Estrada Serra Dona Francisca – Santa Catarina

A Serra Dona Francisca é uma estrada cênica que liga a região de Joinville a São Bento do Sul, entre áreas de mata Atlântica preservada e belas paisagens.

Estrada Serra Dona Francisca
  Por Jair Prandi
 

A estrada da Serra Dona Francisca é uma rodovia cênica. É parte da SC-301, que liga a região de Joinville a São Bento do Sul e Mafra, no planalto serrano de Santa Catarina, quase na divisa com o Paraná.

A Estrada Dona Francisca oferece belas paisagens e um curto trecho de curvas sinuosas. Apesar de estar próxima à grande Joinville e a movimentada BR-101, a estrada leva o visitante para cenários bucólicos com casas enxaimel e alambiques de cachaça artesanal.

Estrada Serra Dona Francisca
Serra Dona Francisca (Imagem: Drone Viagens e Caminhos)

A Serra Dona Francisca tem um trecho em meio a Mata Atlântica preservada, onde estão as curvas mais fechadas e onde está o maior desnível. São 8 curvas de 180 graus, num trecho de 4 km.

O trecho total de serra é de aproximadamente 20 km e a distância entre a BR-101, próximo a Joinville e Campo Alegre, cidade já em cima da serra é de 45 km.

Mapa da estrada da Serra Dona Francisca

História da estrada da Serra Dona Francisca

O traçado original da estrada foi aberto em 1858, construída pelos imigrantes para ligar as cidades do interior a Joinville e litoral catarinense. O objetivo da estrada foi escoar o comércio de produtos, principalmente a erva-mate, que estava em franco progresso, na época.

Estrada Dona Francisca - Santa Catarina
Estrada Dona Francisca (Imagem: Drone Viagens e Caminhos)

O nome se deve ao fato de que na época havia no local a Colônia Dona Francisca, onde a princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro II, tinha terras.
Hoje a estrada mantém seu traçado original somente na parte da serra e liga Joinville com São Bento do Sul, Rio Negrinho e Mafra, na região dos Destinos do Quiriri.

Serra Dona Francisca - Santa Catarina
Serra Dona Francisca (Imagem: Drone Viagens e Caminhos)

O que fazer na estrada Dona Francisca

A estrada é bonita desde o início, na saída da BR-101, onde há trechos com plantações de bananeiras, casas típicas no estilo alemão, e muitas propriedades rurais. Algumas propriedades funcionam como restaurantes com gastronomia e cultura alemão, e oferecem opções, como passeio de charrete e cavalo.

Restaurante na Estrada Dona Francisca
Restaurante na Estrada Dona Francisca

Para quem está somente passando, como foi nosso caso, o trecho mais bonito são os 4 km de curvas fechadas. No local há um mirante, que não dá para ver muita coisa da estrada, porém, proporciona uma bela vista da serra, das montanhas, do vale da mata.

Mirante da Serra Dona Francisca
Mirante da Serra Dona Francisca

Para quem é da região ou pretende conhecer com mais calma, há algumas opções para quem gosta de aventura, percorrendo alguma das trilhas ou fazer um dos roteiros de bicicleta na Área de Proteção Ambiental Dona Francisca. O chamado Circuito do Piraí conta com guias especializados para passeios com saídas de Joinville.

Serra Dona Francisca
Paisagem da trilha do Castelo dos Bugres – Serra Dona Francisca

Outra opção é o Castelo dos Bugres, uma formação rochosa de quase 1000 metros de altitude, onde se pode fazer caminhada, sendo necessário o acompanhamento de um guia. A trilha que leva ao topo da montanha passa por cavernas, corredores rochosos e mirantes, como a Pedra do Sofá.

Conheça também as 13 estradas mais bonitas do Brasil

Serra Dona Francisca - SC
Serra Dona Francisca (Imagem: Drone Viagens e Caminhos)

Outras estradas cênicas de Santa Catarina e Paraná

Vídeo da Serra Dona Francisca

Mais Viagens e Caminhos na região


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here