O que fazer no Centro histórico de Florianópolis – Mercado Público, Praça XV, Palácio Cruz e Sousa, e comércio do centro.

Não só de praia que vive o turismo de Florianópolis. O centro histórico da cidade é uma alternativa de passeio e compras na capital catarinense.

O centro histórico de Florianópolis reserva ótimas opções de passeios, gastronomia e compras, preparamos um roteiro com atrações bem próximas que vale a pena conhecer: Mercado Público, Praça XV, Palácio Cruz e Souza, Catedral e o comércio local.

Mercado Público de Florianópolis

Como chegar ao centro histórico de Florianópolis

Dentro do centro histórico é bem difícil de estacionar, porém existe um grande estacionamento em frente ao Largo da Alfândega, no outo lado da Av. Paulo Fontes (veja o mapa abaixo). A partir daí é só atravessar na faixa de pedestres e fazer todo passeio a pé.


 

Veja também: Onde se hospedar em Florianópolis – oferta de hotéis e pousadas

Confira o roteiro pelas principais atrações do centro histórico de Florianópolis:

Mercado Público de Florianópolis

O Mercado Público de Florianópolis foi construído em 1899 e revitalizado recentemente. O belo prédio histórico é um ponto de encontro de moradores e turistas que reúne artistas, bons restaurantes, bares e um intenso comércio onde se encontra um pouco de tudo.

Restaurantes do Mercado Público de Florianópolis
Restaurantes do Mercado Público de Florianópolis

O vão central do Mercado Público (coberto recentemente), é palco de apresentações artísticas e folclóricas. O canteiro central da Av. Paulo Fontes, em frente ao mercado é onde ficam as barraquinhas com as delícias regionais e logo em frente funciona um comércio de camelôs e importados.

Horário de funcionamento do Mercado Público

Lojas: Segunda a sexta, das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 14h.
Bares: Em dias úteis até 22h e, finais de semana e feriados até às 17h.

Praça XV e Figueira da Praça XV

A praça XV foi criada em 1885 e inaugurada em 1891, arborizada com palmeiras imperiais, ficus indianos, cravos da Índia, entre outras grandes árvores, mas seu destaque á sua famosa Figueira Centenária.

Figueira da Praça XV - Florianópolis
Figueira da Praça XV

Figueira da Praça XV

A Figueira da Praça XV é uma árvore enorme que toma boa parte da praça e chama bastante a atenção, tanto que se tornou um ponto turístico mais importante que a própria praça.

Catedral de Florianópolis

Imponente, a catedral Metropolitana de Florianópolis se encontra em um lugar alto, a poucos passos da Praça XV e do palácio Cruz e Souza. Em seu interior, se destacam, o acervo de arte sacra, o órgão de tubos alemão, de 1924, o carrilhão de cinco sinos, de 1922.

Catedral de Florianópolis Horários da Catedral de Florianópolis

De segunda a sexta: das 6h15 às 20h.
Aos sábados: das 8h às 12h / das 14h às 20h.
Aos domingos: das 7h às 12h / das 16h às 21h.
Nos feriados: das 6h15 às 12h / das 16h às 20h.

Palácio Cruz e Souza

Palácio Cruz e Souza - FlorianópolisConstruído por volta de 1785 para ser o Palácio do Governo do Estado, o Palácio Cruz e Sousa, que combina os estilos neoclássico e barroco, abriga hoje o Museu Histórico de Santa Catarina.

Interior do Palácio Cruz e SouzaAlém de sua imponente fachada externa, tem um interior incrível, com escadaria dupla, adornos ricamente detalhados que vão do assoalho ao teto, além do rico acervo de seu mobiliário e obras de arte que pertenceu aos governantes que por lá passaram.

Parte das paredes internas estão com a pintura danificada necessitando de uma reforma.

Palácio Cruz e Souza - FlorianópolisVisita ao Palácio Cruz e Souza – horários de preços

De terça a sexta: das 10h às 18h.
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h.
Ingressos: R$ 5 / estudantes: R$ 2 / professores, crianças menores de 5 anos, maiores de 60 anos e guias turísticos: Grátis.
Aos domingos, a entrada é gratuita para todos.

Comércio do centro de Florianópolis

Florianópolis - Calçadão do Centro Histórico
Calçadão no Centro Histórico

A região entre a catedral e o Mercado Público, incluindo várias quadras e repleta de calçadões só para pedestres, onde se concentra um intenso comércio e se encontra um pouco de tudo, ótima opção de compras em Florianópolis.

Leia também:
Pontos turísticos e praias de Florianópolis
Fortaleza São José da Ponta Grossa – Florianópolis
O que fazer em Balneário Camboriú
Serra do Rio do Rastro – A estrada mais incrível do Brasil

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here