Roteiro de viagem – Rio de Janeiro e Região dos Lagos

Roteiro da primeira parte de nossa viagem ao Rio de Janeiro e Região dos Lagos: Cidade Maravilhosa, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo.

2658
Pão de Açúcar - Rio de Janeiro

Roteiro da primeira parte de nossa viagem ao Rio de Janeiro e Região dos Lagos: Cidade Maravilhosa, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo.

Nosso plano inicial era conhecer a Região dos Lagos e Região Serrana do Rio, mas como nosso primo (que não conhecia e tinha o sonho de conhecer o Rio de Janeiro) resolveu ir junto, mudei o roteiro e dividimos a viagem entre a cidade do Rio de Janeiro e a Região dos Lagos (Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios).

Depois de 6 anos, voltamos à cidade maravilhosa. Confira o relato de nossa primeira Viagem ao Rio de Janeiro.

Dentro do Bondinho do Pão de Açúcar
Dentro do Bondinho do Pão de Açúcar

1º dia – 04/11/15 – Vacaria – Caxias do Sul – Rio

Saímos de Vacaria as 7:00 h, deixamos o carro na casa de parentes em Caxias do Sul e pegamos o voo as 10:20 h, com conexão em São Paulo e chegada ao Aeroporto do Galeão, no Rio as 15:40 h.

Pegamos um taxi (R$ 60) até o Hotel Riazor, no Catete, onde havia reservado pelo buscador Booking, aqui mesmo neste blog. Hotel econômico com ótima localização, em frente à estação de metrô do Catete.
Escolha o hotel ou pousada no Rio de Janeiro.

O restante deste dia, passamos entre o jardim do palácio do catete e o Aterro do Flamengo, que fica bem próximo.

Saiba como fazer turismo de metrô no Rio de Janeiro

Entrada da estação do Catete - Rio de Janeiro
Entrada da estação do Catete – Rio de Janeiro

2º dia – Rio de Janeiro

Centro do Rio de Janeiro

Como o tempo estava nublado, após o café, fomos até o Aterro observar a visibilidade para ir ao Pão de Açúcar. Como estava encoberto, resolvemos ir até o centro. Pegamos o metrô até a Cinelândia e descemos em frente ao teatro municipal, onde seguimos até os Arcos da Lapa. Depois caminhamos até a Catedral, passamos em frente a sede da Petrobrás, seguimos pelo Largo do Carioca, até a Candelária e Praça Mauá.

Arcos da Lapa - Rio de Janeiro
Arcos da Lapa – Rio de Janeiro

Pão de Açúcar

Como o Pão de Açúcar ficou visível, pegamos um táxi até lá. Subimos até o Morro da Urca (primeira parada do Bondinho). A paisagem não estava tão bela devido a grande umidade, tiramos várias fotos e quando fomos subir a pedra do Pão de Açúcar, segunda escala do Bondinho, só aparecia a metade da montanha. O Bondinho sumia em meio à nuvem, parecendo que ia para o céu.

Morro da Urca - Pão de Açúcar
Morro da Urca – Pão de Açúcar

Mesmo assim subimos, esperando as nuvens se abrirem, porém abria pontos de visibilidade por instantes e logo a visão se fechava novamente, desta vez, não estávamos com sorte. Esperamos quase uma hora, até que desistimos e descemos.

Bondinho Pão de Açúcar - Rio de Janeiro
Pão de Açúcar – Rio de Janeiro

Voltamos de táxi até o Catete, almoçamos, depois seguimos de metrô até a Estação Siqueira Campos, em Ipanema (última estação da Linha 1 do metrô). Em vez de pegar a saída para o lado da praia, seguimos pela saída que leva ao Mirante da Paz.

Confira o post completo sobre o Mirante da Paz

Passarela de acesso à favela Cantagalo
Passarela de acesso à favela Cantagalo

Ipanema

Este mirante se encontra no topo de uma torre, que conta com elevador e escadas, e faz a integração entre a favela do Cantagalo, estação Siqueira Campos e o bairro de Ipanema. O Mirante da Paz oferece belas vistas do bairro e Praia de Ipanema, Lagoa Rodrigo de Freitas, Morro Dois Irmãos e da favela de Cantagalo.

Pedra do Arpoador - Ipanema - Rio de Janeiro
Pedra do Arpoador – Ipanema – Rio de Janeiro

Após várias fotos, descemos até a Praia de Ipanema e caminhamos até a pedra do Arpoador, que fica no canto esquerdo da praia. Passamos algumas horas por lá, depois voltamos de metrô até o Catete.

3º dia – Rio de Janeiro – Ilha Paquetá

Ilha Paquetá

Com a intenção de ir ao Cristo redentor, fomos de novo, pela manhã até o Aterro para ver se a montanha estava visível, mas outra vez estava encoberto por nuvens, então resolvemos fazer um passeio de barca. Na outra viagem ao Rio fomos de barca até Niterói para visitar o Museu MAC, então desta vez decidimos ir até a Ilha de Paquetá.

Passando pela Ponte Rio-Niterói
Passando por baixo da Ponte Rio-Niterói

A estação das barcas fica junto a Praça XV, no centro do Rio.
Horários e tarifas das Barcas.

A Ilha de Paquetá fica no coração da Baía de Guanabara, as barcas são grandes, para 500 pessoas, partem de hora em hora, o tempo de viagem é de 45 minutos e o preço é de apenas R$ 5,00.
Para quem tem tempo disponível é uma boa opção de passeio, já que dá para ver a cidade de outros ângulos, além de passar por baixo da Ponte Rio-Niterói.

Charretes de passeio na Ilha de Paquetá
Charretes de passeio na Ilha de Paquetá

Quando a barca chega à Ilha de Paquetá, para o desembarque e embarque (em torno de 10 minutos) e já volta para o Rio. Há passeios de carroça bem legais por lá, mas optamos por não esperar i hora a próxima barca e já voltamos na mesma.

Na volta ficamos batendo perna pelos belos cenários do centro do Rio, passamos pelo Paço Imperial, Palácio Tiradentes e Cinelândia, depois pegamos o metrô para almoçar no Catete.

Cinelândia - Centro do Rio de Janeiro
Cinelândia – Centro do Rio

Estádio Maracanã

À tarde fomos de metrô até o Maracanã fazer um tour no novo estádio. O tour pode ser feito de duas formas, com acompanhamento de um guia ou sem. Confira os preços do Tour no Maracanã.

Fizemos o tour sem o guia, que não acho necessário, já que há agentes em todos os setores que encaminham os visitantes aos locais de visitação. Durante o tour fomos primeiro de elevador até o alto, nas cabines de imprensa, depois fomos descendo nos camarotes, sociais, geral, vestiário, e no final até o gramado.

Tour no Estádio Maracanã
Tour no Estádio Maracanã

Após muitas fotos no Maracanã seguimos de metrô, direto até a Estação Cardeal Arcoverde que sai direto no famoso Hotel Copacabana Palace, em Copacabana. O calçadão estava movimentado, mas a praia, com o dia nublado estava quase vazia.

O mar de Copacabana estava de ressaca “assustador”, com ondas que chegavam a 3 metros. Ficamos um bom tempo, sentados na praia observando as fortes ondas, depois caminhamos pela orla e voltamos ao Hotel.

Transfer e ingressos para atrações e passeios no Rio de Janeiro Reserve online suas atividades turísticas pelo melhor preço, evite filas e garanta sua vaga! Basta comprar, imprimir e apresentar na atração.
CONFIRA AS OPÇÕES NO RIO DE JANEIRO

 

Mais de nossas andanças pelo Rio de Janeiro

Segunda parte da viagem ao Rio e Região dos Lagos – Cabo Frio e Arraial do Cabo

Praias de Arraial do Cabo

Paraty e Trindade

Hotéis e pousadas no Rio de Janeiro


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo passeio! Seu relato foi muito fiel e esclarecedor! Eu que moro pertinho do Rio,(N Iguaçu) ñ conheço alguns pontos turísticos que citou. Qd voltar tem o Museu do amanhã,na Praça Mauán a sua espera!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here