Saiba como chegar ao Glaciar Perito Moreno, tudo sobre as opções de excursões que saem de El Calafate para visitar a geleira.

Se ainda não leu, veja o post anterior – Tudo sobre El Calafate.
Vamos detalhar as opções de excursões ão Glaciar Perito Moreno. São elas:
1 – Caminhadas nas passarelas em frente ao glaciar.
2 – Mini trekking (passarelas + travessia de barco + caminhada no gelo).
3 – Ice trekking (passarelas + travessia de barco + caminhada longa no gelo).
4 – Safari Náutico (navegação pelo Lago Rico).
Para qualquer um destes passeios, o valor do ingresso ao parque Nacional Los Glaciares é pago separado
Tarifas de ingresso ao Parque Nacional: (preços em pesos argentinos – 2015)
Tarifa para estrangeiros – $500
Tarifa para argentinos – $260
Consulte o site oficial do Parque Nacional Los Glaciares para se certificar do preço atualizado.
Para o trekking no gelo, a única agência credenciada autorizada é a Hyelo y Aventura.

Glaciar Perito Moreno (passarelas)

Glaciar Perito Moreno - E Calafate

Este passeio é o mais comum, onde se conhece o básico do glaciar. O visitante chega com seu veículo próprio ou com translado de El Calafate, desce no centro de visitantes e inicia o passeio no Mirante dos Suspiros (quando se tem a primeira visão das paredes de gelo do glaciar Perito Moreno, é de suspirar mesmo).

Após o mirante começam as passarelas, que se espalham por quilômetros e são distribuídas em vários níveis de altura e distância da geleira. Para percorrer todas, é necessário em torno de 2 horas.
Para conhecer o Glaciar Perito Moreno através das passarelas, você terá o gasto do ingresso ao parque, além do translado a partir de El Calafate, que fica a 80 km (se não estiver com carro próprio).

Passarelas do Glaciar Perito Moreno
Passarelas do Glaciar Perito Moreno

Mini-Trekking Glaciar Perito Moreno

Esta excursão inicia-se no porto “Bajo de las Sombras”, localizado 6 km antes das passarelas do Perito Moreno, onde se inicia a navegação de 20 minutos pelo Lago Rico, passando pela imponente parede Sul da geleira, até chegar à margem oposta para o desembarque.
Após o desembarque, os visitantes são levados a um refúgio onde os guias organizam os grupos de no máximo 20 pessoas e se dá início a uma caminhada de 20 minutos entre pedras, à beira do lago até atingir a borda da geleira.

Desembarque para o trekking no gelo
Desembarque para o trekking no gelo

Neste local os guias colocam os crampons que são amarrados sobre os calçados dos visitantes e passam as instruções de como caminhar sobre o gelo.
A superfície do gelo é irregular, mas firme e segura, e a caminhada sobre a geleira dura entre 1:30 e 2 horas, mas é bem tranquila, com muitas paradas para apreciar as formações de gelo, fendas, sumidouros, pequenos lagos e córregos.
No final da caminhada (ainda no gelo) é servido uísque aos participantes, com o gelo centenário coletado na geleira.
Após terminar o trekking no gelo, a volta ao refúgio é feita por outro caminho, passando por dentro do bosque.

 

Minitrekking no Glaciar Perito Moreno

Este passeio pode ser feito de 2 formas:
Só o passeio: Desta forma você deverá ir por conta própria até o ponto inicial, que é o porto Bajo de las Sombras. (indicado para quem está viajando de carro).
Excursão com translado incluído desde El Calafate (80 km): Desta forma uma van o buscará no hotel, depois um ônibus o levará até as passarelas do Glaciar Perito Moreno, onde você ficará por 1:30 horas, o ônibus o levará até o porto e depois o levará até seu hotel, em El Calafate. (Se você não está com carro próprio, sugiro que faça o passeio com o translado).

Mini trekking no Glaciar Perito Moreno

Nota: A entrada do Parque Nacional Los Glaciares é paga separadamente, em qualquer forma de passeio, o que lhe dará o direito de conhecer o glaciar através das passarelas e usufruir a estrutura do centro de visitantes.

Quando ir

O minitrekking pode ser feito desde início de Agosto até o final de maio (esta excursão não acontece nos meses mais críticos do inverno, que são junho e julho).

Duração

O dia inteiro (saindo de El Calafate, com as passarelas e transfer) ou em torno de 5 horas, se contar só a parte do barco e o trekking.

Quem pode ir

Pessoas entre 10 e 65 anos. Não é aconselhável para pessoas com sobrepeso e com dificuldade de coordenação e locomoção.

O que levar

Roupa confortável e quente, de preferência jaqueta impermeável ou que proteja do vento, calçado esportivo ou que seja confortável, óculos de sol, protetor solar, luvas e toca.

Dica – Quem faz este passeio costuma levar lanche, sanduíches ou salgados na mochila para comer durante a visita às passarelas.

Preços em 2017

Valores em Pesos Argentinos (não incluído o ingresso do parque).
Minitrekking com translado: $2400
Minitrekking sem translado: $1800

Big Ice Glaciar Perito Moreno

Big Ice - Glaciar Perito Moreno
Big Ice – Glaciar Perito Moreno

O Big Ice consiste no mesmo roteiro do mini-trekking, porém a caminhada no gelo é mais longa, com duração de aprox. 3:30 h, sendo que o lanche será em cima da geleira.

Quando ir

O big Ice opera à partir de Setembro e vai até finais de Abril.

O que levar

Roupa confortável e quente, de preferência jaqueta impermeável ou que proteja do vento, calçado esportivo ou que seja confortável, óculos de sol, protetor solar, luvas e toca.
Almoço: Levar lanche e garrafa de água.

Quem pode ir

Esta excursão é indicada para pessoas entre 18 e 50 anos de idade e que estejam em bom estado físico, já que entre a caminhada no irregular do gelo e no bosque somam um total de 7 horas.

Preços em 2017

Valores em Pesos Argentinos (não incluído o ingresso do parque).
Big Ice com translado: $4000
Big Ice sem translado:$3300

Safári Náutico em frente ao Glaciar Perito Moreno
Safári Náutico em frente ao Glaciar Perito Moreno

Safári Náutico

Esta excursão consiste em uma navegação pelo Lago Rico em frente às impressionantes paredes de gelo do Glaciar Perito Moreno, e os constantes desabamentos de blocos que se soltam e ficam boiando no lago.
O embarque se realiza no porto “Bajo de las Sombras”, a 6 km do Mirador da geleira e a excursão dura em torno de 1 hora.
Os passeios acontecem desde as 10:00 até as 15:00 h, com saídas a cada hora, dependendo da época do ano.

Preço temporada 2017

Valores em Pesos Argentinos (não incluído o ingresso do parque).
Safári Náutico: $200
Translado: $180

Leia também:
Tudo sobre El Calafate (artigo principal)
Relato de nossa viagem à Patagônia

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here