Roteiro Passo da Ilha e Passo do S – Rio Grande do Sul

O Passo da Ilha e Passo do S formam as mais belas paisagens pouco conhecidas do Rio Grande do Sul, nos Campos de Cima da Serra.

33213
Roteiro Passo da Ilha e Passo do S

O Passo da Ilha e Passo do S formam as mais belas paisagens pouco conhecidas do Rio Grande do Sul. Estes dois atrativos naturais estão protegidos pelo Parque Estadual do Tainhas.

Na região dos Campos de Cima da Serra, no Nordeste do Rio Grande do Sul, estão boa parte dos lugares mais encantadores do estado. Alguns bastante conhecidos como os cânions de Cambará do Sul e São José dos Ausentes. Outros lugares são pouco explorados, como os que iremos destacar neste post: O Passo da Ilha e Passo do S.

O Passo da Ilha e Passo do S são passagens pelo Rio Tainhas, onde não há pontes. No passado eram passagens de tropeiros, depois se tornaram também parte das estradas para passagens de carro, por partes do rio bem rasas, sobre extensos lajeados.

Roteiro Passo da Ilha - São Francisco de Paula
Roteiro Passo da Ilha – No lado de São Francisco de Paula

Parque Estadual do Tainhas

O Parque Estadual do Tainhas foi criado com o objetivo de proteger os campos e as matas presentes no vale do rio Tainhas, uma bela região no trecho situado entre os arroios Taperinha e do Junco.
O Parque abriga matas com araucária, campos, banhados, e parte do rio Tainhas, que corta belas paisagens naturais presentes nesta área, além de espécies da fauna e flora local.

Passo do S

O Passo do S é uma passagem natural sobre o Rio Tainhas, local de grande beleza, praticamente intocado, parte do Parque Estadual do Tainhas, no município de Jaquirana.

O percurso que era passagem de tropeiros pelo Rio Tainhas, possui formato de “S”, com 230 metros de travessia pelo leito do rio, com o percurso demarcado por estacas, onde é mais raso.

Vista aérea do Passo do S - Jaquirana
Vista aérea do Passo do S – (imagem: Drone Viagens e Caminhos)

A área do lajeado que agora dá passagem a carros, estando o rio em seu nível normal, tem uma média de 10 cm de profundidade, mas há pontos com valetas, por isso, o ideal é passar na primeira marcha e bem devagar.

Nossa passagem foi com uma Ecosport que não é 4×4, sem problemas, mas confesso que deu medo. O ideal é uma camioneta alta 4×4.

Travessia do Passo do S - Rio Tainhas
Travessia do Passo do S – Rio Tainhas – Jaquirana

Cachoeira do Passo do S

A apenas 200 metros rio abaixo, está a belíssima Cachoeira do Passo do S. Uma grande queda d’água com diferentes ângulos e níveis de caída. Junto com os campos e pinheiros de araucária, em seu entorno, forma um cenário espetacular.

Cachoeira Passo do S
Cachoeira Passo do S – (imagem: Drone Viagens e Caminhos)

O local é deserto e praticamente sem árvores para refugiar-se do sol e não oferece qualquer estrutura. É um ótimo local para passar o dia, com pontos do rio propícios para banho e lajeados para diversão de crianças.

Passo do S - Jaquirana - imagem drone
Passo do S e Cachoeira do Passo do S abaixo.

Como chegar ao Passo do S

O principal acesso ao Passo do S é pela RS-110 (rodovia asfaltada que liga Bom Jesus a Rota do Sol), no km 46, onde há uma placa indicando.

A partir daí são mais 8,2 km por estrada de terra, com trechos em péssimas condições, com muitas pedras e buracos. Não é aconselhável para veículos baixos, como também não é aconselhável ir ao local depois de dias de chuva.

Estrada do Passo do S - Jaquirana
Estrada do Passo do S – Jaquirana

Outros acessos mais complicados (com trechos maiores de terra), são por Cambará do Sul e pelo Passo da Ilha.

Passo da Ilha

O Passo da Ilha é uma passagem de carro pelo leito do Rio Tainhas, que no local, faz a divisa natural entre São Francisco de Paula e Cambará do Sul.
O local oferece uma paisagem fantástica, com um grande lajeado, pequenas quedas d’água e uma bela ilha, repleta de araucárias.

Passo da Ilha
Vista do Passo da Ilha, chegando pelo lado de Cambará do Sul

A passagem pelo leito do rio se dá em duas etapas, de um dos lados até a ilha, depois da ilha até o outro lado, totalizando 250 metros de largura. A profundidade média é de 10 cm de água, estando o rio em seu nível normal. A passagem não é indicada após chuvas abundantes.

Travessia do Passo da Ilha - Rio Tainhas
Travessia do Passo da Ilha – Rio Tainhas

Nota! Antigamente havia um camping que ocupava toda a ilha, que funcionou por 30 anos no local. Porém, com a estruturação do Parque Estadual do rio Tainhas, o camping foi removido do local.

Camping Passo da Ilha - São Francisco de Paula
Camping Passo da Ilha – São Francisco de Paula

Como chegar ao Passo da Ilha

Estrada do Passo da Ilha
Estrada de acesso ao Passo da Ilha

O melhor acesso ao Passo da Ilha também é pela RS-110. Quem vem de Caxias do Sul ou do Litoral Gaúcho pela Rota do Sol, deve acessar a RS-110, em Alziro Ramos, rumo a Bom Jesus e depois pegar o acesso sinalizado à Estrada do Passo da Ilha, 3 km adiante. A partir daí são mais 14 km de estrada de terra, razoável, mas com pedregulhos.

Também há acesso por Cambará do Sul. São 40km de distância, sendo 23km por asfalto e 17km por estrada de terra.

Roteiro Passo da Ilha e Passo do S

O Roteiro Passo da Ilha e Passo do S pode ser feito também no sentido contrário e dependendo do ponto de partida (de qual cidade você vai sair) poderá ter estradas e caminhos diferentes.

Para fazer este roteiro por conta é preciso ter experiência em estradas ruins, em localização por mapas e ter coragem para atravessar o leito do rio por duas vezes (não recomendado para carros baixos).

Se você não se sente preparado ou não tem um carro adequado recomendamos fazer o passeio 4×4 que sai de Cambará e contempla também a Cachoeira dos Venâncios e tem duração de 5 horas, mais no final do post iremos passar o contato da agência.

Fizemos o passeio das duas formas, por conta e depois o 4×4 com agência que iremos falar agora, confira!

Roteiro Passo do S e Passo da Ilha por conta própria

Após vasculhar no Google Maps, avistei estas duas maravilhas e formulei um roteiro.
Saímos de Vacaria , num domingo bem cedo e encaramos estradas de terra (algumas péssimas), mas valeu a pena.

Nosso roteiro foi pela RS-110, rodovia que liga Bom Jesus à Rota do Sul, acessando primeiro a estrada que leva ao Passo do S.

Passo da Ilha - Rio Tainhas
Vista aérea do Passo da Ilha – Rio Tainhas – (imagem: drone Viagens e Caminhos)

Depois seguimos por estrada secundária que passa por porteiras de sítios e fazendas até o Passo da Ilha. Na sequência pegamos a estrada que liga o Passo da Ilha à RS-110.
Na volta pela rodovia, ainda desviamos no acesso a Lajeado Grande para conhecer a bela Cachoeira Princesa dos Campos, em Jaquirana.

Mapa de nosso roteiro por conta

Como ir do Passo do S ao Passo da Ilha

O acesso entre o Passo da Ilha e Passo do S é por estradas estreitas que passam dentro de propriedades particulares, mas de livre passagem pública.
Fizemos o trajeto a partir do Passo do S, depois de atravessar o rio, pegamos a estradinha à direita, 2 km a frente e seguimos.

Passo Jaquirana Cambará do Sul
Passagem por um pequeno rio, na divisa entre Jaquirana e Cambará do Sul

Nesse caminho, há 3 portões, onde basta abrir, passar e fechar novamente, também vai passar em frente a uma propriedade e passar por dentro de um pequeno rio, divisa entre Jaquirana e Cambará do Sul.

Mais à frente, a estrada termina em uma outra, basta pegar à direita e seguir até o Passo da Ilha.

Nota: Não é aconselhável fazer este caminho em dias de chuva!

Passeio 4×4 Rota das Cachoeiras saindo de Cambará do Sul

Passo do S - Jaquirana RS
Passo do S – Jaquirana RS

Quem está visitando os cânions de Cambará do Sul, hospedado por lá, pode reservar um dia para fazer o passeio 4×4 Rota das Cachoeiras. Além do Passo do S e Passo da Ilha, este passeio de 90 km por estradas de terra, leva à espetacular Cachoeira dos Venâncios.

Cachoeira dos Venâncios - Cambará do Sul
Cachoeira dos Venâncios – Segunda queda

O passeio tem duração de 5 horas e é realizado em um roteiro circular. A sequência de visitação ocorre da seguinte forma:

  1. Cachoeira dos Venâncios: Caminhada curta e visitação às 4 quedas da cachoeira e banho de rio (se for no verão).
  2. Passo do S: Caminhada curta e vista da cachoeira, primeiro por cima e depois por baixo. Travessia do Passo do S pelo leito do rio Tainhas.
  3. Passo da Ilha: O carro 4×4 estaciona no lajeado do rio onde é possível comtemplar as corredeiras e pequenas quedas, além de banho de rio (se for no verão). Travessia do Passo da Ilha pelo leito do rio Tainhas.
Cachoeira do Passo do S - Jaquirana RS
Cachoeira do Passo do S vista de baixo, uma das atrações do roteiro

Para fazer este passeio fantástico, basta entrar em contato com a agência Guia Aparados pelo botão abaixo.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp da agência Guia Aparados. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine este ou outro passeio na data desejada!

Entrar em contato com a agência!

Leia o post completo sobre o Passeio 4×4 Rota das Cachoeiras

Nota! A agência realiza também outros passeios em Cambará, como trilhas, cavalgada, passeio de quadriciclo, entre outros.

Outros atrativos na região:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

11 COMENTÁRIOS

  1. Caraca… Definitivamente um lugar pouco conhecido mas que vale a pena conhecer!
    Mesmo sem estrutura, me deu uma baita vontade de levar uns lanchinhos, uma cerveja e passar o dia todo na beira do Passo do S. hahahaha

    Adorei a dica!
    Abraço

  2. Aiii eu já era louca pra conhecer Cambará do Sul, agora fiquei doida também por São José dos Ausentes! haha!
    Nunca tinha ouvido falar no Passo da Ilha e no Passo do S, achei muito show! Parece ser realmente bem desconhecido, hein! Achei demais que vocês conseguiram fazer com Ecosport, geralmente essas coisas realmente só rolam com 4×4. Mas deve ter super valido a pena, muito linda a Cachoeira do Passo do S!
    Adorei as dicas, também adoro conhecer lugares pouco falados! =)

  3. Fui no Passo da Ilha em dez/2017, o lugar é espetacular para ir com a família, tranquilo e de natureza incomparável. Não tivemos tempo de ir no Passo do S, mas com certeza voltaremos. A ideia é fazer base no passo da ilha e ir no passo do S.
    Quanto a cachoeira Princesa dos Campos, em Jaquirana, no acesso de Alziro Ramos pela RS 110. O lugar é simplesmente fora de qualquer comentário, é difícil descrever tamanha beleza. Além de duas cascatas e camping com excelente estrutura, além de cabanas, há pequenas fendas nas rochas que permitem banhos formidáveis. Recomendo muito Passo da Ilha e Passo do S.
    Parabéns ao site pelas dicas.

  4. Lugares fascinantes. Passei diversas vezes por aí. Nota: pra fazer o trecho de Passo do S a Passo da Ilha, dependendo da época ou se faz muito tempo que a prefeitura não faz a manutenção da via, somente com veículo 4×4 e boa altura do solo. Tem certos trechos que é praticamente um “leito de rio seco”.

    • Depende do clima e de quanto tempo as “estradas” estão sem manutenção. Passei a virada de ano 2016-2017 em Jaquirana, e no dia seguinte fui fazer o citado roteiro. Choveu um pouco no dia anterior e a prefeitura havia patrolado a estrada uns dias antes. O solo da região sofre erosão com facilidade. Me vi pequeno com um Pajero Full, com lift e pneus mud.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here