Praia Barra da Lagoa – Florianópolis

O distrito de Barra da Lagoa é um importante núcleo pesqueiro da Ilha, com belos atrativos.

  Por Jair Prandi
 

A Praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis, é uma praia de contrastes, onde pescadores, surfistas e veranistas dividem o mesmo espaço.

A Barra da Lagoa é o canal que liga a Lagoa da Conceição, localizada na parte central da ilha ao mar, a leste da ilha. Os molhes separam o belo canal de águas esverdeadas da bela praia, com sua forma de meia lua.

A área do canal, que faz a ligação entre a lagoa e o mar, é um reduto de pescadores. É comum ver as lanchas de turistas dividindo espaço com modestos barcos de pescadores carregados de peixes.

Mas a praia oferece também ótimas condições para banhistas que procuram a praia, principalmente no verão. Há ótimas ondas também para quem está iniciando no surf, com isso, é bastante procurada por jovens que gostam deste esporte.

Para quem busca passar seus dias de férias para veraneio, a praia oferece uma boa estrutura, quase uma pequena cidade. Tem várias pousadas, restaurantes e opções gastronômicas nas proximidades da orla.

Barra da Lagoa - Florianópolis
Canal da Barra e ponte para pedestres

Como chegar á Praia Barra da Lagoa – Florianópolis

A praia Barra da lagoa fica no meio Leste da Ilha, a 20 km da Avenida Beira Mar, no centro de Florianópolis. O acesso é pela SC-406 que corta a ilha de Norte a Sul pelo lado Leste.
A partir do acesso na rodovia, andando um pouco mais de 1 km já se chega á praia. O que deixa um pouco a desejar são as ruas estreitas e a dificuldade de estacionamentos, próximo à praia.

Há sistema de transporte coletivo com ponto de ônibus na beira da praia. A linha de ônibus 360 Barra é uma opção, partindo do terminal Tilag – Lagoa Da Conceição.

O que fazer na Praia Barra da Lagoa

Praia Barra da Lagoa

Barra da Lagoa - FloripaA praia começa nos molhes da barra e acompanha a parte urbana da vila por uns 500 m. Depois se mistura com a deserta praia de Moçambique, que é a maior praia da ilha.

Na área urbana, próximo à barra o mar é mais calmo, indicado para banho de mar. A medida que vai se afastando para a esquerda o mar vai ficando mais forte e mais propício ao surfe.

Sua orla é bem servida de restaurantes, bares, que oferecem cadeiras e guarda sol e várias lojinhas.

Molhe da Barra da Lagoa

Molhe da Barra da Lagoa - FlorianópolisO molhe da barra possui 200 metros de extensão e é um belo lugar para curtir o final de tarde, entre o rio e o mar. Conta com alguns bancos para sentar e na ponta há um pequeno farol.

Ponte do Canal da Barra

Uma pequena ponte metálica dá acesso aos pedestres ao outro lado do canal. Por ela é possível chegar à prainha da Barra e às trilhas da ponta da Galheta.

Prainha da Barra da Lagoa

Prainha da Barra da LagoaEscondida no outro lado do rio, a Prainha da Barra é um lugar encantador. Fica atrás de um pequeno morro e o acesso é pela ponte e uma caminhada de 5 minutos.

A prainha tem apenas 100 metros de extensão e seus dois lados tem pedras que tornam o cenário ainda mais bonito. Seguindo a triulha a partir da Prainha se chega também às piscinas naturais da Barra da Lagoa.

Piscinas naturais da Barra da Lagoa

Piscinas naturais da Barra da Lagoa
Foto: André Italy

As piscinas naturais Barra da Lagoa são um pequeno paraíso escondido, ainda pouco conhecido pelos turistas. A trilha, que sai da Prainha tem 600 metros de extensão e leva até uma área, entre as pedras, onde, em dias de mar calmo, se formam as belas piscinas. Por haver pedras e ser profundas não são indicadas para crianças.

Projeto Tamar da Barra da Lagoa

Projeto Tamar Barra da LagoaO projeto Tamar é uma entidade que visa a preservação das tartarugas marinhas. A unidade da Barra da lagoa possui vários tanques com enormes exemplares do animal, além de um pequeno museu e áreas interativas. O ingresso custa R$20 (março de 2020).

Trilha da praia da Galheta

A partir da barra sai uma trilha que leva a mirantes com belíssimas vistas e tem como destino final a praia da Galheta. Da trilha se tem vistas panorâmicas da Barra da Lagoa, praia da Galheta e dos costões.

Onde ficar na Praia Barra da Lagoa – Florianópolis

Há um número expressivo de opções de hospedagem no bairro, a maioria, próximas ao mar. Por ser um destino de praia, as opções são bem variadas, pousadas, hostel, casas e apartamentos.

Confira algumas dicas:

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here