Roteiro por Criúva e Mulada (Fazenda Bertussi)

Criúva e Mulada são belos recantos do interior de Caxias do Sul, onde as atrações naturais se misturam à cultura e a história dos Irmãos Bertussi.

Roteiro por Criúva e Mulada - Fazenda Bertussi
  Por Jair Prandi
 

Criúva e Mulada são belos recantos do interior de Caxias do Sul, onde as atrações naturais se misturam à cultura e a história. Exemplos disso, são a Ponte do Korff e os lendários Irmãos Bertussi.

Criúva é um distrito de Caxias do Sul, antigo caminho de tropeiros que passavam por São Manoel, distrito de Campestre da Serra e Vacaria, com destino ao Sul de São Paulo.

São Jorge da Mulada, é uma vila que pertence à Criúva, terra onde se encontra a Fazenda histórica da família Bertussi, pioneiros na música tradicionalista gaúcha.

Além de sua história, o destino oferece belas atrações naturais, como rios, quedas d’água, belos campos e cânions, que vem atraindo adeptos do ecoturismo.

Fazenda Bertussi - Vista aérea
Vista aérea da Fazenda Bertussi

História de Criúva

Criúva foi caminho dos tropeiros, que levavam mulas de São Jorge da Mulada ao sul de São Paulo, onde eram vendidas para as fazendas de café.

A antiga estrada foi deixada de lado após a construção da BR-116, hoje é um caminho turístico e de moradores locais, ligação entre Criúva e São Manoel.

O que fazer em Criúva e Mulada

O local oferece algumas belas atrações naturais, históricas e atividades de lazer e aventura, confira:

Mapa das atrações de Criúva e Mulada

Ponte do Korff

Inaugurada no ano de 1907, a ponte do Korff, possui estrutura metálica, assoalho de madeira e pilares de pedra. Tem 108 m de comprimento e 19,6 m de altura.

Até hoje faz a travessia do Rio das Antas entre São Manoel (distrito de Campestre da Serra) e Criúva (distrito de Caxias do Sul).

Ponte do Korf - Campestre da Serra (imagem drone Viagens e Caminhos)
Ponte do Korf – (imagem drone Viagens e Caminhos)

Sua estrutura foi trazida da Alemanha, na época São Manuel chamava-se “Vila Korff” e pertencia a Vacaria, por isso o nome. Foi a primeira ponte construída sobre o rio das Antas, ligando assim Caxias do Sul a Vacaria antes da chegada da BR-116.

Conheça 15 atrações do Rio das Antas

Cachoeira da Mulada

Cachoeira da MuladaGrande cachoeira do Rio Mulada com cerca de 200 metros de extensão, distribuídas em várias quedas e ângulos. Na parte superior da cachoeira funciona um balneário, entre corredeiras e uma pequena represa, que é parte do camping Coqueiros.

O acesso ao camping custa R$ 10,00 por pessoa, sendo que dá para chegar de carro a poucos metros do topo da cachoeira e ao mesmo tempo aproveitar o balneário.

Fazenda Bertussi

Adelar Bertussi - Fazenda Bertussi
Tive a honra de ser recepcionado por Adelar Bertussi pouco tempo antes de seu falecimento

Os Irmãos Bertussi marcaram história entre os pioneiros da música tradicionalista gaúcha, lançando mais de 45 discos. Os irmãos Honeyde e Adelar, incentivados pelo pai Fioravente Bertussi (que também era músico), formaram a dupla de sucesso.

Museu Fazenda BertussiA bela fazenda histórica da família, localizada em São Jorge da Mulada, hoje é um museu histórico e cultural, onde são exibidos troféus, discos, documentos e objetos que retratam a trajetória de sucesso da dupla.

Adelar BertussiTivemos sorte e o privilégio de encontrar o lendário e simpático Adelar Bertussi, com 84 anos (em 2017). Fomos recebido por ele e escutamos algumas das histórias de suas andanças. Infelizmente, Adelar veio a falecer 4 meses depois de nossa visita.

Para mais informações, ligue diretamente no telefone da fazenda Bertussi – (54) 996766791.

Memorial Irmãos Bertussi

Memorial Irmãos Bertussi - Mulada Outro destaque de São Jorge da Mulada é o memorial aos Irmãos Bertussi, localizado em frente à fazendo, no alto da colina.

No local foi erguido um obelisco e um monumento com estátuas de bronze de Adelar e Honeyde Bertussi com seus acordeons.

Memorial Irmãos Bertussi
Estátua dos Irmãos Bertussi

O acesso ao memorial é público, de onde também se tem uma bela vista da fazenda Bertussi.

 

Ponte do Rio Mulada

O local onde se encontra a ponte do Rio Mulada forma uma bela paisagem em um lajeado do rio, onde também há um balneário.

Balneário Ponte Mulada

Pague e Pesque Aventura

O local oferece espaço de lazer com área de camping, com lago artificial para pesca (pesque e pague), piscinas adulto e infantil, lancheria, churrasqueiras, mesas e brinquedos infantis.

Localizado a 1 km de Criúva na estrada que liga a São Jorge da Mulada.
Fone: (54) 3267.8034 / Plantão: (54) 9996.6835

Cânion Palanquinhos

Cânion Palanquinhos
Cânion Palanquinhos

O Cânion Palanquinhos é uma unidade de conservação municipal chamada de Monumento natural Palanquinhos. É uma fenda com profundida de 82 metros, largura entre 25 e 30 metros e 2 km de comprimento.

Na área do parque que é aberta ao público não há qualquer infraestrutura para receber visitantes, mas é um bom local para acampar.

Cânion Palanquinhos - Criúva
Vista aérea do Cânion Palanquinhos

O cânion Palanquinhos fica a 20 km de Criúva com acesso por estradas de terra muito bem conservadas. O carro chegar até a borda da fenda.

Para explorar o interior do cânion procure uma operadora de ecoturismo. A única empresa que explora o turismo local é a Criúva é a Casa Verde, que oferece roteiro pelo interior do cânion.

Passeios e atividades

A Criúva Casa Verde é uma operadora familiar que oferece passeios e atividades no destino. As atividades vão desde simples cavalgadas até a rapel e longas caminhadas.

Confira algumas opções:
Cavalgada na Fazenda Morro Agudo, rapel na Ponte do Korff, caminhada no Cânion dos Palanquinhos, visita a Cachoeira da Mulada, canionismo na Grota da Pina, entre outros.

Criúva - Caxias do Sul
Vila do distrito de Criúva – Caxias do Sul

Como chegar à Criúva e Mulada

  • O melhor acesso à Criúva (todo asfaltado) é por São Marcos. É só entrar na avenida principal da cidade e seguir por 16 km.
  • De Criúva até a São Jorge da Mulada são 7 km de terra, com estrada acascalhada em boas condições.
  • De Criúva a Ponte do Korff são 11,4 km de estrada, também, em boas condições.
  • Para quem vem de Vacaria, via BR-116, há outro acesso disponível. Chegando na localidade de Guacho, pegar a esquerda para São Manoel, são 11 km de estrada de terra boa. Depois, são mais 7,4 km por uma estrada mais ruim que desce a serra até a ponte do Korff, e mais os 11,4 km de estrada boa com brita até a Criúva.

Veja mais detalhes no mapa das atrações, acima!

Criúva - Caxias do Sul
Igreja e rua principal de Criúva

Onde se hospedar na Criúva

Apesar de ser um pequeno e pacato vilarejo, há algumas opções no local:

Pousada da Mari
Possui apenas dois apartamentos e três chalés.
Lugar agradável com gramado e mata nativa.
Telefone: (54) 3267-8255

Casa da Dona Lourdes
Casa de família que oferece 4 quartos no centro de Criúva.
Telefone: (54) 3267-8255

Casa da Terê
Casa de família que oferece 3 quartos com camas de casal.
Telefone: (54) 3267-8255

Pousada La Luna
Localizada em frente à igreja de Criúva, possui chalés e apartamentos.
Telefones: (54) 3267-8069 / (54) 9938-6353
E-mail: laluna@lalunapousada.com.br
Website: www.lalunapousada.com.br

Onde comer

Restaurante Casa Verde
Precisa ser agendado com 24 horas de antecedência.
Telefone (54) 3267-8255.

Leia também


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

2 COMENTÁRIOS

  1. Foi muito bom ter visto estas postagem, pois irei para conhecer a Fazenda Bertussi e não tinha ideia de onde almoçar, através daqui eu consegui encontrar um local para fazer a refeição. Gostei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here