Colonizada por imigrantes italianos, Garibaldi tem em sua área central, alguns casarões históricos que resistiram ao tempo, mas as vinícolas abertas à visitação as maiores responsáveis por atrair os turistas à capital brasileira dos espumantes.

Garibaldi vem construindo sua história ligada aos vinhos e espumantes no país desde 1913, quando a vinícola Peterlongo produziu o primeiro champanhe do Brasil. Hoje, grandes empresas e cantinas familiares oferecem visitação, onde os turistas podem conhecer a história, o processo de engarrafamento, degustar e adquirir os produtos.

Degustação na varanda da vinícola Peterlongo
Degustação na varanda da vinícola Peterlongo

Além dos vinhos e espumantes, o município conta com muitas cantinas e restaurantes que servem a mais deliciosa culinária italiana, foi criada até uma rota de degustação, conhecida como Rota do Sabor, localizada no interior do município.

Apresentação artística na Estação Ferroviária de Garibaldi
Apresentação artística na Estação Ferroviária de Garibaldi

A cidade oferece atrativos em distintas épocas do ano: No verão os parreirais estão carregados, é época de colheita, as paisagens ficam lindas e as vinícolas movimentadas.
Entre os meses de setembro e outubro (a cada 2 anos), nos anos ímpares, acontece a Fenachamp (Festa do Espumante), com exposições, feiras, shows, e degustação dos produtos.
No inverno, as baixas temperaturas tornam clássicas as viagens pela serra gaúcha, e durante o ano todo, dá para visitar as vinícolas.

Vinícola Peterlongo e suas pedras centenárias de basalto
Vinícola Peterlongo e suas pedras centenárias de basalto

Rota dos Espumantes

A Rota dos Espumantes é uma atração composta de um roteiro com 20 vinícolas que dá ao turista a oportunidade de conhecer pequenas e grandes vinícolas, o processo de elaboração da bebida e os mais deliciosos espumantes brasileiros. Os tours terminam com degustações nas lojas das vinícolas, onde dá para adquirir diretamente os produtos. A maioria das vinícolas possui venda a varejo e oferecem tours com agendamento.
As três mais visitadas e conhecidas, são: Cooperativa Vinícola Garibaldi, Vinícola Peterlongo e Vinícola Chandon.

Vinícola Garibaldi
Pipa Cave Acordes – Vinícola Garibaldi

Cooperativa Vinícola Garibaldi

A vinícola Garibaldi é uma cooperativa que tem mais de 80 anos de história e seus produtos já foram premiados em inúmeras vezes no Brasil e no mundo.
Confira nosso tour pela vinícola e informações.

Vinícola Peterlongo

A vinícola Peterlongo foi a primeira do estilo no Brasil, e a que produziu o primeiro champanhe brasileiro, construída ao lado da residência da família, que sugere um pequeno castelo de traços franceses.
Confira nosso tour pela vinícola Peterlongo e informações.

Espumantes da vinícola Peterlongo

Vinícola Chandon

A empresa francesa Moët & Chandon apostou em Garibaldi e na qualidade das uvas produzidas na Serra Gaúcha para produzir vinhos e espumantes naturais de luxo.
Confira nosso tour pela vinícola Chandon e informações.

Outras vinícolas de Garibaldi

Adega Chesini
Casa Pedrucci
Domno do Brasil
Vinícola La Cantina
Vaccaro Vinhos e Espumantes
Vinhos Don Laurindo
Vinícola Battistello
Vinícola Carlesso
Vinícola Courmayeur
Milantino Vinhos e Espumantes

Parreirais da Chandon
Parreirais da Chandon

Maria-Fumaça e Estação Ferroviária de Garibaldi

A viagem de Maria Fumaça dura duas horas com saídas de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com parada em Garibaldi. No embarque os turistas são recepcionados com degustação de vinhos e na parada da cidade, a recepção é feita com música italiana e gaúcha, e degustação de espumantes e sucos de uva.
Ao longo do percurso de 23 km, grupos folclóricos percorrem os vagões cantando e dançando músicas típicas.
Os passeios acontecem de quarta a domingo, sendo necessário reservar (em janeiro, julho, novembro e dezembro, há saídas todos os dias).

Maria Fumaça na Estação Ferroviária de Garibaldi
Maria Fumaça na Estação Ferroviária de Garibaldi

A estação ferroviária de Garibaldi é ponto de encontro nos finais de semana, quando as famílias se reúnem para levar seus filhos para brincar ou simplesmente tomar seu chimarrão.

Confira o vídeo da estação ferroviária de que fizemos com nosso Drone.

Estação Ferroviária de Garibaldi - Imagem drone
Estação Ferroviária de Garibaldi – Imagem drone

Centro histórico de Garibaldi

Garibaldi conta com várias construções do início do século 20, como a Mansão Mazzini, as igrejas dos Capuchinhos e da Matriz, e o Museu Municipal. Não deixe de circular pela rua Buarque de Macedo, toda revitalizada, onde duas vezes ao ano acontece o evento temático Garibaldi Vintage, que em sua última edição tivemos o prazer de participar.

Prédio da prefeitura de Garibaldi
Prédio da prefeitura de Garibaldi

Mirante de Garibaldi

Para se ter uma visão panorâmica da cidade, suba pela rua Júlio de Castilhos até a Praça da Ermida Nossa Senhora de Fátima, localizada no ponto mais alto da cidade. Junto à praça, o mirante Bella Visione proporciona uma bela vista da área central de Garibaldi.

Mirante de Garibaldi
Mirante de Garibaldi

Com chegar a Garibaldi

Quem vem de Porto Alegre deve subir a serra utilizando a BR-116, RS-240, RS-122 e a RS-446, que se encontra com a RST-470 em Carlos Barbosa.
Quem vem de Caxias deve seguir pela RST-453, passando por Farroupilha, até cair no trevo de Bento Gonçalves e Garibaldi, depois é só virar à esquerda na RS-470 por mais 5 km.

A maioria das vinícolas turísticas de Garibaldi fica dentro da cidade, apenas a Chandon está um pouco mais distante, na estrada para Bento Gonçalves.Distâncias
Bento Gonçalves – 8 km
Caxias do Sul – 45 km
Porto Alegre – 110 km
Estrela – 58 Km

Vista do mirante de Garibaldi
Vista do mirante de Garibaldi

Onde se hospedar em Garibaldi

Garibaldi e o Vale dos Vinhedos, que inclui os municípios vizinhos, conta com uma ótima rede hoteleira, confira e faça sua reserva em um dos melhores da região:
Hotel e Spa do Vinho
Farina Park Hotel
Hotel Villa Michelon
Hotel Dall Onder Vittoria
Hotel Vinocap
Mais hotéis da região de Garibaldi

Onde comer em Garibaldi

Casa DiPaolo Garibaldi
Casa DiPaolo Garibaldi

A cozinha típica italiana predomina nos cardápio, além dos ingredientes tradicionais da serra gaúcha, tudo harmonizado com excelentes vinhos, espumantes e suco de uva.
A Estrada do Sabor é um roteiro do interior do município composto por 5 propriedades rurais que abriram suas portas e criaram restaurantes rurais.
Existem muitos restaurantes de qualidade na cidade, difícil citar cada um, durante nossa visita à cidade, conhecemos a renomada Casa Di Paolo e a Osteria Della Colombina.

Casa DiPaolo

Rodízio de galeto escolhido pelo Guia Quatro Rodas por diversas vezes como o melhor do Brasil.
Confira o artigo com fotos e informações sobre nossa visita ao DiPaolo.

Osteria Della Colombina - Garibaldi
Osteria Della Colombina – Garibaldi

Osteria Della Colombina

Restaurante localizado na Rota do sabor, no porão de uma propriedade do interior, onde é servida a mais deliciosa comida caseira italiana.
Confira o artigo com fotos e informações sobre nossa visita à Osteria Della Colombina.

Outros restaurantes que ouvimos falar bem: Hostaria casa Curta, Valle Rústico, Trattoria Primo Camilo.

Compras em Garibaldi

Sem dúvida, os vinhos, espumantes e sucos, são os principais produtos, mas além das vinícolas, Garibaldi tem muito a oferecer: Os salames, queijos, pães, geleias e vários produtos orgânicos podem ser adquiridos nas propriedades da Estrada do Sabor.
Não deixem de comprar também as trufas artesanais da Devorata.

Loja da Vinícola Garibaldi
Loja da Vinícola Garibaldi

Fenachamp

Fenachamp é a tradicional festa do espumante brasileiro que acontece em Garibaldi a cada 2 anos (anos ímpares), sempre no mês de outubro, por 4 finais de semana.
A Fenachamp conta com shows, exposições, gastronomia e muito mais…
Na última edição, a novidade foi os jantares harmonizados preparados por chefs profissionais e servidos com bebidas selecionadas.

Recentemente visitamos Garibaldi, a convite da Secretaria de Turismo onde participamos de um blog trip de fim de semana.
Além do evento Garibaldi Vintage (foco da visita), conhecemos vinícolas, restaurantes, e algumas atrações turísticas da cidade.
Foi uma ótima oportunidade para conhecer outros blogueiros, degustar espumantes fantásticos e provar a excelente gastronomia de Garibaldi.

Almoçando com a amigas blogueiras no DiPaolo
Almoçando com a amigas blogueiras no DiPaolo

Blogueiros convidados participantes do blog trip Garibaldi Vintage:
Amanda Menger – Destino Mundo Afora
Jair Prandi – Viagens e Caminhos
Manuela Colla – Viajando Bem e Barato
Zelinda Rodrigues – Janela do Horizonte

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here