Após 1 ano de uso fizemos uma análise do Drone Viagens e Caminhos (DJI Phanton 3 Advanced) e trouxemos informações, fotos e vídeos incríveis.

O DJI Phanton 3 Advanced nos possibilitou a tomada de fotos e vídeos incríveis. O mundo visto do alto nos trás outras perspectivas, hoje isso foi facilitado graças aos drones (veículos voadores não tripulados), que se tornaram populares e acessíveis ao público em geral, nos últimos anos.

Nós também entramos na onda e compramos o nosso a cerca de 1 ano atrás para fornecer fotos e vídeos de alta qualidade em nosso blog e canal Viagens e Caminhos.

Confira o vídeo: Retrospectiva 2016 – Drone Viagens e Caminhos, um vídeo incrível que editamos com trechos de imagens de nosso drone DJI Phanton 3 Advanced em variados locais que visitamos.

Assim como escrevemos um artigo parecido falando sobre os prós e contras da GoPro, iremos falar um pouco sobre nossa experiência com nosso drone DJI phanton 3 Advanced.

O que fazer em Torres
Voo com o drone em Torres – RS

Como funciona o drone DJI Phanton 3 Advanced

O DJI Phanton 3 Advanced vem praticamente completo, com rádio controle, câmera de alta resolução, gimbal estabilizador da câmera e um controlador de voo desenvolvido pela Naza de última geração.

Aplicativo DJI GO

Instalamos o aplicativo gratuito DJI GO em nosso dispositivo, que é ligado com um cabo USB no rádio (controle remoto). Este aplicativo nos dá todas as informações sobre as condições de voo, recebe a transmissão das imagens da câmera ao vivo.

Rádio controle do Phanton 3 Advanced
Rádio controle do Phanton 3 Advanced

O aplicativo também oferece algumas funções inteligentes, onde o depois de configurado o drone faz voos de forma automática. É possível, por exemplo, fazer o drone te seguir, circular um ponto de interesse com a câmera focada ele, ou decolar e pousar somente pelo dispositivo.

Equipamentos Viagens e Caminhos - Phanton 3 Advanced - GoPro Hero4 - Nikon3300
Equipamentos Viagens e Caminhos – Phanton 3 Advanced – GoPro Hero4 – Nikon3300

Controle remoto do DJI Phanton 3 Advanced

O controle remoto possui, além dos joysticks de pilotagem, um botão para disparar fotos e um para filmar (dá para alternar entre foto e vídeo a qualquer momento), um para mover a câmera para cima e para baixo, e o botão de retorno.

Decolando o drone em cima da cachoeira da Usina, em Campestre da Serra - RS
Decolando o drone em cima da cachoeira da Usina, em Campestre da Serra – RS

Alcance e autonomia de voo

O alcance do sinal do rádio do Phanton 3 Advanced e da transmissão do vídeo pode chegar a 3 km, mas é muito variável, voei o meu a 1 km de distância em um cânion, já no centro de Caxias do Sul, perdi o sinal e ele retornou a apenas 200 metros, talvez pela interferências dos muitos edifícios e antenas.
A bateria dura no máximo 25 minutos, porém não é aconselhável deixar o drone voar com menos de 25% Ca carga.

Voo DJI Phanton 3 Advanced, na cachoeira da Usina, em Campestre da Serra - RS
Voo DJI Phanton 3 Advanced, na cachoeira da Usina, em Campestre da Serra – RS

Vale a pena ter um drone para viagens

É claro que o drone possibilita capturar fotos e vídeos incríveis. Comprei o meu por hobby e também para fornecer imagens diferenciadas em meu blog e meu canal, porém nem sempre levo em minhas viagens.

Vista aérea Ponte Rodoferroviária de Marcelino Ramos
Voo DJI Phanton 3 Adv, em Marcelino Ramos – RS

Em minha viagem aos lençóis Maranhenses, por exemplo, decidi não levar, pois as excursões eram de lancha, de quadriciclo e 4×4 e usei somente minha GoPro e minha Nikon.

Por mais que o Phanton não seja grande, ocupa um bom espaço, tenho uma mochila própria para ele com material esponjoso, com espaço também para o rádio, bateria e acessórios.

Preparando para o voo, em Florianópolis
Preparando para o voo, em Florianópolis

Também não é sempre que dá para decolar, quando está chovendo, com neblina ou com vento forte, o jeito é desistir do voo. Muitas vezes planejamos fazer as imagens em lugares incríveis e quando estamos lá, na há condições de voo (nem tudo é perfeito).

Vista aérea da Serra do Rio do Rastro
Voo Phanton 3 Advamced na Serra do Rio do Rastro

Outra questão é o preço, é um brinquedo caro, e por mais que seja um produto de alta tecnologia, é comum a gente ver relatos de drone caindo, por barbeiragem e descuido ou até mesmo problema técnico, principalmente na bateria (por estar no ar, sempre está em risco).

Praia Matadeiro - Florianópolis - SC
Voo Phanton 3 Advamced na Praia da Armação, em Florianópolis

Onde comprar o drone

A DJI é uma marca chinesa, líder mundial no mercado de drones. Dá para exportar diretamente do site da DJI, comprar direto da China ou no Paraguai, porém o imposto de importação acaba encarecendo bastante.

No Brasil, podemos comprar em lojas especializadas, como a Drones Brasil e DroneStore, ou ainda no Mercado Livre. Opções é que não falta, o melhor é avaliar o custo benefício e riscos de cada uma.

Farroupilha - RS
Foto com drone nas pontes do Rio Socorro e Pelotas, em Vacaria – RS

Também é preciso prestar bem atenção nos modelos, o Phanton 3 Standard é o mais básico e mais em conta, já o Professional e Advanced são mais caros e possuem alguns sistemas melhores de comunicação. O Phanton 4 evoluiu com alguns sensores anticolisão, e o Mavic (lançamento da DJI), é dobrável e bem mais compacto, porém, bem mais caro.

Foto com drone nas pontes do Rio Socorro e Pelotas, em Vacaria - RS
Foto com drone nas pontes do Rio Socorro e Pelotas, em Vacaria – RS

Cuidados ao voar com seu drone

É importante ter cuidados ao voar seu drone, eles podem causar acidentes graves.
Antes de sair se aventurando por aí, é bom estar bem treinado e informado, pois há uma série de cuidados a ser tomados. No site da DJI você pode baixar o manual e assistir os vídeos tutoriais, também no Youtube, tem muitos canais bons onde aprendi muita coisa.

Ponte do Korf
Foto com drone na ponte do Korf, em campestre da Serra – RS

Quanto a legislação de Drones no Brasil

O piloto de um drone está sujeito às leis vigentes caso não respeite direitos de terceiros (como privacidade). Também podem causar acidentes graves caso como uma colisão com outra aeronave, o que pode ser fatal, além da possibilidade de queda causando danos a bens no solo ou machucar pessoas.

Voo no centro de Caxias do Sul - RS
Voo no centro de Caxias do Sul – RS

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) possui uma regulamentação ao acesso do espaço aéreo de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas e a ANAC é quem faz a certificação, registro, cadastro (assuntos técnicos e operacionais de aeronaves e pilotos).

Para mais informações, acesse o site da DECEA, onde encontrará informações importantes sobre as novas normas sobre drones.

Foto com drone da Ponte do Rio das Antas, na BR-116
Foto com drone da Ponte do Rio das Antas, na BR-116

Depois de tudo isso, cabe a cada um decidir se quer ter um drone para levar em suas viagens, como viram acima não é tão simples assim.
Quanto ao Phanton 3 Advanced, recomendo muito, é um ótimo equipamento, com alta tecnologia empregada.

Viagens e Caminhos – Outras dicas

Como tirar passaporte
Guia da primeira viagem de avião
GoPro, porque ter uma para suas viagens
Lista de países que não exigem visto para brasileiros

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here