Santana do Livramento e Rivera são praticamente uma cidade só, uma brasileira e a outra uruguaia, divididas apenas por uma avenida e uma praça internacional.

Santana do Livramento se localiza no extremo sul do Rio Grande do Sul e do Brasil, e Rivera no extremo norte do Uruguai. O local é muito procurado para compras, pois é uma área de livre comércio.

Praça internacional de Santana do Livramento e Rivera
Praça internacional de Santana do Livramento e Rivera

Santana do Livramento e Rivera – Cidades irmãs

Até a Praça Internacional é compartilhada pelas duas cidades e há somente um marco para delimitar a fronteira. A avenida principal faz a fronteira. De um lado da rua está o Brasil e do outro o Uruguai.

Santana do Livramento, junto com Rivera, constitui uma curiosa conurbação binacional, chamada de Fronteira da Paz, com aproximadamente 190.000 habitantes, onde as línguas se misturam e o que se fala é o portunhol.

Rua que divide Santana do Livramento e Rivera
Rua que divide Santana do Livramento e Rivera

Comércio da fronteira entre Santana do Livramento e Rivera

No lado de Rivera, o que se destaca são as lojas destinadas ao free-shop, voltadas ao público brasileiro, principalmente gaúchos, tornando a cidade um destino popular para a compra de produtos importados em dólar.

Comércio de bebidas em Rivera
Comércio de bebidas em Rivera

O limite de compras que não precisa ser declarado em Rivera é de US$ 300 por pessoa. Compras acima desse valor devem ser declaradas na Receita Federal para o pagamento do imposto de importação.

Comércio de eletrônicos em Rivera
Comércio de eletrônicos em Rivera

Riveira tem como principal atividade econômica seus Free-shops, com a venda de produtos importados, vendidos em dólar, com destaque para perfumes, cosméticos, roupas e eletrônicos.

Chivitos - prato típico do Uruguai
Chivitos – prato típico do Uruguai

Além das compras, o local oferece boa gastronomia, com destaque para a Parrilla (churrasco dos Uruguaios) e o Chivitos (espécie de “X tudo” uruguaio), muitas opções de hospedagens e até um Cassino.

Shopping Sineriz - Rivera
Shopping Sineriz, em Rivera

Entre os maiores free-shops do centro e que possuem maior variedade de produtos, pode-se destacar: O Sineriz, o Duty Free Americas, Neutral, Barão, Zebra e Mantra.

Leia também:
Roteiro de viagem pelo Uruguai
Roteiro de viagem de 8000 km por Argentina e Chile

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here