Em nossa visita à Garibaldi, fomos conhecer a Osteria Della Colombina, um restaurante instalado no porão de uma propriedade rural típica da região, que serve a mais deliciosa comida caseira italiana, além de oferecer uma interação com o meio rural da Serra Gaúcha.

Odete Lazzari e de suas quatro filhas abriram o restaurante a 15 anos no porão de chão batido, com mesas grandes, em um cenário repleto de fotografias antigas, peças religiosas e as coisas da colônia, onde o cliente degusta um menu de comida caseira.

Osteria Della Colombina, no interior de Garibaldi
Osteria Della Colombina, no interior de Garibaldi

Cardápio da Osteria Della Colombina

A refeição, que segue uma sequência definida, começa com a polenta brustolada com queijo e salame, e segue com a sopa de Capeletti, carne lessa, nhoque com salame defumado com frango ao molho de tomate, carne bovina assada com bacon e batata, e fortaia.

Carne lessa, nhoque com salame defumado, frango ao molho de tomate, suco de uva

De bebidas, a sugestão é um bom vinho ou suco de uva produzido ali mesmo pela família. Entre as sobremesas, pudim de leite, figo em calda e o sorvete caseiro. No final, os clientes são presenteados com uma colombina, uma pombinha feita com massa de pão, uma antiga tradição que as mães faziam para agradar as crianças.

Fortaia, polenta com queijo e salame, Capeletti, carne bovina assada com bacon e batata

Estrada do Sabor

Odete Bettú Lazzari foi a pioneira da Estrada do Sabor (rota turística na zona rural de Garibaldi que reúne restaurantes rurais). Era uma pequena família de agricultores que vendia uva e leite. A partir de 2001, a família resolveu abrir os portões da propriedade para receber turistas.

Conhecendo a Osteria Della Colombina
Conhecendo a propriedade

Hoje a Osteria della Colombina é reconhecida em âmbito nacional e junto com a rota turística da Estrada do Sabor, dá um exemplo de sucesso no Turismo Rural e Agricultura Familiar.

Sobremesas da Osteria Della Colombina
Sobremesas da Osteria Della Colombina

Além das refeições, a propriedade produz frutas, doces de frutas em pasta, geleias, compotas e conservas, tudo feito com matéria prima orgânica extraída na propriedade. Além da gastronomia, a propriedade oferece trilhas em meio aos pomares e parreirais, expõe objetos antigos.

Museu da família
Museu da família

Como reservar
As reservas devem ser agendadas com antecedência por telefone ou email
Telefones: (54) 3464 7755 / Cel. (54) 9121 1040
Email: colombina@estradadosabor.com.br
Estrada do Sabor – Comunidade Linha São Jorge
Site: www.estradadosabor.com.br/odete_bettu

Restaurante Osteria Della Colombina

Estivemos na Osteria Della Colombina a convite da Secretaria de turismo de Garibaldi, porém nossos comentários são imparciais, e consideramos uma ótima opção de restaurante e também para passar o dia em Garibaldi.

Colombina
A Colombina

Mais Viagens e Caminhos em Garibaldi
Guia de Garibaldi, a capital brasileira do espumante
DiPaolo – Melhor galeto do Brasil
Devorata – a melhor trufa da região

COMPARTILHAR
Jair Prandi

Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here