Campos do Jordão, conhecida como a Suíça Brasileira, é uma famosa estação climática do estado de São Paulo localizada na Serra da Mantiqueira. Na cidade também se destaca a arquitetura de suas construções.

É a cidade mais alta do Brasil atingindo 1 628 metros acima do nível do mar, chegando a mais de 2 000 metros em seus arredores. É bastante visitada por turistas de todo o Brasil que sobem a serra para curtir o clima de inverno.
Oferta de hotéis e pousadas na cidade e região

Portal de Campos do Jordão
Portal de Campos do Jordão

O que fazer em Campos do Jordão – Principais pontos turísticos

Vila Capivari

Vila Capivari – Campos do JordãoVila Capivari é o Centro Turístico de Campos do Jordão. Um grupo de prédios construídos com arquitetura europeia onde se encontra restaurantes, cafés, lojas, artesanatos e souvenirs.
O local é ponto de encontro na noite da cidade, nas datas mais movimentadas acontecem shows e apresentações culturais na Praça São Benedito.
No local também está o Parque da Estrada de Ferro, ideal para caminhadas e o ponto de partida do Teleférico que liga Vila Capivari ao Morro do Elefante.

Morro do Elefante e Teleférico

Vista do Morro do Elefante – Campos do JordãoEsta montanha próxima ao centro da cidade que tem o formato que lembra um elefante é um dos pontos turísticos mais visitados de Campos do Jordão devido ao fácil acesso através do teleférico.
O cume do Morro do Elefante tem 1.800 metros de altitude e oferece uma fantástica vista panorâmica da cidade.
O acesso ao morro pode ser feito de duas formas: Por estrada ou pelo teleférico.

Portal de Campos do Jordão

Portal de Campos do Jordão

Construído em estilo alpino, o portal é o cartão de boas vindas da cidade, um dos locais mais fotografados, onde se obtém informações turísticas de Campos do Jordão.

 

Parque Amantikir

Parque Amantikir – Campos do JordãoO Parque Amantikir é um espaço com belos jardins com 680 espécies de plantas de diferentes partes do mundo, onde se reúnem a arte da jardinagem com uma rica programação cultural.
O projeto fica numa região privilegiada pela natureza, com uma bela vista da serra. Além disso, o local oferece eventos culturais, exposições e aulas de artes.

Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro

Museu Felícia Leirner - Campos do JordãoO Auditório Cláudio Santoro é a Sede do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, com rica programação cultural o ano todo, recebendo inúmeros espetáculos de teatro, música e dança.
O Auditório tem capacidade para 862 pessoas, sendo 48 nos camarotes.
Nos seus jardins funciona o Museu Felícia Leirner (museu ao ar livre) com mais de 100 obras da artista polonesa, esculpidas em bronze e cimento branco.
Horário de Funcionamento
Terça a Domingo das 10:00 às 18:00 horas.

Aventura no Rancho

Aventura no Rancho – Campos do JordãoAventura no Rancho é um espaço que proporciona integração com a natureza e muita diversão. Oferece práticas de esporte de aventura como: Caminhadas, passeios de bicicleta e a cavalo pelas trilhas e montanhas.
Para os mais aventureiros, há uma tirolesa de 800 metros, arvorismo e paintball, tudo com equipamentos de segurança. No local também há um restaurante com almoço, lanches e bebidas.
Entrada Franca. Consultar preços das atividades.

Passeio de trem até Santo Antônio do Pinhal

Passeio de trem Santo Antônio do PinhalEste passeio parte de Campos do Jordão a cidade vizinha de Santo Antônio do Pinhal, através da Serra da Mantiqueira. Este passeio passa pelo Vale do Lageado, onde está o ponto mais alto das ferrovias do Brasil.
O passeio é feito em um vagão único e quando chega ao seu destino, o vagão é rotacionado em um equipamento chamado “Rotunda” para fazer o caminho de volta.

Passeio urbano de bondinho

Este passeio é feito com um bondinho urbano (conhecido como camarão), e segue pelas principais vilas da cidade: Capivari, Jaguaribe e Abernéssia, num percurso de 4 quilômetros.
OBS: Passeios realizados somente sob agendamento.

Centro de Lazer Tarundú

Centro de lazer Tarundú – Campos do JordãoO Centro de Lazer Hípica Tarundú oferece uma área de lazer com 500.000 m² junto à natureza, próximo a poucos quilômetros do centro da cidade.
Dentre as opções de lazer estão: Passeios a cavalo, Arvorismo, Arco e Flecha, Bike Looping, Bunggy Tranpolim, Mini Golf, Mini Buggy, Orbit Ball, Paint Ball, Patinação no Gelo, Passeios em Trilhas e Thunder.
No local há pousada e restaurante.
Horário de Funcionamento: Das 9:00 às 17:00 horas

Cervejaria Baden Baden

Cervejaria Baden Baden - Campos do JordãoBaden Baden fabricou a primeira cerveja gastronômica do Brasil.
Através de um passeio pela fábrica é possível acompanhar os processos de produção artesanal da cerveja e aprender mais sobre sua composição.
São produzidos no local cinco tipos de chope e oito variedades de cerveja.
Horário de Funcionamento
Aberto diariamente das 10:00 às 17:00 horas.

Chocolate Araucária

Chocolate Araucária – Campos do JordãoVisita a fábrica do Chocolate Araucária onde os visitantes podem ver como são feitos estes tradicionais chocolates. Na loja há diversas opções de degustação dos chocolates, além de tortas doces ou salgadas, cafés, bolos entre outras delícias.
Entrada franca
Horário: Das 10:00 às 18:00 horas

Ecoparque Pesca na Montanha

Ecoparque Pesca na Montanha – Campos do JordãoO Ecoparque Pesca na Montanha tem uma grande área com rios, lagos, onde se realiza a pesca da truta. Fica no alto da Serra da Mantiqueira, entre as cidades de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí.
No local há guias e monitores para a prática de esportes radicais com segurança. Veja a lista de atividades praticadas no parque:
Arco e flecha, passeios à cavalo, playgroud para as crianças, cama elástica, aluguel de bicicletas, passeios as cachoeiras, caminhadas monitoradas, arborismo, tirolesa, muro de escaladas, ateliers de arte, pesca de lazer e esportiva.
Horário de Funcionamento
De sexta à domingo a partir das 9 horas.

Complexo Pedra do Baú

Complexo Pedra do Baú - Campos do JordãoA Pedra do Baú é uma enorme formação rochosa com altitude de 1.950 metros localizada no município de São Bento do Sapucaí, mas o melhor acesso se dá por Campos do Jordão.
O complexo é formado por três rochas: a Pedra do Baú (1.950 m); O Bauzinho (1.760 m); e a Ana Chata (1.670 m). É possível chegar de carro ao Bauzinho e ter uma ótima vista da Pedra do Baú.

Para subir ao topo da pedra maior, há uma trilha que demora em média 1,5 horas de caminhada até as escadas de ferro cravadas nas pedras que levam ao cume.

Como chegar: Passar a ponte próxima ao Estádio Municipal, seguir pela rua à esquerda, conhecida como Estrada da Campista onde há placas que indicam o caminho que leva até a Pedra do Baú.

Ducha de Prata

Ducha de Prata - Campos do JordãoRiacho canalizado pelo represamento do Ribeirão das Perdizes com várias duchas artificiais que caem em plataformas de madeira onde os visitantes podem tomar banhos frios.
Este tradicional ponto turístico está localizado no bairro de Vila Inglesa, na estrada para a Vila Capivari.
Entrada franca

Gruta dos Crioulos

Gruta dos Crioulos - Campos do JordãoA Gruta dos Crioulos é uma enorme pedra chata e côncava com 30 m de diâmetro e 20 m de profundidade, podendo abrigar inúmeras pessoas em seu interior.
Entrada franca, acesso pela Estrada da Campista a aproximadamente 9 Km de Vila Jaguaribe.

Fazenda Lenz Gourmet

Fazenda Lenz Gourmet - Campos do JordãoBela fazenda com um mirante panorâmico com vista para o Vale do Lageado onde o visitante pode desfrutar de caminhadas em trilhas.
Na fazenda há um restaurante, loja de artesanato, onde se vendem também compotas, geleias, chocolates e o famoso bolo inglês.
Acesso pela estrada Paulo Costa Lenz César, próximo ao Hotel Toriba.

Parque da Floresta Encantada

Parque da Floresta Encantada - Campos do JordãoO Parque da Floresta Encantada é um lugar mágico para as crianças viverem seus sonhos e fantasias. É um espaço entre a mata, com diversas Casas de Brinquedo, com temas de histórias infantis, como: A Casa dos Gnomos, Casa das Bruxas, Casa do Fantasma, Casa dos Coelhos, Casa do Anjos, Casa da Branca de Neve, Casa do Papai Noel, Casa dos Dálmatas, Casa das Bonecas, entre outros…
Entrada
Horário de Funcionamento – Das 9:30 às 17:00 horas
Rua Arandi, 270 (Caminho do Pico do Itapeva)
Como Chegar – Partindo de Vila Capivari siga em direção ao Pico do Itapeva. Passando a Ducha de Prata siga em frente, seguindo as placas até chegar no Parque.

Palácio Boa Vista

Palácio Boa Vista - Campos do JordãoConcluído em 1964, para uso do Governador do Estado de São Paulo, que anos depois abriu suas portas para a visitação.
O Palácio Boa Vista tem 105 cômodos e foi decorado no estilo inglês Maria Tudor. Possui um rico mobiliário dos séculos XVII e XVIII, antiguidades, obras de artistas contemporâneos, esculturas, peças decorativas, objetos religiosos, cristais e porcelanas de grande valor artístico.
Entrada franca
Funcionamento de quarta a domingo das 10:00 às 17:00 horas
Av. Dr. Adhemar de Barros, 3001 – Alto da Boa Vista

Pico do Itapeva

Pico do Itapeva - Campos do JordãoDo alto Pico Itapeva e seus 2.030 m de altitude, do é possível avistar 15 cidades do Vale do Paraíba e belas vistas da Serra da Mantiqueira.
Fica a 14 km da Vila Capivari e seu único acesso é pela estrada de asfalto que sai de Campos do Jordão, tornando-se uma atração turística da cidade.
O Pico é recortado por trilhas, onde se fazem passeios a cavalo, de moto, bicicleta ou caminhadas.

Pico do Imbiri

Pico do Imbiri - Campos do JordãoO Pico do Imbiri possui 1862 metros de altitude e tem um mirante que oferece uma bela vista das montanhas que formam a Serra da Mantiqueira e da Pedra do Baú.
Localizado a apenas 4 km do centro da cidade, possui acesso fácil pela estrada do Pico do Imbiri. O Imbiri é recomendado para praticar ecoturismo e passeios de bicicleta, cavalo, moto e quadriciclo.

Vista Chinesa (Belvedere)

Vista Chinesa (Belvedere) - Campos do JordãoVista Chinesa é o primeiro ponto turístico para quem está chegando, pois fica na rodovia SP 123, pouco antes do portal de Campos do Jordão. O local oferece uma bela vista do Vale do Lageado.
Uma boa dica é assistir o pôr-do-sol no Belvedere, quando as montanhas ao longe escondem os últimos raios de sol.

Leia também:
O que fazer em Aparecida
Caverna do Diabo – A maior de São Paulo
O que fazer em São Paulo – Pontos turísticos da capital

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here