Glaciar Perito Moreno: Como chegar, passeios e dicas

Saiba como chegar ao Glaciar Perito Moreno, tudo sobre as opções de excursões que saem de El Calafate para visitar a geleira.

Mini trekking no Glaciar Perito Moreno
Mini trekking no Glaciar Perito Moreno, um dos passeios mais incríveis
  Por Jair Prandi
 

Tudo sobre o Glaciar Perito Moreno. Como chegar e tudo sobre as opções de excursões que saem de El Calafate para visitar a geleira com as opções de passeios.

O Glaciar Perito Moreno é a mais conhecida geleira aberta à visitação da América do Sul. A principal atração são as gigantescas paredes de gelo que volta e meia despencam propiciando um espetáculo aos visitantes.

Para visualizar a geleira há quase 3km de passarelas espalhadas na área em frente ao glaciar onde inúmeros mirantes oferecem vistas panorâmicas arrebatadoras desta maravilha natural.

Nesse post vamos detalhar as opções de como chegar ao Glaciar Perito Moreno, mostrando as opções de excursões saindo de El Calafate e as formas de visitação.

Vista espetacular do Glaciar Perito Moreno
Vista espetacular do Glaciar Perito Moreno e as passarelas

Glaciar Perito Moreno

A geleira Perito Moreno é um glaciar da Patagônia Argentina localizado quase na divisa com o Chile, que se estende desde o campo de gelo Patagônico Sul até o braço sul do lago Argentino.

As gigantescas paredes de gelo de mais de 5 quilômetros de largura chegam a atingir 60 metros de altura no ponto mais alto. O glaciar é considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo.

Passarelas do Glaciar Perito Moreno
Passarelas do Glaciar Perito Moreno

O nome “Perito Moreno” foi uma homenagem a Francisco Pascasio Moreno, um renomado pesquisador da região austral da Argentina.

O Glaciar Perito Moreno está dentro do Parque Nacional Los Glaciares, criado em 1937 na província de Santa Cruz, localizada ao sul da Argentina. O parque tem 724 mil hectares e possui um total de 356 geleiras numa zona rodeada por bosques e montanhas.

Quase 3km de passarelas e mirantes localizados em frente à geleira proporcionam vistas fantásticas desta maravilha natural. Também é possível caminhar sobre a geleira, desde que se use sapatos e roupas adequados e acompanhado de guias especialmente treinados.

Glaciar Perito Moreno, visto do mirante mais alto
Glaciar Perito Moreno, visto do mirante mais alto

Quando visitar a Geleira Perito Moreno

É possível visitar o parque na área dos mirantes do Perito Moreno em qualquer época do ano. Porém, os horários de abertura e fechamento mudam nos meses mais extremos do inverno, confira!

Horários do parque:

  • De 01 de setembro a 30 de abril: Das 8h às 18h.
  • De 01 de maio a 31 de agosto: Das 9h às 16h.

Já os passeios que incluem caminhadas em cima do gelo não acontecem em alguns meses de inverno, confira as opções!

  • Funcionamento do Mini trekking: Do início de agosto até o final de maio.
  • Funcionamento do Ice trekking: Do início de setembro e vai até o final de abril.
Mini trekking no Glaciar Perito Moreno
Mini trekking na geleira

Como chegar ao Glaciar Perito Moreno – Argentina

Para chegar a essa maravilha da natureza, primeiro você terá que viajar até a cidade de El Calafate, na Patagônia Argentina através de um pacote de viagem ou por conta própria, de avião ou por dias, de carro.

Pacote Patagônia – El Calafate + Ushuaia + Buenos Aires

Uma das maneiras mais fáceis e confortáveis de viajar é através de um pacote de viagem. A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, incluindo as passagens aéreas, hospedagens e alguns passeios.
Consulte valores e informações no botão abaixo!

Pacote 8 dias = El calafate + Ushuaia + Buenos Aires

De El Calafate ao Glaciar Perito Moreno

As formas de chegar ao centro de visitantes do parque são: De carro próprio, carro alugado, excursão de ônibus ou traslado privado.

  • Se você for de carro terá que adquirir o ingresso de visitação ao chegar ao parque.
  • Já as excursões devem ser reservadas com antecedência de forma online ou através de uma agência e incluem o transporte e o tipo de experiência escolhido.

Ao reservar o passeio você terá que definir entre as opções abaixo:

  • Caminhadas nas passarelas em frente ao glaciar.
  • Mini trekking (passarelas + travessia de barco + caminhada curta no gelo).
  • Ice trekking (passarelas + travessia de barco + caminhada longa no gelo).
  • Safari Náutico (navegação pelo Lago Rico em frente às geleiras).

Nota! Para qualquer um destes passeios, o valor do ingresso ao Parque Nacional Los Glaciares é pago separadamente.

Tarifas de ingresso ao Parque Nacional: (preços em pesos argentinos – 2022)

  • Tarifa para estrangeiros – $2520
  • Tarifa para argentinos – $610
  • Crianças de 6 a 16 anos – $300

Com a desvalorização frequente da moeda argentina estes valores mudam com frequência, para ver valores atualizados e outros descontos, consulte o site oficial do Parque Nacional Los Glaciares.

El Calafate - Argentina
Vista da cidade de El Calafate

Como chegar ao Parque Nacional Los Glaciares de carro

A partir da cidade de El Calafate, para chegar no Glaciar Perito Moreno, são 80km pela rodovia pavimentada RP 11. Basta buscar por “Perito Moreno Glacier Walkways” no GPS e seguir a rota.

A primeira metade do trajeto é pela estepe patagônica e a segunda já por uma área de mata do Parque Nacional Los Glaciares com vistas do lago.

No meio do caminho fica a sede do parque onde é necessário fazer o pagamento da taxa de entrada. No ponto final, já próximo ao glaciar tem restaurante, lanchonete, banheiros e estacionamento.

Glaciar Perito Moreno – Mirantes e passarelas

Glaciar Perito Moreno - E Calafate

Este é o passeio básico, visitação clássica ao Glaciar Perito Moreno onde o visitante chega com seu veículo próprio ou com translado de El Calafate, e tem acesso a todas as passarelas e mirantes em frente à geleira.

São quase 3km de passarelas, escadarias, mirantes e áreas de descanso, espalhadas pelo terreno em frente às paredes de gelo dispostas em vários níveis, onde se descortinam vistas inesquecíveis desta maravilha da natureza. Para percorrer todas, é necessário em torno de 2 horas.

Passarelas do Glaciar Perito Moreno
Passarelas do Glaciar Perito Moreno

A caminhada pelas passarelas inicia o passeio no Mirante dos Suspiros (quando se tem a primeira visão das paredes de gelo do glaciar Perito Moreno, é de suspirar mesmo).

Para conhecer o Glaciar Perito Moreno através das passarelas, você terá o gasto do ingresso ao parque, além do translado a partir de El Calafate (se não estiver com carro próprio ou alugado).

Confira as opções de transporte a partir de El calafate para O Glaciar Perito Moreno que pode ser por conta própria ou com guia:

Reservar transporte ao glaciar

Reservar transporte ao glaciar com guiamento

Mini Trekking Glaciar Perito Moreno

Minitrekking no Glaciar Perito Moreno
Minitrekking no Glaciar Perito Moreno

O Mini Trekking, além da clássica visitação às passarelas e mirantes, inclui a travessia do lago de barco e uma caminhada guiada em cima da geleira.

O passeio se inicia no porto “Bajo de Las Sombras”, localizado 6 km antes das passarelas do Perito Moreno. Lá se inicia a navegação de 20 minutos pelo Lago Rico, passando pela imponente parede Sul da geleira, até chegar à margem oposta para o desembarque.

Após o desembarque, os visitantes são levados a um refúgio onde os guias organizam os grupos de no máximo 20 pessoas e se dá início a uma caminhada de 20 minutos entre pedras, à beira do lago até atingir a borda da geleira.

Desembarque para o trekking no gelo
Desembarque para o trekking no gelo

Neste local os guias colocam os crampons que são amarrados sobre os calçados dos visitantes e passam as instruções de como caminhar sobre o gelo.

A superfície do gelo é irregular, mas firme e segura, e a caminhada sobre a geleira dura entre 1:30 e 2 horas, mas é bem tranquila, com muitas paradas para apreciar as formações de gelo, fendas, sumidouros, pequenos lagos e córregos, para tirar fotos.

No final da caminhada (ainda no gelo) é servido uísque aos participantes, com o gelo centenário coletado na geleira.
Após terminar o trekking no gelo, a volta ao refúgio é feita por outro caminho, passando por dentro do bosque.

Minitrekking no Glaciar Perito Moreno

Este passeio pode ser feito de 2 formas:

Só o passeio: Desta forma você deverá ir por conta própria até o ponto inicial, que é o porto Bajo de las Sombras. (indicado para quem está viajando de carro).

Excursão com translado incluído desde El Calafate (80 km): Desta forma uma van o buscará no hotel, depois um ônibus o levará até as passarelas do Glaciar Perito Moreno, onde você ficará por 1:30 horas, o ônibus o levará até o porto e depois o levará até seu hotel, em El Calafate. (Se você não está com carro próprio, sugiro que faça o passeio com o translado).

Nota: A entrada do Parque Nacional Los Glaciares é paga separadamente, em qualquer forma de passeio, o que lhe dará o direito de conhecer o glaciar através das passarelas e usufruir a estrutura do centro de visitantes.

Mini trekking no Glaciar Perito Moreno

Quando ir

O mini trekking pode ser feito desde o início de agosto até o final de maio (esta excursão não acontece nos meses mais críticos do inverno, que são junho e julho).

Duração

O dia inteiro (saindo de El Calafate, com as passarelas e transfer) ou em torno de 5 horas, se contar só a parte do barco e o trekking.

Quem pode ir

Pessoas entre 10 e 65 anos. Não é aconselhável para pessoas com sobrepeso e com dificuldade de coordenação e locomoção.

O que levar

Roupa confortável e quente, de preferência jaqueta impermeável ou que proteja do vento, calçado esportivo ou que seja confortável, óculos de sol, protetor solar, luvas e toca.

Dica – Quem faz este passeio costuma levar lanche, sanduíches ou salgados na mochila para comer durante a visita às passarelas. Mas há restaurante e lancheria no parque.

Com a Civitalis você pode reservar online esse passeio imperdível, pagar parcelado em Reais, aproveite!

Reservar Mini Trekking no gelo

Big Ice Glaciar Perito Moreno

Big Ice - Glaciar Perito Moreno
Big Ice – Glaciar Perito Moreno

O Big Ice com passeio de barco consiste no mesmo roteiro do mini trekking, porém a caminhada no gelo é mais longa, com duração de aprox. 3:30 h, sendo que o lanche será em cima da geleira, além do passeio de barco.

Quando ir

O big Ice opera à partir de Setembro e vai até finais de Abril.

O que levar

Roupa confortável e quente, de preferência jaqueta impermeável ou que proteja do vento, calçado esportivo ou que seja confortável, óculos de sol, protetor solar, luvas e toca.
Almoço: Levar lanche e garrafa de água.

Quem pode ir

Esta excursão é indicada para pessoas entre 18 e 50 anos de idade e que estejam em bom estado físico, já que entre a caminhada no irregular do gelo e no bosque somam um total de 7 horas.

Com a Civitalis você pode reservar online esse passeio imperdível, pagar parcelado em Reais, aproveite!

Reservar Aventura Big Ice

Safári Náutico

Safári Náutico em frente ao Glaciar Perito Moreno
Safári Náutico em frente ao Glaciar Perito Moreno

O Safári Náutico consiste em uma navegação pelo Lago Rico em frente às impressionantes paredes de gelo do Glaciar Perito Moreno, e os constantes desabamentos de blocos que se soltam e ficam boiando no lago.

O embarque se realiza no porto “Bajo de Las Sombras”, a 6 km dos mirantes da geleira e a excursão dura em torno de 1 hora.
Os passeios acontecem desde as 10h até as 15h, com saídas a cada hora, dependendo da época do ano.

Com a Civitalis você pode reservar online esse passeio imperdível, pagar parcelado em Reais, aproveite!

Reservar passeio de barco em frente ao glaciar

Outros passeios no Parque Nacional Los Glaciares

Além dos passeios e excursões citados acima há várias outras opções, como passeios mais longos de barco, passeio de caiaque, além várias outras opções na região do parque, confira!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

13 COMENTÁRIOS

  1. Todas as vezes que vejo fotos do Perito Moreno, e dessas passarelas de madeira perto dele eu me pergunto: “Porque ainda não fui conhecer de perto?”. Lindo demais né

  2. O glaciar é mesmo espetacular né?! Se as imagens são assim espetaculares imagino estar diante destas “paredes” de gelo. Gostei muito do trekking e do passeio de barco!

    • Oi, Fabíola! Realmente, no inverno não dá para fazer a caminhada no gelo, mas outros passeios possíveis em El Calafate e caminhadas curtas em El Chaltén, um destino próximo.

  3. Este lugar é maravilhoso e inspirador, né? Quando fomos, fizemos a passarela, mas não caminhamos 2 horas não, será que aumentaram o tamanho? Também fizemos passeio de barco, mas agora, lendo o post, deu vontade de voltar correndo. Uma hora iremos de novo.

  4. Olá, tudo bem? estou planejando esta viagem e pensando em fazer de carro, tudo por conta e sem horários fixos das excursões, e gostaria de saber se é possível pagar a entrada do parque (Perito Moreno) e o Safári Náutico no local na hora? ou tenho que comprar na cidade antecipadamente?

    • Olá! Maristela!
      É possível ir de carro e entrar no parque, por conta própria, sim, porém, para o Safári Náutico, acho melhor se informar com as agências que fazem para ter certeza, mas acho que consegue também, sem reserva!

  5. Bom dia,
    meu voo chega ao meio dia em el calafete e fico apenas uma noite no outro dia cedo já tenho que voltar seria possível um passeio ate o Glaciar Perito Moreno com tão pouco tempo?

    Grata

    • Olá, Tatiane!
      O glaciar fica a 80 km da cidade, os passeios saem pela manhã e voltam à tarde.
      O que você pode fazer é pegar um táxi e conhecer o Glaciar através das passarelas. Dá tempo para conhecer, mas vai custar caro e vai ser corrido. Mas o lugar é incrível!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here