Nova Roma do Sul é uma cidade da Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho, que conta com belas paisagens, um destino de turismo de aventura, cercado pelos Rios das Antas e da Prata, entre vales profundos e montanhas.

A maior parte da população de Nova Roma do Sul é de origem italiana, por isso o interior do município é repleto de parreirais de uva, mas seus principais atrativos turísticos são as belezas naturais e mirantes.

Cachoeirão do Rio das Antas - Nova Roma do Sul - RS
Cachoeirão do Rio das Antas – Nova Roma do Sul – RS,

Além das belezas naturais, Nova Roma do Sul se consolidou como destino de esportes radicais, que são praticados em seus rios, vales e penhascos, em atividades como: Rafting, tirolesa, pêndulo, trilhas ecológicas, etc…

Rafting no Rio das Antas - Nova Roma do Sul
Rafting no Rio das Antas – Nova Roma do Sul (imagem divulgação: Eco Parque Cia Aventura)

Quando ir a Nova Roma do Sul

Como Nova Roma é um destino onde as principais atrações são em meio à natureza, a melhor época pode ser considerada entre setembro e abril, fora da temporada de inverno, melhor ainda é ir entre o final de janeiro e início de março, época da colheita da uva.
No inverno, as baixas temperaturas podem incomodar um pouco nos dias mais frios, mas também dá para aproveitar bem as atrações.

Ponte de Ferro do Rio das Antas - Nova Roma do Sul
Ponte de Ferro do Rio das Antas

Viagens e Caminhos – Outros destinos da Serra Gaúcha
Pontos turísticos de Caxias do Sul
Pontos turísticos de Farroupilha
Pontos turísticos de Garibaldi
Campestre da Serra
Termas Caldas do Prata

Como chegar a Nova Roma do Sul

Município localizado no centro da Serra Gaúcha, há 03 possíveis acessos indicados:
Por Farroupilha: Este é o único acesso totalmente pavimentado, são 46 km de Farroupilha pela ERS 448.
Por Nova Pádua: São 14,3 km de chão desde Nova Pádua, com travessia de balsa no Rio das Antas, e 43 desde Flores da Cunha. De Flores a Nova Pádua é asfaltado.
Por Antônio Prado: São 27 km, sendo que cerca da metade é asfaltada e metade estrada de chão batido.

 

Veja também: Onde se hospedar na Serra Gaúcha – oferta de Hotéis e pousadas

O que fazer em Nova Roma do Sul

Conheça os principais pontos turísticos, passeios e atividades em Nova Roma do Sul:

Ponte de Ferro-Rio das Antas

Construída entre 1928 e 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, a ponte de Ferro do Rio das Antas é uma bela construção com base de pedra, estrutura metálica e piso de concreto localizada na RS-448 entre Nova Roma e Farroupilha, em um belo vale da Serra do Rio das Antas.
Vídeo da ponte de ferro

Nova Roma do Sul - Ponte de Ferro do Rio das Antas

Gruta Fiorese (Nossa senhora de Lourdes)

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é uma formação ímpar que se destaca por ser uma gruta embaixo de uma cachoeira onde passa uma estrada. É isso mesmo! Dá para passar de carro por dentro da gruta e por baixo da cachoeira.

Gruta Fiorese (Gruta Nossa Senhora de Lourdes)
Gruta Fiorese (Gruta Nossa Senhora de Lourdes)

A gruta tem 4 m de altura, 15 m de profundidade e 40 m de comprimento. Na parte inferior a cachoeira despenca e desliza em um paredão rochoso em uma área de mata fechada. Dentro da gruta há uma capela e Anualmente acontece uma festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes.
O caminho para a gruta passa pela comunidade de Castro Alves, entre algumas construções históricas do município e belos parreirais.
Vídeo da Gruta Fiorese

Cachoeirão do Rio das Antas

Cachoeirão do Rio das Antas
Cachoeirão do Rio das Antas

O Cachoeirão é um conjunto de corredeiras, cachoeiras e belas formações rochosas do Rio das Antas, com de aproximadamente 200 m de extensão. Além do belo visual, o local é cenário de atividades como rafting e canoagem.
O Mirante do Restaurante Sonda, em Nova Pádua, oferece uma bela vista do alto do Cachoeirão, onde também é possível avistar a Represa de Castro Alves e a Balsa união II. O acesso é por uma estrada estreita que se inicia próximo à balsa entre Nova Roma e Nova Pádua.

Usina Hidrelétrica Castro Alves

Usina Hidrelétrica Castro Alves - Rio das Antas
Usina Hidrelétrica Castro Alves – Rio das Antas

Localizada às margens do Rio das Antas, à beira da estrada entre Nova Pádua e Nova Roma, a Usina Castro Alves tem capacidade de geração de 130MW e pode ser contemplada a partir de um mirante na beira da estrada. A represa tem altura de 85 metros e seu vertedouro forma uma cachoeira.

Balsa do Rio das Antas

Balsa do Rio das Antas - Nova Roma-Nova Pádua
Balsa do Rio das Antas – Nova Roma-Nova Pádua

A balsa do Rio das Antas, entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua, além da bela paisagem que a cerca, chama atenção porque a travessia é movida pela força do homem, através de alavancas que se apoiam em um cabo de aço.

Centro Histórico de Nova Roma do Sul

Igreja matriz de Nova Roma do Sul
Igreja matriz de Nova Roma do Sul

O Centro Histórico de Nova Roma é um marco da colonização italiana na região, as principais construções, são: A Igreja Matriz São Pedro e São Paulo (1914), o Casarão Municipal (1908) e algumas casas de madeira no entorno da praça.

Eco Parque Cia Aventura

Rafting no Rio das Antas - Nova Roma do Sul
Rafting no Rio das Antas – Nova Roma do Sul (imagem divulgação: Eco Parque Cia Aventura)

O Eco Parque Cia Aventura é um empreendimento que promove passeios e atrações radicais em meio a natureza. A propriedade particular oferece toda estrutura para receber os aventureiros, conta com vários instrutores, uma pousada, camping e restaurante próprio.

Tirolesa do Eco Parque Cia Aventura (imagem: divulgação)
Tirolesa do Eco Parque Cia Aventura (imagem: divulgação)

O parque oferece as seguintes atividades: Rafting no Rio das Antas, Bungee Jump de 65 mts, Pêndulo no Abismo, Tirolesa Eco Parque, Rapel Cascata e Plataforma, Paintball, Quadriciclo, Playground infantil (casa na árvore), Floating e Arvorismo. Algumas atividades requerem reservas antecipadas.

Pêndulo do Eco Parque Cia Aventura (imagem: divulgação)
Pêndulo do Eco Parque Cia Aventura (imagem: divulgação)

Além das aventuras o Eco Parque conta com alguns animais exóticos legalizados pelo Ibama, como um Tucano, uma Jibóia e uma Python Molurus albina.
Para mais informações, acesse o site da Eco Parque Cia Aventura

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here