Famosa pela Oktoberfest e pela cultura alemã, Blumenau pode ser considerada como um pedaço da Alemanha localizado no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Blumenau herdou os costumes dos imigrantes alemães, tanto na arquitetura em estilo enxaimel, como na culinária, que tem o marreco recheado como prato típico, além da forte paixão pela cerveja escancarada na Oktoberfest, segunda maior festa da cerveja do mundo.

Blumenau apresenta belos cenários com construções típicas, com destaque para tradicional XV de Novembro, a bela orla do Rio Itajaí e suas pontes de ferro.
As construções que chamam mais a atenção são: o prédio da prefeitura, o Teatro Carlos Gomes, a Catedral, o Castelinho do Turismo, a Fundação Cultural Blumenau e o Museu da Cerveja.

Vista do centro de Blumenau
Vista do centro de Blumenau

Quando ir a Blumenau – SC

Blumenau pode ser visitado durante todo o ano. Em média, os verões (dezembro a março) são mais chuvosos e quentes. Já, os invernos (junho a agosto) tem temperaturas mais amenas e menor incidência de chuva.

A cidade é considerada a capital brasileira da cerveja. Em outubro, acontece a famosa Oktoberfest (festa da cerveja), que dura 19 dias. Em janeiro, acontece a Sommerfest, (Oktoberfest de Verão), nas quintas e sextas. Já em março, é o Festival da Cerveja, que acontece na cidade.

Como chegar a Blumenau – Santa Catarina

Blumenau fica no estado de Santa Catarina, a 65 km do Balneário Camboriú. Não há aeroporto na cidade, sendo que o mais próximo, fica em Navegantes, a 55 km de distância. Outros aeroporto um pouco mais distante é o de Florianópolis, a 150 km.

Para ir do aeroporto de Navegantes a Blumenau há um serviço de ônibus chamado de transporte executivo. O custo é de cerca de R$ 50. Se for montar um roteiro, recomendamos alugar um carro para conhecer as belas praias catarinenses.

Alugue um carro para sua viagem à Santa Catarina
Reserve um carro com antecedência com a RentalCars, o maior comparador de aluguéis de carro do mundo, com os melhores preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar em Blumenau – Hotéis e pousadas

A melhor localização para se hospedar em Blumenau é no centro. Prefira ficar entre o Parque Vila Germânica e a Rua XV de Novembro. Assim você conseguirá conhecer a maioria das atrações caminhando.

O problema é se você quiser ir durante a Oktoberfest. Nesta época os hotéis ficam lotados e com preços mais salgados. Se for durante a festa procure reservar com bastante antecedência ou fique em uma cidade vizinha.

Confira abaixo alguns hotéis bem avaliados no centro de Blumenau:

Hotel Slaveiro Blumenau – Nota: 9,2

Hotel Glória Blumenau – Nota: 9,2

Pousada XV – Nota: 8,7

Hotel Himmelblau Palace – Nota: 8,7

Lista com dezenas de opções de hospedagem na cidade

O que fazer em Blumenau – Pontos turísticos

Rua XV de Novembro

Rua XV de Novembro - Blumenau

Rua mais tradicional de Blumenau, concentra boa parte das construções históricas da cidade, com estilo enxaimel, como a Prefeitura Municipal, o Castelinho do Turismo e a catedral. Para conhecer basta dar uma caminhada.

Vila Germânica

Vila Germânica - Blumenau

Considerado o maior centro de eventos de Santa Catarina, foi criado para abrigar feiras e grandes eventos, como a Oktoberfest, a FestItália, a Texfair, a Febratex, entre outros.
No local há uma bela vila com construções enxaimel.
No local há algumas lojas abertas todos os dias das 9h30 às 19h.
A entrada é gratuita quando não há eventos no local.

Prefeitura Municipal de Blumenau

Prefeitura Municipal de Blumenau

O prédio da prefeitura é todo caracterizado em estilo enxaimel, por isso se tornou ponto turístico. Em frente há uma praça onde está o relógio das flores e a primeira locomotiva da cidade.

Castelinho da Moelmann

Construído em 1978, o prédio é uma réplica da prefeitura da cidade de Michelstadt, localizada no sul da Alemanha.

Ponte Aldo Pereira de Andrade

Ponte Aldo Pereira de Andrade - Blumenau

Conhecida como Ponte de Ferro, foi inaugurada em 1931, como ponte ferroviária. Sua extensão é de 315 metros e sua altura é de 18 metros, recebendo agora o tráfego de veículos, ligando o Centro ao bairro Ponta Aguda.

Ponte dos Arcos

Ponte dos Arcos - Blumenau

Localizada na entrada da cidade, próximo à empresa Sulfabril, a ponte tem três arcos de 41,65 metros cada, e 160 metros de comprimento. Foi inaugurada em 1951 e hoje é um dos cartões postais da cidade.

Teatro Carlos Gomes

Teatro Carlos Gomes - Blumenau

Esta bela construção é um dos poucos teatros no Brasil que possui um palco giratório. As atividades realizadas no local estão relacionadas à Escola de Música, Orquestra de Câmara, Escola de Ballet, Escola de Teatro e a outros eventos e festivais.
Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, e das 14h às 18h, com entrada gratuita.

Catedral São Paulo Apóstolo

Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau

Conhecida como Igreja Matriz ou simplesmente catedral, possui uma imponente torre de 45 metros de altura, com três sinos eletrônicos. Foi construída em 1958 com pedras de granito vermelho e com vitrais que produzem em seu interior belos efeitos de iluminação e coloração.

Roteiro Arquitetônico Vila Itoupava

Vila Itoupava - BlumenauO distrito de Vila Itoupava, localizado a 25 km do centro é um típico recanto alemão onde os moradores ainda preservam os costumes e tradições, inclusive o idioma. As casas preservam o estilo enxaimel e em algumas se servem comidas e bebidas típicas.

Turismo ecológico em Blumenau

Morro do Parque Ecológico Spitzkopf
Morro do Parque Ecológico Spitzkopf – Blumenau

Chamado de Roteiro de Natureza Fritz Müller, este roteiro inclui 9 atrações e 13 trilhas, com destaque para o Museu de Ecologia Fritz Müller, o Museu da Água, e os parques ecológicos como o Parque Municipal São Francisco de Assis, o Parque das Nascentes, a Nova Rússia e o Parque Ecológico Spitzkopf.

Blumenau Oktoberfest

Desfile da Oktoberfest
Desfile da Oktoberfest – Blumenau

A segunda maior festa da cerveja do mundo acontece em Blumenau no mês de outubro, no Parque Vila Germânica e Duda 17 dias. São 3 pavilhões onde as bandas típicas animam a festa regada por muito chope gelado e pratos da culinária alemã.

Durante o dia acontecem os desfiles tradicionais na rua XV de Novembro, com carros alegóricos, fanfarras e distribuição de cerveja de graça.

Estas foram algumas dicas do que fazer em Blumenau. há muitos lugares interessantes na região. Confira também o post da Michela do blog Mapa na Mão, do que fazer em Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil.

Leia também:

O que fazer em Balneário Camboriú

O que fazer em Barra Velha

Beto Carrero World – Maior parque temático da América Latina

O que fazer em Itajaí

VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE. Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here