Conheça o belo Santuário Madre Paulina, dedicado á primeira Santa Brasileira, em Nova Trento, o segundo mais visitado do Brasil.

O Santuário, situado em uma colina, junto com todo o complexo religioso espalhado pelo bairro Vígolo, em Nova Trento, foram construídos em homenagem a Madre paulina, considerada a primeira santa brasileira.

O Santuário Madre Paulina tornou-se o segundo maior destino religioso do Brasil, ficando atrás, somente do Santuário de Aparecida, em São Paulo.
Além do grande e belo santuário, o complexo oferece muitas atrações, como a passarela que une o santuário à Capela Nossa Senhora de Lourdes, o casebre com telhado de palha, lojas de lembranças, mirantes, trilhas, diversos monumentos, o Museu Colonial, com ferramentas e equipamentos usados pelos imigrantes, lojas diversas, entre outros atrativos.

Santuário Madre Paulina - Nova Trento Esta foi a terceira vez que visitamos o local, na primeira, ainda nem existia o santuário, apenas a primeira pequena igreja. Estava em Itapema de férias e tiramos uma tarde para visitar o local.

História do Santuário Madre Paulina e da primeira Santa Brasileira

Sobre Madre Paulina

Nascida em 1865, a imigrante italiana da região de trento, Amábile Lucia Visintainer chegou à Santa Catarina com 10 anos, e desde pequena demonstrava dedicação aos pobres e enfermos como missão de vida.
Aos 25 anos criou a Congregação das Irmãzinhas e adotou o nome de Irmã Paulina. Alguns anos depois mudou-se para São Paulo onde fundou várias casas assistenciais. Morreu aos 77 anos e teve como primeiro milagre reconhecido, a cura de uma gestante que sofreu hemorragia ao retirar o feto morto.

Beatificação de Madre Paulina

A partir de 18 de outubro de 1991, após a beatificação de Madre Paulina pelo Papa Joao Paulo II, devotos e católicos de todo o país começaram a visitar o pequeno bairro de Vígolo, em Nova Trento, terra onde Santa Paulina começou sua obra.
Com o grande fluxo cada dia maior de pessoas, a infraestrutura tornou-se precária, se tornando necessário construir um santuário para receber os visitantes.

Construção do Santuário

Em outubro de 2003 se iniciaram as obras, e 926 dias depois, o Santuário Madre Paulina foi inaugurado, no dia 22 de janeiro de 2006, com capacidade para abrigar 3000 pessoas.

Complexo Santuário Madre Paulina

Santuário Madre PaulinaO Santuário é enorme e imponente, situado em um lugar alto, com acesso por uma enorme escadaria de 113 degraus ou pela bela passarela que tem seu percurso de 170 metros entre árvores, ligando com a parte baixa do complexo.

A geometria do projeto lembra o formato de duas mãos em prece ou uma tenda, estilo que permite a ventilação natural da nave central.

Igreja Santuário Madre PaulinaAlém da construção principal, que é enorme, o complexo do Santuário Santa Paulina dispões de vários espaços: Um parque ecológico, com belas trilhas, um riacho, e mata nativa.

Estrutura do Santuário Madre Paulina

Loja do Santuário Madre Paulina
Loja de lembranças do Santuário

O Complexo oferece ótima estrutura com hospedagem, restaurante próprio, e loja de lembranças. Além disso, se criou naturalmente uma estrutura secundária de comércio, com lojas e restaurantes no bairro todo.

Morro do Calvário

Santuário Madre Paulina - Via SacraSituado no alto de uma colina, o calvário é acessível através de uma trilha e escadarias, acompanhada das estátuas em tamanho natural e as quinze estações da Via-Sacra. O local oferece uma bela vista local.

Colina Madre Paulina

Mirante Santuário Madre PaulinaA Colina Madre Paulina é um belo mirante situado em frente ao santuário, possui uma imagem de bronze de Santa Paulina com a cruz em uma das mãos e em outra a enxada. O local tem também tem um velário, loja de artigos religiosos, e uma capela decorada com pássaros de cristais.

O Casebre

Casebre Madre Paulina - Nova TrentoO casebre é uma réplica do original, onde se iniciou as obras de caridade da Santa Paulina. O local tem mobiliário da época, documentos do nascimento, batismo, crisma de Santa Paulina, entre outros documentos.

Casa do Colono

Casa do Colono - Nova TrentoA Casa do Colono é um museu composto de duas casas rústicas de madeira, repletos de antigos utensílios que os imigrantes italianos usavam em suas casas.

Igreja Nossa Senhora de Lourdes

É a igreja original do bairro Vígolo, após a beatificação, era a igreja que recebia os romeiros, sempre, super lotada.

Igreja original Santuário Madre Paulina

Onde ficar em Nova Trento

Quem vai passar a noite tem a opção do Hotel do Santuário, além de algumas opções entre o centro de Nova Trento até o Bairro do Vígolo.

Onde se hospedar em Nova Trento – oferta de hotéis e pousadas.

Como chegar no Santuário Madre Paulina

O santuário fica a 5 km do centro de Nova Trento, com acesso bem sinalizado. Nesse trecho há diversas vinícolas e restaurantes que oferecem produtos coloniais e degustação de vinhos, suco de uva e queijos.

De carro
A rodovia que faz a ligação ao acesso do santuário é a SC-411, que liga Nova Trento a Brusque (sentido Norte) e a Tijucas, acesso à BR 101, e litoral catarinense (sentido Leste).

De ônibus
A principal empresa de ônibus que tem linha para Nova Trento é a Reunidas, através de Blumenau, Brusque, Tijucas, Florianópolis, entre outras cidades menores.

De avião
Os aeroportos mais próximos de Nova Trento são:
Aeroporto Internacional Victor Konder – Navegantes (75 km)
Aeroporto Internacional Hercílio Luz – Florianópolis (80 km)

Algumas distâncias de Nova Trento

Balneário Camboriú – 60 Km
Blumenau – 60 Km
Brusque – 25 Km
Curitiba – 300 Km
Florianópolis – 80 Km
Itajaí – 70 Km
Itapema – 50 km
Joinville – 150 Km
Lages – 193 Km
Porto Alegre – 550 Km
Tijucas – 30 Km

Para mais informações, acesse o site oficial do santuário

Mais Viagens e Caminhos nesta região de Santa Catarina
O que fazer em Balneário Camboriú
O que fazer em Blumenau
Caverna de Botuverá

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here