Estrada do Imigrante e Gruta da Terceira Légua – Caxias do Sul

A Estrada do Imigrante é uma das rotas turísticas de Caxias do Sul.

Gruta da Terceira Légua - Caxias do Sul - RS
Gruta da Terceira Légua - Caxias do Sul
  Por Jair Prandi
 

A Estrada do Imigrante é uma das rotas turísticas de Caxias do Sul, na região da uva e do vinho na Serra Gaúcha.

No caminho da Estrada do Imigrante se encontra a essência da colonização italiana no Sul do Brasil, com destaque para belas propriedades, parreirais e uma gruta incrível.

Estrada do Imigrante

O nome “Estrada do Imigrante” de deve ao fato de ter sido este o caminho percorrido pelos imigrantes italianos quando chegaram à região.

Portal da Estrada do Imigrante
Portal da Estrada do Imigrante

A estrada é toda asfaltada e oferece belas paisagens rurais do interior do município de Caxias do Sul e conta com muitos pontos interessantes, como a igreja São Pedro e São Paulo, casas de pedra e de madeira, da época, e a Gruta da Terceira Légua.

Casa Zinani - Estrada do Imigrante - Caxias do Sul
Casa Zinani – Estrada do Imigrante

Gruta da Terceira Légua

A Gruta Nossa Sra. de Lourdes, mais conhecida como Gruta da Terceira Légua se localiza em uma ramificação da Estrada do Imigrante. O destaque é a gruta, acessível através de uma escadaria de 150 degraus e uma cachoeira e belos paredões de pedra em seu entorno.

Escadaria da Gruta Terceira Légua - Caxias do Sul
Escadaria da Gruta Terceira Légua

A gruta é um abrigo de basalto que conta com um grande espaço interno onde foi construída uma capela, com vários bancos. No local são realizadas missas no segundo domingo de cada mês.

Gruta da Terceira Légua - Caxias do Sul
Gruta da Terceira Légua

Cachoeira da Terceira Légua

Um pouco mais a frente se localiza uma bela cachoeira de 60 metros de altura, acessível por uma curta trilha entre a mata. É bom tomar cuidado, pois a trilha é um pouco escorregadia e com pedras soltas.

Cachoeira da Terceira Légua - Caxias do Sul
Cachoeira da Terceira Légua

O local também se destaca por ser um lugar propício para a prática de rapel e escalada. Conta com 41 vias de acesso, protegidas com chumbadores e chapeletas homologadas, em sua grande maioria, negativas a teto.

Veja também: Onde ficar em Caxias – 10 dicas de hotéis

São Pedro da Terceira Légua - Caxias do Sul
Igreja de São Pedro e São Paulo

São Pedro da Terceira Légua

São Pedro da Terceira Légua é um bairro de Caxias do Sul, mas longe da cidade, uma vila do interior, onde se destaca a bela e imponente Igreja de São Pedro e São Paulo.

A estrada do Imigrante, conta hoje com belas e modernas propriedades e mansões, que se contrastam com casarios de madeira dos primeiros colonizadores como a bela Casa Zinani, que hoje é um museu e pousada.

Casa de pedra na Estrada do Imigrante
Casa de pedra na Estrada do Imigrante

Como chegar à Terceira Légua e a Gruta Nossa Sra. de Lourdes

Partindo da Perimetral Sul, em Caxias do Sul, são 12 km até a Gruta Terceira Légua, 15 km até a BR 116, próximo a Galópolis, e 19 km saindo na BR-116, em Vila Cristina.
Preparamos um mapa com as atrações e acessos, confira abaixo:

Outros destinos da região


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

3 COMENTÁRIOS

  1. boa tarde,
    estou a procura de informações sobre a gruta nossa senhora, é cobrado taxa de visitação?
    A trilha pra cachoeira é muito perigosa, muito íngreme, a mata muito fechada, é muito longa ou há perigo de se perder sem um guia? pergunto porque vou com criança.
    Desde já obrigada

    • Até minha última visita o acesso era livre, acho que continua.
      A trilha é curta e tranquila, só tenha cuidado com as pedras escorregadias.

  2. A sugestão de ir pela estrada do imigrante saindo pela Vila Cristina é péssima, a estrada de acesso é muito ingrime, força bastante o carro e bem perigoso pois a inesperiencia e os veículos não apropriados para este tipo de terreno que na maioria na subida é chão com brita, o que faz o carro derrapar muito na subida se não souber dirigir neste tipo de terreno, fui descendo e já achei ruim, acho que subindo o carro não conseguiria.
    O MELHOR É IR PELA BR 116 EM DIREÇÃO A GALÓPOLIS, NO MAPA ANTES DE GALÓPOLIS TEM UMA ENTRADA A ESQUERDA QUE É INDICADA NO MAPA ACIMA. ESTRADA DE CHÃO ATÉ A GRUTA, MAS BEM TANQUILA.
    NA GRUTA NÃO PAGA ENTRADA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here