O que fazer em Garibaldi RS: Pontos turísticos e dicas

Garibaldi é a capital brasileira dos espumantes, uma cidade da Serra Gaúcha repleta de vinícolas e com um belo centro histórico.

Garibaldi - a capital brasileira do espumante
  Por Jair Prandi
 

Colonizada por imigrantes italianos, Garibaldi tem em sua área central, alguns casarões históricos que resistiram ao tempo. Mas as vinícolas abertas à visitação são as maiores responsáveis por atrair os turistas à capital brasileira do espumante.

A cidade de Garibaldi RS vem construindo sua história ligada aos vinhos e espumantes no país desde 1913, quando a vinícola Peterlongo produziu o primeiro champanhe do Brasil.

Hoje, grandes empresas e cantinas familiares oferecem visitação, onde os turistas podem conhecer a história, o processo de engarrafamento, degustar e adquirir os produtos.

Vizinha a Bento Gonçalves e próxima a Caxias do Sul e Farroupilha, a cidade não pode ficar de fora de seu roteiro na Serra Gaúcha.

Degustação na varanda da vinícola Peterlongo
Degustação na varanda da vinícola Peterlongo

O que fazer em Garibaldi RS: Pontos turísticos e dicas

Dicas de Viagem: Quando Ir, Como Chegar, Onde Ficar e O que fazer em Garibaldi

Na lista do que fazer em Garibaldi, além dos vinhos e espumantes, o município conta com muitas cantinas e restaurantes que servem a mais deliciosa culinária italiana.
Foi criada também uma rota de degustação, conhecida como Rota do Sabor, localizada no interior do município.

Apresentação artística na Estação Ferroviária de Garibaldi
Apresentação artística na Estação Ferroviária

Quando ir a Garibaldi

A cidade oferece atrativos em distintas épocas do ano: No verão os parreirais estão carregados, é época de colheita, as paisagens ficam lindas e as vinícolas movimentadas.

  • Entre os meses de setembro e outubro (a cada 2 anos), nos anos ímpares, acontece a Fenachamp (Festa do Espumante), com exposições, feiras, shows, e degustação dos produtos.
  • No inverno, as baixas temperaturas tornam clássicas e aconchegantes as viagens pela serra gaúcha, e durante o ano todo, dá para visitar as vinícolas.
Vinícola Peterlongo e suas pedras centenárias de basalto
Vinícola Peterlongo e suas pedras centenárias de basalto

Com chegar a Garibaldi

Para quem chega de avião o aeroporto mais próximo é o de Caxias do Sul, localizado a 46 km. Já o aeroporto de Porto Alegre fica a 105 km, porém, e oferece mais opções de voos e consequentemente mais baratos.

A partir do aeroporto (seja Caxias ou Porto Alegre) a melhor forma é alugar um carro. Assim terá total liberdade e oportunidade de conhecer variadas atrações da Serra Gaúcha.

Alugue um carro para sua viagem a Garibaldi e Serra Gaúcha!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência!
Faça sua cotação e reserve aqui!

  • Quem vem de Porto Alegre deve subir a serra utilizando a BR-116, RS-240, RS-122 e a RS-446, que se encontra com a RST-470 em Carlos Barbosa.
  • Quem vem de Caxias deve seguir pela RST-453, passando por Farroupilha, até cair no trevo de Bento Gonçalves e Garibaldi, depois é só virar à esquerda na RS-470 por mais 5 km.

A maioria das vinícolas turísticas de Garibaldi fica dentro da cidade, apenas a Chandon está um pouco mais distante, na estrada para Bento Gonçalves.

Distâncias de Garibaldi:
Bento Gonçalves – 8 km
Caxias do Sul – 45 km
Porto Alegre – 110 km
Estrela – 58 Km

Vista do mirante de Garibaldi
Vista do mirante da cidade

Passeio a partir de Bento Gonçalves

Se você estiver hospedado em Bento, uma boa alternativa de conhecer a cidade é através de um passeio guiado. O passeio de 4 horas inclui um city tour no centro histórico, visita à Vinícola Peterlongo e à Madelustre.

Consultar / reservar passeio!

O que fazer em Garibaldi: Vinícolas

Na lista de opções do que fazer em Garibaldi, a visitação às vinícolas estão entre as prioridades. Algumas vinícolas de Garibaldi, se destacam pela produção de ótimos e premiados espumantes.

Rota dos Espumantes

A Rota dos Espumantes é uma atração composta de um roteiro com 20 vinícolas que dá ao turista a oportunidade de conhecer pequenas e grandes vinícolas, o processo de elaboração da bebida e os mais deliciosos espumantes brasileiros.

Os tours terminam com degustações nas lojas das vinícolas, onde dá para adquirir diretamente os produtos. A maioria das vinícolas possui venda a varejo e oferecem tours com agendamento.

As três mais visitadas e conhecidas, são: Cooperativa Vinícola Garibaldi, Vinícola Peterlongo e Vinícola Chandon.

Cooperativa Vinícola Garibaldi

Vinícola Garibaldi
Pipa Cave Acordes – Vinícola Garibaldi

A vinícola Garibaldi é uma cooperativa que tem mais de 80 anos de história e seus produtos já foram premiados em inúmeras vezes no Brasil e no mundo.

Confira nosso tour pela vinícola e informações.

Vinícola Peterlongo

A vinícola Peterlongo foi a primeira do estilo no Brasil, e a que produziu o primeiro champanhe brasileiro, construída ao lado da residência da família, que sugere um pequeno castelo de traços franceses.

Confira nosso tour pela vinícola Peterlongo e informações.

Espumantes da vinícola Peterlongo

Vinícola Chandon

A empresa francesa Moët & Chandon apostou em Garibaldi e na qualidade das uvas produzidas na Serra Gaúcha para produzir vinhos e espumantes naturais de luxo.

Confira nosso tour pela vinícola Chandon e informações.

Parreirais da Chandon
Parreirais da vinícola Chandon

Outras vinícolas de Garibaldi

Adega Chesini
Casa Pedrucci
Domno do Brasil
Vinícola La Cantina
Vaccaro Vinhos e Espumantes
Vinícola Carlesso
Vinhos Don Laurindo
Vinícola Battistello
Vinícola Courmayeur
Milantino Vinhos e Espumantes

Pontos turísticos de Garibaldi

Estação ferroviária de Garibaldi

Estação Ferroviária de Garibaldi - Imagem drone
Estação Ferroviária de Garibaldi

A estação ferroviária de Garibaldi é ponto de encontro nos finais de semana. Possui uma bela área verde em frente à estação onde as famílias se reúnem para levar seus filhos para brincar ou simplesmente tomar seu chimarrão.

Centro histórico de Garibaldi

Prédio da prefeitura de Garibaldi
Prédio da prefeitura de Garibaldi

A cidade conta com várias construções do início do século 20, como a Mansão Mazzini, as igrejas dos Capuchinhos e da Matriz, e o Museu Municipal.

Não deixe de circular pela rua Buarque de Macedo, toda revitalizada, onde duas vezes ao ano acontece o evento temático Garibaldi Vintage, que em sua última edição tivemos o prazer de participar.

Mirante de Garibaldi

Para se ter uma visão panorâmica da cidade, suba pela rua Júlio de Castilhos até a Praça da Ermida Nossa Senhora de Fátima, localizada no ponto mais alto da cidade. Junto à praça, o mirante Bella Visione proporciona uma bela vista da área central de Garibaldi.

Mirante de Garibaldi
Mirante de Garibaldi

Passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

A viagem de Maria Fumaça dura duas horas com saídas de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, e parada em Garibaldi. No embarque os turistas são recepcionados com degustação de vinhos. Na parada da cidade, a recepção é feita com música italiana e gaúcha, e degustação de espumantes e sucos de uva.

Maria Fumaça na Estação Ferroviária de Garibaldi
Maria Fumaça na Estação Ferroviária de Garibaldi

Ao longo do percurso de 23 km, grupos folclóricos percorrem os vagões cantando e dançando músicas típicas. Os passeios acontecem de quarta a domingo, sendo necessário reservar. Em janeiro, julho, novembro e dezembro, há saídas todos os dias.

Fenachamp

Fenachamp é a tradicional festa do espumante brasileiro que acontece na cidade a cada 2 anos (anos ímpares), sempre no mês de outubro, por 4 finais de semana.

A Fenachamp conta com shows, exposições, gastronomia e muito mais…
Na última edição, a novidade foi os jantares harmonizados preparados por chefs profissionais e servidos com bebidas selecionadas.

Compras em Garibaldi

Loja da Vinícola Garibaldi
Loja da Vinícola Garibaldi

Sem dúvida, os vinhos, espumantes e sucos, são os principais produtos, mas além das vinícolas, Garibaldi tem muito a oferecer: Os salames, queijos, pães, geleias e vários produtos orgânicos podem ser adquiridos nas propriedades da Estrada do Sabor.

Não deixem de comprar também as trufas artesanais da Devorata.

Onde se hospedar em Garibaldi

Garibaldi e o Vale dos Vinhedos, que inclui os municípios vizinhos, conta com uma ótima rede hoteleira. Se hospedando na cidade ou proximidades você pode visitar um grande número de vinícolas e atrações.

Confira abaixo algumas opções muito bem recomendadas:

Na cidade de Garibaldi

No interior, próximo à cidade:

Onde comer em Garibaldi

Casa DiPaolo Garibaldi
Casa DiPaolo Garibaldi

A cozinha típica italiana predomina nos cardápios, além dos ingredientes tradicionais da serra gaúcha, tudo harmonizado com excelentes vinhos, espumantes e suco de uva.

A Estrada do Sabor é um roteiro do interior do município composto por 5 propriedades rurais que abriram suas portas e criaram restaurantes rurais.

Existem muitos restaurantes de qualidade na cidade, difícil citar cada um, durante nossa visita à cidade, conhecemos a renomada Casa Di Paolo e a Osteria Della Colombina.

Casa DiPaolo

Rodízio de galeto escolhido pelo Guia Quatro Rodas por diversas vezes como o melhor do Brasil.

Confira o artigo com fotos e informações sobre nossa visita ao DiPaolo.

Osteria Della Colombina

Osteria Della Colombina - Garibaldi
Osteria Della Colombina – Garibaldi

Restaurante localizado na Rota do sabor, no porão de uma propriedade do interior, onde é servida a mais deliciosa comida caseira italiana.

Confira o artigo com fotos e informações sobre nossa visita à Osteria Della Colombina.

Outros restaurantes que ouvimos falar bem: Hosteria casa Curta, Valle Rústico, Trattoria Primo Camilo.

Passeios na região

Em Bento, que fica bem próximo, há um grande número de passeios e roteiros turísticos, confira!

Reserve online passeios em Bento e Garibaldi

A região da Uva e do Vinho conta com várias cidades que vale a pena a visita. Além da cultura italiana há muitas atrações turísticas a visitar, os destinos mais próximos, são:

Visitamos Garibaldi, a convite da Secretaria de Turismo onde participamos de um press trip de fim de semana. Além do evento Garibaldi Vintage (foco da visita), conhecemos vinícolas, restaurantes, e algumas atrações turísticas da cidade.

Foi uma ótima oportunidade para conhecer outros blogueiros, degustar espumantes fantásticos e provar a excelente gastronomia de Garibaldi.

Almoçando com a amigas blogueiras no DiPaolo
Almoçando com a amigas blogueiras no DiPaolo

 


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Adorei essa matéria. É simplesmente espetacular. Como estou escrevendo um livro sobre o antigo território de Montenegro solicitaria a sua permissão para utilizar a foto tirada com drone da estação ferroviária de Garibaldi. Obviamente que seria dado o devido crédito. Não sei tem conhecimento. Mas Garibaldi e Bento Gonçalves já fizeram parte do território de Montenegro. Em caso de anuência gostaria que me fosse dito em nome de quem seria o crédito. Desde já agradeço pela sua atenção e lhe felicito pela oportunidade da sua reportagem.

  2. complemento: o motivo do contato com o Luiz Baggiotto é saber da possibilidade de analisar o conteúdo do livro que ele estava escrevendo(talvez já concluiu o trabalho) hà mais de 2 anos. Meus antepassados da linhagem do avô materno foram assentados na colônia Conde d’Eu; na época município de Garibaldi. Por isso me interessa o conteúdo do livro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here