A Gruta Rei do Mato é a mais bela das 3 cavernas que compõem o Circuito das Grutas Peter Lund, em Minas Gerais.

A Gruta possui grande beleza cênica, com formações de estalagmites e estalactites raras em todo o mundo, um patrimônio espeleológico, arqueológico e paleontológico, inserida na Rota Lund, um circuito turístico que abrange a região cárstica do entorno de Belo Horizonte junto com a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa, e Maquiné, em Cordisburgo.
Peter Lund foi o pesquisador dinamarquês que desbravou inúmeras cavernas da região e fez muitas descobertas arqueológicas e paleontológicas.

Gruta Rei do Mato - Minas Gerais

Gruta Rei do Mato

A Gruta Rei do Mato possui 998 metros de extensão, sendo 220 abertos à visitação com a trilha toda através de passarelas e escadarias, onde a iluminação realça as incríveis formações naturais da caverna, que apresenta um desnível de 30 metros.

Gruta Rei do Mato - Sete LagoasRei do Mato é considerada uma gruta viva, pois continua seu processo de formação, devido à ação da água, que no período de chuva, penetra no solo e fica em constante gotejamento em suas formações.

Gruta Rei do Mato
Último salão da Gruta Rei do Mato, o mais belo

Entre as 3 grutas que compõem o Circuito Peter Lund, a Gruta Rei do Mato foi a que achamos mais bonita devido à beleza de suas formações. Já a gruta do Maquiné impressiona pelo tamanho de seus salões e a Lapinha, pela característica marcante de ter sido um rio subterrâneo.

Gruta Rei do Mato - Colunas gêmeas
Colunas gêmeas da Gruta Rei do Mato

O último salão da gruta é o mais bonito, onde está uma formação muito rara que é a única no Brasil. São duas colunas gêmeas com aproximadamente 25 centímetros de diâmetro e 12 metros de altura, que levaram milhões de anos para se formar.

Grutinha

Grutinha Rei do MatoA Grutinha é uma pequena gruta que faz parte da visitação e fica ao lado da Rei do Mato. O local exibe algumas pinturas rupestres, feitas a cerca de 6 mil anos e uma réplica da ossada de uma preguiça gigante encontrada na caverna.

Estrutura do Parque da Gruta Rei do Mato

Portaria Gruta Rei do Mato
Portaria do parque da Gruta Rei do Mato

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato oferece uma estrutura com um centro de visitantes, com auditório, sala de exposições, banheiros, lanchonete e estacionamento.

Trilha da Gruta Rei do Mato
Trilha da Gruta Rei do Mato

A trilha de acesso à gruta é toda calçada e dentro da gruta, as escadarias e passarelas ajudam a vencer os desníveis e a iluminação com luzes de Led realçam as maravilhosas formações.

Visitação

Gruta Rei do MatoA visita acontece com o acompanhamento de 1 monitor para grupos de no máximo 20 pessoas e dura cerca de 1 hora.
É obrigatório o uso de calçados fechados e as crianças devem ter 6 anos de idade para visitar a caverna acompanhadas por responsáveis.
A visitação acontece diariamente das 8h às 17h, sendo que o último grupo sai às 16h.

Gruta Rei do MatoIngressos: R$ 15 inteira e R$ 7,50 (para estudantes com carteirinha e visitantes acima de 60 anos).
Grupos escolares ou turísticos, a partir de 10 pessoas, devem fazer o agendamento com antecedência.

Gruta Rei do Mato

Como chegar à Gruta Rei do Mato

A Gruta Rei do Mato fica no município de Sete Lagoas, a apenas 70 km de Belo Horizonte, pouco mais de 1 hora de viagem e é a que oferece o acesso mais fácil, localizada às margens da rodovia BR-040 ao lado da entrada da cidade.

Vídeo da Gruta Rei do Mato

Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato
BR 040 KM 472 – Sete Lagoas – MG
Site do parque
E-mail: mrreidomado@meioambiente.mg.gov.br
Telefone: (31) 3775-2695

Outros destinos que visitamos nesta viagem à Minas Gerais
O que visitar em Belo Horizonte
Gruta do Maquiné – Cordisburgo
Gruta da Lapinha – Lagoa Santa
O que fazer em Capitólio

COMPARTILHAR
Jair Prandi

Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here