Florianópolis - Ribeirão da Ilha
Restaurante Ostradamus
  Por Jair Prandi
 

Visitar Ribeirão da Ilha é como voltar no tempo, em Florianópolis. O antigo reduto de pescadores vindos da ilha de Açores, continua numa calmaria, mas hoje o local destaca-se por seus restaurantes e no cultivo de ostras.

Ribeirão da Ilha é um distrito da cidade de Florianópolis, que ocupa a faixa Sudoeste do litoral da ilha, marcado por águas calmas. O distrito é hoje o maior produtor de ostras do Brasil. É também onde fica o Morro do Ribeirão, ponto mais alto da ilha, com 532 m de altitude.

É o segundo distrito mais antigo de Florianópolis, depois de Santo Antônio de Lisboa. No local há ainda um belo casario preservado de arquitetura açoriana, além de tradições e costumes, como das rendas de bilro e das canoas.

Centro Histórico de Ribeirão da Ilha - Florianópolis
Centro Histórico de Freguesia do Ribeirão

Distrito de Ribeirão da Ilha

A sede do distrito é a vila chamada de Freguesia do Ribeirão. Além dela há várias outras localidades, quase todas acompanhando a orla da baía Sul da ilha.
As outras vilas e localidades são: Alto Ribeirão, Barro Vermelho, Caiacangaçu, Caieira da Barra do Sul, Carianos, Costeira do Ribeirão, Praia de Naufragados, Praia da Tapera e Sertão do Peri.

O que fazer em Ribeirão da Ilha

Ribeirão da Ilha não é dos melhores lugares para aproveitar o mar em Florianópolis. As águas da baía Sul são paradas e não são das mais límpidas.

É um lugar que transmite paz e tranquilidade, ideal para descanso, contemplação e apreciar frutos do mar, especialmente as ostras ali mesmo produzidas.
Conheça os principais pontos turísticos de ribeirão da Ilha:

Centro histórico de Ribeirão da Ilha

Centro Histórico de Ribeirão da Ilha
Foto: Daniel Vianna/MTur

O centro histórico é um dos mais antigos núcleos de colonização açoriana no Brasil, fundado por volta do século XVIII. Lá há um conjunto arquitetônico preservado amparado por lei municipal de 1975.

A vila possui um belo cenário com casinhas geminadas (grudadas umas às outras) de arquitetura colonial portuguesa. O conjunto se localiza ao redor da Praça Hermínio Silva, onde fica localizada a Igreja de Nossa Senhora da Lapa e na Rodovia Baldicero Filomeno.

Igreja de Nossa Senhora da Lapa

Igreja de Nossa Senhora da Lapa A igreja de Nossa Senhora da Lapa é a Sé da Paróquia. Foi construída por escravos e inaugurada em 1806. É constituída de alvenaria de pedra, cal, e óleo de baleia, trazido da praia da Armação.

Praias de Ribeirão da Ilha

Praia Naufragados
Vista aérea da Praia Naufragados – Foto: ecoexperiencias.com.br

Como já dissemos as praias de Ribeirão não são as mais indicadas para banho de mar, com exceção de uma. É a praia dos Naufragados, localizada no extremo Sul da Ilha que também pertence ao distrito.

Para chegar até ela é preciso seguir de carro até Caieira, onde há estacionamento para deixar o carro e segue-se por uma trilha de 2 km. A praia é totalmente preservada e muito bonita.

Restaurantes de frutos do mar

Florianópolis - Ribeirão da Ilha
Restaurante Ostradamus

A baía protegida entre o município de Palhoça, no continente e o distrito de Ribeirão da Ilha oferece as melhores condições marítimas para o cultivo de ostras do Brasil.
Com isso, a vila se tornou uma região gastronômica. Há restaurantes de diversos estilos e padrões especializados em frutos do mar em geral.

O mais conhecido deles é o Ostradamus, que além da qualidade dos pratos, fica em um belo cenário em uma plataforma construída sobre o mar.

Como chegar a Ribeirão da Ilha

Ribeirão da Ilha - Florianópolis
Rodovia Baldicero Filomeno que vai costeando o mar

Vindo do continente, após a ponte, primeiro você deve seguir as indicações e passar pelo túnel em direção ao Sul da Ilha. Continue seguindo pela SC-405 que conecta 3 caminhos diferentes para Ribeirão. O melhor é seguir pelas primeiras placas indicativas que encontrar que é o caminho mais próximo.

Da ponte até a vila principal são cerca de 20 km, por estrada toda pavimentada. A Rodovia Baldicero Filomeno, que passa pela sede do distrito, segue ainda por mais 13,5 km até a vila Caieira.

Onde ficar no Ribeirão da Ilha

Para quem gosta de lugares assim para curtir uns dias de descanso com toda tranquilidade, há boas opções de pousadas. Confira algumas dicas:

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here