Viagem ao Peru – Lago Titicaca, Estrada de Abra Málaga e Puno é a segunda parte de nossa aventura pelo Peru de avião e carro em 8 dias.

Essa é a segunda parte, continuação do relato de nossa grande viagem ao Peru, confira também a primeira parte: Aventura no Peru – Machu Pichu – parte 1

4º dia – Estrada de Abra Málaga – De Cusco a Ayaviri

Havia programado subir pela estrada de Abra Málaga no primeiro dia, mas como estávamos cansados e com sono deixamos para o terceiro.

Estrada de Abra Malaga - Peru
Estrada de Abra Malaga

Subindo a estrada de Abra Málaga

Esta fantástica rodovia liga Ollamtaytambo a Quilabamba e passa pelo Passo Málaga, atingindo 4330 metros de altitude, com curvas fechadas, cabanas de pedras dos nativos, vistas dos nevados, presença constante de lhamas, alpacas e paisagens fantásticas.

As muitas lhamas na estrada de Abra Málaga - Peru
As muitas lhamas na estrada de Abra Málaga

No início sentimos os efeitos da altitude e das curvas, mas fomos chupando balas de coca e foi melhorando. Foram muitas paradas para fotos e após 43 km de subidas, chegamos ao ponto mais alto, a 4330 metros.

Parte mais alta da estrada de Abra Malaga - Peru
Parte mais alta da estrada (4330 m)

Voltamos até Ollamtaytambo e seguimos viagem rumo a Puno, passando por Urubamba, Pisac e próximos a San Salvador, nos deparamos com um congestionamento estranho, com filas de ônibus em cima do asfalto e filas de carros estacionados no outro lado. Vimos que alguns carros seguiam, mesmo na contramão e fomos seguindo, conforme possível, então vimos que se tratava da grande festa do Senhor de Huanca.

Seguindo viagem rumo a Puno

O santuário se localiza 1 km para cima em uma estrada própria, mas a festa invade a rodovia, onde comerciantes levam de tudo para vender e o tumulto é grande. Os carros e vans que vem à festa são todos enfeitados com fitas adornos em amarelo. Demoramos um pouco, mas conseguimos sair daquela confusão.

Em Huarcapay, saímos na Ruta 3S que leva diretamente a Puno e logo à frente, na cidade de Urcos, já que a rodovia passa na praça central, paramos lá para almoçar, onde comemos truta com batatas, prato muito comum, nos restaurantes peruanos.

Ruinas de Raqchi - Peru
Ruinas de Raqchi – Peru

Seguimos viagem e a paisagem aos poucos vai mudando. Nossa próxima parada foi nas Ruínas de Raqchi, ao lado da rodovia. O local conta com uma bonita igreja de pedra e sua praça, onde peruanas caracterizadas vendem seus artesanatos, onde se acesso às enormes ruínas de um templo e seu povoado inteiro de pedra.

Abra La Raya - Peru
Abra La Raya – 4338 m (ponto mais alto da estrada)

A próxima parada foi no ponto mais alto desta rodovia; Abra La Raya, que conta com um paradouro a 4338 metros de altitude, com vista para os picos nevados, onde as peruanas vendem seus artesanatos.
Chegamos à cidade de Ayaviri e decidimos passar a noite no local. Seguimos até a praça central e ficamos em um hotel, ao lado da bonita igreja matriz.

Havia muita movimentação na praça, achamos que era normal, por ser um sábado, mas a noite vimos que também se tratava de uma festa. Iniciou um desfile com pessoas fantasiadas, flautistas e uma banda.
Esta noite foi difícil, onde sentimos bastante a altitude durante a noite, já que a cidade está a 3910 metros de altitude. As duas primeiras noites passamos em Ollamtaytambo, a 2800 metros.

Distância percorrida no dia = 400 km
Distância acumulada na viagem = 500 km

Igreja da cidade de Ayaviri - Peru
Igreja da cidade de Ayaviri – Peru

5º dia – Ayaviri a Puno – Lago Titicaca – De Puno a Moquegua

Puno, nosso próximo destino estava a 140 km, mas sabia que tinha que passar pela tumultuada e grande cidade de Juliaca. Havía lido muitos relatos que diziam que o trânsito local era terrível, mas como era domingo achei que seria mais tranquilo. Ao chegar parecia que iríamos passar facilmente, começou com pistas duplicadas e largas, mas logo apareceu um trecho em obras, onde tinha que desviar pela contramão, então o tumulto começou. Para complicar havia uma grande feira e virou um caos. Em meio a feirantes e centenas de Tuk tuks, não sabia mais para onde ir. Fui seguindo por uma rua paralela no mesmo sentido da principal, até que consegui achar a saída.

Puno e Lago Titicaca - Peru
Mirante do Puma – Puno e Lago Titicaca – Peru

Chegando a Puno

Chegamos a Puno, próximos às 10:00 h da manhã e na entrada da cidade, na parte alta, subimos ao Mirante do Puma, de onde se tem uma panorâmica da cidade de Puno e do Lago Titicaca.
Descemos para a parte baixa, até o ancoradouro do Lago Titicaca e pegamos o primeiro barco que faz um percurso de 6 km até chegar às ilhas flutuantes dos Uros.

Ilhas flutuantes dos Uros - Lago Titicaca
Ilhas flutuantes dos Uros – Lago Titicaca

Visitando as ilhas flutuantes do Lago Titicaca

São cerca de 100 ilhas artificiais flutuantes, feitas com Totora, onde vivem cerca de 2000 pessoas. A Totora é um tipo de junco nativo da Baía de Puno, no Lago Titicaca, que em uma época do ano solta sua raiz, parecida com um xaxim e que flutua. Com isso, os Uros amarram diversos blocos desta raiz, formando suas ilhas, depois colocam uma grossa camada das palhas da Totora e com ela também fazem suas cabanas, artesanatos e até seus barcos.

IIlhas flutuantes dos Uros - Lago Titicaca - Peru
IIlhas flutuantes dos Uros – Lago Titicaca – Peru

Foi um dos passeios mais exóticos que já fiz. O barqueiro ancora em uma das ilhas e o responsável pela ilha dá toda uma explicação de tudo sobre as ilhas e de como vivem os Uros. Depois expõem seus artesanatos para venda enquanto ficamos à vontade para passear pela ilha. Após isso levam o grupo em seu barco de Totora e como era horário de almoço, nos deixaram em uma outra ilha, onde funcionam os restaurantes das ilhas, onde o prato principal, adivinhem…trutas, criadas e pescadas ali mesmo, no lago.

Ilhas flutuantes dos Uros - Lago Titicaca

Seguindo viagem rumo a Moquegua

Voltamos a Puno e seguimos viagem rumo a Moquegua, destino incluído no roteiro, somente para passar pelo deserto, próximos à costa do Peru. O ponto mais alto deste trecho foi em Abra Ojelaca, a 4592 metros. A vegetação foi ficando cada vez mais rala, até que sumiu totalmente até que só restou areia, mesclando partes planas com montanhas, em vários tons.

Estrada entre Puno e Moquegua
Montanhas e desrto na Estrada entre Puno e Moquegua

Próximos ao destino enfrentamos muitas curvas, em uma descida que não terminava nunca, já que enfrentamos um desnível de mais de 3000 metros. Chegamos já era noite e quase ficamos sem gasolina, pois neste trecho não havia “grifos”, como são chamados os postos de abastecimento no Peru. A gasolina no Peru possui dois tipos de octanagem; Gasolina 84 e 90, e é medida em galões, não em litros. Cada galão equivale a cerca de 3,8 litros.

Passamos a noite no Hotel Colonial de Moquegua, que fica ao lado do estádio de futebol, dá para assistir o jogo do segundo andar do hotel. Foi a noite mais bem dormida, talvez devido a altitude de 1410 metros, bem inferior às outras cidades.

Distância percorrida no dia = 380 km
Distância acumulada na viagem = 880 km

Continue acompanhando nossa aventura no Peru.
Aventura no Peru – Cânion Colca – parte 3
Estrada entre Cusco e Puno
Estrada entre Puno e Moquegua
O que fazer em Arequipa

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here