A Estrada do Imigrante é uma das rotas turísticas de Caxias do Sul, região da uva e do vinho na Serra Gaúcha.

No caminho da Estrada do Imigrante se encontra a essência da colonização italiana no Sul do Brasil, com destaque para belas propriedades, parreirais e uma gruta incrível.

Estrada do Imigrante

O nome “Estrada do Imigrante” de deve ao fato de ter sido este o caminho percorrido pelos imigrantes italianos quando chegaram à região.

Portal da Estrada do Imigrante
Portal da Estrada do Imigrante

A estrada é toda asfaltada e oferece belas paisagens rurais do interior do município de Caxias do Sul e conta com muitos pontos interessantes, como a igreja São Pedro e São Paulo, casas de pedra e de madeira, da época, e a Gruta da Terceira Légua.

Casa Zinani - Estrada do Imigrante - Caxias do Sul
Casa Zinani – Estrada do Imigrante

Gruta da Terceira Légua

A Gruta Nossa Sra. de Lourdes, mais conhecida como Gruta da Terceira Légua se localiza em uma ramificação da Estrada do Imigrante, e contempla um gruta, acessível através de uma escadaria de 150 degraus, uma cachoeira e belos paredões de pedra em seu entorno.

Escadaria da Gruta Terceira Légua - Caxias do Sul
Escadaria da Gruta Terceira Légua

A gruta é um abrigo de basalto que conta com um grande espaço interno onde foi construída uma capela, com vários bancos. No local são realizadas missas no segundo domingo de cada mês.

Gruta da Terceira Légua - Caxias do Sul
Gruta da Terceira Légua

Cachoeira da Terceira Légua

Um pouco mais a frente se localiza uma bela cachoeira de 60 metros de altura, acessível por uma curta trilha entre a mata. É bom tomar cuidado, pois a trilha é um pouco escorregadia e com pedras soltas.

Cachoeira da Terceira Légua - Caxias do Sul
Cachoeira da Terceira Légua

O local também se destaca por ser um lugar propício para a prática de rapel e escalada. Conta com 41 vias de acesso, protegidas com chumbadores e chapeletas homologadas, em sua grande maioria, negativas a teto.

Veja também: Onde se hospedar em Caxias do Sul – oferta de hotéis e pousadas

São Pedro da Terceira Légua - Caxias do Sul
Igreja de São Pedro e São Paulo

São Pedro da Terceira Légua

São Pedro da Terceira Légua é um bairro de Caxias do Sul, mas longe da cidade, uma vila do interior, onde se destaca a bela e imponente Igreja de São Pedro e São Paulo. A estrada do Imigrante, conta hoje com belas e modernas propriedades e mansões, que se contrastam com casarios de madeira dos primeiros colonizadores como a bela Casa Zinani, que hoje é um museu e pousada.

Casa de pedra na Estrada do Imigrante
Casa de pedra na Estrada do Imigrante

Viagens e Caminhos – Outros destinos da região

Pontos turísticos de Caxias do Sul
Chateau Lacave – o castelo medieval de caxias do Sul
Pontos turísticos de Farroupilha
Pontos turísticos de Garibaldi

Como chegar à Terceira Légua e a Gruta Nossa Sra. de Lourdes

Partindo da Perimetral Sul, em Caxias do Sul, são 12 km até a Gruta Terceira Légua, 15 km até a BR 116, próximo a Galópolis, e 19 km saindo na BR-116, em Vila Cristina.
Preparamos um mapa com as atrações e acessos, confira abaixo:

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here