Saiba o que fazer em Montevideo, a capital e maior cidade do Uruguai e também a sede administrativa do Mercosul, localizada na zona sul do país, às margens do rio da Prata.
Montevideo é a cidade latino-americana com a melhor qualidade de vida e se encontra entre as 30 mais seguras do mundo. Arborizada e tranquila, é ideal para caminhadas, especialmente na Rambla (avenida costeira) que margeia o Rio da Prata.
A população de Montevideo Uruguai é de aproximadamente 1 350 000 habitantes, porém, considerando-se sua área metropolitana, alcança cerca de 2 milhões de habitantes, aproximadamente a metade da população do país.
Apesar de não ter tantos prédios com arquitetura esplendorosa como Buenos Aires, Montevidéu é uma cidade bastante interessante para o turismo. A maior parte de seus pontos turísticos podem ser percorridos a pé.
Montevideo ou Montevidéu?
As duas escritas estão corretas, sendo que Montevideo é o nome escrito em espanhol e Montevidéu em português.
De onde surgiu o nome Montevideo?
- Há duas versões sobre a origem do nome.
A primeira é que Fernão de Magalhães, em 1520, ao descobrir a região, avistou um monte no horizonte e disse “Monte vi eu”, sendo depois registrado o nome como “Montevideo”. - A outra versão se refere à navegação pelo Rio da Prata de leste a oeste. Ao avistar o monte localizado na capital uruguaia deu-se o registro de “Monte VI de Este a Oeste”, que de forma abreviada se escreve “Monte VI-D-E-O”. (fonte: Wikipédia)
Turismo em Montevideo
Quando ir a Montevideo – Clima
Tanto Montevideo, como todo o Uruguai tem as estações bem definidas, mas as chuvas são imprevisíveis. No inverno faz um frio úmido, com temperatura média de 11ºC, e mínima de 5ºC. No verão a temperatura média é de 21ºC.
Porém, no verão se torna mais agradável visitar o país e é possível até aproveitar uma das praias de água doce do Rio da Prata. Do início de fevereiro até a metade de março rola o carnaval uruguaio, considerado o mais longo do mundo, com 40 dias de duração.
Onde fica Montevideo: Como chegar
A capital do Uruguai, Montevideo, fica no Sul do país, às margens do Rio da Prata, rio mais largo do mundo, que nesta área parece o mar.
A melhor forma de chegar a Montevidéu é de avião, porém para quem mora no Rio Grande do Sul, viajar de carro para o Uruguai é bastante comum. Inclusive, nós mesmos fizemos nossa viagem de carro para o Uruguai.
O Aeroporto Internacional de Carrasco serve Montevideo e praticamente todo o país, já que é pequeno. Fica a 20 km do centro da cidade e oferece uma estrutura moderna.
Táxi e Uber
Para ir do aeroporto ao centro há opções de táxi, Uber, transfer ou ônibus. As corridas de táxi são caras, custa em torno de R$ 150 até o centro, já o Uber sai pela metade do preço.
De barco
Quem quiser combinar um roteiro em Montevideo e aproveitar para visitar Buenos Aires também, há um serviço fluvial que conecta as duas cidades através do Rio da Prata.
Grandes catamarãs vão e vem do Uruguai a Buenos Aires em vários horários duas opções de trajeto:
- Direto de Montevidéu (200 km) ou de Colônia do Sacramento (50 km).
- Por Colônia é a opção mais barata, porém o trecho de 180 km de Montevidéu a Colônia é complementado com ônibus.
Três empresas fazem a travessia: Seacat, Colonia e Buquebus.
De carro
Se você mora no Rio Grande do Sul, pode montar um roteiro no Uruguai e ir com seu próprio carro. Caso for de avião aconselhamos a alugar um carro ainda no aeroporto para conhecer outros destinos, como Punta Del Este, Colônia, Cabo Polônio, entre outros.
Para quem tem como destino final a cidade de Punta del Este, a melhor ideia é ir num carro alugado no próprio aeroporto ou, como medida alternativa, ir em um ônibus da COT que sai de Carrasco.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Como circular na capital do Uruguai
Enquanto ficar somente na capital, Montevideo, não é tão necessário estar com um carro para circular por lá. Procure mesclar caminhadas com alguns trechos um pouco mais longos de táxi ou Uber.
Você pode caminhar pela área central e seguir da Praça Independência até o Mercado do Porto, onde se concentram boa parte dos atrativos da lista do que fazer em Montevideo.
Se a corrida de táxi do aeroporto é cara, dentro da cidade, nem tanto. Uma corrida do centro até a praia de Pocitos custa apenas em torno de R$20.
Se já estiver com seu carro ou com carro alugado poderá conhecer a cidade com mais tranquilidade. Não é difícil dirigir em Montevidéu e a carteira de habilitação brasileira é aceita normalmente no Uruguai.
Onde ficar em Montevideo
Há basicamente duas áreas para escolher onde se hospedar em Montevidéu, o centro e a orla. Confira!
Hotéis no centro
Na área central está a maior parte das atrações da lista do que fazer em Montevideo. De dia, é uma área movimentada, com bastante comércio e em geral os hotéis são mais baratos. Porém não é um local indicado para sair à noite já que tudo fica meio deserto.
A melhor área do centro fica nas proximidades da Praça Independência. Confira algumas opções bem avaliadas do centro:
- Radisson Victoria Plaza – Nota 8,6 – 5 estrelas – Em frente à praça Independência.
- Hotel Palácio – Nota: 8,9 – ótimo custo benefício a uma quadra da praça.
- Mais opções de hotéis no centro
Hotéis em Pocitos e Punta Carretas
A melhor localização para estar hospedado, tanto de dia como à noite é na orla do Rio da Prata, entre as praias de Pocitos e Punta Carretas. O único inconveniente é de estar afastado a 5 km das atrações turísticas do centro.
É a melhor área da orla, região bonita, de classe média alta, servida por de comércio, calçadão na beira do rio, restaurantes, e o melhor shopping da cidade, o Punta Carretas.
Os hotéis desta área são, em geral, mais novos também. Conheça alguns hotéis bem avaliados nesta área da orla:
- Hotel Hyatt Centric – Nota: 9,1 – 5 estrelas de frente para orla de Pocitos
- Hermitage Hotel – Nota: 8,5 – Ótimo custo benefício a uma quadra da orla de Pocitos
- Mercure punta Carretas – Nota: 8,8 – Ótimo custo benefício na orla de Punta Carretas
- Mais opções de hotéis em Pocitos e Punta Carretas
Onde comer
O local mais tradicional para comer uma Parrila em Montevideo é no Mercado del Puerto. Lá há vários pequenos restaurantes que preparam o tradicional churrasco uruguaio na grelha inclinada.
Além do mercado há restaurantes espalhados nos bairros de Punta Carretas e Pocitos. Os do centro, geralmente funcionam somente ao meio dia e não abrem à noite.
O que fazer em Montevideo: Pontos turísticos
Na lista do que fazer em Montevideo há construções antigas de grande interesse. Por ser uma capital relativamente pequena e estar próxima ao Brasil, o turismo em Montevidéu pode até ser feito em um “final de semana prolongado”. Dois dias inteiros já são o suficiente para conhecer a capital Uruguaia. Conheça as principais atrações:
Palácio Legislativo – Montevideo
Inaugurado em 25 de agosto de 1925, o edifício é mais imponente marco arquitetônico da cidade, rico em detalhes e história. Tem 27 cores diferentes de mármore que ornamenta tanto a parte externa como interna.
O palácio legislativo é a sede do parlamento uruguaio, aberto ao público através de visitas guiadas que acontecem de segunda a sexta, às 10:30h e às 15:00h.
Palácio Salvo
O Palácio Salvo é um imponente edifício, que Já foi o maior prédio da América do Sul, localizado em frente a Praça Independência, assim como o Teatro Solis. O Palácio Legislativo é a sede do congresso uruguaio, onde se pode fazer uma visita guiada em horários determinados.
Praça Independência – Montevideo
A Praça Independência é a praça central da cidade, com belos prédios antigos e monumentos. Saindo da praça, pode-se entrar na Cidade Velha por um Portal, que é o que sobrou de uma muralha, derrubada em 1829. A partir do Portal, seguindo pela rua Sarandi se chega a Catedral Metropolitana.
Teatro Solís
O Teatro Solís é um dos ícones arquitetônicos de Montevideo. Foi idealizado pelo arquiteto Carlos Zucchi e inaugurado em 1856 para atender a classe alta da sociedade da época.
Nos dias de hoje o teatro ainda oferece uma agenda variada de atrações culturais e os turistas podem conhecer seu interior através de visitas guiadas. Mais informações aqui!
Mercado do Porto de Montevideo
O Mercado do Porto oferece várias opções gastronômicas, além do autêntico churrasco uruguaio. A ramblas, como são conhecidos os calçadões ao longo da orla são outra atração a parte onde os uruguaios adoram tomar seu mate ao final da tarde.
Estádio Centenário
O Estádio Centenário de Montevideo foi construído para a primeira Copa do Mundo em 1930, vencida pelos anfitriões uruguaios, por isso faz parte da história e oferece visitas guiadas e um importante museu.
Fortaleza do Cerro de Montevideo
A Fortaleza do Cerro de Montevideo é uma bela opção de passeio, localizada do outro lado da baia de onde se tem uma bela vista de toda a cidade. No local existe um museu aberto à visitação.
Praias de Montevideo
Montevidéu possui muitas praias ao longo da sua famosa Rambla (orla da cidade), que vai desde o Bairro de Carrasco até o Centro de Montevidéu.
Além das praias de águas geladas as Ramblas (calçadão à beira rio), atrai turistas e moradores. São ideais para caminhadas, andar de bicicleta ou apenas sentar e admirar o belo visual.
São 20 km de praias na orla do rio da Prata e são separadas e nomeadas pelos nomes do bairros. As principais são: Praia Ramírez, Praia de Carrasco, Praia de Malvín, Praia de Pocitos, Praia de Punta Carretas, Praia Buceo e Punta Gorda.
Praia Pocitos
A é a praia de Pocitos é mais famosa praia de Montevidéu e que fica lotada no verão. É rodeada de prédios residenciais com areia fina e branca, a mais concorrida pelos turistas no verão. É o bairro residencial e comercial mais povoado de Montevidéu, com muito comércio, restaurantes e serviços, frequentada por turistas e moradores.
A noite as opções para o turista incluem alguns cassinos como o Radisson Victoria Plaza, restaurantes, e boates que se localizam principalmente na Av. Dr. Luis A De Herrera.
Seguro Viagem para o Uruguai – Vale a pena?
Assim como outros países da América do Sul, não é obrigatório contratar para entrar e circular no país, mas é extremamente recomendável. O problema é que os hospitais do país atendem gratuitamente somente cidadãos uruguaios. Em caso de qualquer tipo de emergência, você terá que pagar tudo por conta.
Sempre imaginamos que nossa viagem vai ser uma maravilha e nada vai acontecer. Porém um simples pequeno acidente ou até uma intoxicação alimentar pode fazer você gastar uma pequena fortuna em outro país. Recomendamos seguro viagem para qualquer viagem internacional, e sai muito mais barato do que você imagina.
Sempre pesquisamos os seguros no site da Seguros Promo que compara os preços de diversas seguradoras. Basta escolher o plano que melhor atenda suas necessidades.
Atenção! Aproveite nosso cupom de 5% de desconto e + 5% na compra por boleto. O seguro é bem em conta, custa em torno de R$ 10 por dia.
Não arrisque! Faça uma cotação aqui! Reserve aqui e tenha desconto!
Outras dicas do Uruguai
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Seu site é muito bom. Informação de qualidade. Parabéns. Estarei acompanhando novos conteúdos. Abraço e sucesso!
Gostei do seu site, eu estou planejando agora em abril de 2018, fazer uma viagem de carro, de onde moro Itanhaém litoral de São Paulo, até Buenos Aires, Fazendo paradas por algumas cidades do Rio Grande do Sul, do Uruguai e Argentina, tenho em torno de 40 dias para viagem. Poderia nos sugerir um roteiro interessante para visitar neste percurso?
Em 40 dias dá para fazer um roteiro bem completo!
Sugiro descer pela Serra da Graciosa, no Paraná, visitar a Ilha do Mel, depois descer pelo litoral de Santa Catarina conhecendo as principais praias. Faça um desvio pela Serra do Rio do Rastro, depois visite Torres e os cânions do Rio Grande do Sul, visite Canela e Gramado, passe por Porto Alegre, conheça Pelotas e Rio Grande e desça o Chui. Continue pelo litoral do Uruguai até Colonia e atravesse para Buenos Aires.
Na volta pode voltar pela Argentina até Foz do Iguaçu.
Vai conhecer muita coisa! Todos estes destinos estão aqui no blog, basta pesquisar.
Um abraço!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento sobre Montevidéu. Estou planejando ir em julho 23.
simplesmente o genio da viagem