Roteiro pelo Centro histórico de Florianópolis

O que fazer no Centro histórico de Florianópolis - Mercado Público, Praça XV, Palácio Cruz e Sousa, e comércio do centro.

5899
Roteiro pelo Centro histórico de Florianópolis

Saiba o que fazer no Centro histórico de Florianópolis – Mercado Público, Praça XV, Palácio Cruz e Sousa, e comércio do centro.

Não é só de praia que vive o turismo de Florianópolis. O centro histórico da cidade é uma alternativa de passeio e compras na capital catarinense.

O centro histórico de Florianópolis reserva ótimas opções de passeios, gastronomia e compras. Preparamos um roteiro com atrações bem próximas que vale a pena conhecer: Mercado Público, Praça XV, Palácio Cruz e Souza, Catedral e o comércio local.

Mercado Público de Florianópolis

Como chegar ao centro histórico de Florianópolis

Dentro do centro histórico é bem difícil de estacionar. Porém existe um grande estacionamento em frente ao Largo da Alfândega, no outo lado da Av. Paulo Fontes (veja o mapa abaixo). A partir daí é só atravessar na faixa de pedestres e fazer todo passeio a pé.


 

Veja também: Onde se hospedar em Florianópolis

Confira o roteiro pelas principais atrações do centro histórico de Florianópolis:

Mercado Público de Florianópolis

O Mercado Público de Florianópolis foi construído em 1899 e revitalizado recentemente. O belo prédio histórico é um ponto de encontro de moradores e turistas que reúne artistas, bons restaurantes, bares e um intenso comércio onde se encontra um pouco de tudo.

Restaurantes do Mercado Público de Florianópolis
Restaurantes do Mercado Público de Florianópolis

O vão central do Mercado Público (coberto recentemente), é palco de apresentações artísticas e folclóricas. O canteiro central da Av. Paulo Fontes, em frente ao mercado é onde ficam as barraquinhas com as delícias regionais e logo em frente funciona um comércio de camelôs e importados.

Horário de funcionamento do Mercado Público

Lojas: Segunda a sexta, das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 14h.
Bares: Em dias úteis até 22h e, finais de semana e feriados até às 17h.

Praça XV e Figueira da Praça XV

A praça XV foi criada em 1885 e inaugurada em 1891, arborizada com palmeiras imperiais, ficus indianos, cravos da Índia, entre outras grandes árvores, mas seu destaque á sua famosa Figueira Centenária.

Figueira da Praça XV - Florianópolis
Figueira da Praça XV

Figueira da Praça XV

A Figueira da Praça XV é uma árvore enorme que toma boa parte da praça e chama bastante a atenção, tanto que se tornou um ponto turístico mais importante que a própria praça.

Catedral de Florianópolis

Imponente, a catedral Metropolitana de Florianópolis se encontra em um lugar alto, a poucos passos da Praça XV e do palácio Cruz e Souza. Em seu interior, se destacam, o acervo de arte sacra, o órgão de tubos alemão, de 1924, o carrilhão de cinco sinos, de 1922.

Catedral de Florianópolis Horários da Catedral de Florianópolis

De segunda a sexta: das 6h15 às 20h.
Aos sábados: das 8h às 12h / das 14h às 20h.
Aos domingos: das 7h às 12h / das 16h às 21h.
Nos feriados: das 6h15 às 12h / das 16h às 20h.

Palácio Cruz e Souza

Palácio Cruz e Souza - FlorianópolisConstruído por volta de 1785 para ser o Palácio do Governo do Estado, o Palácio Cruz e Sousa, que combina os estilos neoclássico e barroco, abriga hoje o Museu Histórico de Santa Catarina.

Interior do Palácio Cruz e SouzaAlém de sua imponente fachada externa, tem um interior incrível, com escadaria dupla, adornos ricamente detalhados que vão do assoalho ao teto, além do rico acervo de seu mobiliário e obras de arte que pertenceu aos governantes que por lá passaram.

Parte das paredes internas estão com a pintura danificada necessitando de uma reforma.

Palácio Cruz e Souza - FlorianópolisVisita ao Palácio Cruz e Souza – horários de preços

De terça a sexta: das 10h às 18h.
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h.
Ingressos: R$ 5 / estudantes: R$ 2 / professores, crianças menores de 5 anos, maiores de 60 anos e guias turísticos: Grátis.
Aos domingos, a entrada é gratuita para todos.

Comércio do centro de Florianópolis

Florianópolis - Calçadão do Centro Histórico
Calçadão no Centro Histórico

A região entre a catedral e o Mercado Público, incluindo várias quadras e repleta de calçadões só para pedestres, onde se concentra um intenso comércio e se encontra um pouco de tudo, ótima opção de compras em Florianópolis.

Passeios e excursões em Balneário Camboriú, Florianópolis e região Reserve online suas atividades turísticas pelo melhor preço, evite filas e garanta sua vaga! Basta comprar, imprimir e apresentar na atração. CONFIRA AS OPÇÕES EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ E FLORIANÓPOLIS

 

Leia também:

Pontos turísticos e praias de Florianópolis

Fortaleza São José da Ponta Grossa – Florianópolis

Trilha da Lagoinha do Leste

O que fazer em Balneário Camboriú


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here