Quem não gosta de relaxar em uma água quentinha, ainda mais no Sul do Brasil onde faz aquele friozinho.

Conheça agora a região que agrupa 5 destinos de águas termais no Sul do Brasil, 3 destinos no norte do Rio Grande do Sul e 2 no sul de Santa Catarina, ideais para curtir as águas termais, que além de oferecer uma ótima sensação do relaxamento, fazem bem à saúde.

Como se formam as águas termais

Uma fonte termal é a emergência de água subterrânea aquecida proveniente de um aquífero termal subterrâneo, criada naturalmente pelo gradiente geotérmico ou por processos vulcânicos. As fontes termais existem em todo o planeta, algumas emergem naturalmente, outras através da ação do homem.
Muitas fontes de águas termais, onde hoje funcionam balneários foram descobertas por meio de tentativa de descobrir petróleo.

Termas de PiratubaQual os benefícios das águas termais

As águas termais minerais oferecem benefícios comprovados, com características variadas, capazes de melhorar lesões de pele, dores crônicas e até problemas respiratórios. A sulfurosa, por exemplo, possui propriedades antirreumáticas, antialérgicas, desintoxicantes e anti-inflamatórias.

Viagens e Caminhos – Outros destinos de águas termais do Brasil

Rio Quente – Maior rio de águas quentes do mundo
Caldas Novas – O paraíso das águas de Goiás
Hot Park – Maior parque aquático termal do mundo
Praia do Cerrado – Maior praia artificial de águas termais do mundo

Conheça agora 5 destinos turísticos termais da região próxima ao Rio Uruguai, entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina:

Caldas do Prata – Nova Prata – RS

Caldas do Prata - Nova Prata

Localizado às margens do Rio da Prata, a 15 km do centro da cidade, o complexo Caldas do Prata foi construído junto ao Parque da Cascata da Usina, junto à estrada que também leva ao Município de Protásio Alves.
O complexo conta com 5 piscinas internas e 2 externas que emergem das fontes a 41ºC graus em uma área de contato direto com a natureza. Além das termas, o local oferece trilhas, o rio e uma bela cachoeira.
Seu entorno conta com poucas opções de aluguel e hospedagem. É um lugar mais indicado para passar o dia.
Saiba mais sobre as Caldas do Prata
Onde se hospedar em Nova Prata – Oferta de hotéis e pousadas

Termas de Machadinho

Machadinho - RS

O Parque Aquático Termas Machadinho está localizado a 1,5 km do centro da cidade de Machadinho. Foi inaugurado em abril de 2004, e conta com uma bela área de 10 hectares e águas termais a 45ºC.
O parque aquático oferece piscina rasa com segurança para crianças, rampa molhada, toboguinho, além de piscina tropical com grande volume de água, bar molhado, piscinas cobertas, restaurantes, quiosque para lanches, e muito mais.
Em seu entorno se criou uma boa estrutura com um grande hotel e vários apartamentos de aluguel.
Saiba mais sobre as Termas de Machadinho
Onde se hospedar em Machadinho – Oferta de hotéis e pousadas

Termas de Marcelino Ramos – RS

Termas de Marcelino Ramos

Localizado a poucos metros do Rio Uruguai, o balneário de águas termais de Marcelino Ramos oferece variadas opções de piscinas de águas quentes naturais: Piscinas ao ar livre, piscinas cobertas, toboáguas, chuveirinhos, duchas externas e internas, academia, hidroginástica, hidromassagem, hidromassagem com sais, massagens, entre outros…
Ao seu entorno, se formou um boa rede hoteleira, restaurantes, apartamentos e casas mobiliadas, pousadas, comércio e lazer.
Saiba mais sobre as Termas de Marcelino Ramos
Onde se hospedar em Marcelino Ramos – oferta de hotéis e pousadas

Termas de Piratuba – SC

Termas de Piratuba

Situada às margens do Rio do Peixe, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, Piratuba foi a pioneira nas águas termais da região e é o principal pólo turístico do Oeste Catarinense.

A cidade conta com um bom Parque Termal e possui uma rede hoteleira qualificada, com mais de 18 mil leitos, além de restaurantes, lojas e atrações.
Saiba mais sobre as Termas de Piratuba
Onde se hospedar em Piratuba – oferta de hotéis e pousadas

Termas de Itá – SC

Termas de Itá

Localizada, próximo ao lago formado pelo Rio Uruguai, as termas de Itá, conta com 05 piscinas cobertas, divididas em 3 níveis com uma temperatura da água de 35ºC, e mais 11 piscinas externas com formatos e profundidades diversas, juntamente com bar molhado, hidromassagem, toboáguas, piscinas com chuveirinho para crianças, restaurante, lancheria, banheiros e um palco para apresentações culturais.

Além disso, belos jardins e palmeiras completam o cenário às margens do lago formado pela represa da Hidrelétrica de Itá. Na parte baixa o parque oferece; Trapiche e atracadouro para embarcações, além de trilhas para caminhadas.
Saiba mais sobre as Termas de Itá
Onde se hospedar em Itá – oferta de hotéis e pousadas

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here