O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o principal destino turístico do Maranhão, localizada na região nordeste do estado.
É um deserto brasileiro, formado por milhares de dunas, onde no período das chuvas, formam-se centenas de lagoas de água doce criando um cenário único, que não se vê em qualquer outro destino do mundo.
O parque Lençóis Maranhenses, considerado um dos destinos mais bonitos do Brasil, atrai turistas do mundo inteiro. São atraídos por sua beleza cênica, pelos passeios e excursões ecológicas pelas dunas, lagoas e rios.
Lençóis Maranhenses
Tudo sobre os Lençóis Maranhenses: Quando ir, onde ficar, o que fazer
O parque é imenso, em suas extremidades, chega a 25 km de largura e 100 km de comprimento.
O Rio Preguiças divide os Lençóis em duas áreas que são conhecidas como Grandes Lençóis e Pequenos Lençóis. Os Pequenos Lençóis não fazem parte do parque nacional, mas apesar de menor, é tão belos quanto.
- A principal porta de entrada para este paraíso é o município de Barreirinhas, de onde saem a maior parte dos passeios e excursões.
- Santo Amaro do Maranhão também tornou-se um importante ponto de entrada depois de ganhar acesso pavimentado.
- O terceiro é o povoado de Atins, com acesso mais complicado.
Para conhecer os principais cartões-postais é fundamental o apoio das agências de turismo. Não é permitido entrar no parque sem acompanhamento de guias, e para circular pelas trilhas de areia e rios, somente em veículos com tração nas quatro rodas ou de barco.
Quando ir aos Lençóis Maranhenses
Dá para visitar os Lençóis Maranhenses em qualquer época do ano, porém, os melhores meses vão de junho a agosto, ou no máximo setembro. Nesta época o local está no auge de sua beleza cênica, quando normalmente as lagoas estão mais cheias.
Estivemos nos Lençóis entre o finalzinho de setembro e início de outubro e a maioria das lagoas já estavam secas. A alta temporada no Maranhão se inicia na metade de junho e vai até o final de agosto.
Mas se tratando do tempo pode haver variações, é sempre bom consultar antes de ir. O site Parque Lençóis atualiza semanalmente o nível das principais lagoas.
Quanto tempo ficar nos Lençóis Maranhenses
Existem dezenas de passeios e excursões, para conhecer o básico, 2 dias são suficientes, para conhecer a fundo, é preciso ficar uma semana.
Se ficar 2 dias, faça o passeio 4×4 da lagoa Azul ou da Lagoa Bonita e a excursão pelo Rio Preguiças.
Como chegar aos Lençóis Maranhenses
Para chegar aos Lençóis Maranhenses a partir de outra região do Brasil ou do exterior você terá que pegar um voo até a capital do Maranhão, São Luís. Depois terá que escolher uma alternativa de transporte até uma das duas portas de entrada que servem de base para visitar o parque: Barreirinhas ou Santo Amaro do Maranhão.
Para não alongar muito este post, escrevemos dois artigos detalhados:
Onde ficar nos Lençóis Maranhenses
Há muitas opções de hospedagens nas 3 bases de visita aos Lençóis. Barreirinhas é a principal, conta com muitos hotéis, pousadas, mercados, restaurantes, bancos, e agências que levam os turistas aos principais passeios e excursões pelo parque nacional.
Ficamos 4 dias em Barreirinhas hospedados na Pousada Solar das Gaivotas. O Sr. Bertoldo (proprietário) também oferece excursões personalizadas e pela Rota das Emoções, para o Delta de Parnaíba e Jericoacoara.
Compare preços de hotéis e pousadas em Barreirinhas
Atins é um pequeno povoado, mas também está se estruturando e já conta com várias pousadas.
Compare preços de hotéis e pousadas em Atins
Santo Amaro do Maranhão ganhou acesso pavimentado recentemente e também é uma ótima opção.
Compare preços de hotéis e pousadas em Santo Amaro do Maranhão
Onde comer em Barreirinhas
O que não falta em Barreirinhas são restaurantes e opções para comer, tanto comida regional, como habitual.
Os restaurantes mais conceituados se localizam na bela Avenida Beira Rio, em frente o Rio Preguiças, entre eles: Restaurante do Jacaré, A Canoa, O Bambu, Barlavento e Churrascaria do Gaúcho.
Ao redor da Praça Central também não faltam opções de lanches, como Xis Burguer, pizzas e tapiocas.
O que fazer nos Lençóis Maranhenses – passeios e excursões
Os passeios nos Lençóis Maranhenses são excursões ecológicas que dependem de agências. Precisa de guias que conheçam a região e de transporte propício para cada atividade, com barco ou veículo 4×4.
Durante nossa estadia em Barreirinhas fizemos 3 passeios: De quadriciclo (dia inteiro), 4×4 e caminhada (meio dia) e pelo Rio Preguiças (dia inteiro). Preparamos um artigo específico contando como foi cada passeio nos links abaixo:
Circuito Grandes Lençóis – Lagoa Bonita
Duração: 4 horas – Excursão 4×4 e caminhada, similar ao circuito da Lagoa Azul, porém em um ponto diferente dos Grandes Lençóis.
Circuito Grandes Lençóis – Lagoa Esperança
Duração: 4 horas – Excursão 4×4 e caminhada, similar ao circuito da Lagoa Azul, porém este passeio leva a outro ponto dos Grandes Lençóis, à Lagoa da Esperança que nunca seca. Este passeio é feito na baixa temporada.
Atins e Canto do Atins – Lagoa Verde
Duração: 8 horas – Excursão 4×4 e caminhada com visita a Atins, Canto do Atins, Foz do Rio Preguiças e Lagoa Verde, nos Grandes Lençóis.
Flutuação no Rio Formiga
Duração: 4 horas – Excursão 4×4 em asfalto e trilha (35 km) e flutuação com boia no Rio Formiga por 80 minutos.
Santo Amaro do Maranhão – Excursão 4×4 e caminhada
Duração: 10 horas – Percurso de 112 km em veículo 4×4 (Toyota bandeirante) em asfalto e trilha de areia, visita a cidade de Santo Amaro, os Lençóis, a lagoa da Gaivota, a ponta do espigão e a Betânia.
Trekking nos Lençóis
Duração: 2 ou 3 dias – São 3 dias de caminhada mais os deslocamentos. A trilha de 54 km pelas dunas é dividida em 3 partes Este trekking possui um circuito definido de 54 km, com duração de 3 dias, com o acompanhado de um guia. Os valores são para grupos.
Sobrevoo aos Lençóis
Duração: 30 min – O sobrevoo panorâmico passa pelos Pequenos Lençóis, Vassouras, Farol de Mandacaru, a Península de Caburé, Atins, foz do rio Preguiças e nos Grandes Lençóis passa pelas lagoas: Azul e do Peixe.
Mais opções de passeios nos lençóis Maranhenses
Nossos amigos do Viagens Cine fizeram dois destes passeios e escreveram posts bem legais contando como foi: Passeio da Lagoa Bonita e Passeio em Atins, Canto do Atins e Lagoa Verde.
Rota das Emoções
Outra sugestão é fazer a Rota das Emoções. Não chegamos a fazer este roteiro, mas está em nossos planos futuros. Os roteiros são variados e duram de 6 a 14 dias (depende das atrações a visitar). Vai dos Lençóis ao Delta de Paraíba, no Piaui e depois até Jerioacoara, no Ceará.
O Mauricio do Viagens Possíveis conta como é o roteiro de 10 dias na Rota das Emoções.
Mais sobre o Maranhão no Viagens e Caminhos
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
muito bom , ótima matéria .
Este é um dos lugares que mais quero conhecer no Brasil. Tenho essa vontade desde a novela da Tieta do Agreste. 😀
Preciso conhecer os Lençois Maranhenses… Muito bom o post, dicas ótimas, obrigada!
Também não vejo a hora de conhecer os Lençois Maranhenses! Deve ser uma delícia fazer todos estes passeios (principalmente o do quadriciclo \o/)
Curti demais o roteiro! Parabéns!
Abç!
Morei tão pertinho, mas como não era época boa, acabei não conhecendo… Preciso ir para visitar esse lugar tão maravilhoso!
Fomos também em uma época em várias lagoas já estavam secas, mesmo assim os passeios valem muito a pena, porém gostaria de voltar com as lagoas em seu auge.
Estive em Junho/16, um pouco antes de você e não estavam tão cheias, pois o ano de 2016 foi atípico e não chovei muito, segundo os próprios moradores. Mas, ainda peguei as lagoas lindas. Os de Santo Amaro, que normalmente ficam com cor azul, estavam verdes iguais a de Barreirinhas, também devido a pouca chuva. Mas, foi uma experiência e tanto. Conheci Santo Amaro, Barreirinhas, Atins e Canto de Atins. Esse post me trouxe boas lembranças. Obrigado por compartilhar.
Sem dúvidas o lugar mais fenomenal do Brasil e um dos mais incríveis do mundo. A sensação de mergulhar no mar de água doce e cristalina é impagável!!!
Muito boas dicas para visitar os Lençóis Maranheses! Fotos muito boas, tudo muito bem explicado, estás de parabéns por este artigo muito util! Abraço.
Esse lugar tá no meu top 5 de lugares que preciso conhecer ano que vem! Tomara que dê certo! Adorei as dicas.. Beijos
acho q uma das coisas mais legais da vida deve ser passear de quadriciclo por essas dunas! que lugar incrivel do brasil!
Lugar lindo ! Eu preciso muito fazer uma viagem completa por essas bandas… E que coisa mais incrível são essas duas, né?
Boa tarde!! Muito obrigada pela postagem! Vou fazer uma expedição de 6000 km pelo brasil e este tipo de informação me ajuda muito!!
Tem alguma dica pra este tipo de viagem?
Vou comecar em Belem e sigo para Sao Luis, Lencois e Jeri. Vou conversar com o Sr Bertolo e mencionar que o conheci atraves de seu site.
Grande abraço
Grande abraço.
Olá, Andréa!
Não deixe de fazer o passeio pelo Rio Preguiças e o 4×4 aos Lençóis!
Se puder escolha ir entre junho e agosto, quando as lagoas estão mais cheias e quase não chove!
Dá uma olhada geral no blog que tem muita informação sobre o Maranhão!
Um grande abraço!