadas abrigadas, que dividem a costa em 23 belas praias, próprias para navegação, mergulho, windsurfe, jet ski e surfe.

Canto dos Ganchos - Governador Celso Ramos
Canto dos Ganchos – Governador Celso Ramos

Algumas das praias tem boa infra-estrutura como a praia de Palmas, outras completamente desertas, como Ilhéus e Bananeiras.

Mirante da praia de Palmas - Governador Celso Ramos - SC
Mirante da praia de Palmas

Armação da Piedade – vila de pescadores, com 250 anos de história, foi sede do maior e mais importante núcleo baleeiro catarinense. O local era ponto de partida de escravos e arpoadores em busca de baleias.

Praia da Armação da Piedade - GovernadorCelso Ramos - SCCapela de Nossa Senhora da Piedade – A Capela, localizada no vilarejo de Armação da Piedade (1745), tem estilo colonial português, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e é tida como a primeira igreja edificada em Santa Catarina. Atualmente é núcleo de pescadores que conservam as tradições da pesca artesanal.

Capela da Armação da piedade - Governador Celso RamosO município possui a economia concentrada na pesca e no turismo, especializado na extração de moluscos, sendo também um dos maiores pólos produtores de marisco de cultivo do estado e uma grande industria pesqueira concentrada no município.

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, situada na ilha de mesmo nome, na barra norte do canal da ilha de Santa Catarina, é visitada diariamente, nos meses de verão pelo serviço de escunas que partem da praia de Canasvieiras, das proximidades da Ponte Hercílio Luz ou da Av. Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Também é possível fretar uma pequena embarcação a partir das dezenas de praias da região.

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim
Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

Foi construída por volta de 1740 para defender o Norte da Ilha de Santa Catarina em conjunto com as fortalezas de Santo Antonio, na Ilha de Ratones e São José na praia do Forte. Todo o sistema de defesa montado para defender a Baía Norte foi um grande fracasso, pois a distância entre os fortes era de 6 Km, enquanto o canhão de maior calibre tinha um alcance máximo de 2 Km.

Em 1979 a Universidade Federal de Santa Catarina iniciou a restauração da edificação. Hoje totalmente restaurada e mantida pela UFSC, a ilha e todas as suas edificações estão muito bem cuidadas, contando com estrutura para receber os turistas trazidos pelas escunas de passeio.

Fortaleza de Santa Cruz de AnhatomirimA visitação acontece todos os dias das 9 às 17 h. Três empresas fazem o roteiro que passa por Ratones e Anhatomirim, partindo do centro de Florianópolis. Na alta temporada há partidas também do trapiche da Praia de Canasvieiras.

Lista das praias de Governador Celso Ramos

Mapas de Gov. Celso Ramos
Praia Canto dos Ganchos
Praia de Calheiros
Praia de Ganchos do Meio
Praia de Ganchos de Fora
Praia de Fora
Praia de Palmas
Praia de Ilhéus
Praia do Sisal
Praia de Caravelas
Praia das Bananeiras
Praia das Cordas
Praia da Figueira
Praia da Armação da Piedade
Praia do Tinguá
Praia Fazenda da Armação
Praia da Costeira da Armação
Praia da Baía dos Golfinhos
Praia do Porto
Praia do Antenor
Praia do Antônio Correa
Praia Caieira

COMPARTILHAR
Jair Prandi

Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here