Estação da Luz

A estação da Luz foi aberta ao público em 1901, na época da expansão do café, em São Paulo. Suas instalações ocuparam 7.500 m² do Jardim da Luz e foi construída com estruturas, trazidas da Inglaterra, que copiam o Big Ben e a Abadia de Westminster.

Foi importante para o escoamento do café até a Segunda Guerra, depois, a estação passou a receber trens suburbanos. Hoje integra a rede de transportes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, com transferência gratuita para a Estação Luz do Metrô de São Paulo.

Estação ferroviária da Luz - São Paulo

É um dos mais importantes nós das linhas de trem e metrô, fazendo a ligação das linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô de São Paulo, através de uma ligação subterrânea. Possui plataforma central e plataformas laterais que atendem às linhas 7 e 11 (Expresso Leste) da CPTM, sendo, atualmente, o ponto inicial das duas.

Estação da Luz - São Paulo

A estação é a segunda mais movimentada da rede metro-ferroviária de São Paulo, com uma entrada de 147 mil passageiros por dia. A estação abriga ainda o Museu da Língua Portuguesa, uma instituição cultural ligada à Secretaria de Cultura.

Mapa da Estação da Luz – São Paulo


Leia também: O que fazer em São Paulo – 33 pontos turísticos da capital paulista

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here