A RS-110, estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol, é um caminho de belas paisagens que liga os Campos de Cima da Serra ao Litoral e Serra Gaúcha.

O trecho entre a BR-285 (em Bom Jesus) e a RST-453 Rota do Sol (em Várzea do Cedro) tem 74 km. A estrada é toda pavimentada, porém costuma ter trechos com asfalto desgastado e é comum haver buracos pelo caminho.

Entrada Passo do S (Estrada entre Bom Jesus e Rota do SolA rodovia é caminho para quem desce para o Litoral a partir de Vacaria , onde a BR-285 se liga à BR-116 e dá sequência até Bom Jesus. A partir daí é só pegar à direita, passar por dentro da cidade e seguir até o entroncamento com a Rota do Sol, que leva até o Litoral Norte Gaúcho.

Mapa da estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol

O que ver e fazer na estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol

A estrada passa por belas paisagens dos Campos de Cima da Serra, com ondulações, com araucárias. Para quem estiver com tempo e tiver espírito aventureiro para desbravar as atrações próximas, há belos lugares a serem visitados, desviando o caminho em alguns pontos.

Cachoeira Princesa dos Campos
Cachoeira Princesa dos Campos, acessível com apenas 3 km de desvio

Ponte do Rio das Antas

Partindo de Bom Jesus, 10 km adiante inicia a serra que tem 6 km de descida e curvas sinuosas até a ponte do Rio das Antas, que tem 340 metros de extensão. No entorno da ponte e abaixo dela funciona o camping e balneário Barra do Moraes, onde também deságua outro rio.

Ponte do Rio das Antas - Bom Jesus
Ponte do Rio das Antas – Bom Jesus – Imagens: Drone Viagens e Caminhos

A partir da ponte começa a subida da serra, com cerca de 5 km, e mais 5 km a frente fica a ponte do Rio Tainhas, que contempla mais uma subida, até se iniciar um grande trecho com boa altitude e belas paisagens de campos e araucárias.

Ponte do Rio das Antas - Bom Jesus - RS-110
Ponte do Rio das Antas – RS-110 – Imagens: Drone Viagens e Caminhos

Cachoeira Princesa dos Campos

Mais 8 km depois do rio Tainhas há mais uma bela atração, a Cachoeira Princesa dos Campos acessível através de um pequeno desvio. Na encruzilhada da estrada que vai para Lajeado Grande, basta entrar à direita e seguir por 3 km (estrada de terra).

Mirante Cachoeira Princesa dos Campos
Mirante Cachoeira Princesa dos Campos

São duas cachoeiras, a maior delas é bem visível da beira da estrada onde também há um mirante, a outra fica 150 metros rio acima e não é visível da estrada. O acesso a qualquer uma delas, por trilhas, tanto na parte superior, como inferior, se dá através da pousada Princesa dos Campos, que oferece a opção de visitação por R$ 15,00. É uma ótima opção para passar um final de semana.
Mais informações no site da Pousada Princesa dos Campos.

Cachoeira Princesa dos Campos - Jaquirana
Cachoeira Princesa dos Campos (queda superior) – Imagens: Drone Viagens e Caminhos

Faxinal dos Pelúcios

Um pouco antes da vila de Faxinal dos Pelúcios, uma grande e bela fazenda chama a atenção, entre um belo cenário de um grande lago distribuído entre as ondulações dos campos. Na vila, algumas antigas casas de madeira roubam a cena.

Fazenda em Faxinal dos Pelucios - RS-110
Fazenda em Faxinal dos Pelúcios

Passo do S

Já a 55 km depois de Bom Jesus, uma grande atração é o Passo do S e a Cachoeira do Passo do S. O acesso é um pouco mais complicado devido a estrada ruim, são 8 km por estrada de terra, com trechos em péssimas condições, aconselhável somente para carros altos. Mas a paisagem compensa, uma grande cachoeira e a passagem de carro por dentro do Rio Tainhas sobre um grande lajeado

Cachoeira Passo do S
Cachoeira Passo do S – Imagens: Drone Viagens e Caminhos

Passo da Ilha

O Passo da Ilha é outra atração espetacular, mas depende de um desvio ainda maior da estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol. O local de grande beleza, também é uma travessia em um lajeado do Rio Tainhas, onde tem uma bela ilha com um camping instalado, entre corredeiras e cachoeiras.

Passo da Ilha - São Francisco de Paula - RS
Passo da Ilha – Imagens: Drone Viagens e Caminhos

O acesso principal fica a 69 km de Bom Jesus, a apenas 3 km do entroncamento com a Rota do Sol. São 14 km de estrada de terra, razoável. Outra alternativa, bem mais complicada é a ligação entre o Passo do S e o Passo da Ilha (11 km de estradas bem secundárias).
Para mais informações, consulte nosso post detalhado sobre o Passo da Ilha e Passo do S.

RS-110 - Entrada Passo do S
A vila de Várzea do Cedro é o final dessa estrada que finaliza na Rota do Sol, onde podemos acessar vários destinos interessantes, como a Serra do Pinto, Caxias do Sul, São Francisco de Paula e Cambará do Sul.

Veja também:
As 10 mais incríveis cachoeiras do Rio Grande do Sul

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here