Melhor estrada de Brasília para Caldas Novas e Rio Quente

Saiba como chegar de Brasília à Caldas Novas e Rio Quente. Opções de rotas e distâncias entre Brasília e Caldas Novas.

Melhor estrada de Brasília para Caldas Novas
  Por Jair Prandi
 

Saiba como chegar e a melhor estrada de Brasília para Caldas Novas. Opções de rotas e distâncias entre a capital federal, Caldas Novas e Rio Quente.

Para nossa viagem pelo estado de Goiás compramos passagens aéreas em promoção para Brasília. Na capital alugamos um carro e seguir para Caldas Novas e Rio Quente.

Para quem vai de avião, as opções são Brasília e Goiânia. Porém Brasília oferece muito maios voos de várias outras capitais com preços bem mais em conta. Já Caldas Novas e Rio Quente só recebem voos fretados em seus aeroportos.

Considero que a melhor forma seja mesmo alugar um carro, que servirá para se deslocar de Brasília para Caldas Novas e Rio Quente. Também abre a possibilidade de conhecer outros destinos do caminho, como Pirenópolis.

Reservamos um carro com antecedência pela Internet e o pegamos no aeroporto de Brasília.

Alugue um carro em Brasília para ir a Caldas Novas e Rio Quente!
Reserve um carro com antecedência com a RentCars. Compare várias locadoras simultaneamente, e encontre o melhor preço!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Leia o relato desta viagem pelo estado de Goiás.

Carro alugado em Brasília

Mais Viagens e Caminhos no estado de Goiás

30 pontos turísticos de Brasília

Parques aquáticos de Caldas Novas

Comecei pesquisar as possíveis rotas e cada vez mais ficava com dúvidas qual seria a melhor estrada de Brasília para Caldas Novas. Não cheguei a uma conclusão concreta, então decidi ir por um caminho e voltar por outro.

Veja o comparativo e entenda as diferenças entre os dois principais trajetos entre Brasília e Caldas Novas. É claro que com o passar do tempo, as condições das estradas mudam, esta avaliação é de junho de 2016.

Nota: Nos comentários há atualizações constantes de quem viajou por lá recentemente. Vale a pena conferir no final do post!

Pacote para Caldas Novas e Rio Quente

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços. Há pacotes de 3 diárias para Caldas Novas e Rio Quente, com hospedagem nos parques aquáticos e aluguel de carro incluso.
Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para Caldas Novas e Rio Quente com carro alugado

Mapas dos trajetos e distâncias da melhor estrada de Brasília para Caldas Novas

De Brasília a Caldas Novas – Via Luziânia / Vianópolis

Distância: 310 km (aprox. 4 horas de viagem).



É o caminho mais curto, porém deve-se ficar atento às placas porque há vários trevos no caminho e é preciso passar pelo centro de algumas pequenas cidades. É bom estudar o Google Maps antes de ir e anotar as cidades de passagem. Estava com o GPS, mas há muitos lugares em que os mapas estão errados e desatualizados.

Ponte do Rio Corumbá – Luziânia – Goiás

De Brasília até Luziânia são 60 km pela BR-040 em um trecho todo duplicado com muitos radares e bastante tráfego. De Luziânia a Vianópolis são 105 km pela GO-010, de um asfalto em ótimas condições, com pista simples e pouco movimento e poucas opções de paradas em postos e lanchonetes.

Estrada entre Cristianópolis e Caldas Novas – Goiás

Nos outros 145 km as curvas aumentam e é preciso ter mais cuidado, o asfalto está desgastado, mas que não tem buracos grandes e dá para manter uma boa velocidade.

Após Cristianópolis a estrada já é bem mais movimentada, pois concentra o tráfego vindo de Goiânia para Caldas Novas. Chegando próximo ao destino você terá a opção de seguir à direita para Rio Quente e à esquerda para Caldas Novas.

De Brasília a Caldas Novas – Via Goiânia

Distância: 380 km (aprox. 5 horas de viagem)



Esse trajeto conta com 260 km de estradas duplicadas entre Brasília e Bela Vista de Goiás. Entre Brasília e Goiânia, a rodovia duplicada BR-060 tem radares de velocidade, mas oferece muitas opções de paradas no caminho, com ótimos restaurantes e lanchonetes.

BR 060 entre Brasília e Goiânia

A partir de Goiânia, você tem três escolhas:

De Goiânia a Caldas Novas por Morrinhos (400 km)

De Goiânia a Morrinhos é só seguir pela BR-153, toda duplicada, de Morrinhos a Caldas são 63 km de pista única, com menos movimento.

De Goiânia a Caldas Novas por Bela Vista de Goiás e Cristianópolis (380 km)

De Goiânia até uns 10 km para frente de Bela Vista de Goiás a estrada é toda duplicada em ótimas condições, depois tem mais 112 km de estrada simples, metade dela em ótimas condições, de Cristianópolis para frente o asfalto está desgastado, mas sem buracos.

De Goiânia a Caldas Novas por Bela Vista de Goiás e Piracanjuba (375 km)

Após Bela Vista, entrar à direita no trevo para Piracanjuba. Essa estrada tem pouco movimento, mas é estreita e mal cuidada.

Estrada entre Goiânia e Bela Vista de Goiás

Considerações finais, qual é a melhor estrada de Brasília a Caldas Novas

Depende do seu perfil. Se preferir andar um pouco mais, mas pegar a maior parte do trecho com estradas duplicadas, e com maior estrutura, vá por Goiânia. Se prefere andar menos com a maior parte do trecho em estradas simples, vá por Luziânia.

Eu fui por Luziânia e voltei por Cristianópolis/Goiânia, pois na volta fiz um desvio para conhecer a cidade histórica de Pirenópolis.

Portal da cidade de Rio Quente

Considero a melhor opção, por Luziânia, pela distância menor e por ter pouco movimento, e assim como quase todas as estradas de Goiás. Dá para manter uma boa velocidade, porém o pessoal que costuma fazer este trecho com mais frequência, tem comentado que preferem o trecho por Goiânia.

Eu particularmente gosto de conhecer as rotas alternativas, então fica a dica, vá por Luziânia e volte por Goiânia, como eu fiz.

Opções de pacotes para Caldas Novas e Rio Quente com carro alugado

Organize sua viagem para Goiás

Não deixe de ler os comentários abaixo. O pessoal que viajou recentemente por lá tem atualizado as informações das condições das estradas

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

88 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom suas dicas, estou indo para caldas novas, saindo de MACEIO-BRASILIA de aviao, vou alugar um carro e partir com a familia destino caldas novas. muito obrigado pela dica ir por luziania, vou seguindo o WAZE creio que ele seja atualizadissimo. valeu abracos.

    • Paulo Cesar 26/07/2019 , estrada de Brasília para Caldas novas passando por luziana, Vianópolis e Cristianópolis está excelente , sem buracos e muito tranquila . Meu tempo foi de 4hs de viagem de Brasília até Caldas novas em velocidade média de 100km, alguns radares. Com os pontos de apoio que tem da pra fazer uma boa viagem

  2. Vou a Caldas Novas agora em Dezembro/2016 saindo de Brasília-DF, nunca fui pela rota de Luziânia, mas depois dessa postagem estarei conhecendo essa rota, vlw!!!

  3. Se a intençao é ir Brasilia Caldas direto, o caminho mais longo, Goiania,BR 153 é o melhor.
    Se quiser passear,,ai cada um cada um.
    Moramos aqui ha 15 anos, o caminho mais longo é o melhor, quem mora em Brasilia e vai a Caldas com frequência, nosso caso, nao vai por Lusiania de forma nenhuma, muitos desvios, pouccos lugares de apoio e passa por dentro de varios municipios, é o caminho mais curto que engana

  4. Muito boa a postagem!
    Também concordo com o Júlio César!
    A estrada que passa por Luziânia é traiçoeira.
    Depois que minhas filhas nasceram, segurança se tornou prioridade.

  5. Moro em Valparaiso de Goiás a 28 anos e sempre vou por Goiania,pois é mais seguro,se eu for por Luziânia diminui ida e volta 170 km,mas prefiro ir por Goiânia e pagar 3 pedágios mais me sentir seguro com a família,estrada excelente.

  6. Acabei de chegar no DF, vindo de Caldas Novas por Luziania. A estrada está otima: sem buracos e com pouco tráfego. A viagem dura aproximadamente 1h a menos do que pelo caminho de Goiânia.
    Gelson
    Vicente Pires – DF

  7. Obrigado pela postagem e comentários,. Gel Barba, acho que vou por Luziania mesmo estava receoso mas após seu comentário fiquei mais tranquilo.

  8. Boa noite!
    Estaremos saindo amanhã dia 25/07 cedinho, vamos por Luziânia e quando regressarmos postaremos algo sobre o trajeto!

  9. só faltou falar os valores de pedágios de brasilia pracaldas novas quem vai por goiania salvo engano paga se 04 pedagios não sei o valor

  10. Olá, nunca fomos à Caldas Novas, mas vamos fazer prestar concurso dia 03/12. Pretendemos aproveitar com a família e sair na sexta de madrugada. Coloquei a rota no mapa e aparece a opção 040 e pela 010 chegando antes de Vianópolis aparece um caminho, mas quando coloca o bonequinho não abre, parece estrada de chão. Vocês sabem se é segura?
    E sabe se consegue pousada na hora e se tem algo não muito caro pra família. Vamos mais por motivo da prova e se der tempo aproveitar um clube.
    Obrigada.

  11. É possível fazer esta viagem de táxi saindo de Brasília.
    Opção de pagamento com cartão e de parcelamento sem juros.
    Precisando,estou disponível.
    Valor à combinar
    61-999222744 vivo/zap
    61-985135131 oi

  12. Gostei muito de suas dicas, mas utilizando o GPS para verificar o melhor caminho, fomos indicados a ir para caldas novas via cristalina/ipameri. A princípio ficamos receosos, mas apostamos… e olha, foi uma ótima opção! Apesar de 2 pedágios (5,30 e 7,00) a estrada, quase sempre reta, sem buracos, um bom trecho em pista dupla. Foram 322km em 3h30m. E o melhor, não pega o trevo do caldas evitando todo aquele trânsito da entrada da cidade. Chegamos pela entrada da Lagoa quente. Muito boa opção! A única desvantagem, além de pagar os pedágios, foi pouquíssimos locais de apoio depois de cristalina, mas que ajudou a viagem ser mais rápida.

    • Obrigado pelas dicas, Mônica! É sempre bom que quem faça o trecho dê sua opinião, pois o estado das estradas vão mudando com o tempo.
      Só aconselho a não confiar sempre no GPS, às vezes nos coloca em uma fria!

      • Não passamos por Cristalina, nem Ipameri, saímos de Brasília e fomos até Luziânia, depois pegamos a GO-010 até Vianópolis, depois seguimos pela GO-139 até Caldas Novas.

  13. DESCULPEM-ME TODOS ,mas a melhor opcao atual eh uma opcao recente via Cristalina mais BR 050 ate a Brasil Verde e de la ate Pires do Rio e Caldas Novas..Quem eh daqui usa so este caminho…Sao apenas 365 km de asfalto novo sem muitas subidas e morros..quase plano e sem carretas e bebados ao volante como eh comum e via Luziania..uma das com mais acudentes no Brasil..alem disso..de Brasilia ate o entrocamento na Brasil verde eh 80% duplicado e por 2 Brs de altissima qualidade mas muito vazias e novas bem ao contrario da perigosissima br 060 de Brasilia a Goiânia.
    Contudo..na que anuncio..sao 2 pedagios e no total de 14 reais de automovel..boa viagem..sao paisagens e fazendas maravilhosas

    • Obrigado por sua opinião, Cezar!
      O estado das estradas mudam rápido de una para outro, uma estrada que está boa agora, em pouco tempo pode estar ruim! É muito bom que os leitores atualizem as informações.

      • Semana passada voltei de Caldas Novas dia 21/06/2019 pela BR que passa em frente a Lagoa Quente com destino a Brasìlia passando por Pires do Rio, tem um trecho depois da lagoa quente que está todo esburacados com alto risco de acidente, um amigo que veio logo atrás do meu carro estourou o pneu. BR muito deserta sem acostamento e cheia de curvas, é um atalho que não compensa.

    • Semana passada voltei de Caldas Novas dia 21/06/2019 pela BR que passa em frente a Lagoa Quente com destino a Brasìlia passando por Pires do Rio, tem um trecho depois da lagoa quente que está todo esburacados com alto risco de acidente, um amigo que veio logo atrás do meu carro estourou o pneu. BR muito deserta sem acostamento e cheia de curvas, é um atalho que não compensa.

  14. Viagem do centro de Brasília (Setor Hoteleiro Norte) até Caldas Novas, via Cristalina, passando Pires do Rio, rodei exatos 325 km. Estradas excelentes. Exceção trecho da BR 050 até Pires do Rio. Alguns buracos no leito carroçável, dos quais dá para desviar tranquilamente rodando a 100 km por hora, dirigindo durante o dia, com tempo sem chuva. Fica a dica.

  15. Olá, sou de Brasília é vou a Caldas Novas pelo menos 3 vezes ao ano. Hoje a melhor opção de estrada e via Cristalina. BR 040, BR 050 e GO 020. Apenas um pedágio e excelente pista em todo percurso.

  16. Passando por Goiânia, além de um pouco mais distante, tem 3 pedágios.
    Seja qual for o itinerário, é preciso ficar atento a velocidade das vias, pois além de “pardais” , sempre tem vários
    radar-móveis.
    Faço esta viagem no meu táxi com frequência com valores a negociar.
    Aceito cartões e divido sem juros.
    61-999222744

  17. Alguém fez o trajeto aeroporto de brasilia x caldas novas recentemente? podem me passae as dicas do melhor caminho? Tenho filho pequeno e prefiro a segurança, porem o trajeto mais curto é preferência pq ele tb nao curte viagens longas de carro. Obrigada.

  18. Vou três vezes por ano a Caldas novas.

    O trecho entre Ipameri e Caldas não possui sinal de celular, é deserto, asfalto coberto por areia.

    O trecho entre Pires do Rio e Caldas novas possui muitos buracos e pouco movimento. O Lagoa parque fica no fim desse trecho.

    O trecho entre Vianópolis e Caldas novas possui muitas curvas e houve renovação do asfalto em 2017. Possui também muitos radares móveis de 80km/h. É de fato o caminho mais curto pra quem vem de Brasília, porém deve-se ficar na torcida para não quebrar o carro nesse trecho, pois em muitos pontos não há sinal de telefonia e nem acostamento em boa parte do caminho.

    O trecho entre Goiânia e Caldas pode ser feito por Piracanjuba, que possui estrada de não dupla em condições regulares com buracos e muito movimento, ou pode ser feito até Morrinhos (duplicado) e depois 60km até Caldas (pouco movimento e em condições regulares) com muitos recapeamentos.

    Conclusão: Está com criança e viaja apenas um carro, vá por Goiânia.
    Quer ir à noite ou sexta ou domingo ou véspera de feriado, vá por Goiânia.
    Caso contrário, vá por Luziânia > Vianópolis > Cristianópolis> Caldas Novas.
    Boa viagem!

    • Show, Marcel! Obrigado pelas atualizações! esta questão de estradas nunca é definitiva, o estado de conservação delas está sempre mudando e o que era a melhor opção ha uns meses atrás, pode não ser mais, hoje!

      • Jair, esqueci de parabenizar a sua iniciativa de divulgar as informações de acesso por Brasília a esse destino turístico tão importante no Centro-Oeste chamado Caldas Novas.

        Estou voltando hoje para Brasília dos de passar alguns dias em Caldas Novas.

        Utilizei o trecho de Luziânia. O asfalto está excelente. Somente o trecho entre Vianópolis e Cristianópolis que ainda não possui sinalização horizontal, pois o asfalto foi trocado, porém já possui sinalização por placas novas.

        Gostei desta página. Acho ótimo essas atualizações.

        Vai ajudar vários viajantes.

        Grande abraço!

  19. Olá, quais as condições atuais das pistas? Estou indo em setembro/18 de carro de Brasília para Rio Quente com uma bebê de 4 meses, qual seria a melhor rota? Estarei saindo do aeroporto de Brasília umas 10h da manhã e não tenho tanta pressa para chegar pois o check-in no hotel em Rio Quente é só 14hs. Agradeço desde já.

    • Siga para Goiânia, depois Morrinhos, e por último pegue para Rio Quente.

      Você terá de Brasília a Morrinhos, 340 km de estrada duplicada e privatizada;
      De Morrinhos a Rio Quente você terá 60km de estrada razoável. Estão finalizando a duplicação nesse trecho.

      Essa é a melhor opção para você.

      Boa viagem!

  20. Caminho por Luziânia está ok! Fui no ano novo e a estrada é boa. Apenas os 8km entre os trevos de Caldas e Rio Quente é que tem buracos. Fui seguindo o Google maps e as informações daqui, deu certo. Vianópolis está na metade do caminho, mas não ficamos pra almoçar no restaurante do trevo (comida cara e a fumaça do churrasco estava impregnada no ambiente). Optamos por parar no Autoposto Entre trevos, em Cristianopolis. Recomendo, é amplo, tem lanchonete e restaurante. Comida simples, boa e preço bom. Agradeço pelas informações que obtive no site!

    • Obrigado pelas informações, Júnia! É sempre bom que os leitores que forem atualizem as informações, pois as condições das estradas vão mudando com o tempo!

  21. Olá! Primeiramente parabenizo a iniciativa da publicação deste artigo e, principalmente, dos comentários sobre as rotas/estradas Brasília/Caldas Novas. Procurei bastante na internet, mas aqui encontrei as melhores dicas. Sou de Natal/RN e estou programando uma viagem de 7 dias, em família (5 pessoas), para Caldas Novas em novembro deste ano. Vi que, para uma família com essa quantidade de membros, a melhor opção é sair de Brasília (devido a maior opção de voos) e, sem dúvida, alugar um carro. Estarei acompanhando as atualizações desse tema aqui e, mais uma vez, Parabéns pela iniciativa!

    • Fernando, Goiânia é a metade do caminho. Colocando na ponta do lápis, talvez compense pegar o voo pra Goiânia, principalmente se achar promoção. Vale pesquisar

      • Goiânia seria melhor pela distância! Mas há muito mais oferta de voos e é são bem mais baratos para Brasília.

  22. Olá, encontrei informações nesse site e decidi vim por Goiânia, depois Morrinhos, dali em diante, seguo as placas, fui parar em Piracanjiba e depois Caldas. Agora, como faço para seguir o mesmo caminho da volta? Vou ter que usar o maps. Não lembro o percurso que fiz e sou novo na estrada.

    • Pena que já deve ter voltado, se não recomendaria ler meu comentário lá embaixo. Faço exatamente este caminho. Se vc chegou em Morrinhos e voltou até Piracanjuba deu uma senhora volta. Caso queira fazer o mesmo caminho mas acertar, dá uma lida no meu comentário. Ou vai por Morrinhos, que não fiz mas me pareceu bom também, ou vai por Piracanjuba, passar em ambos é = dar uma volta gigante.

  23. O melhor trecho para Caldas Novas, seguir na BR040 até Cristalina (maior parte duplicada), pegue a BR050 até Campo Alegre de Goiás (toda duplicada), siga na GO213 até Ipameri (totalmente reformada – tapete) e continue na GO213 até Caldas Novas (totalmentereformada – tapete). Pegará 2 pedágios no valor de 5,30 (040) e 6,80 (050). Essa informação é atual, fiz o trecho no dia 03 Fev 19.

  24. Como pesquisei neste site e nos comentários, sinto-me na obrigação de comentar:
    Em novembro fui pra Caldas por Goiânia – Bela Vista – Cristianópolis. A estrada estava muito boa, o asfalto zerado. Um mês depois um amigo foi também no ano novo pelo mesmo caminho e disse que estava na mesma condição.
    E em meados de janeiro uma amiga foi pelo mesmo caminho, e voltou por Luziânia, mas não sei o caminho ao certo. Mas disse que tanto na ida quanto na volta as pistas estavam excelentes.

  25. Parabéns pela postagem e gostaria de contribuir também com atualização das estradas BSB-Caldas. Fui a Caldas Novas agora em Maio de 2019 e na ida optei pela 040-050/Pires do Rio. Depois de Cristalina entrando para Pires do Rio a estrada GO-020 está toda esburacada. Já a GO-309 (Pires do Rio a Caldas) está nova porém já tem alguns poucos buracos. Apesar de ser mais rápido hoje, não recomendo ir por esse caminho até a pista estar em plenas condições. Na volta, optei vir por Cristianópolis/Vianópolis/Luziânia e, como nos comentários recentes, a pista continua em perfeitas condições.

    • Boa noite, Luís.
      E quanto às opções de restaurante, lanchonete, postos de gasolina, enfim, estrutura com comida e banheiros caso necessário?

      Sei que por Goiânia há várias opções como as que falei, sem falar no conhecido Jerivá.

      • Boa Tarde Ralffer,

        Tem alguns poucos restaurantes sim disponível na estrada de Cristianópolis/Vianópolis/Luziânia, um deles é o Brasilia-Caldas, que fica na metade ndo caminho em Vianópolis. Há postos de gasolina também mas são bem espaçados. É uma estrada para quem tem pressa em chegar.

  26. Olá. O trajeto de Brasília para Caldas/ Rio quente por Luziânia GO-010 e Vianópolis São Miguel do Passa Quatro GO-139 está tranquilo com asfalto perfeito. E as opções de lanchonetes e postos ainda tem um jeito típico do Goiás. Pra quem gosta de uma viagem com clima de fazenda com plantações de milho, girassóis e ver o gado pastando vale mais pena do que pela BR 060 de Anápolis.

  27. Acabei de chegar. Fui na quarta dia 19 de Junho de 2019, e cheguei hoje dia 23 de junho de 2019, a Estrada para Caldas/Rio Quente, por Luziania GO 010, Vianapolis, São Miguel do Passa Quatro, Cristianópolis (GO 139), Esta muito bom, salvo alguns trechos sem sinalização, (asfalto novo), mas tranquilo, só ir tranquilo e não exagerar nas curvas.

  28. Tambem viajei agora no final de junho por Luziania/Vianopolis/Cristianopolis e doi td bem, a estrada esta otima, so alguns pontos sem marcacao no asfalto, que esta novinho. Mas… sem Waze eu jamais conseguiria fazer o caminho dentro de Luziania pra sairnora Caldas Novas, nao tem sinalizacao nenhuma dentro da cidade que indique o caminho.
    Na ida parei no centro comercial Quilombo, na volta na lanchonete/restaurante Parada Brasilia-Caldas. O segundo melhor que o primeiro, mas nada demais tambem (pelo menos tinha caldo de cana e pastel!!! Rs). Da proxima vez tentarei a Parada do Gaucho, que pareceu legal pelo lado de fora. Todos esses sao mais ou menos de 1:45-2:15 de Brasilia, ou seja, no meio do caminho.

  29. Hoje eu saí de Brasília até Caldas Novas, passando por Luziânia/Vianópolis/Cristianópolis/Caldas Novas e a pista não tinha nenhum buraco. Depois de Luziânia, as curvas mais perigosas estão quase todas com uma terceira faixa para quem está na subida, assim traz uma sensação de segurança maior ao dirigir por lá. Tem um trecho relativamente longo sem demarcação viária, mas não atrapalha muito durante o dia (à noite pode ser bem perigoso). Recomendo o caminho para quem vem durante o dia. São quase 100 km a menos, comparado ao caminho por Goiânia

  30. Paulo Cesar 26/07/2019 , estrada de Brasília para Caldas novas passando por luziana, Vianópolis e Cristianópolis está excelente , sem buracos e muito tranquila . Meu tempo foi de 4hs de viagem de Brasília até Caldas novas em velocidade média de 100km, alguns radares. Com os pontos de apoio que tem da pra fazer uma boa viagem

  31. I Santos 27/08/2019

    Estrada de Brasilia para Caldas Novas, passando por Luziânia, Vianópolis e Cristianópolis, está excelente, sem buracos. Precisa ter cuidado com os pardais de Brasilia a Luziânia e as muitas curvas depois de Luziânia.

  32. I Santos 27/08/2019

    Estrada de Brasilia para Caldas Novas a partir de Luziânia está excelente, sem buracos. Precisa ter cuidado com os pardais de Brasilia a Luziânia e as muitas curvas depois de Luziânia.

  33. Vou agora no feriado do Dia das Crianças, vou optar pelo caminho de Luziana / Vianópolis, pois sou acostumada já a fazer. Apesar que moro nas margens da BR 060 não vou por GYN, tentarei na volta.

    • Conseguiu voltar por GYN? Se sim, o que achou? Já fiz ambos, prefiro por GYN, até Piracanjuba e de lá Caldas Novas.

  34. Fiz o trajeto Brasília/Goiânia/Morrinhos/Caldas Novas no dia 27/01/20. Apesar de ser o trecho mais longo (quase 400km) – e é apenas a segunda vez que faço esse caminho -, considero a melhor opção. Antigamente eu utilizava a estrada de Luziânia (mais curta) mas, pessoalmente, acredito que a qualidade da estrada e segurança oferecida por um caminho quase que totalmente duplicado faz a diferença. Entendo que a distância maior neste caminho, de aproximadamente 70km, é compensada pela viagem em uma velocidade constante e facilidade nas ultrapassagens. Outro detalhe que me agradou foi que o trecho Morrinhos/Caldas Novas já está sendo duplicado. Passei por 3 pedágios ($4.90 , $3.40 e $3.40, se não me engano). É um custo, mas pelo menos garante a qualidade excelente do asfalto em qualquer época.

    • Interessante, sempre entro antes, em direção a Piracanjuba, na próxima testarei pelo caminho que vc descreveu. Em relação aos pedágios, não me lembro exatamente quantos fiz até a entrada de Piracanjuba, e olha que já fui algumas vezes por ali. Depois vou conferir, achava que eram 4 e não 3, hehehehehe.
      Prefiro segurança e tranquilidade, podendo, sem infringir a lei, andar em uma boa média de velocidade. Além do conforto das paradas oferecidas, opções de passar em Goiânia e etc.

  35. Parabéns pelo artigo! Nos ajudou muito, principalmente pelas atualizações nos comentários! Viajamos (dois adultos e duas crianças) de ida (19/01/2020) e volta (26/01/2020) de Brasília-DF para Rio Quente-GO Via Valparaíso (BR-450 e 040), Luziânia (GO-010) e Vianópolis (GO-139) e está perfeita! Tranquila, com pouco tráfego, bons pontos de parada, belíssima paisagem. Levamos exatamente 04 horas de Brasília a Rio Quente. Tirando os inúmeros fotossensores até Luziânia, foi possível manter uma velocidade média de 110-120 km/h na maior parte do trecho. Apenas o curto trecho final (8 km) da BR-490 está com buracos e merece mais cuidado. Mas no geral foi uma excelente alternativa e recomendo esta alternativa.

  36. Concordo contigo Bruno Gabai. Hoje dia 05/03, optei vir por Luziânia. É como você descreveu acima. Frisando, o único trecho ruim é quando está chegando em Caldas Novas. Fora isso, é uma boa opção vir por Luziânia.

  37. Vou começar por onde não fui ainda. Por Cristalina. Desconheço, pode ser que seja bom.

    Já utilizei o caminho por Luziânia e por Goiânia.

    O de Goiânia é meu predileto, com algumas diferenças para o caminho do blog. Explico os meus motivos no final.

    Explicação da rota:
    Detalhe importante, há pedágios.
    Saia de Brasília em direção a Região Administrativa de Samambaia, usando a Estrada Parque Núcleo Bandeirantes, EPNB.

    Siga utilizando a rota que vai para Alexânia, BR060, siga até Anápolis onde acessará a BR 153, sentido sul, não tem mistério, é praticamente a mesma rodovia, veja placas pra Goiânia e as siga.

    Atravesse Goiânia, Aparecida de Goiânia e Hidrolândia, sempre na BR 153, não saia dela. Ao chegar no Posto Floresta, fique atento pra não passar, deverá sair para a marginal afim de passar sob um viaduto da própria BR 153, acessando a rodovia que fica à sua esquerda, GO 217, sentido Piracanjuba (aqui cabe um parênteses: cidade bem legal, vale a pena a parada, nem que seja pra comprar panelas, logo, reserve porta malas para isso.)

    Permaneça na GO 217, antes e depois de Piracanjuba, até o entroncamento com a GO 139, pela qual deverá seguir em direção sul, não precisa virar, é só seguir reto, mas só muda o nome da rodovia para GO 139.

    Quando chegar na GO 213, o sentido obrigatório será para a direita, entre e acesse o primeiro retorno à sua esquerda. Siga em frente e estará em Caldas Novas.

    Total de quilômetros utilizando o caminho que informei é de 363 e o tempo de estrada estimado é de 5h, partindo da minha casa no Guará – DF. Há pedágios, como já disse, mas desconheço o valor atualizado.

    Meu motivo deste caminho diferente do blog:

    Apesar de mais pedágios, que não são nem baratos nem caros, você terá mais quilômetros de pista duplicada, as vezes até 3 faixas, velocidade máxima maior e muito mais segurança. Há pardais, logo, não abuse. A velocidade máxima, nos trechos rurais, são de 120 km/h. Há muitas paradas possíveis, de postos, lojas de conveniência, shopping outlet, passar por Goiânia, como toda cidade grande, tem suas vantagens caso queira entrar. Tem a opção de parar no Jerivá, para lanchar ou almoçar, comprar produtos alimentícios da região e etc. Eu amo o Jerivá, deve ter quem não goste e eu respeito. Gosto é muito subjetivo. Resumo, um pouco mais caro, como verá abaixo, mas muito mais seguro, confortável, turístico e em termos alimentares, melhor.

    O caminho por Luziânia eu estimo uma economia de uns 90 reais a menos, em valores de hoje (24/04/2020) já considerando ida e volta, mas os riscos são muito maiores, motoristas ruins, uns 10% de irresponsáveis, mesmo, nível louco. Excesso de velocidade, onde é 80km/h andam a 140, 160. Risco elevado de colisão frontal, por conta da péssima qualidade dos motoristas e da pista ser mão dupla. Não adianta dizer “sou cuidadoso” quando no sentido oposto tem retardado psicopata. Não ponho mais minha família em risco, a não ser se eu ignorar o risco. Neste caso, não ignoro, e não usarei mais aquele caminho. Pouquíssimas paradas razoáveis. É mais rústico? É. Vale o risco? Não!

    Como eu disse antes, o gosto é muito subjetivo. Para mim Brasília, Anápolis, Goiânia, Hidrolândia, Piracanjuba, Caldas Novas, é a melhor pedida. Recomendo.

    Espero ter ajudado. (Contato: 61-982835411)

    • O caminho feito por Daniel Sales Parece ser muito bom também, ainda não fiz este caminho, na próxima farei só pra testar, apesar de um pouco a mais que o meu, pode ser que seja ainda melhor.

  38. Olá, fiz o caminho em 15/Julho/2020 vindo de Minas via Cristalina, com pernoite em Pires do Rio e seguindo até Morrinhos, mas passando por Caldas Novas. Nesta data viemos pela BR-050 e entramos na GO-020 no KM-154. Até Pires são 80 Km e a pista estava relativamente boa com recape recente e poucos buracos, visíveis durante o dia. A alegria acaba de Pires até Caldas: pela GO-309 a recomendação é viajar durante o dia e com tempo bom – são 70 Km mas com muitos buracos em determinados locais e às vezes concentrados. É possível seguir com cuidado e até desenvolver uma boa velocidade mas recomendo apenas em necessidade e durante o dia. De Caldas até Morrinhos pela GO-490/213 estava em boas condições nesta data.

  39. Bom dia, eu vou para caldas saindo de bela vista de goias, gostaria de saber qual estrada devo ir para pegar a maioria duplicada?

  40. É isso mesmo, por Luziânia o caminho é mais curto, porém tem poucos lugares de parada e é preciso prestar atenção nas sinalizações. Por Goiânia tem a questão do trânsito que se intensifica com o horário de pico.

  41. Pessoal, atualizando aqui as condições. Fomos agora em julho/2021 via Luziânia. Se vc tiver Waze, pode ir sem medo. Estrada excelente, poucas curvas, do Jardim Botânico pro Rio Quente deu 4h. Mas o caminho por dentro de Luziânia (e mais uma cidade que nao lembro) só consegue fazer quem conhece bem. Eu só consegui com Waze, mas foi ótimo. Não há muitos pontos de apoio até a metade do caminho (saindo de Brasília), mas são só 2h até a Parada do Gaúcho, restaurante bem cuidado e com banheiros limpos. Depois dele, haverá alguns outros pontos até chegar no Rio Quente.

  42. Pessoal bom dia ,estou querendo ir pra Caldas novas dia 01 /11 por onde é o melhor caminho saindo de BH.

  43. Boa tarde Galera,

    Estou querendo ir agora no final do ano para Caldas pela estrada Cristalina/Pires do Rio. Alguém aqui sabe como está as condições atuais dessas pistas?

    Obrigado!!!

  44. Viemos pra Caldas Novas saindo de Brasília-DF e passando por Luziânia-Vianópolis-São Miguel do Passa Quatro-Cristianópolis. A estrada está consideravelmente boa e com pouquíssimos buracos, mas a sinalização das estradas é bem precária – os trechos com terceira faixa acabam bruscamente e sem nenhuma sinalização de que está acabando a terceira via -, sendo que de Luziânia até Vianópolis tem curvas bem fechadas e perigosas (também com pouca sinalização). No caminho todo realmente não tem nenhum acostamento, o que torna o trecho bastante perigoso. Um ônibus de turismo que estava na nossa frente, viajando a boa velocidade, não teve a menor preocupação com ultrapassagens, entrando na contramão mesmo quando vinham carros na outra direção – as muitas curvas e aclives/declives no caminho tornam ultrapassagens realmente difíceis e demoradas, ainda que isso não justifique a imprudência do motorista. A nossa conclusão foi de que se fôssemos viajar no final da tarde/noite ou em dias de muito trânsito, seria muito mais vantajoso ir por Goiânia, que tem a estrada duplicada, acostamentos e a sinalização é melhor. A propósito, só a título de curiosidade, há alguns anos meus pais fizeram esse caminho Brasília-Luziânia-Caldas Novas e, por conta de um acidente no caminho (em que o pessoal da moto ficou gravemente acidentado), uma viagem que deveria durar cerca de quase 4h durou mais de 7h. São fatores importantes a serem levados em conta por quem vai pra Caldas, especialmente em épocas de festa, como o Caldas Folia e o Caldas Country, por exemplo.

  45. Acabei de fazer o trajeto de Brasília à Caldas Novas (Carnaval de 2023) via Luziânia – Vianópolis – São Miguel do Passa Quatro – Cristianópolis e adorei a viagem. A estrada é excelente em todo o trecho, sem buracos e muito bem sinalizada. Vale muito a pena pela distância menor e paisagem. Podem vir sem medo. Viagem muito tranquila. Vale a dica de se anotar as cidades por onde se passa até chegar ao destino.

  46. Peguei a estrada Brasília-Caldas por Luaziania hoje dia 06/04/2023:
    A estrada está com aspecto bom, da pra ver que alguns buracos foram remendados recentamente.
    PORÉM: É um trajeto que exige paciência por conta da pista simples o tempo todo, sendo necessário ultrapassar várias vezes caminhões e outros motoristas mais lentos, sem falar nas passagens por dentro de cidades que sempre são lentas.
    Então dito isso, apesar de ser o trajeto mais curto ej quilometragem eu realmente nao sei se compensa tanto pela chatice da pista simples quanto pelos municípios no meio dos trechos, pode ser que o trajeto por Goiânia ou Cristalina sejam até mais rápidos dependendo do fluxo…

  47. Fiz o percurso por Cristalina em dezembro de 2022. Muito inseguro, com muitos buracos. Se for de dia dá para fazer com muita atenção. Á noite ou com chuva não vá!

    Fiz o percurso ida e volta por Luziania em 19/05/23. A estrada está boa, fui a noite e nao tive nenhum problema. Alguns buracos no percurso de retorno, mas dava para ver de boa. Recomendo esse percurso por ser o mais curto.

  48. Fui para Caldas Novas saindo de Brasília por Luziânia no dia 10/06/23 e voltei em 16/06/23. A estrada esta excelente, porem sem acostamento e sem problemas. Usando o waze e bem tranquilo. Almoçamos na parada carro de boi lanchonete e restaurante 10 km antes de chegar em Vianópolis vindo de Brasília. Comida caseira bem gostosa.

  49. Gostaria de saber como está a estrada de Brasília para caldas novas por Luziânia? Vou sair à noite de Brasília com a família e gostaria de saber se eh segura? Nunca andei por ela.

    • A noite eu não recomendo. Viemos por ela e não tivemos problemas. Mas a estrada não tem acostamento nem pontos de apoio.
      De dia, sim.
      De noite, não venha por ela.

  50. Gente eu fui agora no início de fevereiro pela primeira vez por Cristalina. Achamos muito bom o caminho e foi a viagem mais rápida que fizemos, pois não passa por dentro de nenhuma cidade. Levamos 4 horas e 20 minutos (a gente não corre muito), saindo do Paranoá. Vantagens: poucos carros e caminhões na pista , não tem muitos trechos de baixa velocidade. Desvantagens: dois pedágios, pista sem muitos pontos de parada, o último trecho entre Pires do Rio e Caldas Novas está com bastante buracos.
    Por mim só vou agora por lá já que chegar mais rápido importa e porque não viajo à noite. Pelos buracos nos últimos 30 km eu não indico ir por lá de noite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here