Criúva e Mulada são belos recantos do interior de Caxias do Sul, onde as atrações naturais se misturam à cultura e a história, exemplos disso, são a Ponte do Korff e os lendários Irmãos Bertussi.

Criúva é um distrito de Caxias do Sul, antigo caminho de passando por São Manoel, distrito de Campestre da Serra e Vacaria, com destino ao Sul de São Paulo.
São Jorge da Mulada, é uma vila que pertence à Criúva, terra onde se encontra a Fazenda histórica da família Bertussi, pioneiros na música tradicionalista gaúcha.

Fazenda Bertussi - Vista aérea
Fazenda Bertussi – Imagem: Drone Viagens e Caminhos

Além de sua história, o destino oferece belas atrações naturais, como rios, quedas d’água, belos campos e cânions, que vem atraindo adeptos do ecoturismo.

História de Criúva

Criúva foi caminho dos tropeiros, que levavam mulas de São Jorge da Mulada ao sul de São Paulo, onde eram vendidas para as fazendas de café.
A antiga estrada foi deixada de lado após a construção da BR116, hoje é um caminhos turístico e de moradores locais, ligação entre Criúva e São Manoel.

O que fazer em Criúva e Mulada

O local oferece algumas belas atrações naturais, históricas e atividades de lazer e aventura, confira:

Mapa das atrações de Criúva e Mulada

Ponte do Korff

Inaugurada no ano de 1907, a ponte do Korff, possui estrutura metálica, assoalho de madeira e pilares de pedra, tem 108 m de comprimento e 19,6 m de altura. Até hoje faz a travessia do Rio das Antas entre São Manoel (distrito de Campestre da Serra) e Criúva (distrito de Caxias do Sul).

Ponte do Korf - Campestre da Serra (imagem drone Viagens e Caminhos)
Ponte do Korf – (imagem drone Viagens e Caminhos)

Sua estrutura foi trazida da Alemanha, na época São Manuel chamava-se “Vila Korff” e pertencia a Vacaria, por isso o nome. Foi a primeira ponte construída sobre o rio das Antas, ligando assim Caxias do Sul a Vacaria antes da chegada da BR-116.

Cachoeira da Mulada

Cachoeira da MuladaGrande cachoeira do Rio Mulada com cerca de 200 metros de extensão, distribuídas em várias quedas e ângulos. Na parte superior da cachoeira funciona um balneário, entre corredeiras e uma pequena represa, que é parte do camping Coqueiros.
O acesso ao camping custa R$ 10,00 por pessoa, sendo que dá para chegar de carro a poucos metros do topo da cachoeira e ao mesmo tempo aproveitar o balneário.

Fazenda Bertussi

Adelar Bertussi - Fazenda BertussiOs Irmãos Bertussi marcaram história entre os pioneiros da música tradicionalista gaúcha, lançando mais de 45 discos. Os irmãos Honeyde e Adelar, incentivados pelo pai Fioravente Bertussi (que também era músico), formaram a dupla de sucesso.

Museu Fazenda BertussiA bela fazenda histórica da família, localizada em São Jorge da Mulada, hoje de Adelar Bertussi, é como um museu histórico e cultural, onde são exibidos troféus, discos, documentos e objetos que retratam a trajetória de sucesso da dupla.

Adelar BertussiOs mais sortudos (como foi nosso caso) podem encontrar o lendário e simpático Adelar Bertussi, agora com 84 anos (em 2017), ser recebido por ele e escutar as histórias de suas andanças. Hoje Adelar mora em Curitiba, mas de vez em quando vai passar uns dias em sua terra natal.

Para mais informações, ligue diretamente no telefone da fazenda Bertussi – (54) 99909 9827

Memorial Irmãos Bertussi

Memorial Irmãos Bertussi - Mulada Outro destaque de São Jorge da Mulada é o memorial aos Irmãos Bertussi, localizado em frente à fazendo, no alto da colina. No local foi erguido um obelisco e um monumento com estátuas de bronze de Adelar e Honeyde Bertussi com seus acordeons.
O acesso ao memorial é público, de onde também se tem uma bela vista da fazenda de Adelar Bertussi.

Memorial Irmãos Bertussi

Ponte do Rio Mulada

O local onde se encontra a ponte do Rio Mulada forma uma bela paisagem em um lajeado do rio, onde também há um balneário.

Balneário Ponte Mulada

Pague e Pesque Aventura

O local oferece espaço de lazer com área de camping, com lago artificial para pesca (pesque e pague), piscinas adulto e infantil, lancheria, churrasqueiras, mesas e brinquedos infantis.
Localizado a 1 km de Criúva na estrada que liga a São Jorge da Mulada.
Fone: (54) 3267.8034 / Plantão: (54) 9996.6835

Cânion Palanquinhos

O Cânion Palanquinhos é uma unidade de conservação municipal, uma fenda com profundida de 82 metros, largura entre 25 e 30 metros e 2 km de comprimento.
Na área do parque que é aberta ao público não há qualquer infraestrutura para receber visitantes e é preciso percorrer mais de 20 km de estradas de terra, passando por São Jorge da Mulada, além de uma caminhada em campo aberto.

Cânion Palanquinhos - Criúva
Cânion Palanquinhos – Foto: Fabiano M – (mapio.net)

O ideal é visitar o local com acompanhamento de um guia, a única empresa que explora o turismo local é a Criúva Casa Verde, que oferece roteiros pelos cânions, que vão desde uma caminhada de 20 minutos pela superfície até trilha de 17 km pelo interior do cânion.

Passeios e atividades

A Criúva Casa Verde é uma operadora familiar que oferece passeios e atividades no destino. As atividades vão desde simples cavalgadas até a rapel e longas caminhadas.
Confira algumas opções:
Cavalgada na Fazenda Morro Agudo, rapel na Ponte do Korff, caminhada no Cânion dos Palanquinhos, visita a Cachoeira da Mulada, canionismo na Grota da Pina, entre outros.
Para mais informações, acesse o site da Criúva Casa Verde.

Como chegar à Criúva e Mulada

O melhor acesso à Criúva (todo asfaltado) é por São Marcos. É só entrar na avenida principal da cidade e seguir por 16 km. J
De Criúva até a São Jorge da Mulada são 7 km de terra, com estrada acascalhada em boas condições.
De Criúva a Ponte do Korff são 11,4 km de estrada, também, em boas condições.
Para quem vem de Vacaria, via BR-116, há outro acesso disponível. Chegando na localidade de Guacho, pegar a esquerda para São Manoel, são 11 km de estrada de terra boa, depois, são mais 7,4 km por uma estrada mais ruim que desce a serra até a ponte do Korff, e mais os 11,4 km de estrada boa com brita até a Criúva.
Veja mais detalhes no mapa das atrações, acima!

Criúva - Caxias do Sul
Igreja e rua principal de Criúva

Onde se hospedar na Criúva

Apesar de ser um pequeno e pacato vilarejo, há algumas opções no local:

Pousada da Mari
Possui apenas dois apartamentos e três chalés.
Lugar agradável com gramado e mata nativa.
Telefone: (54) 3267-8255

Casa da Dona Lourdes
Casa de família que oferece 4 quartos no centro de Criúva.
Telefone: (54) 3267-8255

Casa da Terê
Casa de família que oferece 3 quartos com camas de casal.
Telefone: (54) 3267-8255

Pousada La Luna
Localizada em frente à igreja de Criúva, possui chalés e apartamentos.
Telefones: (54) 3267-8069 / (54) 9938-6353
E-mail: laluna@lalunapousada.com.br
Website: www.lalunapousada.com.br

Onde comer

Restaurante Casa Verde
Precisa ser agendado com 24 horas de antecedência.,
Telefone (54) 3267-8255.

Mais Viagens e Caminhos na região:
O que fazer em Caxias do Sul
Pontos turísticos de Campestre da Serra
Pontos turísticos de Vacaria
Passo da Ilha e Passo do S – Jaquirana

COMPARTILHAR
Jair Prandi

Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here