Rua 25 de Março e Brás – São Paulo

A Rua 25 de Março e Brás, e seus entornos são intensos pontos de comércio de São Paulo, com produtos provenientes de todo o mundo.

Rua 25 de Março e Brás
  Por Jair Prandi
 

A Rua 25 de Março e Brás SP, e seus entornos são intensos pontos de comércio em São Paulo, com produtos com bons preços provenientes do mundo todo.

Localizada no centro da cidade de São Paulo, a Rua 25 de Março recebe cerca de 400 mil pessoas diariamente que vão em busca dos bons preços das 5 mil lojas cadastradas e os produtos mais comprados são artigos de armarinhos e aviamento.

O Brás é um bairro inteiro dedicado ao comércio de roupas, considerado o maior polo de confecção de roupas do Brasil. São 55 ruas comerciais e mais de 5000 lojas que funcionam como um centro de distribuição.

Rua 25 de Março - São Paulo
Rua 25 de Março

Rua 25 de Março, São Paulo

A rua 25 de Março se localiza no centro da cidade de São Paulo e é considerada o maior centro comercial da América Latina, e também um dos mais movimentados centros de compras de atacado e varejo da cidade.

Mas não é só uma rua como seu nome sugere, e sim, um conglomerado de lojas e galerias que vai desde o Mosteiro de São Bento até o Mercado municipal, onde se vende uma grande gama de produtos importados a baixo custo.

Rua 25 de Março vista do alto – Foto: Alexandre Possi

Um dos grandes entraves do comércio local é o alto número de barracas de camelôs que disputam espaço com as lojas comerciais, vendendo nas ruas.

Durante nossa visita, vivenciamos cenas curiosas de policiais chegando e causando uma correria de camelôs recolhendo seus produtos, logo em seguida, quando eles se foram, já estavam todos instalados novamente.

A confusão faz parte do ambiente e a pechincha é natural, já que a concorrência é grande, tanto por parte das lojas e até entre os consumidores, já que mais de 400 mil pessoas circulam diariamente pela bairro, e nas vésperas de datas especiais então, este número passa de 1 milhão.

Loja na Rua 25 de Março
Loja de fantasias na Rua 25 de Março

Cada loja da 25 de Março SP normalmente é especializada em um determinado tipo de produto, por isso é possível encontrar lojas que vendem só fantasias, bijuterias, eletrônicos, artigos para festas, e tu que você imaginar.

Muitas lojas também vendem somente no atacado, algumas não aceitam cartão, por isso, leve também dinheiro vivo, mas tome cuidado com a carteira, bolsas e celulares, já que pequenos podem ser comuns em meio a tanta confusão.

Rua 25 de Março

Como chegar na Rua 25 de Março

Através do metrô, é bem fácil chegar à rua 25 de março. A estação mais próxima é a de São Bento (Linha 1 Azul), a da Sé e da luz também ficam próximas. Confira as indicações no mapa abaixo:

Comprar na 25 de Março pela Internet

Hoje já existe a possibilidade de comprar de várias lojas da 25 de Março sem enfrentar a muvuca, mas, claro que também se diminui a possibilidade de negociação. Muitas grandes lojas locais passaram a disponibilizar sites de E-commerce. Confira algumas delas:
Arte 2000 – Bijuterias no atacado.
Bela Biju – Bijuterias no atacado.
Braswu – Utensílios domésticos em atacado e varejo.
Cabelo Show – Maquiagens, escovas, pranchinhas e outros produtos para salões.
Camisetas Magic – Camisetas.
CB acessórios – Capas de celulares, proteção tablets e outros acessórios do gênero.
Chapéus 25 – Chapéus para homens e mulheres.
Distribuidora São Marcus – brinquedos – Brinquedos no atacado.
Doural – Acessórios de decoração e utensílios domésticos.
Milla cabelos – Opções capilares desde cabelos orgânicos a fios de silicone.
Niazi Chohfi – Acessórios de cama, mesa e banho e tecidos em metro.
Rei do Armarinho – Produtos diversos como lãs, e acessórios em geral.
São Jorge – Roupas íntimas.
Sirius – Produtos báratros na linha das lojas 1,99.
Sonhos Decor – Móveis como cadeiras, espelhos, luminárias, porta joias, entre outros.
Tigaratami -Utensílios para o lar e eletro portáteis.

Reserve tours na capital e excursões saindo de São Paulo a destinos próximos

Horários da Rua 25 de Março SP

A maioria das lojas abrem das 08:00 às 18:00 (algumas abrem mais cedo, outras fecham mais cedo ou mais tarde). Cada uma tem seu horário próprio
Aos sábados, a maioria das lojas funcionam das 08:00 às 14:00. No período de 15 de setembro à 15 de dezembro as lojas podem fechar mais tarde devido à grande procura para as compras de Natal.

Domingos e feriados: O comércio da 25 de março não tem uma regra definida aos domingos e feriados. Algumas lojas abrem, outras não, mas sempre tem algumas abertas até as 14 h, principalmente próximo ao Mercado Municipal.

Nota: Nos feriados entre 15 de Setembro à 15 de Dezembro, quase todas as lojas da 25 de Março abrem (Período das vendas de Natal).

Para mais informações, consulte o Guia 25 de Março

Onde comer

Há várias opções de restaurantes na Rua 25 de Março e arredores, inclusive redes como McDonalds, Burguer King e Subway, além de outros restaurantes. Outra boa opções é o Mercado Municipal que fica bem próximo.

Onde se hospedar na Rua 25 de Março

Não há hotéis tão próximos a área de comércio. Se você vem de fora pára fazer compras na 25 de Março, fique hospedado nas redondezas. Há vários hotéis próximo ao Viaduto Santa Ifigênia, a 500 m de distância.

Confira abaixo algumas opções:

Compras no Brás São Paulo

Fundado em 1818, o bairro do Brás passou por muitas transformações e se consolidou como o maior polo de Comércio e Confecções de Moda do Brasil, onde milhares de lojistas e revendedores de moda de todo o país fazem suas compras diariamente.

Brás - São Paulo
Uma das ruas do Brás

Os números do Brás são impressionantes: 55 Ruas Comerciais, 5.000 lojas, 4.000 confeccionistas, 150.000 empregos diretos, 300.000 empregos indiretos, média diária de 300.000 pessoas, picos diários de 1 milhão de pessoas, 10 milhões de calças jeans produzidas por mês.

O Brás é um verdadeiro paraíso das roupas baratas. O perfil geral das empresas é a fabricação de confecções, com lojas de atacado e varejo e as lojas se caracterizam por funcionar como centro de distribuição para suas próprias indústrias de confecções.

Onde ficar no Brás

Se você vem de fora para comprar para sua loja, o ideal é ficar hospedado no bairro mesmo para comprar com calma. Confira abaixo algumas opções:

Dicas gerais sobre o Brás

  • Agende sua visita preferencialmente para sexta ou sábado, quando as lojas oferecem itens no varejo (nos outros dias da semana, só vendem no atacado).
  • As principais ruas de comércio do Brás ficam principalmente nas imediações do Largo da
  • Concórdia e Rua Oriente e também nas ruas Maria Marcolina, Rua Rubino de Oliveira, e Rua Maria Joaquina.
  • Restaurantes: As principais opções se encontram nas ruas, Casemiro de Abreu, Barão de Ladário, Conselheiro Belisário, Mendes Júnior, Rua Miller e Xavantes.
  • Leve dinheiro vivo, pois grande parte das lojas não aceitam cartão.

Como chegar no Brás SP

A melhor maneira de chegar é pela estação do Brás de trem ou de metrô (linha vermelha) que são unidas uma à outra. A estação de trem fica a apenas 200 m do Largo da Concórdia, local ideal para iniciar a maratona de compras. Ir de carro não é uma boa ideia, já que o trânsito da área é caótico e você terá de gastar com estacionamento.

São Paulo - Estação Brás
Estação Brás

Horários da Lojas do Brás

A maioria das lojas abrem das 08:00 às 18:00 (algumas abrem mais cedo, outras fecham mais cedo ou mais tarde). Cada uma tem seu horário próprio
Aos sábados, a maioria das lojas funcionam das 09:00 às 14:00. No período de 15 de setembro à 15 de dezembro as lojas podem fechar mais tarde devido à grande procura para as compras de Natal.

Domingos e feriados: O comércio no Brás não tem uma regra definida aos domingos e feriados. Algumas lojas abrem, outras não, mas sempre tem algumas abertas até as 14 h, principalmente próximo ao Mercado Municipal.
Nota: Nos feriados entre 15 de Setembro à 15 de Dezembro, quase todas as lojas do Brás de Março abrem (Período das vendas de Natal).

Feirinha da Madrugada
A Feirinha da Madrugada funciona de segunda a sábado das 3:00 h às 10:00 h. Hoje a feirinha não fica mais na rua, mas sim em vários estacionamentos e shoppings da região que abrem nesse horário. Em alguns shoppings esse horário é estendido até o fim do horário comercial.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

45 COMENTÁRIOS

  1. Por acaso tem algum número de telefone para entrarmos em contato com os vencedores do Brás??

    • Do metrô Brás, siga por dentro dela até a Estação de trem do Brás, o Largo da Concórdia fica a apenas 200 m dai!

  2. Bom dia .. vc sabe se nos dias 02 de novembro feriado na sexta feira e no dia 15 de novembro quinta feira … O bras e a 25 de março, as lojas estaram abertas? e horário de funcionamento destes lugares nestes dias e dia de sabado ?muito Obrigada

    • O comércio da 25 de março e no Brás, não tem uma regra definida aos domingos. Algumas lojas abrem, outras não, mas sempre tem uma ou outra aberta até as 14 h, principalmente próximo ao mercado municipal.

  3. Olá!

    Sou do Amazonas,nunca fui a são Paulo,porém tenho muita vontade de ir no Brás fazer compras,pode me dá algumas dicas,tipo c sabe que somos acostumado com o calor, então qual melhor época de eu ir sem sofre com frio etc.

    • Olá, Adriano!
      Do início de novembro até o início de abril é muito difícil fazer algum frio significativo em São Paulo!

  4. Olá! Sou de Recife vou a São Paulo para fazer compras pra uma loja (feminina) que vou abrir queria uma dica boa sua sobre hotéis bons perto do Brás e se você aconselha transitar de Uber ?

    • O comércio da 25 de março e no Brás, não tem uma regra definida aos domingos e feriados. Algumas lojas abrem, outras não, mas sempre tem algumas abertas até as 14 h, principalmente próximo ao Mercado Municipal.

    • A maioria das empresas, funcionam das 08:00 às 14:00 aos sábados. No período de 15/setembro à 15/dezembro as lojas podem fechar mais tarde devido ao grande número de consumidores para as compras de Natal.

  5. Gostaria de ir a são Paulo fazê compras pra minha loja de roupas e variedades queria saber se a 25 de março fica perto do Brás ?

  6. Olá boa noite, pretendo ir a São Paulo, e pretendo ir no Brás e na 25 de Março, pergunto qual o valor em média irei pagar com uber, me deslocando de um ponto à outro?

    • Olá, Magda! É bem fácil! Basta pegar o metrô na Estação Brás e descer na estação São Bento, que fica bem próxima à rua 25 de Março.

  7. Qual o lugar mais perigoso 25 de março ou Brás ?? E qual o melhor para comprar roupas infantis no atacado ? Quero ir pela primeira vez em São Paulo, mas não quero passar sufoco com os roubos rsrs

    • Olá, Raniely. Procure apenas não andar com dinheiro e objetos de valor à mostra, tipo no bolso de trás. Quanto à loja de roupas de bebê não sei informar, mas no Brás encontrará facilmente, basta se informar no local mesmo.

    • Existem lojas que só vendem no atacado outras vendem o atacado e varejo. Eu fiz compras por lá e não vi nenhuma loja que só venda no varejo em certos dias!#2022

  8. olá, boa noite.
    voçe pode indicar algum guia para compras no atacado de flores artificiais para decoração?

  9. Olá boa noite. Estou indo ao Brás e estou com receio de ficar hospedado no próprio Brás, pois acredito ser deserto durante a noite e pretendo sair para noite de SP. Onde você me indica ficar hospedado? Bairro próximo ao Brás que seja noturno.

  10. Gostaria de saber se tem lojas que fornece produtos eletrônicos no atacado e se alguém tem contato de alguma?

  11. Poderia me informar aonde você tirou esses dados estatisticos de quantidades de visitantes? Preciso para uma pesquisa de TCC. Grata!

    • Olá, Uyara! Faz um bom tempo que escrevemos este artigo e não lembramos a fonte exata dessa informação, mas há sites que já falam em 500 mil. tente procurar um fonte oficial, como da prefeitura de São Paulo.

  12. Boa tarde! Gostaria de ir conhecer o Brás e a 25, sabe me dizer se no mês de Março já encontro coleção Outono e Inverno? será minha 1º visita ao local e qual o melhor dia da semana para comprar para uso próprio. Sou do PR E QUERO MUITO CONHECER 🙂 Agradeço as dicas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here