A Estrada da serra Dona Francisca é uma estrada cênica, parte da SC-301, rodovia que liga a região de Joinville a São Bento do Sul e Mafra, no planalto serrano de Santa Catarina, quase na divisa com o Paraná.

A Estrada Dona Francisca oferece belas paisagens e um curto trecho de curvas sinuosas, e apesar de estar próxima à grande Joinville e a movimentada BR-101, a estrada leva o visitante para cenários bucólicos com casas enxaimel e alambiques de cachaça artesanal.

Estrada Serra Dona Francisca
Serra Dona Francisca (Imagem: Drone Viagens e Caminhos)

A Serra Dona Francisca tem um trecho em meio a Mata Atlântica preservada, onde estão as curvas mais fechadas e onde está o maior desnível, são 8 curvas de 180 graus, num trecho de 4 km. O trecho total de serra é de aproximadamente 20 km e a distância entre a BR-101, próximo a Joinville e Campo Alegre, cidade já em cima da serra é de 45 km.

Mapa da estrada da Serra Dona Francisca

História da estrada da Serra Dona Francisca

O traçado original da estrada foi aberto em 1858, construída pelos imigrantes para ligar as cidades do interior a Joinville e litoral catarinense, com objetivo de escoar o comércio de produtos, principalmente a erva-mate, que estava em franco progresso, na época.

Estrada Dona Francisca - Santa Catarina
Estrada Dona Francisca (Imagem: Drone Viagens e Caminhos)

O nome se deve ao fato de que na época havia no local a Colônia Dona Francisca, onde a princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro II, tinha terras.
Hoje a estrada mantém seu traçado original somente na parte da serra e liga Joinville com São Bento do Sul, Rio Negrinho e Mafra.

Serra Dona Francisca - Santa Catarina
Serra Dona Francisca (Imagem: Drone Viagens e Caminhos)

O que fazer na estrada Dona Francisca

A estrada é bonita desde o início, na saída da BR-101, onde há trechos com plantações de bananeiras, casas típicas no estilo alemão, e muitas propriedades rurais que ficam na estrada, que oferecem opções, como passeio de charrete, cavalo, restaurantes com gastronomia e cultura alemã.

Restaurante na Estrada Dona Francisca
Restaurante na Estrada Dona Francisca

Para quem está somente passando, como foi nosso caso, o trecho mais bonito são os 4 km de curvas fechadas, onde há um mirante, que não dá para ver muita coisa da estrada, porém, proporciona uma bela vista da serra, das montanhas, do vale da mata.

Mirante da Serra Dona Francisca
Mirante da Serra Dona Francisca

Para quem é da região ou pretende conhecer com mais calma, há algumas opções para quem gosta de aventura, percorrendo alguma das trilhas ou fazer um dos roteiros de bicicleta na Área de Proteção Ambiental Dona Francisca. O chamado Circuito do Piraí conta com guias especializados para passeios com saídas de Joinville.

Serra Dona Francisca
Paisagem da trilha do Castelo dos Bugres – Serra Dona Francisca

Outra opção é o Castelo dos Bugres, uma formação rochosa de quase 1000 metros de altitude, onde se pode fazer caminhada, sendo necessário o acompanhamento de um guia. A trilha que leva ao topo da montanha passa por cavernas, corredores rochosos e mirantes, como a Pedra do Sofá.
Saiba mais informações da trilha do Castelo dos Bugres no relato do Diego Nunes do blog Natureza Humana.

Serra Dona Francisca - SC
Serra Dona Francisca (Imagem: Drone Viagens e Caminhos)

Outras estradas cênicas de Santa Catarina e Paraná
Serra do Rio do Rastro – SC
Serra do Corvo Branco – SC
Estrada da Graciosa – PR

Vídeo da Serra Dona Francisca

Mais Viagens e Caminhos na região
O passeio de trem mais bonito do Brasil
O que fazer em São Francisco do Sul
O que fazer em Joinville

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here