Confira nossa retrospectiva de viagem 2017, onde fizemos um resumo dos destinos que visitamos no ano. As viagens se vão, mas ficam as lembranças e belas fotos.

Em 2017 não fizemos viagens muito longas, porém fizemos muitas descobertas aqui mesmo no Rio Grande do Sul, nos estados vizinhos de Santa Catarina, Paraná, e em Minas Gerais. Praticamente todos os meses do ano fizemos alguma viagem, mesmo que curta.

Neste artigo vamos fazer um pequeno resumo com algumas fotos e os links dos relatos, destinos e alguns vídeos dos lugares visitados. Em cada post individual, há informações detalhadas de cada destino, basta acessar os links.

Retrospectiva de viagem (final do ano 2016)

Gramado e Canela

Bondinhos aéreos Parque da SerraViajamos nos últimos dias de 2016, por isso não pudemos mostrar na retrospectiva 2016 e os artigos foram postados em 2017.
No final de dezembro visitamos vários parques temáticos de Gramado e Canela e postamos tudo em nosso blog, entre as atrações, visitamos: Mundo a Vapor, Dreamland Museu de Cera, Harley Davidson Motor Show, Super Carros, Hollywood Dream Cars, Vale dos Dinossauros, Parque do Caracol e Bondinhos Aéreos Parque da Serra.

Lago São Bernardo - São Francisco de Paula
Lago São Bernardo – São Francisco de Paula

São Francisco de Paula

Em São Francisco de Paula, conhecemos boa parte dos pontos turísticos do destino.

Retrospectiva de viagem 2017 – Janeiro

Nova Prata – RS

Em janeiro retornamos em um final de semana ao parque da Usina e ao parque termal Caldas do Prata, em Nova Prata. É a única opção de águas termais na Serra Gaúcha.

Caldas do Prata - Nova Prata
Caldas do Prata – Piscinas externas

Retrospectiva de viagem 2017 – Fevereiro

Balneário Camboriú e Itapema

Como de costume, passamos uma semana em Itapema e aproveitamos para visitar Balneário Camboriú, onde vistamos algumas atrações inéditas, como a Passarela da Barra (a mais nova atração do destino), O Cristo Luz, O Parque Unipraias (bondinhos, tirolesa Zip Rider e o trenó de montanha Youhooo). Também visitamos o Zoo de Camboriú, a Rodovia Interpraias e ficamos impressionados com os edifícios mais altos do Brasil, que estão sendo erguidos na cidade.

Passarela da Barra - Balneário Camboriú
Passarela da Barra – Balneário Camboriú

Nova Trento – SC

Durante nossa estadia em Itapema reservamos um dia para dar uma escapada até Nova Trento, a 50 km de distância, para visitar o grandioso Santuário de Madre Paulina.

Santuário Madre Paulina - Santa Catarina
Santuário Madre Paulina – Santa Catarina

Retrospectiva de viagem 2017 – Março

Antônio Prado – RS

Antônio Prado é considerada a cidade mais italiana do Brasil, e não é a toa. É comum ouvir os moradores falando em italiano pela cidade. Tiramos um final de semana para desbravar os pontos turísticos da cidade, com destaque para seu centro histórico com um grande número de casarões de madeira, típicos desta cultura.

Antônio Prado
Antônio Prado (imagem de nosso drone)

Otávio Rocha – RS

Em março também visitamos o pitoresco vilarejo de Otávio Rocha, distrito de Flores da Cunha, lugar que também é um dos berços da colonização italiana no Sul do Brasil.

Retrospectiva de viagem 2017 – Abril

Machadinho – RS

Em abril fomos curtir as águas termais de Machadinho e aproveitamos também para conhecer os pontos turísticos da cidade, com destaque para cachoeira do Tigre e a estátua do Frei Teófilo, no centro da cidade.

Piscinas externas das Termas de Machadinho
Piscinas externas das Termas de Machadinho

Criúva e Mulada (Caxias do Sul) – RS

No mês de abril também fomos conhecer o distrito de Criúva, no de Caxias do Sul, onde também visitamos a localidade de Mulada e tivemos a honra de conhecer o lendário Adelar Bertussi (ícone da música gaúcha) em sua fazenda histórica. Infelizmente meses depois ele veio a falecer com seus 84 anos.

Recebido pelo lendário Adelar Bertussi
Recebido pelo lendário Adelar Bertussi

Retrospectiva de viagem 2017 – Maio

Festival de balonismo de Torres – RS

Em maior aproveitamos o feriadão, descemos para o litoral gaúcho e fomos curtir o Festival de Balonismo de Torres (maior do gênero na América Latina).

Festival de Balonismo de Torres
Festival de Balonismo de Torres

Roteiro de 7 dias por Santa Catarina e Paraná – Julho

Nas férias de julho fizemos uma viagem um pouco mais longa, para Santa Catarina e Paraná durante 7 dias.

Joinville e São Francisco do Sul – SC

Fomos por um roteiro diferente para passar pela Estrada Dona Francisca, uma rota cênica da região norte de Santa Catarina. Em São Francisco do Sul, fizemos um passeio de barco pela Baía de Bapitonga.

Passeio de barco São Francisco do Sul
Passeio de barco São Francisco do Sul

Ilha do Mel – PR

De Joinville seguimos para conhecer a Ilha do Mel, onde passamos uma noite, mas infelizmente o tempo não ajudou e conhecemos apenas parcialmente.
No dia da chegada visitamos a Gruta das Encantadas, no dia seguinte iríamos fazer a trilha do Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, mas amanheceu frio e chovendo, tivemos que desistir porque não pudemos ficar mais por ter outras programações para o dia seguinte.

Ilha do Mel - Gruta das Encantadas
Gruta das Encantadas (vista do morro à sua frente)

Antonina e Estrada da Graciosa – PR

Seguimos para conhecer Antonina, cidade histórica do Paraná, depois subimos para Curitiba pela Estrada da Graciosa, rota cênica que sobe a Serra do Mar em um trecho sinuoso de área preservada.

Estrada da Graciosa - Serra do Mar - Paraná
Estrada da Graciosa – Serra do Mar – Paraná

Passeio de trem Curitiba a Morretes – PR

Desta vez fomos a Curitiba para fazer o famosos passeio de trem que desce a serra para Morretes, este é com certeza o passeio de trem mais bonito do Brasil, pelo lugar onde passa e pela Serra do Mar preservada, pelas pontes e viadutos do caminho.
Ficamos um tempo curtindo Morretes depois subimos de ônibus.

Trem Curitiba Morretes
Passando pela ponte São João, na Serra do Mar Paranaesnse

Retrospectiva de viagem 2017 – Agosto

Passo da Ilha e Passo do S – RS

O Passo da Ilha e Passo do S, são duas passagens de carro por dentro do rio, não há pontes para continuar a estrada e a passagem se dá por lajeados rasos no leito do rio. Mas o fato é que esses dois lugares são fantásticos e figuram as paisagens desconhecidas mais belas do Rio Grande do Sul. Confira o artigos que escrevemos sobre os Passos.

Cachoeira Passo do S
Cachoeira Passo do S – Jaquirana – RS

Retrospectiva de viagem 2017 – Setembro

Flores da Cunha – RS

Em setembro fomos a Flores da Cunha desbravar os pontos turísticos da cidade e do interior, uma cidade também marcada pela cultura italiana e um dos maiores produtores de uva e vinho do país.

Roteiro de 7 dias por Minas Gerais – outubro

Em 2017 fizemos uma única viagem de avião, foi para Minas Gerais, onde alugamos um carro e rodamos por 7 dias em um roteiro por Capitólio, Belo Horizonte, Rota das Grutas e Serra do Cipó.

Capitólio – MG

Capitólio - Passeio pelo lago de Furnas
Passeio pelo lago de Furnas – Capitólio

Passamos 2 dias em Capitólio e região, que vem se destacando pelas belezas naturais, principalmente cachoeiras, riachos de águas cristalinas, e atrações que margeiam o Lago de Furnas.

Belo Horizonte – MG

Passamos duas noites na capital mineira e tivemos um dias inteiro para conhecer as principais atrações e pontos turísticos em nosso roteiro por Belo Horizonte.

Belo Horizonte - Mirante das Mangabeiras
Mirante das Mangabeiras – Belo Horizonte

Roteiro das Grutas Peter Lund – MG

Depois da capital de Minas, fomos conhecer as 3 grutas que fazem parte do Roteiro das Grutas Peter Lund: Gruta da Lapinha, gruta Rei do Mato e gruta do Maquiné. As 3 cavernas ficam próximas a Belo Horizonte, a mais distante delas a apenas 120 km.

Gruta Rei do Mato
Último salão da Gruta Rei do Mato – Sete Lagoas – MG

Serra do Cipó – MG

Nosso último destino em Minas Gerais foi a Serra do Cipó, uma região repleta de cachoeiras e belas paisagens serranas de Minas Gerais, também visitamos a Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta de Minas.

Retrospectiva de viagem 2017 – Dezembro

Bento Gonçalves – RS

No último mês do ano fomos à Bento Gonçalves onde visitamos os pontos turísticos da cidade, os roteiros Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos e o Parque de Aventuras Gasper.

Parque Gasper - Bento Gonçalves
Parque Gasper – Bento Gonçalves

Este foi um resumo dos destinos que visitamos no ano de 2017, para ver todos os lugares turísticos por onde já andamos, acesse o Atlas Viagens e Caminhos.
Veja também nossa Retrospectiva 2016

Vídeos da Retrospectiva de viagem 2017

Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!

6 COMENTÁRIOS

  1. Adoreeeeiiii essa retrospectiva!!!! Quanto do Brasil foi desbravado!!! Tanto lugarzinho que sou louca para conhecer!!! Parabéns pelo 2017 viajado com maestria, e que 2018 seja mais!!!

    • Realmente, Ângela!
      É impressionante como temos tesouros bem próximos, pouco explorados, tão perto!
      No próximo final de semana vou fazer outra trilha a apenas 80 km de casa para conhecer lindas cachoeiras pouco exploradas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here