Roteiro de 1 dia em Belo Horizonte visitando o s principais pontos turísticos da cidade. 10 atrações gratuitas para visitar em BH.

Belo Horizonte é a terceira maior cidade do Brasil e oferece belas atrações turísticas espalhadas pela cidade. Passamos duas noites, pouco mais de 1 dia na capital mineira e tivemos um sábado inteiro para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Nossa passagem por Belo Horizonte foi parte de nossa viagem de uma semana com carro alugado por Minas Gerais, onde também visitamos Capitólio, As grutas Reio do Mato, Maquiné e Lapinha, além da Serra do Cipó e Cachoeira do Tabuleiro.

A cidade conta com um notável circuito cultural espalhado no entorno da Praça da Liberdade e pelo Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Na parte alta da cidade, os parques e mirantes oferecem belas paisagens e o Mirante de Mangabeiras, uma vista espetacular do centro.

Além de que estávamos com um carro alugado, ficamos hospedados no hotel Royal Boutique Savassi, localizado bem próximo à Praça da Liberdade e as muitas atrações de seu entorno.
Confira também a hotel lista de hotéis na cidade

Confira as principais atrações turísticas de Belo Horizonte que visitamos:

Mercado Central de Belo Horizonte

A ideia era passar no horário do almoço no Mercado Central, porém o dia amanheceu chovendo e mudamos nosso roteiro, visitamos o mercado primeiro por 2 motivos: Por ser uma atração coberta e para comprar um guarda-chuva.
O Mercado Central de BH tem mais de 80 anos de história, possui mais de 400 lojas, estacionamento próprio, e atrai turistas e a população com sua mistura de tudo um pouco: Aromas, sabores, crenças, cores, artesanato e amostras de todo tipo da cultura mineira.

Mercado Central de Belo HorizonteHorário de funcionamento:
De segunda a sábado, das 7h às 18h
Domingos e feriados, das 7h às 13h.

Rodamos muito pelos corredores coloridos do mercado, compramos nosso guarda-chuva (que acabamos não usando) e seguimos para o Mineirão.

Estádio Mineirão

Pela grandiosidade e sua história (inclusive o trágico 7×1 da Copa), o Mineirão é uma atração obrigatória para quem visita Belo Horizonte.
Inaugurado em 1965 e totalmente reformado em 2012, o estádio público do Mineirão tem atualmente, capacidade para 63 mil espectadores, e possui um programa de visitas guiadas pelos principais setores do estádio, além da visita ao museu do Futebol.

Mineirão - Belo HorizonteAs visitas acontecem nos seguintes horários:
Terças: Das 9h às 20h, de hora em hora
De quartas à sextas: Das 9h às 17h, de hora em hora
Sábados e domingos: Das 9h às 13h, de hora em hora
Preço: R$ 20,00
Mais informações no site do Mineirão

Lagoa da Pampulha, Igreja São Francisco e Museu da Arte

Lagoa da Pampulha - Belo Horizonte
Lagoa da Pampulha

A Pampulha é o cartão postal mais conhecido de Belo Horizonte. Localizada a cerca de 10 km do centro, a lagoa possui em seu entorno, um conjunto de construções urbanísticas com obras de Oscar Niemeyer que marcou profundamente o espaço urbano local e o tornou um espaço de turismo, lazer e prática de esportes na capital mineira.

Igreja São Francisco de Assis

Igreja São Francisco de Assis - Belo HorizonteConstruída em 1945, a Capela São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, foi projetada por Oscar Niemeyer, considerada uma grande inovação arquitetônica na época.
Seu interior abriga também belas obras de arte como a Via-Sacra, composta por 14 painéis de Cândido Portinari e os jardins assinados por Burle Marx.
A Igrejinha da Pampulha é também um dos mais conhecidos “cartões postais” de Belo Horizonte.

Museu da Arte da Pampulha

Museu da Arte da Pampulha - Belo HorizonteTambém projetado por Oscar Niemeyer, o prédio foi inaugurado na década de 1940 para ser um cassino, durante a administração do prefeito Juscelino Kubitschek. Hoje o prédio que abriga o Museu de Arte da Pampulha (MAP). Os jardins externos foram criados pelo paisagista Burle Marx e as estátuas são obras de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa.
Durante nossa visita havia uma exposição bem sem graça, mas considero que vale a visita externa para fotos. A entrada é gratuita.

Praça do Papa

Praça do Papa - Belo HorizonteLocalizada na parte alta da cidade, a praça Israel Pinheiro, mas conhecida como Praça do Papa, oferece um belo visual e vista panorâmica da cidade. Cercada pela Serra do Curral, a praça foi palco de uma missa campal rezada pelo Papa João Paulo II em 1980.

Mirante das Mangabeiras

Localizado na parte mais alta do bairro das Mangabeiras, o mirante fica em uma área de preservação ao lado do parque das Mangabeiras, e proporciona a mais bela vista de Belo Horizonte.

Belo Horizonte
Centro de Belo Horizonte vista do mirante de Mangabeiras

O mirante possui 2 decks de madeira de onde se tem uma magnífica vista panorâmica do centro da cidade, local perfeito para belas fotos. As fotos pela manhã até o início da tarde oferecem uma imagem mais nítida, já no final da tardem o destaque é o pôr do sol que baixa sobre os prédios da capital.
A visita ao mirante é gratuita e imperdível. As fotos foram tiradas no início da tarde.

Mirante das Mangabeiras - Belo Horizonte

Praça da Liberdade e circuito cultural

Localizada no coração da cidade, na região do Savassi, a praça da Liberdade oferece um complexo paisagístico e arquitetônico esplêndido, cercado de belos prédios históricos e museus, onde se encontram 4 importantes avenidas.

Praça da Liberdade - Belo HorizonteDatada de 1897, a praça possui uma rua central (só para pedestres) delineada por belas palmeiras e jardins, conta também com um grande chafariz, um coreto e alguns monumentos, além das belas construções ao seu redor.
É uma bela opção de passeio, como também o circuito cultural da Praça da Liberdade, um dos maiores complexos do gênero do país formado por 10 espaços culturais que integram arte, cultura popular, conhecimento e entretenimento.

Belo Horizonte - Praça da Liberdade
Chafariz da Praça da Liberdade

Confira alguns prédios que fazem parte do Circuito cultural da Liberdade:

Memorial Minas Gerais

Instalado no prédio histórico de 1897 que foi Secretaria de Estado da Fazenda, o Memorial de Minas Gerais reúne manifestações contemporâneas, populares e folclóricas, um museu interativo que constitui elementos que representam a identidade mineira, dividido em 31 espaços de exposição com trabalhos de artistas regionais.
A entrada é gratuita.

Memorial Minas Gerais - Belo HorizonteHorário de Funcionamento:
3ª, 4ª, 6ª e sáb. das 10h às 17h30
5ª das 10h às 21h30
Domingo das 10h às 15h30.

Museu das Minas e do Metal

Também conhecido como MM Gerdau, o Museu das Minas e do Metal também funciona em um belo prédio histórico que foi Secretaria de Estado da Educação. O museu abriga um acervo com amostras de pedras e metais e informações sobre mineração e metalurgia.
O edifício foi totalmente restaurado e adequado ao projeto e com auxílio da tecnologia mostra o universo das rochas e os processos de transformação dos minérios, onde os visitantes podem interagir em ambientes virtuais preparados para isso.

Museu das Minas e do Metal - Belo HorizonteEntrada gratuita
Horário de Funcionamento: 3ª a dom. das 12h às 18h, 5ª das 12h às 22h

Centro Cultural Banco do Brasil

O grande e belo prédio de 6 andares foi inaugurado em 1930 para sediar a antiga Secretaria de Segurança do Estado. Após ser cedido ao Banco do Brasil passou por uma ampla restauração e se tornou a quarta unidade do Centro Cultural Banco do Brasil no país.
O próprio edifício se destaca tanto na parte externa como interna,
possui duas salas de exposição permanente, teatro, salas multiuso, além de ambientes de convivência, lazer, alimentação e loja.

Centro Cultural Banco do Brasil - Belo HorizonteEntrada gratuita
Horário de Funcionamento: 4ª a 2ª das 9h às 21h

Palácio da Liberdade

Sede do Governo de Minas Gerais, o Palácio da Liberdade é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte. Sua construção datada de 1895 mantém o aspecto original e encanta os visitantes, principalmente em sua parte interna.
As visitas guiadas gratuitas eram oferecidas nas manhãs de domingo, mas estão suspensas por tempo indeterminado. De momento só é possível fotografar sua área externa.

Palácio da Liberdade - Belo Horizonte

Outros pontos turísticos de Belo Horizonte

Além destas há outras muitas atrações turísticas a serem exploradas, mas que não visitamos, como:
Casa do Baile
Casa FIAT de Cultura
Casa Kubitsheck
Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem
Centro de Arte popular Cemig
Espaço do Conhecimento UFMG
Museu de Arte e Ofícios
Museu Histórico Abílio Barreto
Museu Mineiro
Palácio das Artes
Parque da Serra do Curral
Parque das Mangabeiras
Parque Guanabara
Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Onde comer em Belo Horizonte

Onde comer em Belo HorizonteEncontramos, por acaso, um restaurante excelente para almoçar em Belo Horizonte. Estávamos descendo do Mirante de Mangabeiras para o centro da cidade pela Avenida Afonso Pena quando avistamos o restaurante na esquina com a Rua Ramalhete.
O Restaurante Esquina Ramalhete serve buffet livre ou a quilo, por um bom preço, muita variedade e comida excelente, recomendo!

Fontes complementares: www.belohorizonte.mg.gov.br

Mais sobre esta viagem à Minas Gerais:
Onde se hospedar em BH – Hotel Royal Savassi
O que fazer em Capitólio – Principais atrações
Onde se hospedar em Capitólio – Hotel Balneário do Lago

COMPARTILHAR
Jair Prandi

Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu passei muito rápido por Belo Horizonte, mas adorei conhecer a cidade. Pretendo voltar com mais calma para aproveitar mais. Eu adoro as cidades mineiras!

  2. Tanta coisa legal em BH, né? A última vez que eu fui, fiz quase esse mesmo roteiro 🙂 Achei o museu do Mineirão bem legalzinho e a visita bem massa! Tirei altas fotos 🙂

    Mas imperdível mesmo é o fígado com jiló no mercado..AMOOOO!

  3. Bem legal o roteiro de vocês por BH. Sou mineiro de Belo Horizonte e há mais de 10 anos moro em outra cidade. Sempre que visito BH dou uma turistada e locais que mais gosto são o Mirante e Parque das Mangabeiras. Quem tiver tempo vale muito a pena conhecer o parque inteiro, tem até um ônibus que circula lá dentro, que pode ser usado para agilizar a visita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here