São Francisco de Paula RS: 15 pontos turísticos e dicas

São Francisco de Paula é um destino localizado entre a Serra Gaúcha e os Campos de Cima da Serra, no caminho entre Gramado e os Cânions do Rio Grande do Sul.

São Francisco de Paula - Lago São Bernardo
Letreiro da cidade no Lago São Bernardo
  Por Jair Prandi
 

São Francisco de Paula é um belo destino localizado entre a Serra Gaúcha e os Campos de Cima da Serra, no caminho entre Gramado e os Cânions do Rio Grande do Sul.

“São Chico”, como é chamada, está próximo dos mais badalados destinos gaúchos na mais bela região de ecoturismo do estado, onde se destacam pousadas rodeadas de araucárias, além da cultura e tradição do povo local.

A cidade de São Francisco de Paula RS se encontra em uma região de transição entre a Serra Gaúcha e os Campos de altitude, com paisagens de belos campos com araucárias e inúmeras cachoeiras, onde se pode percorrer trilhas e passear a cavalo.

Na cidadezinha de 22 mil habitantes, as compras de produtos de inverno são os melhores programas. Ao longo da avenida Júlio de Castilhos espalham-se lojas de artigos de couro e lã de ovelha.

São Francisco de Paula - Barragem do Blang
Barragem do Blang, atração afastada da cidade

Turismo em São Francisco de Paula

Navegue por este post

Quando ir a São Francisco de Paula RS

Assim como toda Serra Gaúcha, São Chico pode ser visitada durante o ano todo, com algumas diferenças.

  • No inverno, aproveite o friozinho em um hotel ou pousada aconchegante, pegue um sol e tome um chimarrão às margens do Lago São Bernardo. É comum gear e a temperatura ficar negativa pela manhã, nos dias mais frios.
  • No verão percorra as trilhas e conheça as inúmeras cachoeiras espalhadas pelo município.

Voltar ao índice

Como chegar a São Francisco de Paula, no Rio Grande do sul

São Francisco de Paula
Vista aérea da avenida principal de São Francisco de Paula

São Francisco de Paula fica no Nordeste do Rio Grande do Sul, a 900 m de altitude, a 120 km de Porto Alegre, a 135 km de Caxias do Sul, 44 km de Gramado e 36 km de Canela.

Para quem vem de avião os aeroportos mais próximos são o de Caxias do Sul (109 km) e o aeroporto de Porto Alegre (118 km).

A partir de Porto Alegre são 114 km pela BR-290 e RS-020, que passa por Cachoeirinha e Taquara.
De Gramado e Canela são 45 km pela RS-235 por um belo trecho de campos de altitude.
De Tainhas (interseção com a Rota do Sol), estrada que leva a Caxias do Sul e Litoral Gaúcho, são 37 km.

Alugar um carro é a melhor forma de conhecer São Francisco de Paula, assim como outros destinos próximos, como Cambará do Sul, Canela e Gramado.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde se hospedar em São Francisco de Paula RS

Lago São Bernardo e Hotel Cavalinho Branco
Lago São Bernardo e Hotel Cavalinho Branco ao fundo

São Francisco de Paula conta com hotéis e pousadas charmosas, tanto na cidade como no interior. Na cidade, um dos melhores lugares para ficar é nos arredores do Lago São Bernardo.

No interior, há ótimas opções de pousadas para passar momentos de muita tranquilidade em contato com a natureza.

Confira algumas de hospedagem muito bem avaliadas na cidade de São Francisco de Paula:

Voltar ao índice

O que fazer em São Francisco de Paula: Pontos turísticos da cidade

Lago São Bernardo – São Francisco de Paula

Vista aérea do Lago São Bernardo - São Francisco de Paula
Vista aérea do Lago São Bernardo – São Francisco de Paula

O lago São Bernardo tem cerca de 3 km de perímetro e é o cartão postal de São Francisco de Paula. Rodeado por plátanos e araucárias o local oferece belos cenários.
Se localiza próximo ao centro e tem suas margens ajardinadas, cercadas de árvores. É um lugar ideal para prática de esportes aquáticos, caminhadas, ou simplesmente sentar e curtir o belo visual.

Igreja Matriz de São Francisco de Paula

Igreja matriz de São Francisco de Paula
Vista aérea da Igreja de São Francisco de Paula

Inaugurada em 14 de junho de 1964, a Igreja Matriz de São Francisco de Paula fica em cima de uma colina. Em frente da igreja há uma imagem do padroeiro da cidade, que foi confeccionada com materiais recicláveis.
No interior da igreja há um conjunto de vitrais e as portas da igreja foram esculpidas à mão por Tarcisio Nodari, entre 1967 e 1968.

Livraria Miragem

Livraria Miragem - São Francisco de Paula
Livraria Miragem

A livraria Miragem se tornou um ponto turístico de São Francisco de Paula por ser um espaço diferenciado. O prédio tem 3 andares: O térreo conta com um acervo enorme de livros, o segundo andar tem lindos objetos de decoração e no terceiro, exposição de arte e uma sala de leitura.

Monumento em Homenagem aos Tropeiros

Monumento em Homenagem aos Tropeiros
Monumento em Homenagem aos Tropeiros

Monumento localizado na avenida principal da cidade, dedicado a saga dos tropeiros que contribuíram para o início do povoamento de da cidade de São Francisco de Paula.
Fica na Avenida Júlio de Castilhos, centro, principal rua da cidade.

Monumento ao Carreteiro

Monumento ao Carreteiro - São Francisco de Paula

Monumento dedicado aos carreteiros que faziam o transporte de materiais nos tempos passados. Também se localiza na avenida principal, quase em frente à livraria Miragem.
Av. Júlio de Castilhos, centro.

Monumento ao Gaúcho Laçador

Monumento ao Laçador - São Francisco de Paula
Monumento ao Gaúcho Laçador

Monumento dedicado aos gaúchos que trabalham na lida campeira, onde com seu cavalo, se utilizam do laço para laçar os bois. Essa é também uma prática das provas de laço realizadas nos rodeios pela região.
A escultura de metal também se localiza na Avenida Júlio de Castilhos, principal entrada da cidade.

Voltar ao índice

O que fazer em São Francisco de Paula: Cachoeiras e atrações na zona rural

Mátria Parque das Flores

Mátria Parque - São Francisco de Paula
Vista aérea do Mátria Parque

O Mátria Parque de Flores é um novo parque inaugurado em 2021, marcado por imensos jardins e jardim botânico que é uma verdadeira obra de arte a céu aberto em uma área de aproximadamente 400×600 metros.

São 30 diferentes jardins com mais de 300 espécies e diferentes épocas de floração, sendo assim haverá flores em qualquer época do ano, até mesmo no inverno rigoroso da região.

Além dos jardins há 20 atrações diferentes, como: Túnel de Rosas, Rosa dos Ventos, Balanço, Mirantes, entre tantas outras. O parque oferece também um lago com passeio de barco a remo, restaurante, café, loja de souvenir, entre outras atrações.

  • Fica às margens da RS-235 Km 68, a 10 km da cidade de São Francisco de Paula, sentido Canela.
  • O Mátria Parque de Flores abre diariamente, das 10h às 18h.

Comprar ingresso do Mátria Parque das Flores

Parque das Oito Cachoeiras – São Francisco de Paula

Parque das 8 Cachoeiras
Cachoeira do remanso – Parque das 8 Cachoeiras

O Parque das Oito Cachoeiras, como o nome sugere tem 8 quedas d’água. Há 4 roteiros de trilhas bem sinalizadas que levam às cachoeiras que chegam a 100 metros de altura, a poços e mirantes. Algumas trilhas são de nível fácil (20 min.), outras de nível difícil (5 horas).

O local conta com uma pousada, camping e oferece um parque de aventura, com: Tirolesa, escalada, rapel e arvorismo. Ao chegar, o visitante recebe as informações sobre as trilhas.

O parque se localiza a 4 km do centro, próximo ao lago São Bernardo.

Saiba tudo sobre o Parque das 8 Cachoeiras

Reserva Ecológica Terra do Sempre

A Reserva Ecológica e semelhante ao parque das 8 cachoeiras, com trilhas e cachoeiras. As incursões na floresta incluem 2 roteiros de trilhas para diversas quedas d’água particulares.

O local conta com uma pousada e fica a 4,5 km do centro da cidade.

Parque das Cascatas – Lajeado Grande

Parque das Cascatas - Lajeado Grande
Parque das Cascatas – Lajeado Grande

O Parque das Cascatas conta com belas quedas d’água, corredeiras e piscinas naturais, que forma um belo cenário natural. No local há cabanas para se hospedar e área de camping, com quadras poliesportivas, churrasqueiras e restaurante.

Localizado em Lajeado Grande (distrito de São Francisco de Paula), a 70 km da cidade de no município de São Francisco de Paula, o parque fica próximo à Rota do Sol, rodovia que liga Caxias do Sul ao Litoral Norte Gaúcho.

Saiba mais sobre o Parque das Cascatas

Parque da Cachoeira e Ponte de Ferro do Passo do Inferno

Canela - Ponte do Passo do Inferno e Parque da Cachoeira
Ponte do Passo do Inferno e Parque da Cachoeira

Situado ao lado de uma ponte de ferro, no local conhecido com Passo do Inferno, o parque oferece muito mais que a vista para a cascata do rio Cará, com 35 metros de altura.
O espaço conta com trilhas, poço para banhos, tirolesa, rapel, escalada, pêndulo na ponte, cavalgada, além de área para camping e Cabanas para alugar.

Fica a 35 km do centro de São Chico e apenas 18 km do centro de Canela, na estrada para Lajeado Grande.

Passo da Ilha

Passo da Ilha
Vista do Passo da Ilha, chegando pelo lado de Cambará do Sul

O Passo da Ilha é uma passagem de carro pelo leito do rio Tainhas, em um enorme lajeado, em um cenário de grande beleza, ao lado de pequenas cachoeiras.

Na ilha que dá o nome ao local, há um belo camping em meio à mata nativa, bem estruturado que oferece aluguel de barracas e cabanas.

Saiba mais sobre o Passo da Ilha

Barragem do Salto – São Francisco de Paula RS

Corredeiras da Barragem do Salto
Corredeiras da Barragem do Salto

A Barragem do Salto oferece uma extensa área de lazer, tanto em seu lago, na parte superior, como no espraiado e suas corredeiras na parte de baixo.
O local oferece área de camping, balneário, pesca e prática de esportes náuticos.

A barragem se localiza a 22 Km da cidade, na RS 235 entre Canela e São Francisco de Paula, acessível por uma estrada de terra de 1,5 km. Acesso livre.

Barragem do Blang – São Francisco de Paula RS

Barragem do Blang - São Francisco de Paula
Barragem do Blang

A Barragem do Blang é semelhante à do Salto, onde os veículos passam na parte de baixo da barragem. Quando está cheia e transborda forma uma cascata na muralha e haverá uma lâmina d’água na passagem.

São 17 km de estrada de terra até a barragem, saindo do centro de São Francisco de Paula.

Templo Budista de Três Coroas

Templo Budista de Três Coroas
Monumentos no Templo Budista de Três Coroas

O templo budista Chagdud Gonpa Khadro Ling é o primeiro templo tibetano tradicional da América Latina. É um centro destinado ao budismo Tibetano Vajraiana, mas que recebe turistas.

Fica no alto de uma montanha no município de Três Coroas, mas como fica a apenas 22 km do centro de São Francisco de Paula, pode ser incluído no roteiro por esse destino.

Saiba mais sobre o Templo Budista de Três Coroas

Voltar ao índice

Mapa de São Francisco de Paula: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de São Francisco de Paula citados acima e desta forma traçar um bom roteiro.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here