Paulo Afonso é uma cidade do extremo norte da Bahia, localizada em pleno semiárido nordestino, na divisa com Alagoas.
Cortada pelo Rio São Francisco, e pela Hidrelétrica de Paulo Afonso oferece vários atrativos naturais, com destaque para o cânion do Rio São Francisco.
A reserva ecológica do Raso da Catarina, a Serra do Umbuzeiro e o Cânion do São Francisco, são locais propícios para os esportes de aventura.
O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso oferece visitação e belas paisagens. Apesar de estar em pleno sertão, Paulo Afonso tem sua prainha, no lago formado pela represa.
A cidade teve sua estrutura planejada desde sua criação com a construção da usina. O centro fica dentro de uma ilha artificial que foi construída com a implantação do canal da usina.
Paulo Afonso – Bahia
- Quando ir a Paulo Afonso – Bahia
- Onde fica Paulo Afonso: como chegar
- Onde se hospedar em Paulo Afonso BA
- O que fazer em Paulo Afonso: pontos turísticos

Quando ir a Paulo Afonso – Bahia
O clima de Paulo Afonso é semiárido, e chove pouco o ano todo. A temperatura varia de 18°C a 37°C e raramente é inferior a 17°C ou superior a 39°C.
Os meses mais secos vão de julho a dezembro, enquanto nos demais chove um pouco mais, mas ainda assim em pouca quantidade. Com isso, considere visitar Paulo Afonso em qualquer época do ano.

Como chegar a Paulo Afonso – BA
A cidade de Paulo Afonso fica no extremo norte do estado da Bahia, na divisa com o estado de Alagoas, em pleno serão nordestino.
O aeroporto da cidade não oferece voos em aeronaves comercias de grande porte no momento. Os aeroportos mais próximos são o de Aracaju (292 km) e Maceió (328 km). O aeroporto da capital, Salvador fica a 454 km, bem mais distante.
O ideal é chegar por um destes aeroportos, alugar um carro e traçar um roteiro. Um destino que não pode ficar de fora desse roteiro pelo sertão é também o Cânion do Xingó em Canindé de São Francisco.
Faça sua busca com a DISCOVER CARS e com a RENT CARS!
Compare os preços de várias locadoras simultaneamente com os 2 melhores buscadores do mercado! Encontre o melhor preço e reserve com antecedência!
Onde ficar em Paulo Afonso

A melhor localização para se hospedar em Paulo Afonso é no centro da cidade. Lá há uma boa oferta de hotéis e pousadas e uma farta oferta de bares, cafés e restaurantes.
As avenidas Getúlio Vargas, Apolônio Sales e rua Otaviano Leandro de Moraes estão entre as principais vias da cidade.
Confira algumas dicas de boas opções de hotéis em Paulo Afonso:
- San Marino Hotel – Nota: 8,6
- Pousada Ilha Bela – Nota: 8,2
- Hotel Portal da Ilha – Nota: 8,6
- Veja mais opções de hotéis e pousadas na cidade
O que fazer em Paulo Afonso: Pontos turísticos
Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso

O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso pode ser visitado através de um passeio com carro próprio, com acompanhamento de um guia.
A visita ao complexo só pode ser feita com o acompanhamento de guias locais que são contratados no Centro de informações turísticas da cidade. A visita inclui; Lagos, quedas d’água, cânions, vegetação nativa, pontes, túneis e toda a estrutura da usina.
- O valor é de R$180,00 por carro – de 1 a 5 pessoas (ref. 2025).
- Para veículos com mais passageiros há valores diferenciados, consulta pelo telefone: (75) 99196-6075.

O complexo de usinas da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), contém quatro grandes usinas PA I, PA II, PA III e PA IV. A construção das usinas de Paulo Afonso se iniciaram no ano de 1949 e só acabaram 50 anos depois.
A Usina PA.IV possui uma das maiores cavernas do mundo, com 210 metros de extensão, 24 de largura e 55 de altura, onde estão instaladas suas turbinas, e a visita está incluída no passeio.
Cachoeira de Paulo Afonso

A Cachoeira de Paulo Afonso é formada por diversas quedas d’água que se espalham pelas rochas recortadas em plataformas assemelhando-se a imensos degraus, somando 80 metros.
No local chove muito pouco, por isso na maior parte do ano o volume de água é baixo. Os grandes volumes d’água só acontecem quando chove bastante nas nascentes que ficam muito distantes do local.
Escolha aqui o seu hotel na cidade
Ponte Dom Pedro II

Atualmente não é possível o uso da ponte para estes esportes radicais sem autorização prévia do DNIT.
Igreja de São Francisco de Assis

Foi a primeira igreja construída junto com o início das obras da usina, em 1949. Situada sobre uma pequena colina, conta com estrutura feita com as pedras da região.
A nave tem 90 m² e sua bancada de madeira comporta 60 pessoas. A torre lateral esquerda com sino de bronze a 9 metros de altura. Na parede de fundo, imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, impressa em alto relevo.
Casa de Maria Bonita

A casa está situada no Povoado de Malhada da Caiçara, zona rural do município, há 38 km do centro de Paulo Afonso. Lá funciona o “Museu Casa de Maria Bonita”.
Raso da Catarina

Algumas famílias dos índios Pankararés ainda moram no local, na região chamada Baixa do Chico, que apresenta belas formações rochosas.
Os passeios ao local são feitos sempre com a presença de guias e precisam ser agendados com antecedência para atender a normas do Ibama e da Funai.
Escolha aqui o seu hotel na cidade
Serra do Umbuzeiro

O passeio envolve contato com a vegetação da caatinga do semiárido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres.
O alto da serra tem 536 metros de onde se tem uma visão panorâmica do município de Paulo Afonso.
A serra fica no Povoado Riacho, distante 20 quilômetros do cento de Paulo Afonso, pela BR-110.
Passeio de Catamarã pelo cânion do Rio São Francisco

O cânion do Rio São Francisco é formado por um vale profundo, com 65 km de extensão que começa em Paulo Afonso e vai até a Barragem de Xingo.
O passeio percorre 17 km da parte mais profunda do cânion com paredões de granito que chegam a 110 metros de altura e passa por baixo da Ponte Metálica.
Leia também:











O CÂNION DO SÃO FRANCISCO
O São Francisco é sagrado,
produzindo muita riqueza,
fornecendo água e energia,
além de peixe e muita beleza.
O Velho Chico nos encanta
com cachoeiras e muita praia,
proporcionando muito lazer
pelo Sertão sem fugir da raia.
O Cânion do São Francisco
é o nosso Colorado Brasileiro,
com mais beleza e exuberância,
que serviu de lar pra cangaceiro.
A água com toda a sua força
fez o cânion, serrando a serra,
esculpindo tamanha beleza
ao encerrar a missão na terra.
É de uma beleza estonteante
ver as águas cor de esmeralda
contrastando com a Caatinga
e paredões de cor alaranjada.
Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia
Alguém pode dar informações sobre o passeio de lancha pelos Cânions saindo de Paulo Afonso?