Localizada às margens do lago Argentino, El Calafate é a cidade mais próxima do Parque Nacional Los Glaciares, onde se localiza espetacular Glaciar Perito Moreno.

Principal atração da cidade, o Perito Moreno é maior geleira em extensão horizontal do mundo, uma maravilha da natureza, visitada por turistas do mundo inteiro.

Sobre El Calafate

A cidade é toda voltada ao turismo, oferecendo um aeroporto moderno, ótima estrutura hoteleira, boas estradas pavimentadas e toda a estrutura de serviços. Vá preparado para o frio, pois as temperaturas chegam a 10 graus negativos, no inverno e não passam dos 15, no verão.

Vista da cidade de El Calafate
Vista da cidade de El Calafate

O que El Calafate tem que atrai tantos turistas são as paisagens fantásticas do Parque Nacional Los Glaciares, onde se localizam inúmeras geleiras que descem as montanhas, como o Perito Moreno, Upsala, Onelli, Spegazzinni, entre outros.

Vista das passarelas do Glaciar Perito Moreno

O nome da cidade “El Calafate”, vem de um arbusto espinhoso, mas florido, que sobrevive na estepe árida da Patagônica. A cidade também é a base para outros destinos na região, como Torres del Paine e El Chaltén, que também atraem montanhistas e adeptos do trekking do mundo inteiro.

Laguna Capri, em El Chaltén, destino próximo de El Calafate
Laguna Capri, em El Chaltén, destino próximo de El Calafate

O pequenino centro de El Calafate praticamente se resume à Avenida del Libertador e ruazinhas próximas, onde estão as lojas, os restaurantes e os hotéis.

Como chegar a El Calafate

O principal meio de chegar a El Calafate é através de seu aeroporto Internacional Comandante Tola, localizado a 20 km da cidade.

Por terra, o acesso é através da Ruta 40, e depois pelo acesso 11 até a cidade.

Centro de artesanato de El Calafate
Centro de artesanato de El Calafate

Onde ficar em El Calafate

A cidade possui uma grande variedade de hotéis e pousadas, com os mais diversos níveis e preços, desde instalações mais simples até os luxuosos resorts com vista para o Lago Argentino. Somente no verão é indicado reservar sua hospedagem com antecedência, devido ao grande numero de turistas.
Confira a lista de hotéis e pousadas em El Calafate

Avenida del Libertador, El Calafate
Avenida del Libertador, El Calafate

Onde comer em El Calafate

A cidade oferece muitas opções de restaurantes, cafés, bares e lanchonetes, quase todas localizados na Avenida Libertador San Martín e ruas próximas. As opções de cardápio são bastante variadas, porém o prato típico apresentado nos restaurantes é o cordeiro patagônico assado em fogo de chão.

Cordeiro Patagônico, em El calafate
Cordeiro Patagônico, em El calafate

Quando ir a El Calafate

Durante o inverno, entre maio e agosto, os dias são curtos, o frio é intenso e os ventos são fortes (indicado somente para ver bastante neve). De outubro a abril, as temperaturas são mais amenas e perfeitas para caminhadas e passeios. Os melhores passeios, que são as caminhadas nos em cima das geleiras, só acontecem neste período.

Minitrekking no Glaciar Perito Moreno
Minitrekking no Glaciar Perito Moreno

O que fazer em El Calafate

As excursões em sua maioria envolvem as geleiras e o parque nacional, porém existem outras opções, como passeios a cavalo, com carro 4×4, além das que envolvem as atrações um pouco mais distantes como El Chaltén e Torres Del Paine.
Para contratar os passeios, vá até um das várias agências da rua principal da cidade e se informe. Geralmente, os próprios hotéis e pousadas da cidade, fazem a reserva para você.

Passarelas do Glaciar Perito Moreno
Passarelas do Glaciar Perito Moreno

A continuação deste artigo foi dividida em mais dois posts, confira:
Opções detalhadas de excursões ao Glaciar Perito Moreno
Outras excursões e passeios em El Calafate

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here