Paulo Afonso é uma cidade do extremo norte da Bahia, localizada em pleno semiárido nordestino, cortada pelo Rio São Francisco, que oferece vários atrativos naturais, com destaque para o cânion do Rio São Francisco.

A reserva ecológica do Raso da Catarina, a Serra do Umbuzeiro e o Cânion do São Francisco, são locais propícios para os esportes de aventura, enquanto o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso oferece uma visita completa no local.

Mirante na usina de Paulo Afonso
Mirante na usina de Paulo Afonso

Apesar de estar em pleno sertão, Paulo Afonso tem sua prainha, no lago formado pela represa.
A cidade teve sua estrutura planejada desde sua criação com a construção da Usina de Paulo Afonso. O centro fica dentro de uma ilha artificial que foi construída com a implantação do canal da usina.

Drenagem do complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso
Drenagem do complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso

Pontos turísticos de Paulo Afonso

Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso

O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso pode ser visitado através de um passeio com carro próprio, com acompanhamento de um guia. Os guias são contratados no Centro de informações turísticas da cidade. A visita inclui; Lagos, quedas dágua, cânions, vegetação nativa, pontes, túneis e toda estrutura da usina.

Vista aérea do complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso
Vista aérea do complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso

O complexo de usinas da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), contém quatro grandes usinas PA I, PA II, PA III e PA IV.

Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso
Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso

A construção das usinas de Paulo Afonso se iniciaram no ano de 1949 e só acabaram 50 anos depois.
A Usina PA.IV possui uma das maiores cavernas do mundo, com 210 metros de extensão, 24 de largura e 55 de altura, onde estão instaladas suas turbinas, visita incluída no passeio.

Túnel que leva ao mirante das turbinas da usina de Paulo Afonso
Túnel que leva ao mirante das turbinas da usina de Paulo Afonso

Cachoeira de Paulo Afonso

A Cachoeira de Paulo Afonso é formada por diversas quedas d’água que se espalham pelas rochas recortadas em plataformas assemelhando-se a imensos degraus, somando 80 metros.

No local chove muito pouco, por isso na maior parte do ano o volume de água é baixo. Os grandes volumes d’água só acontecem quando chove bastante nas nascentes que ficam muito distantes do local.

Cachoeira de Paulo AfonsoCasa de Maria Bonita

A casa onde nasceu Maria Gomes de Oliveira, a cangaceira Maria Bonita, a rainha do cangaço, mulher do famoso Lampião. A casa está situada no Povoado de Malhada da Caiçara, zona rural do município, há 38 km do centro de Paulo Afonso. Lá funciona o “Museu Casa de Maria Bonita”.

Museu Casa de Maria Bonita - Paulo Afonso

Igreja de São Francisco de Assis

Primeira igreja construída junto com o início das obras da usina, em 1949 sobre pequena colina, com estrutura feita com as pedras da região. A nave tem 90 metros quadrados e sua bancada de madeira comporta 60 pessoas. A torre lateral esquerda com sino de bronze a 9 metros de altura. Na parede de fundo, imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, impressa em alto relevo.

Igreja de São Francisco de Assis - Paulo Afonso

Raso da Catarina

A reserva ecológica do Raso da Catarina é dividida entre reserva biológica e indígena, com extensão de 6.400 km², com vegetação típica de caatinga e clima semiárido com temperaturas que chegam aos 40°C.
Algumas famílias dos índios pankararés ainda moram no local, na região chamada Baixa do Chico, que apresenta belas formações rochosas.
Os passeios ao local são feitos sempre com a presença de guia e precisam ser agendados com antecedência para atender a normas do Ibama e da Funai.

Raso da Catarina - Paulo Afonso

Serra do Umbuzeiro

A Serra do Umbuzeiro é um local propício para uma caminhada até seu ponto mais alto, chamado de Cruzeiro.
O passeio envolve contato com a vegetação da caatinga do semiárido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres.

O alto da serra tem 536 metros de onde se tem uma visão panorâmica do município de Paulo Afonso.
A serra fica no Povoado Riacho, distante 20 quilômetros do cento de Paulo Afonso, pela BR-110.

Serra do Umbuzeiro - Paulo Afonso

Ponte Dom Pedro II

A Ponte Dom Pedro II é uma famosa ponte metálica que liga os Estados da Bahia e Alagoas na BR-110, construída na década de 50, encravada no canyon do Velho Chico. É nela que os atletas liberam sua adrenalina em saltos de bungee jump, base jump e rapel.
Atualmente não é possível o uso da ponte para estes esportes radicais sem autorização prévia do DNIT.

Ponte Do Ped - Paulo Afonso

Passeio de Catamarã pelo cânion do Rio São Francisco

O Catamarã leva os visitantes pelas belas paisagens do cânion do Rio São Francisco em um percurso de aproximadamente 3 horas de duração sendo 1 hora para banho.

Passeio de Catamarã pelo cânion do Rio São FranciscoO cânion do Rio São Francisco é formado por um vale profundo, com 65 km de extensão que começa em Paulo Afonso e vai até a Barragem de Xingo. O passeio percorre 17 km da parte mais profunda do cânion com paredões de granito que chegam a 110 metros de altura e passa por baixo da Ponte Metálica.

Leia também:
Relato da viagem a Maceió, Recife, Paulo Afonso e Cânion do Xingó
Excursão ao Cânion do Xingó

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here