A excursão de quadriciclo até Caburé é um passeio para um dia inteiro (3 horas só de ida), são cerca de 80 km ida e volta de muita diversão para um dia inteiro, passando por trechos de restinga, cerrado, dunas e lagoas dos Pequenos Lençóis, e trecho de praia.

Assim como o transporte São Luís-Barreirinhas-São Luís, e os outros passeios nos Lençóis, quem organizou a excursão foi a GI Conect.

Este passeio é feito de quadriciclo em grupo, (o guia na frente e os turistas acompanhando atrás), porém como fomos, já no início da baixa temporada, foi somente o guia com uma máquina, e nós (o casal), atrás com outra máquina. A vantagem que tivemos liberdade de parar onde queríamos.

Como funciona a Excursão de quadriciclo

Excursão de quadriciclo até Caburé

A excursão acontece da seguinte forma: Um carro irá busca-lo no hotel para levar ao local onde sai o passeio, em nosso caso levaram o quadriciclo até a Pousada Solar das Gaivotas, onde estávamos hospedados, de onde sai este passeio. É recomendável levar bastante água, o guia leva em seu quadriciclo uma caixa térmica para colocar, que quiser pode levar um lanche, porém há duas paradas onde dá para comer.

Mapa do trajeto da Excursão de quadriciclo

 

Inicialmente o guia dá instruções sobre o passeio e ensina um a um como pilotar o quadriciclo, é relativamente fácil, uma questão de prática que pouco a pouco vai melhorando.

Início da trilha entre a vegetação de restinga

Saímos próximo às 9:00 h, o início do percurso passa por um labirinto de trilhas entre a vegetação de restinga, que pouco a pouco vai se abrindo até chegar as áreas abertas e em seguida à imensidão das dunas dos Pequenos Lençóis. Impressionante a quantidade de jumentos que encontramos pelo caminho.

Jumentos entre as dunas dos Pequenos Lençóis
Jumentos entre as dunas dos Pequenos Lençóis

Os pequenos Lençóis ficam fora da área do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, separados somente pelo Rio Preguiças, pequeno em relação aos grandes, mas é imenso, são bem semelhantes, com dunas e lagoas, porém os pequenos tem suas areias mais amareladas e os grandes, areias mais brancas.

Chegando à Vassouras e Rio Preguiças - Lençóis Maranhenses
Chegando à Vassouras e Rio Preguiças – Lençóis Maranhenses

Tenda dos macacos – Vassouras

Paramos várias vezes para admirar a paisagem, fotografar e filmar até que chegamos à Vassouras onde há uma parada de 40 minutos. No local há lanchonete, artesanato e uma boa sombra às margens do Rio Preguiças, ao lado de um mangue.

Macacos em Vassouras
Macacos em Vassouras

Quem desejar, poderá tomar uma banho de rio, mas o maior atrativo do lugar são os inúmeros macacos prego, mansos e travessos, que sobem até na cabeça dos turistas para ganhar ou roubar algum alimento.

Trecho a beira mar da excursão de quadriciclo
Trecho a beira mar da excursão de quadriciclo

Península de Caburé

Após a parada, seguimos viagem por mais 40 minutos, passando um bom trecho pela praia até chegar a Praia de Caburé, local que conta com vários restaurantes, onde se faz uma parada de 2 horas para almoçar. Caburé se localiza em uma península de areia, onde se pode tomar banho de mar ou de rio, um fica a 200 metros do outro.

Península de Caburé - Lençóis Maranhenses
Península de Caburé – Lençóis Maranhenses

Em caburé comemos peixe (não é incluído no valor), após o almoço e um descanso, combinamos com nosso guia de sair um pouco antes e ir até a foz do Rio Preguiças, que fica 6 km para frente. Então iniciamos o caminhos de volta para Barreirinhas, onde chegamos por volta das 17:00 h.

Foz do rio Preguiças e Atins no outro lado do rio
Foz do rio Preguiças e Atins no outro lado do rio

Acertamos o passeio com a GI Conect:
Valor de cada veículo – R$ 350,00
Duração: 7 horas

Dicas gerais sobre a excursão de quadriciclo

  • O acompanhamento de um guia é obrigatório e essencial.
  • Quem vai pilotar deve usar calçado fechado, de preferência uma sandália.
  • Não esqueça de levar água.
  • Abuse do protetor solar, o sol do maranhão é muito forte.
  • É essencial usar óculos de sol, até mesmo para não ir areia nos olhos.
  • O almoço não está incluso no valor, leve lanche ou dinheiro para almoçar em Caburé. O almoço tendo sempre peixe como prato principal custa a partir de R$ 60,00 e dá para duas pessoas.
  • Não faça manobras bruscas com o quadriciclo e siga o carreiro do guia.

Vídeo da excursão de quadriciclo

Mais sobre os Lençóis Maranhenses no Viagens e Caminhos

Relato de Viagem ao Maranhão: São Luís e Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses: Quando ir, onde ficar, o que fazer
Excursão pelo Rio Preguiças
Excursão 4×4 – circuito Lagoa Azul
Hotéis e pousadas em Barreirinhas

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here