A bela Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa, tem como principal característica, as marcas de um rio subterrâneo em suas paredes de calcário.

Pertencente ao Parque Estadual do Sumidouro, a Gruta da Lapinha é muito acessível, localizada a apenas 15 km do aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, e oferece uma estrutura de visitação à caverna por seus salões repletos de estalagmites e estalactites por galerias onde um dia foi um rio submerso.

Gruta da LapinhaLapinha é uma das 3 cavernas que compõem a Rota das Grutas Peter Lund, circuito turístico onde se visita também a Gruta Rei do Mato e Gruta do Maquiné, além de outras atrações de Lagoa Santa, Sete Lagoas e Cordisburgo, próximo à Belo Horizonte.

Visitamos a gruta durante nosso deslocamento da Serra do Cipó ao aeroporto de Confins, foi o último passeio de nosso roteiro por Minas Gerais, onde visitamos também: Capitólio, a capital Belo Horizonte, as grutas Rei do Mato, Maquiné, e a Serra do Cipó.

Gruta da Lapinha

Gruta da LapinhaA gruta de pedra calcária tem 511 metros de extensão, 40 m de profundidade e a estimativa de sua formação é de 600 milhões de anos, quando havia no local um rio subterrâneo.
A gruta conta com iluminação e passarelas em 8 salões que recebem nomes relacionados às características das principais formações de cada um.

História da Gruta da Lapinha

A gruta foi descoberta em 1835 pelo pesquisador Dinamarquês Peter Lund, um importante cientista que desbravou a região e fez importantes achados. Hoje a gruta da Lapinha é o Patrimônio mais importante de Lagoa Santa, parte do parque estadual do Sumidouro.

Estrutura de visitação

Portal da Gruta da Lapinha - Lagoa SantaO local conta com uma ótima estrutura de visitação, com portaria, estacionamento e um moderno centro de visitantes, com toda estrutura necessária onde se encontra também um museu.
O ingresso é comprado no local, onde, em seguida os visitantes são acompanhados por um guia que acompanha o grupo e dá detalhes da história e peculiaridades da gruta.

O passeio pelo gruta

Entrada da Gruta da Lapinha
Entrada da Gruta da Lapinha

O passeio de 40 minutos começa ainda no centro de visitantes, onde o guia mostra alguns painéis explicativos que mostram as principais características da gruta, onde também há um pequeno museu onde estão expostos alguns pequenos fósseis.

Teto da Gruta da LapinhaLogo depois, seguimos para gruta que fica a poucos metros, onde adentramos e logo observamos uma característica distinta das outras cavernas no teto dela. Dá para ver claramente nessa gruta, que suas paredes e o teto foram moldados pela ação da água corrente.

Gruta da Lapinha - Lagoa SantaOutro ponto que se difere das duas outras grutas da região: Gruta Rei do Mato e Maquiné (que tem só uma entrada), é que na Gruta da Lapinha o visitante não volta pelo mesmo caminhos, entramos por um lugar e saímos por outro.
Durante o percurso de 500 metros pudemos observar as diversas formações calcárias, entre estalactites, estalagmites, colunas, o lugar já foi um mar a milhões de anos atrás.

Saída da Gruta da Lapinha

Serviço

A Gruta da Lapinha abre de terça a domingo das 8:30às 16:00h.
A visita acontece com acompanhamento de guias especializados e com uso de capacetes oferecidos no local.
Ingresso: R$ 15,00
Endereço: Estrada Campinho Lapinha, km 6 – Lagoa Santa
Site: Parque Sumidouro

Como chegar à Gruta da Lapinha

A Gruta da Lapinha está localizada na região arqueológica de Lagoa Santa, a apenas 15 km do aeroporto de Confins e a 53 km do centro de Belo Horizonte.
Ao chegar em Lagoa Santa fique atento que as placas indicativas para gruta são bem pequenas, tem que praticamente parar o carro para poder ler.

Museu Arqueológico de Lagoa Santa

Também conhecido como Museu da Lapinha, é um museu particular situado dentro do parque, ao lado da entrada da gruta. O museu se encontra em um prédio em forma de um castelinho, criado por um húngaro que se instalou ali e explorou a região antes do local ser um parque. Hoje quem administra o museu é sua filha que mora no local.

Museu arqueológico da LapinhaO museu possui um rico acervo com artefatos e exemplares de animais em extinção, fósseis humanos com mais de 10 mil anos, como o conhecido Homem de Lagoa Santa.
Horários de Funcionamento
De terça à sexta, das 9:30h às 16h
Sábado, domingo e feriados, das 9:30h até 17h

Mais de Minas Gerais:
Onde ficar em Belo Horizonte
O que fazer em Capitólio
Subindo o Pico da Bandeira
Por onde andamos em Minas Gerais

COMPARTILHAR
Jair Prandi

Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here