Relato de viagem à Patagônia – El Chaltén (parte 3) – 7 dias visitando Ushuaia (cidade do fim do mundo), El Calafate com Glaciar Perito Moreno e El Chalén (capital argentina do trekking).
Este é o terceiro artigo do relato de nossa Viagem à Patagônia, se ainda não leu os anteriores, acesse os links abaixo:
Parte 1 – Ushuaia
Parte 2 – El Calafate e Glaciar Perito Moreno
5º dia – Viagem a El Chaltén (Trilha Laguna Capri)
Viagem a El Chaltén
Separamos algumas roupas e deixamos a mala maior na em Calafate, pois na volta já estava reservada a mesma pousada.
Pegamos o ônibus as 8:00 de Calafate para Chaltén, onde chegamos pouco depois das 11:00 h.
El Chaltén é a capital Argentina do trekking e recebe turistas e aventureiros do mundo todo que chegam para percorrer suas trilhas entre as montanhas com paisagens fantásticas.
Na entrada de El Chaltén o ônibus para obrigatoriamente no centro de visitantes, onde um guia explica sobre o que se pode fazer no Parque Nacional Los Glaciares, a duração e dificuldade de cada trilha, além de fornecer um folheto com um mapa.
Deixamos nossas coisas no hotel, almoçamos e seguimos pela trilha da Laguna Capri e Mirador do Monte Fitz Roy. O Fitz Roy é a montanha mais alta da região, com 3375 m de altitude.
Trilha Laguna Capri
Essa trilha é cansativa no começo, pois há uma longa subida, mesclando áreas abertas e outras de floresta, mas depois fica mais plana e tranquila.
Levamos cerca de 4 horas para fazer o percurso. Há uma bifurcação onde um caminho segue para Laguna Capri e outro para quem segue para o Mirante do Fitz Roy, além de uma ligação entre os dois.
O ideal é seguir até a Laguna Capri, voltando pelo mirante. Se tiver mais tempo e disposição dá para seguir até a Laguna Los Três, mas daí são cerca de 9 horas ida e volta.
Voltamos para cidade à tardinha, cansados, tomamos um banho, descansamos e fomos tomar um café em uma padaria. Não deixe de ir às padarias das cidades da Patagônia e saborear as delícias que eles fazem, como os alfajores, empanadas e medialunas argentinas.
6º dia – El Chaltén (Laguna Torre) – volta a El Calafate
Após o café no hotel, passamos na padaria, comprar umas empanadas para levar, pois a caminhada do dia seria longa, para voltar só no meio da tarde.
Trilha Laguna Torre
A trilha da Laguna Torre leva ao lago em frente ao um glaciar e ao Cerro Torre, uma incrível pedra pontiaguda com 3100 m de altitude, entre as montanhas nevadas. Até o lago são cerca de 3:00 horas de caminhada só de ida, mais 45 minutos até o Mirador Maestri, próximo ao glaciar.
Saímos por volta das 8:30 da manhã, pelo caminho que intercala subidas, descidas e partes planas. A primeira parte margeia um cânion, com belas vistas do rio e da Cachoeira Margarita, depois mescla partes na floresta, com outras num vale aberto e mais no final, margeia o rio, sempre avistando as montanhas.
Levamos um pouco menos de 3 horas, minha esposa ficou na borda do lago e eu decidi seguir até a borda da geleira. O trecho final entre o lago e o Mirador Maestri é bastante cansativo, em um trecho de subida, entre as pedras soltas, mas o lugar é espetacular.
Fizemos nosso lanche, conversamos bastante com um casal da Costa Rica que já havíamos conversado no dia anterior, depois iniciamos o caminho de volta. É impressionante a quantidade de pessoas de todo canto do mundo, que fazem estas trilhas, alguns completamente sós, inclusive muitas mulheres.
Voltando à cidade por volta das 16:00 h e ficamos descansando até o horário do ônibus, as 18:00 h. Chegamos em Calafate um pouco antes das 21:00 h.
Viajamos à Patagônia utilizando avião, ônibus e tours como meio de transporte. O pessoal do blog Viagem na Planilha dá dicas para viajar de Carro à Patagônia.
7º dia – El Calafate – volta ao Brasil
Após o café, pedimos ao recepcionista da pousada que reservasse o serviço de transfer para o aeroporto. Eles trabalham pelo número dos voos, passando 2 horas de antecedência. Como nosso voo era o meio dia, eles passaram as 10:00 h para nos pegar.
Fizemos a conexão em Buenos Aires e fui tentar trocar 370 pesos que havia sobrado, mas as casas de câmbio oficiais da Argentina estão proibidas de comprar moeda estrangeira.
Nosso voo para Porto Alegre atrasou meia hora.
Chegamos a Porto Alegre por volta das 20:00 h, paguei o ticket do estacionamento e fui ao câmbio para trocar os pesos, mas queriam dar só 11 centavos por peso, um absurdo. De raiva acabei nem trocando e estou com os pesos até hoje. Chegamos à Vacaria, a meia noite, cansados, mas felizes por termos feito uma ótima viagem, todos os dias com tempo bom.
Saiba mais sobre El Chaltén. Lista de pontos turísticos, trilhas e excursões.
Consulte aqui a lista de Hotéis e Pousadas em El Chaltén
PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!
PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Olá, Achei interessante o seu site, ótimas dicas, ótimas fotos. Sou estudante e estou quase concluindo meu curso, como não terei formatura estou pensando em fazer uma viagem desse tipo. Pesquisando e tive muitas ideias através do seu site. Sou mineira, mas já morei em Florianópolis, creio que será uma ótima viagem, mais tardar entrou em contato novamente para mais dicas. Sou apaixonada por frio e pelo sul.
Seja bem vinda ao Viagens e Caminhos, Luciellen! Com certeza irá traçar um belo roteiro através de nossas dicas! Um abraço!
Muito legal. Parabéns e grato pelas informações.
Boa Noite
Viajamos em out/2020 (2 adt e 2 Criannças 7 e 9 anos) vamos para Ushuaia e El Calafate. Por ter crianças junto vc recomendaria El Chalten acho que será cansativo para eles ?
Olá, Eliete!
Se são crianças acostumadas a caminhar, ok. Também dá para fazer uma parte apenas das trilhas. O lugar é lindo e eu não deixaria fora do roteiro.