O Parque Temático Mundo a Vapor é o único do planeta que tem réplicas em miniatura de máquinas e fábricas a vapor em pleno funcionamento.
A fachada do parque reconstitui um famoso acidente de Montparnasse, que aconteceu em Paris, no anos de 1895, quando uma locomotiva desgovernada atravessou a parede e ficou pendurada.
Dentro do parque os turistas acompanham um mundo de miniaturas em movimento. Os monitores demonstram como funcionam as pequenas fábricas movidas a vapor.
Confira algumas das atrações do museu: Siderúrgica, olaria, serraria, fábrica de papel, serraria, usina hidrelétrica, usina eólica, moinho, fábrica de erva mate, entre outros…
As 3 atrações que mais chamam a atenção, são: A fundição e laminação de aço (realizado com estanho), fabricação de tijolos e telhas (são fabricadas telhas com cerca de 3 cm), e a menor fábrica de papel do mundo (onde se fabricam etiquetas como logotipo do parque).
O parque é todo coberto e o passeio dura cerca de 1 hora, depois das atrações a vapor, mostradas pelos monitores, o visitante fica livre para circular no parque o tempo que quiser.
Veja também:
Além das atrações a vapor há um museu com utensílios diversos, um passeio de Trenzinho no lado de fora (incluso no ingresso), uma loja com produtos da região, e opção tirar fotos com roupas de época.
Como começou o Mundo a Vapor
Tudo começou por volta de 1950 quando o Sr. Ernesto Urbani abriu uma oficina mecânica de conserto de máquinas a vapor para atender as diversas serrarias da época.
Seus filhos Omar, Benito e Hermes, cresceram dentro da oficina e passaram a criar artesanalmente as réplicas, imitando o processo industrial completo, até que no ano de 1991 criaram o Parque Temático na cidade de Canela.
Ingressos Mundo a Vapor – Preços e horários
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9h às 17h
Ingressos normal – R$ 38,00
Meia (de 6 a 15 anos, estudantes e maiores de 60 anos) – R$ 19,00
Mundo a Vapor
Site: www.mundoavapor.com.br
Localização: Av. Dom Luiz Guanella, 1247 – RS 235 – Rod. Gramado / Canela
Viagens e Caminhos – Outras dicas de Canela
- Pontos turísticos de Canela
- Parque da Serra – Bondinhos Aéreos da Cascata do Caracol – Canela
- Parque do Caracol – Principal atração de Canela
- Vale dos Dinossauros – O Jurassic Park de Canela
- Parque do Pinheiro Grosso – Canela – maior araucária do mundo
- Castelinho Caracol – O castelo em madeira de Canela
PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!
PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.