Roteiro de 7 destinos de águas termais no Sul do Brasil

Quem não gosta de relaxar em uma água quentinha, ainda mais no Sul do Brasil onde faz aquele friozinho.

Águas termais de Marcelino Ramos
Termas de Marcelino Ramos
  Por Jair Prandi
 

Conheça os principais destinos de águas termais do Sul do Brasil localizados entre o Norte do Rio Grande do Sul e Centro Sul de Santa Catarina.

A região do Alto Uruguai, principalmente próximo ao rio Uruguai, agrupa 2 destinos no norte do Rio Grande do Sul e 3 no centro sul de Santa Catarina. Além desta região há uma outra na área central do RS e uma na Serra Gaúcha. São lugares ideais para curtir as águas termais, que além de oferecer uma ótima sensação do relaxamento, fazem bem à saúde.

Como se formam as águas termais

Uma fonte termal é a emergência de água subterrânea aquecida proveniente de um aquífero termal subterrâneo criada naturalmente pelo gradiente geotérmico ou por processos vulcânicos. As fontes termais existem em todo o planeta, algumas emergem naturalmente, outras através da ação do homem.

Muitas fontes de águas termais SC e águas termais RS, onde hoje funcionam balneários, foram descobertas por meio de tentativa de descobrir petróleo.

Termas de Piratuba
Parque aquático nas Termas de Piratuba

Qual os benefícios das águas termais

As águas termais minerais oferecem benefícios comprovados, com características variadas, capazes de melhorar lesões de pele, dores crônicas e até problemas respiratórios. A sulfurosa, por exemplo, possui propriedades antirreumáticas, antialérgicas, desintoxicantes e anti-inflamatórias.

Destinos de águas termais em outras regiões do Brasil:

Conheça agora 7 destinos turísticos termais da região próxima ao Rio Uruguai, entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina:

Caldas do Prata – Nova Prata RS

Localizado às margens do Rio da Prata, a 15 km do centro da cidade, o complexo Caldas do Prata foi construído junto ao Parque da Cascata da Usina, junto à estrada que também leva ao Município de Protásio Alves.

Caldas do Prata - Nova PrataO complexo conta com 5 piscinas internas e 2 externas que emergem das fontes a 41ºC graus em uma área de contato direto com a natureza. Além das termas, o local oferece trilhas, o rio e uma bela cachoeira.

Seu entorno conta com poucas opções de aluguel e hospedagem.

Termas de Machadinho – Águas termais RS

Machadinho - RS

O Parque Aquático Termas Machadinho está localizado a 1,5 km do centro da cidade de Machadinho. Foi inaugurado em abril de 2004, e conta com uma bela área de 10 hectares e águas termais a 45ºC.

O parque aquático oferece piscina rasa com segurança para crianças, rampa molhada, toboguinho, além de piscina tropical com grande volume de água, bar molhado, piscinas cobertas, restaurantes, quiosque para lanches, e muito mais.

Em seu entorno se criou uma boa estrutura com apartamentos de aluguel. Dentro do complexo se instalou o Machadinho Termas Resort Spa.

Termas de Marcelino Ramos RS

Termas de Marcelino Ramos

Localizado a poucos metros do Rio Uruguai, o balneário de águas termais Marcelino Ramos oferece variadas opções de piscinas de águas quentes naturais: Piscinas ao ar livre, piscinas cobertas, toboáguas, chuveirinhos, duchas externas e internas, academia, hidroginástica, hidromassagem, hidromassagem com sais, massagens, entre outros…

Ao seu entorno, se formou uma boa rede hoteleira, restaurantes, apartamentos e casas mobiliadas, pousadas, comércio e lazer.

Termas Romanas – Restinga Seca RS

Resort Termas Romanas - Restinga Seca
Resort Termas Romanas – Restinga Seca

O parque Termas Romanas Recanto Maestro é o único parque aquático com águas termais salgadas, naturais e medicinais do Brasil. Além do amplo parque termal, o local ganhou um resort com completa infraestrutura.

Inaugurado no final de 2020, o parque termal conta com 6 piscinas, além de ofurôs e toboáguas. Também possui uma ampla área verde com trilhas em meio à natureza.

Termas de Piratuba SC

Termas de Piratuba

Situada às margens do Rio do Peixe, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, Piratuba conta com o maior balneário de águas termais em Santa catarina e é o principal pólo turístico do Oeste Catarinense.

A cidade conta com um bom Parque Termal e possui uma rede hoteleira qualificada, com mais de 18 mil leitos, além de restaurantes, lojas e atrações.

Termas de Itá SC

Parque termal e o lago do Rio Uruguai ao fundo

Localizada, próximo ao lago formado pelo Rio Uruguai, o parque termas de Itá conta com 05 piscinas cobertas, divididas em 3 níveis com uma temperatura da água de 35ºC.

No lado de fora são 11 piscinas com formatos e profundidades diversas, juntamente com bar molhado, hidromassagem, toboáguas, piscinas com chuveirinho para crianças, restaurante, lancheria, banheiros e um palco para apresentações culturais.

Além disso, belos jardins e palmeiras completam o cenário às margens do lago formado pela represa da Hidrelétrica de Itá. Na parte baixa o parque oferece; Trapiche e atracadouro para embarcações, além de trilhas para caminhadas.

Termas Leonense – Águas termais SC

Localizado no distrito de Barra do Leão, em Campos Novos, o balneário Termas Leonense, fica mais próximo à Capinzal do que sua cidade sede. A fonte termal Leonense fica a 310 metros de profundidade e suas águas vertem a 32 graus.

O parque possui 12 piscinas divididas entre adulto e infantil com profundidades que variam de 40 cm a 1,8 metros. Há também um grande espaço para quem gosta de acampar ao lado do parque termal, com toda a estrutura necessária.


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

28 COMENTÁRIOS

  1. Excelentes opções para família, já que em sua maioria são grandes resorts para férias. Não conhecia muitas dessas listadas, foi interessante ler sobre.

  2. Que legal. Eu nunca visitei nenhuma Termas. Adorei a Termas de Itá, parece ser um local lindo. Além das termas trazerem beneficios.
    Muito interessante seu texto.

  3. Super recomendo Termas Machadinho, estivemos lá em abril/2018, organizado, limpo. Hotel maravilhoso em todos os sentidos, comida excelente, excelente atendimento.

  4. Eu e minha esposa somos fanáticos por águas termais. Já conhecemos as termas de Arapey e Daimon no Uruguay. No Rio Grande do Sul conhecemos as termas de Caldas do Prata (Nova Prata) Machadinho, Marcelino Ramos e Irai. Em Santa Catarina conhecemos as termas de Piratuba e Gravatal. Sob meu ponto de vista, as melhores que já visitei, pela ordem, são as de Machadinho, Marcelino Ramos e Piratuba.

  5. Aqui no estado tem tambem a de Tres Arroios, proximo a Erechim mas essa ainda não estive lá. Tem a de Itá, na divisa do RS c/ SC, a de Foz do Iguaçu, Jurema, Verê e Sulina (PR). Dizem que a melhor do sul do Brasil é a de Jurema.

    • Olá, Gerson! É! pelo visto vocês são mesmo fãs de águas termais, conhecem mais que nós. Obrigado pelos comentários!

  6. Tem que conhecer as termas de Puritana no Atacama Chileno ! Sensacionais as piscinas naturais de aguas sulfurosas!!

  7. Olá, boa tarde, entrei no seu blog em busca de informações sobre a rodovia Rio-Santos, sairei em viagem pra lá amanhã, foi de grande ajuda, comecei então a passear pelo blog e me deparei com as Termas de Itá-SC , como moro aqui estranhei quando pesquisei sobre hospedagem, as dicas te jogam no site do Booking e só dá opções em Erechim-RS.
    Estranho porque aqui em Itá mesmo temos não muitas, mas algumas opções, inclusive o Itá Termas Resort Itá que já tem mais de 10 anos e é de excelente qualidade, seria interessante que fosse citado como opção, pois dá a entender que aqui nãp há opção de hospedagem, grata.

    • Olá, Ana! Obrigado por avisar!
      Somos parceiros do Booking. Realmente havia erros no link, mas agora inseri o Itá Termas Resort o Itá park hotel.

  8. Prezados, para casal idade 60 anos de Porto Alegre , primeira ida para termas, qual a indicação ? Obrigado. Ronaldo

    • Olá, Ronaldo! Todos são parecidos, porém para pessoas de idade não indicaria Itá. As outras todas tem piscinas internas adequadas. A mais próxima de Porto Alegre é a de Nova Prata, porém para ir às piscinas externas tem descidas íngremes. Já Piratuba é a que conta com maior número de opções de piscinas e meios de hospedagem, talvez seja melhor.

  9. Entre as opções de Machadinho e Itá, qual será melhor para ir com criança de 2 anos? Já conheço Machadinho e adorei, estou em dúvida se arrisco Itá…

    • Olá, Josi! As duas opções oferecem piscinas infantis. Eu particularmente iria a Itá, já para conhecer um outro lugar. depois em uma próxima você vai na que mais gostou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here