Ushuaia Argentina: O que fazer na cidade do fim do mundo

Ushuaia é conhecida como a cidade do fim do mundo, por ser a cidade mais austral do planeta.

Ushuaia vista do Canal de Beagle
Vista da cidade de Ushuaia, a partir do Canal de Beagle
  Por Jair Prandi
 

Ushuaia na Argentina, é conhecida como a cidade do fim do mundo, por ser a cidade mais austral do planeta (mais ao sul). É a mais próxima do continente gelado, distante pouco mais de 1000 km da Antártica.

Com cerca de 60 mil habitantes, a cidade de Ushuaia, Argentina se encontra entre as montanhas nevadas dos Andes e o Canal Beagle, que faz a divisa natural entre a Argentina e Chile.

Por sua localização peculiar, no extremo sul da América, Ushuaia é destino de muitos viajantes e aventureiros que querem cruzar o continente americano ou a rodovia Panamericana que tem mais de 17.000 km, inicia no Alasca e termina em Ushuaia.

Ushuaia, a cidade do fim do mundo, oferece atrações variadas que vão de museus a estações de esqui, mas o forte deste destino são os passeios ligados à natureza, e suas paisagens de tirar o fôlego.

O que fazer em Ushuaia, Argentina - Glaciar Martial
Glaciar Martial – Ushuaia

Turismo em Ushuaia Argentina

Dicas de Viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Ushuaia

Navegue por este post

Quando ir a Ushuaia Argentina

Quem quer viajar para Ushuaia deverá levar em conta que as atrações turísticas e atividades são diferentes no inverno e no verão.

Clima de Ushuaia Argentina
Clima de Ushuaia Argentina – Fonte Climate

A cidade é muita fria com temperatura média anual de 6ºC; sendo que no inverno a média fica em torno 2ºC e no verão, em torno dos 10ºC. No inverno, nos dias mais gelados a temperatura pode atingir extremos de -20ºC, além disso, os ventos são frequentes aumentando a sensação de frio.

O clima da região muda a todo instante, podendo alternar entre chuva e sol rapidamente. O ideal é levar roupas de frio, de preferência impermeáveis e que ataquem o vento. Dentro de qualquer estabelecimento da cidade, há calefação.

O que fazer em Ushuaia - Canal de Beagle - Farol Les Eclaireus
Canal de Beagle – Farol Les Eclaireus

Ushuaia no verão

Ao contrário do que se imagina, o verão é a alta temporada em Ushuaia, quando o clima está mais agradável para as atividades ao ar livre.
Nos dias mais longos do ano, o sol se põe por volta das 23:00 horas, com isso há bastante tempo para os passeios.

Também no verão, há muito movimento de cruzeiros que vem principalmente da Europa com destino à Antártica. É a época que os pinguins podem ser vistos nas ilhas de Ushuaia, e é a melhor época para fazer caminhadas, principalmente no Parque Nacional Terra do Fogo.

O que fazer em Ushuaia, Argentina - Pinguinera (Isla Martillo)
Isla Martillo (Pinguinera), vista do barco

Ushuaia no inverno

Esta é a melhor época para sentir o frio na pele, ver muita neve, lagos congelados, e praticar atividades de inverno, como o esqui, snowboard, moto de neve, trenó puxado por cães ou caminhar na neve.

As estações de esqui de Ushuaia são de excelente qualidade e tem a temporada de neve mais longa da América do Sul devido à sua localização.

O que fazer em Ushuaia - Cerro Castor - estação de esqui em Ushuaia
Cerro Castor (estação de esqui)

Ushuaia no outono e primavera

Estes meses são para quem quer um meio termo, sentir um pouco do frio, ver neve e também fazer passeios e caminhadas, como o Glaciar Martial, próximo à cidade onde se pode fazer uma caminhada e encontrar neve nestas estações.

O que fazer em Ushuaia, Argentina - Cerro Martial
Cerro Martial – Ushuaia

Voltar ao índice

Onde fica Ushuaia: Como chegar

Ushuaia é a cidade mais ao sul do planeta, situada a 3077 km de Buenos Aires, 2170 km de Bariloche por vias terrestres. A Antártica (continente gelado) fica a apenas 1000 km de distância.

Pacote Patagônia – Ushuaia + El Calafate + Buenos Aires

Uma das maneiras mais fáceis e confortáveis de viajar é através de um pacote de viagem. A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, incluindo as passagens aéreas, hospedagens e alguns passeios.
Consulte valores e informações no botão abaixo!

Pacote 8 dias – Ushuaia + El calafate + Buenos Aires

Indo por conta, a melhor forma de chegar é de avião. Saindo do Brasil não há nenhum voo direto para lá, por isso uma conexão em Buenos Aires é obrigatória.

Lá você encontra voos diretos ao Aeroporto Internacional de Ushuaia. O voo dura cerca de 3:30 horas, operado pela Latam e Aerolíneas Argentinas.

O aeroporto fica a aproximadamente 7 km de distância do centro da cidade de Ushuaia. Este deslocamento pode ser feito de táxi ou você pode reservar um transfer que estará lhe esperando no saguão para levar ao seu hotel.

Ver opções de transfer!

Aos viajantes mais aventureiros, é possível chegar até lá por terra, de carro, moto ou ônibus. O acesso é pela Rota 3, que inicia em Buenos Aires e fica a pouco mais de 3000 km.

Alugar um carro em Ushuaia pode ser uma boa opção para conhecer os lugares mais afastados sem precisar de táxi ou tour.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Ushuaia

Por ser uma cidade turística, em Ushuaia é possível encontrar desde simples albergues a hotéis luxuosos. A cidade não é plana e alguns hotéis ficam localizados em morros, exigindo subidas e descidas todos os dias.

Hotel Albatros - Ushuaia
Hotel Albatros, localizado no centro, em frente ao porto

Para haver menos deslocamentos, o melhor é ficar no centro de Ushuaia. De preferência fique nos arredores da Av. San Martín, onde há vários restaurantes, lojas, agências turísticas e do porto, de onde saem a maioria dos passeios.

Dicas de hotéis em frente ao porto

Mas há também hotéis mais afastados do centro, nas encostas das montanhas, oferecendo mais tranquilidade, com preços diferentes. Porém você irá precisar de um meio de locomoção para tudo.

Confira 3 dicas de hotéis mais afastados:

Durante nossa estadia na cidade do fim do mundo ficamos no Hotel Mil810. Foi uma opção com um bom custo benefício e que nos atendeu perfeitamente.

Mais opções de hotéis na cidade

Voltar ao índice

O que fazer em Ushuaia: Passeios

O que fazer em Ushuaia, Argentina - Parque Nacional Tierra Del Fuego
Parque Nacional Tierra Del Fuego

O Parque Nacional Tierra Del Fuego é o lugar ideal para caminhadas com paisagens exuberantes de florestas e lagos cristalinos; o Cerro Castor é o point do esqui, no inverno.

Do Canal de Beagle se tem uma vista fantástica da cidade e da cordilheira nevada, além de se observar lobos marinhos e aves da região; e nos museus da cidade se obtém um pouco da história local.

Para conhecer o básico e fazer os principais passeios, 2 dias são suficientes, mas se quiser conhecer mais a fundo e praticar algumas atividades de inverno, serão necessários 4 dias ou mais.

O que fazer em Ushuaia: Navegação pelo Canal de Beagle

Ushuaia - Navegação no Canal de Beagle
Navegação no Canal de Beagle

Este é um dos passeios imperdíveis e obrigatórios da lista do que fazer em Ushuaia. O Canal de Beagle banha a cidade e separa a Argentina e o Chile, além de liga os oceanos Atlântico e Pacífico entre as ilhas do Arquipélago da Terra do Fogo.

As paisagens do Canal de Beagle são muito bonitas, mesclando um relevo acidentado coberto de neve das montanhas com áreas verdes mais baixas com o azul da água.
É também a moradia de grandes aves e leões-marinhos que habitam pequenas ilhas rochosas ao longo do estreito.

Ilha dos Lobos - Canal de Beagle - Ushuaia, Argentina
Ilha dos Lobos, no Canal de Beagle

O grande atrativo turístico do Beagle são as excursões de navegação que duram cerca de 3 horas pelo canal. Existem vários tipos de excursões e embarcações diferentes, avalie e escolha a sua. Geralmente a que inclui a Pinguinera é mais cara e demorada.

O que fazer em Ushuaia, Argentina - Canal de Beagle

Atrativos visitados no canal de Beagle: Ilha dos Pássaros, com grande quantidade de aves; a Ilha dos Lobos-Marinhos, onde você poderá observar de perto famílias de diferentes espécies; a Ilha H, onde as embarcações aportam para caminhadas; a Ilha Martillo (Pinguinera), ponto de reprodução de pinguins no verão; e o Farol Les Eclaireurs.

Durante as visitas às ilhas, as embarcações param o mais próximo possível das ilhas onde se observam de perto os animais da região. Já as caminhadas nas ilhas são feitas em uma trilha determinada.

Reservar passeio!

Parque Nacional Terra do Fogo – Ushuaia, Argentina

O que fazer em Ushuaia, Argentina - Parque Nacional Tierra del Fuego
Parque Nacional Tierra del Fuego – Ushuaia

O Parque Nacional Terra do Fogo (Parque Nacional Tierra del Fuego, em espanhol) se localiza a 12 km do centro, também uma atração obrigatória na lista do que fazer em Ushuaia.
O parque compreende uma imensa área verde, ideal para fazer trilhas e admirar suas belas paisagens, com florestas de lengas, lagos cristalinos e os belos cenários da região.

O parque é cortado pelo Canal de Beagle e algumas montanhas que fazem parte da paisagem estão em território chileno. Um dos pontos mais famosos do parque é o final da Ruta N3, parte da rodovia Panamericana, junto à Baía Lapataia.

Ensenada - Parque Nacional Tierra Del Fuego (montanhas chilenas ao fundo)
Ensenada – Parque Nacional Tierra Del Fuego (montanhas chilenas ao fundo)

Existem várias trilhas no Parque Nacional Tierra del Fuego com diferentes níveis de dificuldade e distâncias, geralmente nas excursões estão incluídas as trilhas mais curtas. Durante os passeios é comum avistar animais como aves, zorros, cervos e castores.

Entre os locais mais interessantes dentro do parque, podemos considerar: Ensenada, Baía Lapataia (final da Ruta N3), Lago Roca, Laguna Verde, Laguna Negra, Castonera e a trilha Senda Costera.

Reservar passeio!

Ushuaia - Bahia Lapataia - Parque Nacional Tierra Del Fuego
Bahia Lapataia – Parque Nacional Tierra Del Fuego

O que fazer em Ushuaia: Trem do Fim do Mundo

Outra atração que fica dentro do parque é o Trem do Fim do Mundo. Passeio de uma hora com uma parada de desembarque, passando por belas paisagens, no vale entre as montanhas.
O trem anda bem devagar e é mais indicado para famílias com crianças, já que é um passeio um pouco contemplativo.

O que fazer em Ushuaia, Argentina - Tren del Fim del Mundo, Parque Nacional Tierra del Fuego
Tren del Fim del Mundo, Parque Nacional Tierra del Fuego

Reservar passeio!

O que fazer em Ushuaia: Glaciar Martial

O Glaciar Martial é uma geleira localizada no Cerro Martial, distante 7 km do centro da cidade Ushuaia. Para chegar ao Martial há uma estrada asfaltada que chega até a base do teleférico, onde se pode chegar de carro próprio ou táxi.

Para chegar até a neve há um teleférico, mas que nem sempre está ativo. Se não estiver funcionando dá para subir caminhando, já que a subida é íngreme, mas não muito distante, onde somente pessoas mais sedentárias terão dificuldades.

O que fazer em Ushuaia, Argentina - Teleférico do Cerro Martial
Teleférico do Cerro Martial

O local oferece belas paisagens, diferentes conforme a época do ano, pela quantidade de neve. Mesmo no verão, se encontra neve, mas em menor quantidade.
Com a água do degelo se formam riachos que descem entre as árvores formando belos cenários, além da paisagem lá do alto que é fantástica.

Glaciar Martial - Ushuaia - Argentina

Na base do teleférico há uma casa de chá e aluguel de equipamentos. Após a estação superior do teleférico dá para continuar caminhando livremente, porém quanto mais alto, haverá mais frio, vento e mais neve acumulada.

No inverno, o Cerro Martial se transforma em uma estação de esqui, que funciona com apenas uma pista, ideal para iniciantes ou para quem quer apenas brincar na neve.

O que fazer em Ushuaia: Cerro Castor

O Cerro Castor é a mais conhecida estação de esqui de Ushuaia, localizado a 26 km do centro da cidade, e que oferece uma longa temporada de neve, (de junho a outubro) devido ao clima frio da região.

O que fazer em Ushuaia, Argentina - Cerro Castor
Cerro Castor – estação de esqui de Ushuaia

O Cerro Castor conta com 10 meios de elevação e 28 pistas com diferentes níveis, escola de esqui, e toda estrutura necessária. Além do esqui o local é ideal pra a prática de outras atividades como snowboard, trenó e snowshoeing.

Para chegar ao Cerro Castor são 30 minutos de carro por uma estrada asfaltada. Devido à sua localização no extremo sul da América (fim do mundo), conta com uma das temporadas de esqui mais longas da América do Sul, iniciando em junho e se estendendo até o começo de outubro.

Estância Harberton e Isla Martillo (Pinguinera)

A Estância Harberton foi declarada monumento histórico nacional em 1999, oferece lindas paisagens, hospedagem para turistas, possui um restaurante e abriga o Museu Acatushun, com aves e mamíferos empalhados, além da Isla Martillo, conhecida como Pinguinera.

A Isla Martillo (Pinguinera) é uma ilha do Canal de Beagle frequentada pelos pinguins de Magalhães e pinguins-reis durante seu período de reprodução (verão) que vai de outubro a abril.

O que fazer em Ushuaia, Argentina - Isla Martillo (Pinguinera)

Os pinguins frequentam as praias geladas e castigadas pelo vento da Isla Martillo, onde são realizadas as visitas, caminhadas junto aos animais.
A única empresa autorizada para fazer o desembarque na Pinguinera é a PiraTour. Outras empresas só podem parar as embarcações em frente a ilha, sem desembarcar.

Estância Harberton - Ushuaia, Argentina

O passeio à Pinguinera só acontece no verão (de outubro a abril) e com número limitado de visitantes, com dois grupos diários de 20 pessoas, um pela manhã e outro à tarde. Por isso, se desejar fazer este passeio, faça a reserva com antecedência, quando chegar em Ushuaia.

O passeio tem duração aproximada de 6 horas. Uma van parte do Porto de Ushuaia até a Estância Harberton, sendo que parte do e é feito em estrada de terra. Depois os visitantes tomam um barco e navegam cerca de 15 minutos até a ilha, onde o guia passa as recomendações necessárias.

O que fazer em Ushuaia, Argentina - Museu Acatushun - Estância Harberton
A visita à Isla Martillo é acompanhada por um guia e a permanência é de cerca de uma hora onde se pode observar de perto os animais. A primeira parte do passeio é feita na praia, depois se segue por uma trilha até o local onde os pinguins fazem seus ninhos.

Após o passeio entre os pinguins, os turistas são levados à Estância Harberton, onde visitam o museu de aves e mamíferos austrais.

Consultar e reservar passeio!

O que fazer em Ushuaia: Vale de Lobos

O que fazer em Ushuaia, Argentina - Vale de Lobos
O Valle de Lobos é um centro de atividades de inverno localizado nas proximidades de Ushuaia, que oferece várias atividades, como passeios de trenó puxado por cachorros, caminhadas com raquete de neve e passeios de moto na neve.

Esta é uma boa opção para praticar uma atividade totalmente diferente e que não oferece dificuldades nem risco, como o esqui.

Consultar e reservar passeio!

Laguna Esmeralda

Laguna Esmeralda - Ushuaia
A Laguna Esmeralda apresenta uma forte coloração esverdeada formando uma bela paisagem natural, cercada por montanhas. Para chegar ao lago é necessário fazer uma trilha, sem muita sinalização e lama no caminho.

Recomenda-se fazer esse passeio com botas impermeáveis, com alguém que conheça ou pelo menos se informar bem antes de ir. O melhor acesso é indo até o Vale dos Lobos, depois fazer a trilha de aproximadamente 1,5 horas.

Consultar e reservar passeio!

Lago Escondido

Lago Escondido - Ushuaia

O Lago Escondido pode ser visto de um mirante da Ruta N3, no Paso Garibaldi, localizado a cerca de 60 km de Ushuaia. Neste ponto dá para visualizar também o Lago Fagnano.
O lago se apresenta cercado por bosques e também é possível descer até sua margem, através de uma caminhada.

Consultar e reservar passeio!

Lago Fagnano


Também chamado de Lago Cami, é um enorme lago que divide o Chile e a Argentina, localizado a cerca de 100 km do centro de Ushuaia e acessível pela ruta 3.

O Lago Fagnano tem águas claras e geladas, e se encontra cercado por bosques. Para chegar ao local, o mais recomendado é fazer um passeio em 4×4 que leva aos lagos Fagnano e Escondido, no botão acima.

Outros passeios em Ushuaia Argentina

Há muito mais opções de passeios em Ushuaia, como passeio de helicóptero, tour panorâmico pela cidade e região, outros passeios de barco, passeios de trenó com cães, motos de neve, entre outros…
Conheça mais opções de passeios em Ushuaia:

Pontos turísticos de Ushuaia

Placa do Fim do Mundo

O que fazer em Ushuaia, Argentina - placa da cidade do fim do mundo
Ushuaia e a tradicional placa da cidade do fim do mundo

A placa de fim do mundo é um dos lugares mais fotografados da cidade de Ushuaia – Argentina. Este apelido foi dado por ser a cidade que se localiza mais ao sul do planeta, em uma região bem inóspita.

Porto de Ushuaia

Porto de Ushuaia

O porto de Ushuaia recebe muitos cruzeiros vindos da Europa e é de onde partem os que vão para a Antártica durante a temporada de verão, além dos muitos catamarãs que fazem a navegação turística pelo Canal de Beagle.

Nas proximidades do porto se encontram diversas agências turísticas que oferecem os passeios de navegação, além do centro de informações turísticas e a famosa placa com a inscrição “Ushuaia – Fim do Mundo”.

A orla do porto é um excelente lugar para uma caminhada com o belo visual das inúmeras embarcações ancoradas.

Avenida San Martín

Avenida San Martín - Ushuaia

É a principal via de Ushuaia, local onde se concentra a maior parte do comércio, lojas, restaurantes, casas de câmbio, lojas de lembranças e agências turísticas.
Uma peculiaridade são os caranguejos gigantes (Centollas), que ficam expostos em aquários para ser servidos nos restaurantes.

Plaza Isla Malvinas

Plaza Isla Malvinas - Ushuaia

Esta praça se localiza na Av. Maipú, em frente ao Canal de Beagle, e foi criada para homenagear os mortos da Guerra das Malvinas, com a inscrição dos nomes dos soldados mortos durante esta guerra.

O que fazer em Ushuaia: Museus

Museu do Fim do Mundo

O que fazer em Ushuaia: Museu do Fim do Mundo
Este museu reúne um pouco da história de Ushuaia, do povo local, legados da navegação pela região da Terra do Fogo e dos animais que habitam a região.

O museu do Fim do Mundo conta com muitas aves empalhadas e é indicado para quem gosta de história. Uma das peças mais importantes do acervo é a proa da embarcação Duchess of Albany, representando a imagem da Princesa Helena Frederica Augusta, esculpida em madeira.
Endereço: Av. Maipú 173

Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia

Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia
Num passado, não muito distante, Ushuaia abrigava uma colônia penal de criminosos reincidentes. O presídio tem ligação como o “trem do fim do mundo”, que levava os presos para cortarem lenha no Parque Nacional Terra do Fogo.

O presídio que ficou ativo até 1947, tem cinco alas e hoje funciona como Museu Marítimo, além de Museu Antártico e museu de arte; que conta um pouco da história dos navios e das expedições que passaram pela região.

O edifício conserva bastante a estrutura que tinha quando funcionava como presídio e como viviam os reclusos.

Rua Yaganes e Gobernador Paz
Horário: Seg–Dom: 10:00–20:00

Museu Yámana

O que fazer em Ushuaia: Museu Yámana
Yámana era uma das principais tribos indígenas que habitavam a região. Este museu resgata um pouco da história e cultura desse povo com maquetes, painéis, fotografias e vídeos. É interessante para quem gosta de história.
Endereço: Rua Rivadavia – 50

Pacote 8 dias = Ushuaia + El calafate + Buenos Aires

Conclusão sobre Ushuaia Argentina

Vale muito a pena conhecer a cidade de Ushuaia, principalmente para nós brasileiros que não temos paisagens assim no Brasil. Viajamos na Patagônia no mês de outubro, numa época intermediária entre o inverno e o verão.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

11 COMENTÁRIOS

  1. Olá,

    Adorei o blog! Uma dúvida, no Parque Nacional você comentou que foram de táxi, mas o táxi os levou da cidade até o parque e lá dentro vocês fizeram tudo a pé?

    Obrigada,

    • Olá! Ludmila!
      O taxista nos levou em todos os principais pontos do parque e ainda nos serviu como guia. Fizemos apenas algumas caminhadas curtas.

  2. Olá! Não localizei no blog o período exato em que vcs fizeram essa viagem (Ushuaia, El Calafate e El Chaltén)… Faremos esses 3 roteiros no início de maio. Vc acha uma boa data para os passeios? Vcs foram em qual mês?

    • Olá, Thais! Fizemos no mês de outubro! Acredito que em maio seja uma situação parecida. Fizemos logo depois do inverno e vocês vão antes dele!

  3. Olá gente !

    Eu e minha esposa passamos dez dias (de 28/03 a 10/04/2019) nessa belíssima e aconchegante cidade.
    O conselho que eu dou é que aluguem um carro, “fica muito mais barato do que comprar os pacotes para turistas”, exceto passeios de barcos…. Lugar muito fácil para dirigir, a rota 03 corta toda a cidade, as pessoas são muito atenciosas com os turistas….

  4. Estivemos em Ushuaia agora em maior e AMAMOS o lugar! Valeu demais a experiência.
    Queria muito ter ido até a Laguna Esmeralda, mas devido ao mal tempo, tivemos que deixar pra outra vez…

    • Para usar chip brasileiro, precisa ativar o serviço de roaming internacional, contate sua operadora para verificar se está incluso no seu plano ou quanto custa.
      Comprar chip pré-pago na Argentina é barato, mas precisa comprar diretamente nas lojas da Movistar, Personal ou Claro e registrar.

  5. Olá. A cidade mais meridional do planeta, que eu saiba, é Puerto Williams, no Chile, bem perto de Ushuaia, diga-se de passagem. Abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here