São Marcos é uma cidade da Serra Gaúcha com 20 mil habitantes onde se realiza anualmente o Encontro de Carros Antigos de São Marcos, um dos maiores do Brasil.
O evento acontece sempre em um final de semana do mês de Abril e reúne centenas de veículos antigos, sempre um sucesso.

O principal palco da exposição de veículos é a Praça Dante Marcucci, mas pela quantidade, os carros acabam se espalhando por todas as principais ruas da cidade gaúcha, que é um local tradicional de colecionadores.

Encontro dos carros antigos de São Marcos

Além da exposição de carros, há também exposições de caminhões, veículos militares e peças antigas. Se estiver procurando peças para reformar se carro antigo, é um bom lugar para encontrar, mas se procura por peças atuais, uma boa dica é procurar no site www.Pecasauto24.pt.

Peças de carros antigos em São Marcos
Peças de carros antigos em São Marcos

Qualquer pessoa que tenha um carro antigo em boas condições de conservação pode expor neste evento, desde que o veículo tenha mais de 25 anos de fabricação.

Encontro dos carros antigos de São Marcos

A tradicional exposição anual é organizada pelo Veteran Veículos Clube de São Marcos e conta com o apoio da prefeitura da cidade.

Encontro dos carros antigos de São Marcos - Rio Grande do Sul
Encontro dos carros antigos de São Marcos – (imagens: Drone Viagens e Caminhos)

Para os amantes de automóveis estas exposições são eventos imperdíveis. Já para estar atualizado quanto aos carros de última geração, eu acompanho o Autoblog, onde estão as últimas notícias e novidades do mundo automobilístico.

São Marcos - Encontro dos carros antigos

Como chegar em São Marcos

São Marcos é cortada pela BR-116, localizada entre Vacaria (75 km) e Caxias do Sul (30 km), faz divisa com Campestre da Serra (34 km) através do Rio das Antas.

Vista panorâmica de São Marcos
Vista panorâmica de São Marcos – (imagens: Drone Viagens e Caminhos)

O que fazer em São Marcos – Pontos turísticos

Monte Calvário

O Monte Calvário é o local mais alto da cidade, onde encontra-se o monumento do Cristo Crucificado, juntamente com 14 capelas em pedra basalto enfileirados no caminhos que sobe o morro, simbolizando a Via Sacra.
Localiza-se na Rua Raymundo Pessini esquina Monsenhor Henrique Compagnoni.

Monte Calvário - São Marcos

Praça Dante Marcucci

A praça Dante Marcucci marca o centro da cidade, um centro de cultura e lazer da população, que conta com um chafariz e um belo espaço ajardinado e arborizado.

Vista aérea da Praça Dante Marcucci - São Marcos
Vista aérea da Praça Dante Marcucci – (imagem: Drone Viagens e Caminhos)

Ponte do Rio das Antas

A Ponte do Rio das Antas localiza-se na rodovia BR 116, distante 18 Km do centro de São Marcos, em um vale profundo com muita vegetação subtropical. Junto a ponte há pontos de parada onde se pode admirar a bela ponte em arco ou descer até o leito do rio.

Ponte do Rio das Antas - BR-116
Ponte do Rio das Antas, vista do leito do rio

Rio São Marcos

Localizado a 15 km do centro, junto à rodovia BR 116, no sentido Caxias do Sul, o Rio São Marcos oferece um balneário, quatro pequenas cascatas distribuídas em diferentes pontos do rio, que tem acesso fácil por uma estrada local.

Rio São Marcos
Rio São Marcos – Foto: Fabio Vianna Mohr

Mais Viagens e Caminhos nos arredores de São Marcos

O que fazer em Antônio Prado
O que fazer em Campestre da Serra
O que fazer em Caxias do Sul
O que fazer em Vacaria

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here