A RS-110, estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol, é um caminho de belas paisagens que liga os Campos de Cima da Serra ao Litoral e Serra Gaúcha.

O trecho entre a BR-285 (em Bom Jesus) e a RST-453 Rota do Sol (em Várzea do Cedro) tem 74 km. A estrada é toda pavimentada, porém costuma ter trechos com asfalto desgastado e é comum haver buracos pelo caminho.

Entrada Passo do S (Estrada entre Bom Jesus e Rota do SolA rodovia é caminho para quem desce para o Litoral a partir de Vacaria , onde a BR-285 se liga à BR-116 e dá sequência até Bom Jesus. A partir daí é só pegar à direita, passar por dentro da cidade e seguir até o entroncamento com a Rota do Sol, que leva até o Litoral Norte Gaúcho.

Mapa da estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol

O que ver e fazer na estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol

A estrada passa por belas paisagens dos Campos de Cima da Serra, com ondulações, com araucárias. Para quem estiver com tempo e tiver espírito aventureiro para desbravar as atrações próximas, há belos lugares a serem visitados, desviando o caminho em alguns pontos.

Cachoeira Princesa dos Campos
Cachoeira Princesa dos Campos, acessível com apenas 3 km de desvio

Ponte do Rio das Antas

Partindo de Bom Jesus, 10 km adiante inicia a serra que tem 6 km de descida e curvas sinuosas até a ponte do Rio das Antas, que tem 340 metros de extensão. O rio faz a divisa natural entre Bom jesus e Jaquirana.

No entorno da ponte e abaixo dela funciona o camping e balneário Barra do Moraes, onde também deságua outro rio.

Ponte do Rio das Antas - Bom Jesus
Ponte do Rio das Antas – Bom Jesus – Imagens: Drone Viagens e Caminhos

A partir da ponte começa a subida da serra, com cerca de 5 km, e mais 5 km a frente fica a ponte do Rio Tainhas, que contempla mais uma subida, até se iniciar um grande trecho com boa altitude e belas paisagens de campos e araucárias do município de jaquirana.

Ponte do Rio das Antas - Bom Jesus - RS-110
Ponte do Rio das Antas – RS-110 – Imagens: Drone Viagens e Caminhos

Cachoeira Princesa dos Campos – Jaquirana

Mais 8 km depois do rio Tainhas há mais uma bela atração, a Cachoeira Princesa dos Campos. O acesso se dá através de um pequeno desvio. Na encruzilhada da estrada que vai para Lajeado Grande, basta entrar à direita e seguir por 3 km (estrada de terra).

Mirante Cachoeira Princesa dos Campos
Mirante Cachoeira Princesa dos Campos

São duas cachoeiras, a maior delas é bem visível da beira da estrada, onde também há um mirante. A outra fica 150 metros rio acima e não é visível da estrada. O acesso a qualquer uma delas, por trilhas, tanto na parte superior, como inferior, se dá através da pousada Princesa dos Campos, que oferece a opção de visitação por R$ 15,00. É uma ótima opção para passar um final de semana.

Cachoeira Princesa dos Campos - Jaquirana
Cachoeira Princesa dos Campos (queda superior) – Imagens: Drone Viagens e Caminhos

Faxinal dos Pelúcios

Um pouco antes da vila de Faxinal dos Pelúcios, uma grande e bela fazenda chama a atenção, entre um belo cenário de um grande lago distribuído entre as ondulações dos campos. Na vila, algumas antigas casas de madeira roubam a cena.

Fazenda em Faxinal dos Pelucios - RS-110
Fazenda em Faxinal dos Pelúcios

Passo do S

Já a 55 km depois de Bom Jesus, uma grande atração de Jaquirana é o Passo do S e a Cachoeira do Passo do S. O acesso é um pouco mais complicado devido a estrada ruim. São 8 km por estrada de terra, com trechos em péssimas condições, aconselhável somente para carros altos. Mas a paisagem compensa, uma grande cachoeira e a passagem de carro por dentro do Rio Tainhas sobre um grande lajeado

Cachoeira Passo do S
Cachoeira Passo do S – Imagens: Drone Viagens e Caminhos

Passo da Ilha

O Passo da Ilha é outra atração espetacular, mas depende de um desvio ainda maior da estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol. O local de grande beleza, também é uma travessia em um lajeado do Rio Tainhas, onde tem uma bela ilha com um camping instalado, entre corredeiras e cachoeiras.

Passo da Ilha - São Francisco de Paula - RS
Passo da Ilha – Imagens: Drone Viagens e Caminhos

O acesso principal fica a 69 km de Bom Jesus, a apenas 3 km do entroncamento com a Rota do Sol. São 14 km de estrada de terra, razoável. Outra alternativa, bem mais complicada é a ligação entre o Passo do S e o Passo da Ilha (11 km de estradas bem secundárias).

Consulte nosso post detalhado sobre o Passo da Ilha e Passo do S.

RS-110 - Entrada Passo do S
A vila de Várzea do Cedro é o final dessa estrada que finaliza na Rota do Sol, onde podemos acessar vários destinos interessantes, como a Serra do Pinto, Caxias do Sul, São Francisco de Paula e Cambará do Sul.

Veja também:

O que fazer em Bom Jesus

Rota das Cascatas – Bom Jesus

As 10 mais incríveis cachoeiras do Rio Grande do Sul


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
     

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

       

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

11 COMENTÁRIOS

    • Infelizmente não, Celso! O asfalto na RS-110 vai da Rota do Sol até Bom Jesus. De lá para frente é de terra.
      A melhor opção a partir de Canela é descer a serra pela Rota do Sol e ir pela BR-101. São 330 km até a Serra do Rio do Rastro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here