O que fazer em Porto Alegre – 38 pontos turísticos

Saiba o que fazer em Porto Alegre! conheça os principais pontos turísticos da capital gaúcha. Dicas de passeios, roteiro, quando ir, como chegar e onde se hospedar.

O que fazer em Porto Alegre
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer em Porto Alegre! Conheça os principais pontos turísticos da capital gaúcha com uma lista de 32 atrações.

A cidade de Porto Alegre tem muito a oferecer em turismo e lazer, conta com muitas praças e parques urbanos com imensas áreas verdes, e até mesmo praia de água doce, às margens do Guaíba.

Além dos pontos turísticos de Porto Alegre, há também os passeios e tours. Você pode visitar as belas arenas da dupla Grenal, passear de barco pelo Guaíba, ou de ônibus no City Tour da Linha Turismo.

Entre as opções do que fazer em Porto Alegre estão seus inúmeros atrativos culturais. Em seu centro, há inúmeros prédios históricos e importantes museus.
Além disso, tem a rica cultura gaúcha que se vê em cada canto, com os gaúchos tomando seu chimarrão ou comendo um bom churrasco.

O que fazer em Porto Alegre - Orla do Guaíba e Usina do Gasômetro
Orla do Guaíba e Usina do Gasômetro ao fundo

O que fazer em Porto Alegre

Turismo em Porto Alegre: Saiba quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer na capital gaúcha

O Lago Guaíba, que conta com uma orla de 72 km de extensão, é o principal ponto de referência da cidade. Em sua margem se encontram vários parques e áreas verdes, espaço para caminhadas e esportes, e tomar o chimarrão com os amigos.

Na área central da cidade de Porto Alegre se encontra boa parte dos marcos arquitetônicos e culturais, como o Mercado Público. O local expõe em suas bancas uma boa amostra da cultura e culinária gaúcha, como a erva mate e os utensílios para o chimarrão.

Porto Alegre - RS
Área do cais da cidade

Perto dali se chega caminhando à Praça da Alfândega, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul, a Casa de Cultura Mario Quintana, a catedral o teatro São Pedro e o Palácio Piratini, alguns dos marcos históricos da cidade de Porto Alegre.

Turismo em Porto Alegre

Navegue pelo post:

Quando ir a Porto Alegre: Melhor época

A capital gaúcha possui umidade intensa, tanto no inverno quanto no verão. No inverno, as temperaturas extremas chegam a zero grau, já no verão, a cidade fica abafada, próxima aos 30 graus.
Durante o outono é a melhor época para fazer turismo em Porto Alegre, pois é quando chove menos. Já, na primavera, os inúmeros parque e jardins ficam mais belos e floridos.

Parque Farroupilha (Redenção)
Parque Farroupilha (Redenção)

Feira do Livro de Porto Alegre

É um importante evento organizado pela prefeitura de Porto Alegre, que acontece na primeira quinzena de novembro, na Praça da Alfândega.
A festa reúne expositores nacionais e internacionais, e uma programação cultural bastante intensa, com sessões de cinema, programações artísticas e teatrais e encontros com autores.

Acampamento Farroupilha

Durante o mês de setembro, os gaúchos acampam no Parque Maurício Sirotski Sobrinho (Parque da Harmonia).
O evento organizado pela prefeitura de Porto Alegre dura duas semanas, onde acontece uma intensa programação para vivenciar e cultivar a cultura gaúcha.

Voltar ao índice

Como chegar em Porto Alegre

Vista aérea de Porto Alegre
Vista aérea do centro da cidade

O aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho, localiza-se na entrada da cidade, a apenas 8 km do centro. Recebe voos diretos de várias capitais brasileiras, como também voos internacionais diretos para capitais de alguns países.

Para ir do aeroporto ao hotel as melhores formas são de Uber e táxi.

As principais ligações rodoviárias que chegam a Porto Alegre são a BR-290 (chamada de Freeway), que liga ao Litoral Gaúcho e de Santa Catarina e a BR-116 que liga ao Sul do estado e o resto do Brasil.

As outras cidades turísticas da Serra Gaúcha estão a duas horas de viagem. Gramado fica a 130 km; e o Vale dos Vinhedos, a 125 km.

Transfer do aeroporto para Canela e Gramado

Do aeroporto de Porto Alegre até a Serra Gaúcha são 120 km. A Easy Travel Shop oferece várias opções de transfer, tanto privativo, como compartilhado. Há opções de ida e volta, como também, somente ida. Reserve online e haverá alguém esperando por você no aeroporto.

Reserve transfer do Aeroporto para Gramado e Canela

De carro alugado

Dependendo de seu roteiro, se a intenção é incluir vários lugares, alugar um carro pode ser a melhor escolha.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Porto Alegre: Dicas de hospedagem

Terraço do Hotel Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre
Terraço do Hotel Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre

Podemos definir 6 zonas diferentes para se hospedar em Porto Alegre:

Centro Histórico de Porto Alegre

O Centro é uma boa opção para quem quer visitar os inúmeros prédios históricos e atrações culturais durante o dia. Durante a noite o centro fica vazio.

Bairro dos Moinhos de Vento

Localizado em uma área central da cidade, este bairro nobre é uma ótima opção, pois oferece um pouco de tudo: hotéis, restaurantes, um parque, cafés, shopping e lojas de rua.

Cidade Baixa

É um bairro nobre que se caracteriza pela grande quantidade de bares e restaurantes. É conhecido por ser o local preferido dos boêmios da cidade, principalmente nas ruas General Lima e Silva, República e João Alfredo.

Zona Sul da cidade

Área de parques e shoppings, onde se encontra o Estádio Beira Rio, o Parque Marinha do Brasil e o shopping Praia de Belas.

Polo do aeroporto

Os hotéis desta área servem principalmente para quem vai chegar ou sair do aeroporto em horários noturnos e precisa pernoitar para seguir viagem.

Polo empresarial

Região da avenida Carlos Gomes, entre os bairros de Auxiliadora e Três Figueiras.
Hotel Blue Tree Towers - Porto Alegre
Em nossa última visita a Porto Alegre ficamos no Blue Tree Millenium na Zona Sul. Achamos o hotel incrível, principalmente pela vista do 20º andar, junto à piscina.

Alguns hotéis de alta qualidade

Alguns hotéis mais econômicos com ótimo custo benefício

Voltar ao índice

O que fazer em Porto Alegre: Pontos turísticos

O que fazer em Porto Alegre - Monumento aos Açorianos e Centro Administrativo do estado
Monumento aos Açorianos e Centro Administrativo, marcos arquitetônicos da capital gaúcha

Neste post iremos mostrar e falar um pouco de o que fazer em Porto Alegre mostrando os principais pontos turísticos da capital do Rio Grande do Sul.

Para visitar as inúmeras atrações com comodidade, recomendamos alugar um carro. Os parques, praças e atrações são bem espalhados pela cidade e pegar táxi ou Uber várias vezes pode se tronar bem mais caro.

O que fazer em Porto Alegre: Parques, praças e espaços de lazer

Praça da Matriz de Porto Alegre (Praça Marechal Deodoro)

Porto Alegre RS - Praça Marechal Deodoro
Centro cívico, administrativo, religioso e cultural do estado, a praça da matriz é um dos mais importantes pontos turísticos de Porto Alegre, onde se concentra várias atrações.

Destacam-se no local: O monumento a Júlio de Castilhos, o Palácio Farroupilha, Palácio Piratini, a Catedral Metropolitana, o Museu Júlio de Castilhos, o Solar da Câmara e o Teatro São Pedro, alguns destes com visitas guiadas.

Nova Orla do Guaíba (Parque Moacyr Scliar) – Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre - Orla do Guaíba, Parque Moacyr Scliar
Vista aérea da Orla do Guaíba

A nova orla do Guaíba (Parque Moacyr Scliar) possui 1,3 km de extensão, localizada entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. O local foi completamente revitalizado pela prefeitura de Porto Alegre e aberto ao público em junho de 2018, após um longo período de obras.

Hoje o espaço serve para muitas atividades, práticas de esportes, ou apenas para curtir o visual e apreciar o pôr do Sol. A cada fim de semana, o parque reúne multidões.
Aos sábados e domingos, a Avenida Edvaldo Pereira Paiva é bloqueada ao trânsito de veículos, ampliando o espaço de lazer.

Parque Farroupilha (Redenção)

O que fazer em Porto Alegre - Parque Farroupilha (Redenção)
Parque Farroupilha (Redenção)

O Parque da Redenção é uma enorme área verde localizado no coração da cidade de Porto Alegre, ponto de encontro aos finais de semana.

No local há muitos monumentos, um mini zoo, parque de diversão infantil, recanto solar, mercado, canchas de futebol e de bocha, passeio para bicicletas, pista de atletismo, aparelhos de ginástica e auditório para 4.500 pessoas.

Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia)

O que fazer em Porto Alegre - Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia)
Situado no Bairro Cidade Baixa, o Parque Harmonia possui 300.000 m², e abriga em sua área a réplica de uma tradicional estância gaúcha (a Estância da Harmonia), destinada à manutenção e prática da cultura regionalista gaúcha.

Conta, ainda, com pista de aeromodelismo, tanque para nautimodelismo, recantos infantis, quadras de esportes e churrasqueiras.

Parque Marinha do Brasil – Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre - Parque Marinha do Brasil - Porto Alegre
Localizado no Bairro Praia de Belas, às margens do Guaíba, o Parque Marinha do Brasil ocupa uma área de 715.000 m² dedicada em boa parte para prática de esportes.

Conta com quadras de tênis, futebol de campo, salão e areia, pista de atletismo, de patinação, de skate, velódromo, aparelhos de ginástica, aluguel de bicicletas.

Boa parte de sua área é formada de bosques e espaços gramados com árvores nativas e espécies exóticas.

Parque Moinhos de Vento (Parcão)

O que fazer em Porto Alegre - Parque Moinhos de Vento (Parcão)
Com 115.000 m² de área, o Parcão, como também é conhecido, conta com réplica de um moinho de vento e um lago com tartarugas, gansos, marrecos e peixes.

Oferece uma boa estrutura esportiva com campo de futebol, quadras de tênis, cancha de bocha, aparelhos de ginástica, pista de patinação, quadras polivalentes e pistas de atletismo.

Praça Júlio Mesquita – Porto Alegre

Praça Júlio Mesquita - Porto Alegre RS
Praça Júlio Mesquita a a estrutura do Aeromóvel

A Praça Júlio Mesquita é um espaço agradável localizada em frente à Usina do Gasômetro. Possui decks de madeira, extensos gramados, quadras de esportes, além de várias barraquinhas de artesanato, comidas e bebidas.

O espaço é popularmente conhecido como Praça do Aeromóvel, pois conta com a antiga estrutura deste projeto, abandonado há anos, que ficou como monumento, com suas pilastras floridas.

Skate park – Megapista da Orla – Maior pista de skate da América Latina

O que fazer em Porto Alegre - Skate Park - Megapista da Orla
Skate Park – Megapista da Orla – Crédito: Alberto100 / Local guide

Localizada junto ao Parque Marinha do Brasil, com 1,6km de extensão, Porto alegre tem a maior pista de skate da América latina, situada entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante.
Além da pista de skate, o espaço público conta com 29 quadras e estruturas de apoio à prática de esportes, arquibancadas, pista de caminhada, ciclovia, entre outros…

Praça da Alfândega – Porto Alegre

 Praça da Alfândega - Porto Alegre RS

Tradicional praça do centro da cidade de Porto Alegre, conta com as estátuas de grandes poetas gaúchos, cercada por importantes edificações históricas e antigas.

No entorno da praça estão o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Memorial do Rio Grande do Sul, o Santander Cultural e o Clube do Comércio de Porto Alegre.

A Praça da Alfândega também sedia desde 1955, a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece sempre no mês de outubro.

Praça dos Açorianos e Ponte de Pedra

Ponte dos Açorianos - Porto Alegre RS
Ponte dos Açorianos e prédio administrativo do governo ao fundo

A ponte de pedra, conhecida como Ponte dos Açorianos, construída por escravos, entre 1842 e 1848, é uma das atrações da Praça Açorianos, situada em frente ao prédio do centro Administrativo do estado do Rio Grande do Sul.

A extensa praça possui grandes espelhos d’água com chafariz, gramados e espaços de lazer.

Jardim Botânico de Porto Alegre

Jardim Botânico de Porto Alegre
Considerado um dos cinco maiores do Brasil, o Jardim Botânico de Porto Alegre possui 41 hectares abertos à visitação, formado por coleções científicas de 1.500 espécies. Anexo a ele há também o Museu de Ciências Naturais, um centro de pesquisa de 432 mil exemplares de animais e plantas do patrimônio natural brasileiro.

No Viveiro são comercializadas mudas de mais de 120 espécies de árvores nativas, ornamentais e medicinais.
De terça a domingo, das 8h às 17h.

Calçadão da Praia de Ipanema – Porto Alegre RS

Calçadão da Praia de Ipanema - Porto Alegre RS

Na lista do que fazer em Porto Alegre, tem também as praias de água doce. O bairro de Ipanema, na Zona Sul, conta com uma praia de água doce e um calçadão que acompanha a orla do Guaíba.

O local, que é movimentado nos finais de semana, concentra bares e restaurantes e é ponto de prática de esportes aquáticos.

Dica: Não deixe de provar o frango no palito recheado com queijo vendido em um dos food trucks que fica estacionado na beira do calçadão.

Lago Guaíba (Rio Guaíba) – Porto Alegre RS

Orla do Guaíba - Porto Alegre
Orla do Guaíba, ao lado da Usina do Gasômetro

O Lago Guaíba, (mais conhecido como Rio Guaíba) tem 72 km de margem, onde se localiza boa parte dos pontos turísticos de Porto alegre.

Além de oferecer um por do sol fantástico e belos passeios de barco, as margens do Guaíba oferecem opções de belos parques, praias de água doce, áreas verdes e marcos arquitetônicos como a Usina do Gasômetro.

Cais Embarcadero de Porto Alegre

Cais Embarcadero - Porto Alegre RS
Cais Embarcadero

O Cais Embarcadero é um novo espaço de lazer e gastronomia de Porto Alegre que foi revitalizado às margens do Guaíba. No local há vários restaurantes e opções de gastronomia, gramados e bancos, além de ser um ótimo lugar para ver o pôr do sol do Guaíba.

É o início de um grande projeto que pretende revitalizar toda a extensão da antiga área de armazéns da área portuária.

Reserve seu hotel na cidade

Pontos turísticos de Porto Alegre: Construções históricas

Paço Municipal (Prefeitura de Porto Alegre)

Paço Municipal (Prefeitura de Porto Alegre)
Localizada junto ao marco zero da cidade, a prefeitura de Porto Alegre fica em um belo prédio em estilo neoclássico, construído em 1898.
Em frente à Prefeitura encontra-se a Fonte Talavera de La Reina, presente da colônia espanhola em 1935. O prédio foi tombado pelo município em 1979.

Mercado Público de Porto Alegre

Mercado Público de Porto Alegre
Inaugurado em 1869, tombado pelo município em 1979, e reformado em 1996, o Mercado Público de Porto Alegre recebe mais de 100 mil pessoas por dia.

Conta com 107 bancas e lojas distribuídas nos dois andares onde se encontram especiarias e produtos típicos da cultura gaúcha, além de restaurantes, lanchonetes e sorveterias, que complementam a oferta de serviços.

Localizado em frente à prefeitura de Porto Alegre, abre de segunda a sexta, das 7h30 às 19h30. Sábado das 7h30min às 18h30min. Fechado aos domingos e feriados.
Os restaurantes, exceto aos sábados, continuam funcionando após estes horários.

Usina do Gasômetro

O que fazer em Porto Alegre - Usina do Gasômetro
Vista aérea da Usina do Gasômetro e sua chaminé monumental

A Usina do Gasômetro é um dos mais conhecidos centros culturais da cidade. Possui cafés, salas de cinema e espaços culturais, onde são apresentadas palestras, peças de teatro e shows, entre outros tantos eventos.

Localizada às margens do Guaíba, a usina oferece uma vista imperdível do terraço. Junto à usina, fica o cais, ponto de partida dos passeios de barco.
Terça a sexta, das 9h às 21h. Sábado e domingo, das 10h às 21h.

Casa de Cultura Mário Quintana

Pontos turísticos de Porto Alegre - Casa de Cultura Mário Quintana
O prédio inaugurado em 1933 abrigava o luxuoso hotel Majestic, que em seus tempos áureos, hospedou presidentes e artistas importantes. O poeta gaúcho Mário Quintana viveu nesse hotel de 1968 até 1980.

Nos anos 80 o Governo transformou o belo prédio em monumento histórico e espaço de cultura. Além de conhecer as dependências do prédio histórico, aproveite os cafés do local.
Aberto de terça a sexta, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados das 12h às 21h.

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Catedral Metropolitana de Porto Alegre
A Catedral Metropolitana de Porto Alegre teve sua construção iniciada em 1921 e foi concluída somente em 1986. Sua cúpula é uma das maiores do mundo, com 75 metros de altura e 18 metros de diâmetro.
Os três painéis de mosaico na fachada foram executados nas oficinas do Vaticano.
Visitação: Todos os dias, das 7h30 às 19h.

Igreja Nossa Senhora das Dores

Pontos turísticos de Porto Alegre - Igreja Nossa Senhora das Dores
Igreja Nossa Senhora das Dores

A Igreja Nossa Senhora das Dores é a mais antiga igreja católica localizada na cidade de Porto Alegre, construída em 1813, mas finalizada em sua forma atual, somente em 1904.
Possui estilo eclético, mas com o seu interior decorado com talha dourada em estilo Barroco e elementos neoclássicos. Foi tombado em 1938 pelo IPHAN.

Teatro São Pedro

Pontos turísticos de Porto Alegre - Teatro São Pedro
Localizada em frente á praça da matriz, a casa de espetáculo é considerada uma das mais belas do país, com sua construção no estilo barroco português com veludo e ouro em sua decoração interna.

Além da programação teatral e de shows sempre concorrida, a casa oferece ótimos espaços como o Café do Teatro, que conta com uma ampla sacada com vista para a Praça da Matriz. O Teatro São Pedro oferece visitas guiadas.

Bilheteria: de segunda a sexta, das 13h às 18h30. Em dias de espetáculo noturno, das 13h às 21h. Sábados, das 15h às 21h e domingos, das 15h às 18h.
Du’Attos Café: de terça a sexta, das 16h às 21h quando há espetáculo ou das 16h às 19h quando não há espetáculo. Fins de semana, das 16h até o inicio do espetáculo.

Palácio Piratini

Pontos turísticos de Porto Alegre - Palácio Piratini
Sede do governo gaúcho desde 1921, o Palácio Piratini é um belo edifício em estilo clássico, inspirado no palácio Petit Trainon, de Versalhes. Seu interior conta com obras do pintor italiano Aldo Locatelli e esculturas do francês Raul Landowski.
Visitas guiadas de segunda a sexta, das 8h às 19h.

Monumento aos Açorianos e Ponte de Pedra

O que fazer em Porto Alegre - Monumento aos Açorianos
Monumento aos Açorianos

O Monumento aos Açorianos, construído em 1973, homenageia a chegada dos 60 casais de açorianos a Porto Alegre. A escultura forma um belo cenário em conjunto com o prédio administrativo do estado ao fundo.

A obra do escultor Carlos Tenius possui 17m de altura e 24m de comprimento, que feita em aço, em linhas futuristas, lembra uma caravela, composta de corpos humanos entrelaçados.

Reserve seu hotel na cidade

O que fazer em Porto Alegre: Museus

Memorial do Rio Grande do Sul

Memorial do Rio Grande do Sul - Porto Alegre RS

Localizado na Praça da Alfândega, o prédio foi construído no início do século, possui arquitetura germânica com torres assimétricas, cúpulas em bronze e monumentos em seu interior.

O belo prédio é um centro cultural que conta com uma rica coleção de objetos sobre fatos marcantes da história do Rio Grande do Sul.
Aberto de terça a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 14h às 18h.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS

Porto Alegre - Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS
O MARGS abriga a maior coleção de obras do Rio Grande do Sul, muita delas assinadas por renomados artistas locais, nacionais e internacionais.

O imponente prédio da Praça da Alfândega, tem quase 5 mil m² e uma construção suntuosa com vitrais, mármores e ornamentos. A arte gaúcha do século 20 é a base da coleção, porém o museu conta com peças importantes de artistas nacionais.

Abre de terça a domingo, das 10h às 19h.

Santander Cultural

Santander Cultural - Porto Alegre
Localizado na Praça da Alfândega, o Santander Cultural é um dos mais completos e modernos espaços culturais da capital. Tem 3 andares onde acontecem exposições temporárias de arte, shows de música popular, sessões de cinema e amostras de arte.

O prédio em si já é uma atração, com suas escadarias de mármore e o grande salão central iluminado por magníficos vitrais de origem francesa. Seu subsolo conta com café, restaurante e sala de cinema.
Abre de terça a sábado, das 10h às 19h. Domingos e feriados, das 13h às 19h.

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Porto Alegre - Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Diferente dos outros museus, o Museu de Ciências e Tecnologia está instalado em um prédio moderno, que abriga um magnífico acervo científico, laboratórios de pesquisa, oficinas e exposições interativas abertas ao público.

São três andares, com mais de 800 experimentos interativos para explorar, ouvir, tocar, comparar e criar, que estimula a curiosidade científica e os sentidos de adultos e crianças.
Aberto de terça a quinta, das 9h às 17h. Sexta, das 9h às 21h. Sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h.

Museu Júlio de Castilhos

Museu Júlio de Castilhos - Porto Alegre
Instalado em dois antigos casarões de Porto Alegre (prédio principal de 1887), o Museu Júlio de Castilhos é o mais antigo museu do Rio Grande do Sul.
O acervo do museu conta com mais de 10,000 peças com materiais de várias épocas e locais importantes para a história gaúcha, agrupadas em uma ampla variedade de categorias.

O museu se divide em 5 diferentes salas temáticas de exposições: Sala Missioneira, Gabinete de Júlio de Castilhos, Sala Indígena, Pátio dos Canhões Farroupilhas, e Revolução Farroupilha.
O museu é aberto a visitações de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, com entrada franca.

Museu Militar de Porto Alegre

Museu Militar de Porto Alegre
Museu Militar de Porto Alegre

O Museu Militar do Comando Militar do Sul (também conhecido como Museu do Exército de Porto Alegre, ocupa um prédio histórico do Séc. XIX, onde expõem objetos históricos do Exército Brasileiro.

O acervo conta com mais de 4 mil peças, incluindo grandes veículos de combate e transporte, uniformes, armas e equipamentos de guerra.

Abre de terça a quinta, das 10h às 16h, sexta das 9h às 12h e sábados, domingos e feriados, das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita.

Museu Iberê Camargo

Museu Iberê Camargo - Porto Alegre
O Museu dedicado ao artista gaúcho foi projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza. O prédio possui uma arquitetura curiosa, com conceitos arrojados, uma grande construção de concreto branco com mais de 8 mil m².

A fundação se localiza em uma área cercada de mata nativa, de frente pro Guaíba, na Zona Sul da cidade.

Foi inaugurada em 2008 com o objetivo de preservar e divulgar a obra do grande pintor brasileiro e conta com um acervo de mais de 4 mil obras de Iberê Camargo entre pinturas, gravuras, desenhos, guaches e diversos estudos.
Aberto sextas e sábados, das 13h às 18h. Entrada franca.

Outros pontos turísticos de Porto Alegre

Ponte móvel do Guaíba

Ponte do Guaíba - Porto Alegre
Ponte móvel do Guaíba

Também chamada Ponte Getúlio Vargas, a ponte do Guaíba foi inaugurada em 1958. É a primeira de quatro pontes da BR-116 que atravessam os rios e canais que formam o lago.

A ponte possui um vão móvel que eleva um trecho de pista de 58 metros de extensão e 400 toneladas de peso a uma altura de 24 metros (cada torre tem 43 metros até a base, sob a água). Este vão é içado para possibilitar a passagem de navios de grande porte.

Nova ponte do Guaíba

Nova Ponte do Guaíba - Porto Alegre
Nova ponte – Crédito: Motormarc

Inaugurada em dezembro de 2020, a Nova Ponte do Guaíba tem 40 metros de altura do tabuleiro até a água. Desta forma não precisa ser içada para a passagem de embarcações, como a antiga, que causava congestionamentos.

A nova Ponte do Guaíba tem 2,9 km de extensão suspensos e inclui também uma estrutura das várias alças de acesso. Fica a apenas 1 km de distância da ponte antiga, que também segue em funcionamento.

Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus

Porto Alegre - Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus
Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus

O templo do Santuário Mãe de Deus (padroeira de Porto Alegre) fica no alto do Morro da Pedra Redonda, na Zona Sul. Do local se tem uma vista de quase completa da cidade, dos morros, das enseadas e ilhas do Guaíba.

A construção (concluída em 2000) tem linhas arrojadas e conta com um grande telhado que se estende até o nível do solo, tem 700 m².
Aberto de terça a domingo, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h30.

Varig Experience – Boulevard Laçador

Porto Alegre - Varig Experience
Varig Experience consiste em um avião DC3 PP-ANU totalmente restaurado. Foram os primeiros aviões da Varig (Companhia aérea Rio Grandense).
O PP-ANU é considerado um dos primeiros DC-3 fabricados no mundo e está à disposição para visitas. O avião está exposto permanentemente no Boulevard Laçador.

A visitação externa é livre, diariamente das 8h às 23h.
A visitação interna acontece somente em dias determinados. Para verificar as datas, consulte o site do Varig Experience. No local há também exposição de turbinas de avião.

O local é também um grande espaço gastronômico da capital gaúcha, onde se concentram diversos restaurantes, em estilos variados. Fica no final da pista do aeroporto, onde tem um amplo gramado e parquinho para crianças.

Morro Santa Teresa

Morro Santa Tereza - Porto Alegre
O Morro Santa Tereza se destaca com seus 148 m de altura, proporcionando uma visão panorâmica da capital, principalmente da orla do Guaíba ao longo dos parques Marinha do Brasil, Maurício Sirotsky Sobrinho, a Usina do Gasômetro.

O Santa Teresa é conhecido por abrigar emissoras de TV e rádio, também conhecido, como Morro da TV.

Brique da Redenção

Brique da Redenção - Porto Alegre
O Brique da Redenção é uma feira realizada ao lado do parque da redenção, em que os expositores vendem antiguidades (peças raras e colecionáveis como joias, móveis, utensílios variados, livros, revistas, e um pouco de tudo), artesanatos em geral, e quitutes de gastronomia variada.

A feira acontece todos os domingos das 9h às 18h em toda a extensão da Avenida José Bonifácio.

Confira o artigo exclusivo sobre o Brique da Redenção.

Estádios de Futebol da Dupla Grenal

Tour na Arena do Grêmio

Arena do Grêmio - Porto Alegre
A bela e moderna Arena do Grêmio pode ser visitada em todos os seus setores fora de horários de jogos. Um guia vai contando a história da Arena enquanto conduz os visitantes aos seguintes locais: Gramado, banco de reservas, vestiários, zona mista, camarotes, cabines de imprensa e a sala de coletiva.

Confira o artigo completo que escrevemos sobre o tour na Arena do Grêmio, com horários e valores.

Tour no estádio Beira-Rio

Estádio Beira Rio - Porto Alegre
O Tour guiado no Estádio Beira Rio proporciona ao visitante colorado a oportunidade de acessar locais que não é possível ir durante os jogos, como o vestiário, campo, banco de reservas, camarotes, e o museu colorado.
A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 17h, mas com restrições.

Para mais informações, acesse a página da Visita Colorada.

Voltar ao índice

Passeios em Porto Alegre

Passeios Náuticos

Usina do Gasômetro
Vista aérea da Usina do Gasômetro

Junto à Usina do Gasômetro, partem os passeios de barco pelo Guaíba e o Delta do Jacuí. Os passeios proporcionam belas vistas panorâmicas da cidade e levam às ilhas próximas de Porto Alegre, passando por uma vila de pescadores.

O passeio, de uma hora, fica mais irresistível quando ganha as cores do pôr do sol, no fim da tarde.
Os horários são variados e há saídas do Cais do Porto (Av. Mauá, 1050 – Centro) e da Usina do Gasômetro (Av. Pres. João Goulart, 551 – Centro).

City Tour Linha Turismo

Linha turismo - Porto Alegre
A Linha Turismo é um serviço oferecido pela prefeitura de Porto Alegre através de ônibus de 2 andares, cujo piso superior é aberto e proporciona uma vista panorâmica dos pontos turísticos da capital gaúcha.

É uma ótima opção para quem tem pouco tempo na cidade.

O tour Centro Histórico passa por mais de 20 atrativos ao longo do percurso e conta com 5 pontos de parada, onde se pode descer e subir novamente durante o dia.

Outros passeios guiados em Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre – Tradição Gaúcha

Tradição Gaúcha

A tradição gaúcha é bem diferenciada, se comparada aos outros estados brasileiros, principalmente nas danças típicas, músicas e a culinária. Os centros de Tradições Gaúchas (CTG”s) recebem com prazer aqueles que desejam conhecer a cultura gaúcha.

Algumas churrascarias de Porto Alegre apresentam shows com músicas nativistas e danças folclóricas, como a Vitrine Gaúcha, Zequinha e Galpão Crioulo. Outra opção tradicional é o Peixe na Taquara, preparado e servido por pescadores da Ilha da Pintada.

Voltar ao índice

Roteiro em Porto Alegre

Mercado Público de Porto Alegre
Vista aérea da região do Mercado Público de Porto Alegre

Tire uma manhã para fazer o circuito clássico do Centro, com visitas ao Mercado Público, à Casa de Cultura Mario Quintana, à Praça da Alfândega, ao Museu de Arte estadual, e a Praça Marechal Deodoro, onde está o Teatro São Pedro, catedral e o Palácio Piratini.

Na hora do almoço, prove o mais autêntico churrasco gaúcho em uma das várias churrascarias especializadas da cidade ou vá a um dos restaurantes do Mercado Público.
Em nossa última visita a Porto Alegre, almoçamos no restaurante Gambrinus no Mercado Público.

Tainha recheada com camarão - restaurante Gambrinus
Tainha recheada com camarão do restaurante Gambrinus

À tarde faça um passeio de barco pelo Lago Guaíba de onde se tem uma ótima vista do horizonte da cidade. Depois curta a Usina do Gasômetro, ponto de encontro às margens do lago e tome um chimarrão com os gaúchos.

À noite, escolha um dos muitos bares e restaurantes do Bairro Moinhos de Vento ou da Cidade Baixa.

Em outro dia de passeio, conheça alguns dos muitos parques urbanos da cidade, como o Parcão, parque da Redenção ou da Harmonia. Os gaúchos passam horas nos parques tomando chimarrão, curtindo o sol e a natureza com a família.

Depois faça o tour nos dois modernos estádios do Grêmio e Internacional.

A bordo da Linha Turismo passando pela Praça da Matriz
A bordo da Linha Turismo passando pela Praça da Matriz

Se tiver pouco tempo para desbravar a cidade, uma ótima dica é fazer os circuitos com os ônibus da linha Turismo, que passa pelos principais pontos turísticos da capital:

Linha Turismo Centro Histórico

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

17 COMENTÁRIOS

  1. Não fazia ideia que Porto Alegre tinha tanta diversidade de atrações. Gostei muito dos charmosos edifícios históricos e fiquei a suspirar pela Casa de Cultura Mário Quintana, mas o que mais me surpreendeu foi o monumento aos açorianos. Sabia que existia uma grande comunidade açoriana no sul do Brasil, é uma linda homenagem…

    • É normal, Fabíola!
      geralmente os turistas chegam pelo aeroporto, sobem a serra e não deixam tempo suficiente para desbravar a capital!

  2. Mario Quintana não morreu em 1987. Ele viveu no Majestic de 1968 até 1980, quando foi despejado do hotel e passou a morar de favor no Hotel Royal, de propriedade de Paulo Roberto Falcão. Ele faleceu em 1994.

  3. Agora em outubro, vamos viajar pra Porto Alegre. Depois vamos para Gramado. Estamos muito animados para conhecer estas belezas.

  4. Oiii, amei o post ajudou….. Muita coisa legal para fazer em Porto… Me tira uma dúvida, esses passeios são todos pagos?

    • Olá, Izabeli! A grande maioria das atrações são gratuitas, apenas alguns museus e os tours nos estádios e de ônibus panorâmicos, são pagos.

  5. Que post fantástico ! Estava planejando uma rápida passagem por POA, mas pelo visto terei de estender mais alguns dias ou vezes. Quantos lugares e passeios interessantes. Chocada. Post muito bem organizado. Parabéns ! Vou guardar como referência para minhas viagens ! Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here