A Cachoeira do Tabuleiro localizada em Conceição do Mato Dentro é a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil, com 273 metros.

A Cachoeira do Tabuleiro fica dentro do Parque Natural Municipal do Tabuleiro na Serra do Espinhaço, em Conceição do Mato Dentro, no Distrito de Tabuleiro à 19 km da cidade. Desde o povoado de Tabuleiro, a cerca de 5 km de distância. Já se tem uma visão do enorme penhasco e da cachoeira ao longe.

Fizemos um bate e volta a partir da Serra do Cipó para conhecer a Cachoeira do Tabuleiro e a belo trecho da Serra que leva a Conceição do Mato Dentro.

Cachoeira do Tabuleiro - Minas Gerais
Cachoeira do Tabuleiro vista da portaria do parque

Não pudemos fazer a trilha que leva ao poço da cachoeira por dois motivos. A trilha estava fechada para reformas e ao chegarmos no parque começou a chover, conseguimos apenas fazer a imagem clássica do mirante, quando enviei o drone para fazer umas imagens aéreas tive que trazer de volta rapidamente para não molhar. Na época em que fomos (mês de outubro) a região estava seca e com isso a queda estava com pouca água.

Cachoeira do Tabuleiro - Drone
Cachoeira do Tabuleiro – imagem do nosso Drone

Parque Natural Municipal do Tabuleiro

Estrutura do parque

O Parque é aberto ao público diariamente das 8h às 17h, porém a entrada é autorizada somente em condições climáticas favoráveis. É cobrada uma taxa de visitação de R$10,00 por pessoa e há uma limitação de 200 turistas por dia. O centro de visitantes conta com estacionamento e banheiros.

Parque do TabuleiroNo parque é possível fazer três trilhas: A Trilha do Mirante, a Trilha do Alto da Cachoeira e a Trilha do Poço da Cachoeira. Para fazer a trilha da parte alta da cachoeira, a entrada é permitida até às 11 h e para a trilha do poço até às 14 h. É possível fazer outras atividades de esportes de aventura, mas somente com autorização especial.

Cachoeira do Tabuleiro

Cachoeira do Tabuleiro - A mais alta de Minas GeraisCom 273 m de queda livre a cachoeira do Tabuleiro despenda de um paredão monumental que fica bem visível de muito longe e é de longe a atração mais importante do parque, mas há outras belas cachoeiras também.
Na parte alta da cascata há outros poços e pequenas quedas d’água antes de despencar na cachoeira gigante. Na parte baixa, um grande poço de cerca de 20 m de profundidade e rodeado por grandes pedras.

Trilhas da Cachoeira do Tabuleiro

Trilha da Cachoeira do Tabuleiro
Início das trilhas da Cachoeira do Tabuleiro

O parque conta com 3 trilhas: A Trilha do Mirante, a Trilha do Alto da Cachoeira e a Trilha do Poço da Cachoeira. Até então não era necessário o acompanhamento de guia, mas com a reforma das trilhas podem haver mudança.

Trilha do Mirante

A Trilha do Mirante é bem tranquila e foi a única que fizemos. Há apenas uma subida no início e depois fica quase plana. São apenas 700 metros de caminhada até o mirante de onde se tem uma vista frontal da cachoeira a 1,2 km de distância.

Mirante da Cachoeira do Tabuleiro
Mirante da Cachoeira do Tabuleiro

Trilha do Poço da Cachoeira

A Trilha do Poço da Cachoeira tem cerca de 2 km de extensão (só de ida) e boa parte dela segue pelo leito do rio, por isso é bem acidentada entre pedras e escorregadia em alguns lugares.
O blog Casal Turista percorreu a trilha do Poço e tem mais fotos e informações.

Início da trilha do poço da Cachoeira do Tabuleiro
Início da trilha do poço da Cachoeira do Tabuleiro

Trilha do alto da cachoeira

A trilha da parte alta é bem longa, são 8 km até o topo (cerca de 3 horas de caminhada) só de ida. Esta trilha contorna todo o longo penhasco e dizem que o trajeto é lindo demais.
O pessoal do blog Próxima Parada percorreu a trilha da parte alta e nos conta como foi.

Como chegar à Cachoeira do Tabuleiro

Partindo da cidade de Conceição do Mato Dentro são 19 km de estrada de terra até o distrito de Tabuleiro em estrada razoável. Do povoado até a portaria do parque são mais 3 km, também de estrada de terra um pouco pior, neste trecho pode ser complicado de circular em dias de chuva. Da sede do parque já se tem uma bela visão da cachoeira e a partir daí começam as trilhas.

Estrada para Cachoeira do Tabuleiro
Trecho mais ruim da estrada para Cachoeira do Tabuleiro

Mais sobre esta viagem à Minas Gerais
Roteiro de 7 dias em Minas Gerais
Roteiro de 1 dia em Belo Horizonte
Gruta da Lapinha – Lagoa Santa
Destinos que visitamos em Minas Gerais

7 COMENTÁRIOS

  1. Que lugar mais lindo!!! Fiz a trilha da Lapinha e me apaixonei. Agora o meu objetivo é fazer a travessia Lapinha – Tabuleiro. Vendo as fotos do Tabuleiro, fiquei ainda mais animada! Parabéns pelo post 🙂

  2. Nossa… que lugar mais lindo e que fotos maravilhosas! Adoro conhecer cachoeiras, fazer trilhas e amo Minas Gerais. Já quero conhecer esse lugar.

  3. q lugar incrivel!! bota esse drone pra voooaar (quando n estiver chovendo pq se n da aquele desespero no coração aheuahe)..uma pena q a trilha estava fechada e a cachoeira meio seca, tb tive experiencia semelhante com a cachoeira do rio dos pardos pertinho da minha cidade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here